Jogos Olímpicos de Inverno reabrem diálogo entre Coreias

Kim Jong-un aceitou realizar primeiro encontro diplomático após dois anos. Os dois países vão discutir a participação da Coreia do Norte na competição; outros temas devem ser tratados, mas programa nuclear ficará de fora 
 
Líder norte-coreano Foto: KCNA
 
Jornal GGN – Com a proximidade da Olimpíada de Inverno e após Estados Unidos e Coreia do Sul anunciarem o adiamento de um exercício militar na região, a Coreia do Norte aceitou nesta sexta-feira (05) um convite para dialogar, feito pelo governo sul-coreano. O encontro irá acontecer na próxima terça-feira (09) na vila Panmunjom, que fica entre os dois países, segundo informações da Folha. Um encontro diplomático entre os dois países não acontece desde dezembro de 2015. 
 
O tema do encontro será a participação da Coreia do Norte na Olimpíada de Inverno, que acontecerá na cidade sul-coreana de Pyeongchang entre 9 e 25 de fevereiro. No discurso de Ano Novo, no dia 1º, o ditador Kim Jong-un disse que poderia permitir que os atletas do país participassem da competição. Imediatamente depois, a Coreia do Sul fez um convite para o diálogo. No dia 2 de janeiro representantes dos dois países conversaram por telefone, reabrindo a comunicação. A resposta de Kim foi feita apenas nesta sexta-feira (05) porque o líder norte-coreano estava esperando que seu pedido para que o exercício militar entre EUA e Coreia do Sul fosse adiado. 
 
A decisão foi anunciada na quarta-feira (04) à noite pelos Estados Unidos com o argumento de que houve apenas mudança de data, uma vez que o treinamento ocorreria, por coincidência, em dias dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. A Casa Branca também afirmou que não irá intervir no diálogo entre as duas Coreais, mesmo não acreditando na disposição de Kim para dialogar. 
 
Segundo o porta voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, Baik Tae-hyun, além das Olimpíadas outros temas poderão ser abordados, mas o programa nuclear norte-coreano e os testes de mísseis ficam de fora. Vale lembrar que, também na mensagem de ano novo, o ditador disse que todo o território norte-americano está ao alcance das armas nucleares norte-coreanas completando: “sempre tenho um botão nuclear na mesa do meu escritório. E isso é a realidade, não é uma ameaça”.
 
Logo em seguida, o presidente norte-americano, Donald Trump declarou via Twitter: “Alguém que pertença a esse regime decrépito e causador de fome por favor avise a ele que eu também tenho um botão nuclear, mas é muito maior e mais poderoso que o dele, e o meu funciona!”, aquecendo a tensão na peninsula coreana. 
 
Leia também: Em resposta a Kim, Trump diz que seu botão nuclear é “maior e mais poderoso”
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador