Catar é ator “central em prol da paz”, elogia Lula

Presidente participou do Fórum Empresarial em Doha nesta quinta-feira. Brasileiro viaja a Dubai para a COP28

Presidente Lula na abertura do Fórum Econômico Brasil Catar, em Doha. | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) comentou, nesta quinta-feira (30) sobre a atuação do Catar como mediador conflito entre Israel e o Hamas, durante discurso em evento com empresários no Fórum Empresarial em Doha, no qual busca investimentos para o Brasil.

Inicialmente, Lula destacou que o Brasil e o país do Médio Oriente compartilham a “vocação pela paz“. Segundo ele, o “Catar é um ator diplomático relevante graças a sua política externa de perfil ativo e independente“, além de ser um “interlocutor-chave em vários temas de amplitude regional e global“.

Neste momento, em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina“, afirmou. “Quero saudar a mediação do Catar para o acordo anunciado há poucos dias entre Israel e o Hamas, que envolve a libertação de reféns em troca de uma trégua temporária“, elogiou o presidente brasileiro.

Poucos minutos antes do fim do último acordo de trégua, Israel anunciou que um novo acordo foi feito com o Hamas para prolongar o cessar-fogo, em Gaza, por mais um dia. A trégua dura sete dias, desde o seu início na última sexta-feira (25).

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador