Em resposta, China considera fechar consulado dos EUA em Wuhan

O porta-voz da Chancelaria chinesa, Wang Wenbin, considerou que a ação dos EUA foi uma ‘provocação unilateral’ e ‘uma grave violação do direito internacional’.

foto AFP

Jornal GGN – Depois que Washington deu ordem para encerrar a missão diplomática chinesa em Houston, a China passa a considerar a possibilidade de fechar o consulado dos EUA em Wuhan. É uma resposta à altura da medida norte-americana. As informações são da Reuters.

Segundo a mídia, o Ministérios das Relações Exteriores da China pediu aos Estados Unidos que anulem imediatamente a decisão de fechar o Consulado-Geral da China em Houston. O porta-voz da Chancelaria chinesa, Wang Wenbin, considerou que a ação dos EUA foi uma ‘provocação unilateral’ e ‘uma grave violação do direito internacional’.

O porta-voz alertou que haverá retaliação com certeza, a não ser que os EUA revertam sua decisão, e ‘condena veementemente’ a ‘medida ultrajante e injustificada, que sabotará as relações China-EUA’.

Os EUA usaram como motivo para o fechamento da missão diplomática uma tentativa de ‘proteger a propriedade intelectual americana’.

Nos últimos anos as relações EUA-China têm se deteriorado bastante. Wahington acusa Pequim de práticas comerciais desleais, fraca resposta à pandemia do coronavírus, violações de direitos humanos e disputas territoriais injustificadas com os países vizinhos.

A China, por seu turno, nega as acusações e critica os Estados Unidos por várias violações do direito internacional.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Trump e Bolsonaro articulam barrar a China na OMS, diz colunista, comentário de Ed Vett

1 comentário

  1. Os ataques de Trump à China (diplomático, sanitário, econômico, militar) é uma ação deliberada de desespero frente à derrota eleitoral que se aproxima.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome