25 de junho de 2026

EUA querem minerais da Ucrânia sem oferecer garantias de segurança

Governo Trump pressiona país para fechar acordo que garanta metade das receitas de minerais, gás e petróleo sem garantir apoio militar
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. |Foto: Official White House Photo by Molly Riley

O governo de Donald Trump está pressionando a Ucrânia para fechar um novo acordo para exploração dos recursos naturais do país, mas que contém termos anteriormente rejeitados pelo governo ucraniano por serem onerosos em excesso.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Documentos obtidos pelo jornal The New York Times revelam que o acordo não apenas mantém as exigências inicialmente rejeitadas por Kiev, como obriga a Ucrânia a direcionar seus ganhos para um fundo sob controle norte-americano até que o valor chegue a US$ 500 bilhões – cerca de quatro vezes acima da ajuda concedida ao país.

O texto em questão sugere que os EUA podem continuar enviando assistência à Ucrânia, mas estabelece que a concessão de qualquer nova ajuda exigirá que Kiev contribua com o dobro do valor recebido.

O documento inclui ainda uma cláusula sobre possíveis receitas geradas em áreas ocupadas pela Rússia, caso recuperadas, onde 66% seriam destinadas ao fundo norte-americano.

Trump considera que a obtenção do acesso aos minerais ucranianos é uma compensação aos bilhões já investidos na guerra contra a Rússia, mas o governo de Volodymyr Zelensky tenta resistir à pressão em busca de garantias concretas de segurança.

Representantes do governo da Ucrânia devem começar negociações formais já na próxima segunda-feira em meio à pressão executada pelos norte-americanos, dentre eles o enviado especial Keith Kellogg e o secretário do Tesouro Scott Bessent, para que os termos sejam integralmente aceitos.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados