O uso da rede social X pelo bilionário Elon Musk para disseminação de conteúdo extremista tem feito com que cada vez mais empresas considerem o corte de gastos com publicidade na plataforma em 2025.
Estudo global elaborado pela empresa Kantar revela que 26% dos profissionais de marketing entrevistados consideram reduzir seus gastos na rede social de Musk no próximo ano – a maior queda apurada em qualquer grande plataforma global de anúncios.
Ao mesmo tempo, apenas 4% dos profissionais de marketing acreditam que seu conteúdo no X não irá aparecer ao lado de material extremista, em relação aos 39% apurados quando o questionamento envolve anúncios do Google.
Segundo a Kantar, as empresas têm retirado os gastos com marketing com o X há muitos anos, e a possibilidade de reviravolta no curto prazo é considerada “improvável”, uma vez que a instabilidade do ambiente não permite que o anunciante sinta-se confiante sobre a segurança da sua marca.
Contudo, a redução dos anúncios na plataforma foi vista de forma positiva pelos consumidores entrevistados pela consultoria. O estudo foi baseado em entrevistas com 1 mil profissionais de marketing seniores e 18 mil consumidores em mais de duas dúzias de países.
Segundo a CNN norte-americana, tudo indica que a estratégia usada por Musk no festival Cannes Lions, em junho, não teve sucesso. Na ocasião, Musk adotou um tom mais conciliatório durante entrevista com Mark Read, CEO da empresa de marketing WPP, depois de ter mandado os anunciantes “irem se f***r” no ano passado.
Enquanto isso, o acesso à rede social X segue suspenso no Brasil por decisão do Supremo Tribunal Federal, levando os usuários brasileiros para outras redes, como o Bluesky e o Threads, desenvolvido pela Meta (proprietário do Instagram e do WhatsApp).
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