Observatorio de Geopolitica
O Observatório de Geopolítica do GGN tem como propósito analisar, de uma perspectiva crítica, a conjuntura internacional e os principais movimentos do Sistemas Mundial Moderno. Partimos do entendimento que o Sistema Internacional passa por profundas transformações estruturais, de caráter secular. E à partir desta compreensão se direcionam nossas contribuições no campo das Relações Internacionais, da Economia Política Internacional e da Geopolítica.
[email protected]

Pepe Escobar: a vida durante a guerra – na estrada em Donbass

Pepe Escobar embarcou numa viagem por Donbass para partilhar os seus pensamentos sobre os muitos encontros com os habitantes locais

no Observatório de Geopolítica

do Sputnik

Pepe Escobar: a vida durante a guerra – na estrada em Donbass

Pepe Escobar

A guerra lhe deu um nome:/é um indicativo, não um apelido – muito mais./Falta de carros sofisticados aqui e iPads,/Mas você tem APC e MANPADS./Mídias sociais há muito deixadas para trás,/Desenhos infantis com “ Z” fique na mente./’Gostos’ e ‘polegares para cima’ são valorizados como pó,/Mas as orações das pessoas em quem você confia./Espere, soldado, meu irmão, meu amigo,/A hostilidade chega ao fim./ A guerra não consegue impedir seu fim,/A tristeza e o sofrimento se transformarão em paz./A vida retorna ao formato plácido,/Com seu indicativo, inscrito em seu coração./ Da guerra, como uma pequena lembrança:/Longe, mas eternamente aproximar.

Inna Kucherova, Call Sign , em Uma Carta a um Soldado , publicada em dezembro de 2022

É uma manhã fria, chuvosa e úmida na profunda zona rural de Donbass, em um local secreto próximo à direção de Urozhaynoye; uma casa de campo indefinida, principalmente sob o nevoeiro, que impede o trabalho dos drones inimigos.

Padre Igor, um padre militar, está abençoando um grupo de voluntários locais com contrato assinado para o batalhão Arcanjo Gabriel, prontos para ir para a linha de frente da guerra por procuração entre EUA e Rússia. O homem encarregado do batalhão é um dos oficiais de alto escalão das unidades cristãs ortodoxas do DPR.

Um pequeno santuário está instalado no canto de uma sala pequena e apertada, decorada com ícones. Velas são acesas e três soldados seguram a bandeira vermelha com o ícone de Jesus no centro. Após orações e uma pequena homilia, Padre Igor abençoa cada soldado.

Prestando minha homenagem às crianças vítimas de bombardeios ucranianos em um memorial DIY na 'Estrada da Vida' - Sputnik International
Prestando minha homenagem às crianças vítimas de bombardeios ucranianos em um memorial DIY próximo à ‘Estrada da Vida’.

Esta é mais uma parada em uma espécie de road show itinerante de ícones, iniciado em Kherson, depois em Zaporozhye e até as inúmeras linhas de frente do DPR, liderado por meu gracioso anfitrião Andrey Afanasiev, correspondente militar do canal Spas, e mais tarde juntou-se a  Donetsk por um lutador condecorado do batalhão Arcanjo Miguel, um jovem extremamente brilhante e envolvente, codinome Piloto.

Há entre 28 e 30 batalhões cristãos ortodoxos lutando em Donbass. Esse é o poder do Cristianismo Ortodoxo. Vê-los em ação é compreender o essencial: como a alma russa é capaz de qualquer sacrifício para proteger os valores fundamentais da sua civilização. Ao longo da história russa, são os indivíduos que sacrificam as suas vidas para proteger a comunidade – e não vice-versa. Aqueles que sobreviveram – ou morreram – no cerco de Leningrado, são apenas um entre inúmeros exemplos.

Assim, o batalhão cristão ortodoxo foi os meus anjos da guarda quando regressei a Novorossiya para revisitar o rico solo negro onde a velha ordem mundial “baseada em regras” veio para morrer.

As contradições vivas da ‘estrada da vida’

A primeira coisa que nos atinge quando chegamos a Donetsk, quase 10 anos depois de Maidan em Kiev, são os incessantes estrondos. Entrada e principalmente saída. Depois de um período tão longo e sombrio, de bombardeamentos intermináveis ​​contra civis (que são invisíveis para o Ocidente coletivo ), e quase 2 anos após o início da Operação Militar Especial (SMO), esta ainda é uma cidade em guerra; ainda vulnerável ao longo das três linhas de defesa atrás da frente.

A “ Estrada da Vida ” deve ser um dos nomes impróprios da guerra épica em Donetsk. “Road” é um eufemismo para um pântano escuro e lamacento movimentado de um lado para outro praticamente sem parar por veículos militares. “Vida” aplica-se porque os militares do Donbass doam alimentos e ajuda humanitária aos habitantes locais do bairro de Gornyak todas as semanas.

O coração da Estrada da Vida é o templo Svyato Blagoveschensky, cuidado pelo Padre Viktor – que no momento da minha visita estava em reabilitação, pois várias partes do seu corpo foram atingidas por estilhaços. Sou guiado por Yelena, que me mostra o templo impecavelmente limpo com ícones sublimes – incluindo o príncipe Alexander Nevsky do século XIII , que em 1259 se tornou o governante supremo russo, soberano de Kiev, Vladimir e Novgorod. Gornyak é um dilúvio de lama negra, sob chuva incessante, sem água corrente e sem eletricidade. Os moradores são obrigados a caminhar pelo menos dois quilômetros, todos os dias, para comprar mantimentos: não há ônibus locais.

Em uma das salas dos fundos, Svetlana organiza cuidadosamente mini-pacotes de alimentos essenciais para serem distribuídos todos os domingos após a liturgia. Conheci Madre Pelageya, de 86 anos, que vem ao templo todos os domingos e nem sonharia em sair de seu bairro.

Svetlana organiza pacotes de alimentos a partir de doações dos militares da RPD para civis próximos à linha de frente - Sputnik International
Svetlana organiza pacotes de alimentos a partir de doações dos militares da RPD a civis próximos da linha de frente.
Madre Pelageya, 86 anos, no templo do Padre Michael na 'Estrada da Vida' em Donetsk - Sputnik International
Madre Pelageya, 86 anos, no templo do Padre Michael na ‘Estrada da Vida’ em Donetsk.

Gornyak está na terceira linha de defesa . Os estrondos fortes – como em todo o lado em Donetsk – são quase ininterruptos, entrando e saindo. Se seguirmos a estrada por mais 500 metros e virarmos à direita, estaremos a apenas 5 km de Avdeyevka – que pode estar prestes a cair em dias, ou semanas no máximo.

Na entrada de Gornyak está a lendária fábrica química DonbassActiv – agora inativa – que na verdade fabricou as estrelas vermelhas que brilham sobre o Kremlin, usando uma tecnologia de gás especial que nunca foi reproduzida. Numa rua lateral da Estrada da Vida, os residentes locais construíram um santuário improvisado para homenagear as crianças vítimas dos bombardeamentos ucranianos. Um dia isto vai acabar: o dia em que os militares da RPD controlarão completamente Avdeyevka.

A fábrica de produtos químicos Donbass Activ na entrada da 'Estrada da Vida' em Donetsk - Sputnik International, 1920, 13.02.2024

A fábrica de produtos químicos Donbass Activ na entrada da ‘Estrada da Vida’ em Donetsk© Foto

‘Mariupol é a Rússia’

O sacerdócio viajante sai das escavações do batalhão Arcanjo Gabriel e se dirige para uma reunião em uma garagem com o batalhão ortodoxo Dmitry Donskoy, lutando na direção de Ugledar . É aí que conheço a notável Troya, a médica do batalhão, uma jovem que tinha um emprego confortável como suboficial num distrito russo antes de decidir ser voluntária.

Seguimos para um apertado dormitório militar onde uma gata e seus gatinhos reinam como mascotes, escolhendo o melhor lugar da sala ao lado do fogão de ferro. É hora de abençoar os combatentes do batalhão Dimitri Zalunsky, em homenagem a São Dimitri de Thessaloniki, que estão lutando na direção de Nikolskoye.

Em cada cerimónia sucessiva, não podemos deixar de ficar impressionados com a pureza do ritual, a beleza dos cânticos, as expressões graves nos rostos dos voluntários, de todas as idades, desde adolescentes até sexagenários. Profundamente comovente. Isto, em muitos aspectos, é a contrapartida eslava do Eixo Islâmico de Resistência que luta na Ásia Ocidental. É uma forma de asabiyya – “espírito comunitário”, como usei num contexto diferente, referindo-me aos Houthis iemenitas que apoiam o “nosso povo” em Gaza .

Mariupol.  Destruído à esquerda, reconstruído à direita.  - Sputnik Internacional
Mariupol. Destruído à esquerda, reconstruído à direita.
'Mariupol é a Rússia'.  A porta fica à esquerda.  - Sputnik Internacional
‘Mariupol é a Rússia’. A porta fica à esquerda.

‘Então, sim: no fundo da zona rural de Donbass, em comunhão com aqueles que vivem a vida durante a guerra, sentimos a enormidade de algo inexplicável e vasto, cheio de maravilhas sem fim, como se tocássemos o Tao ao silenciar os altos estrondos recorrentes. Em russo, é claro, existe uma palavra para isso: “ загадка ”, traduzida aproximadamente como “enigma” ou “mistério”.

Deixei a zona rural de Donetsk para ir para Mariupol – e ser atingido pelo proverbial choque quando nos lembramos da destruição total perpetrada pelo batalhão neonazi Azov * na Primavera de 2022, desde o centro da cidade até à costa ao longo do porto e depois até a enorme Azovstal Iron and Steel Works.

O teatro – na verdade o Teatro Acadêmico Regional de Drama de Donetsk – quase destruído pelo batalhão de Azov está agora sendo meticulosamente restaurado, e os próximos na fila são dezenas de edifícios clássicos no centro da cidade. Em alguns bairros o contraste é marcante: do lado esquerdo da estrada, um prédio destruído; do lado direito, um novinho em folha.

No porto, uma faixa vermelha, branca e azul dita a lei: “Mariupol é a Rússia”. Faço questão de ir até a antiga entrada de Azovstal, onde os restantes combatentes do batalhão de Azov , cerca de 1.700, se renderam aos soldados russos em maio de 2022. Por mais que Berdyansk possa eventualmente se tornar uma espécie de Mônaco no Mar de Azov, Mariupol pode também terá um futuro brilhante como centro turístico, de lazer e cultural e, por último, mas não menos importante, como entreposto marítimo fundamental da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) e da União Econômica da Eurásia.

O mistério do ícone

De volta de Mariupol, fui confrontado com uma das histórias mais extraordinárias tecidas com o tecido da magia durante a guerra. Em um estacionamento indefinido, de repente estou cara a cara com o Ícone.

O ícone – de Maria Mãe de Deus – foi presenteado a todo o Donbass pelos veteranos do Zsloha Spetsnaz, quando chegaram no verão de 2014. Reza a lenda que o ícone começou a gerar mirra espontaneamente: ao sentir a dor sofrida pela população local, começou a chorar. Durante a tomada de Azovstal , o ícone apareceu de repente, vindo do nada, trazido por uma alma piedosa. Duas horas depois, diz a lenda, as forças da RPD, da Rússia e da Chechénia encontraram a sua descoberta.

O ícone está sempre em movimento nos pontos quentes do SMO no Donbass. As pessoas responsáveis ​​pelo relé se conhecem, mas nunca conseguem adivinhar para onde o ícone irá em seguida; tudo se desenvolve como uma espécie de passeio mágico e misterioso. Não é de admirar que Kiev tenha oferecido uma enorme recompensa a qualquer pessoa – especialmente aos quinta-colunas – capaz de capturar o ícone, que depois seria destruído.

Padre Igor recitando orações - Sputnik Internacional
Padre Igor recitando orações.

O ícone ortodoxo “Maria Mãe de Deus”, presenteado ao povo de Donbass.  - Sputnik Internacional
O ícone ortodoxo “Maria Mãe de Deus”, presenteado ao povo de Donbass.

O santuário foi instalado em um dos batalhões cristãos ortodoxos, onde Padre Igor abençoa os soldados.  - Sputnik Internacional
O santuário foi instalado em um dos batalhões cristãos ortodoxos, onde Padre Igor abençoa os soldados.

Numa reunião noturna num complexo na periferia oeste de Donetsk – luzes completamente apagadas em todas as direções – tenho a honra de me juntar a um dos oficiais de alta patente das unidades ortodoxas no DPR, um sujeito duro como pregos, mas jovial, apaixonado do Barcelona sob o comando de Messi, bem como o comandante do batalhão Arcanjo Miguel, codinome Alphabet. Estamos na primeira linha de defesa, a apenas 2 km da linha de frente. Os estrondos altos e incessantes – especialmente os de saída – são muito altos.

A conversa vai desde táticas militares no campo de batalha, especialmente no cerco de Avdeyevka, que será totalmente cercada em questão de dias, agora com ajuda de Forças Especiais, paraquedistas e muitos veículos blindados, até impressões da entrevista de Tucker Carlson com Putin (eles não ouviram nada de novo). Os comandantes notam o absurdo de Kiev não reconhecer o seu ataque ao Il-76 que transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos – descartando totalmente a situação dos seus próprios prisioneiros de guerra. Pergunto-lhes porque é que a Rússia simplesmente não bombardeia Avdeyevka até ao esquecimento: “Humanismo”, respondem.

O Rover DIY do Inferno

Numa manhã fria e enevoada, num local secreto no centro de Donetsk – mais uma vez, sem drones sobrevoando – encontro dois especialistas em drones kamikaze, de codinome Hooligan, e seu observador, codinome Letchik. Eles montaram uma demonstração de drone kamikaze – é claro, desarmado – enquanto a poucos metros de distância, o engenheiro mecânico especialista “The Advocate” monta sua própria demonstração de um veículo espacial DIY para entrega de minas.

Essa é uma versão letal certificada dos veículos de entrega de comida Yandex, agora bastante populares em Moscou. “Advocate” mostra a manobrabilidade e capacidade de seu brinquedinho para enfrentar qualquer terreno. A missão: cada veículo espacial está equipado com duas minas, para serem colocadas logo abaixo de um tanque inimigo. O sucesso até agora tem sido extraordinário – e o rover será atualizado.

'The Advocate' montando seu teste DIY de rover de entrega de minas - Sputnik International, 1920, 13/02/2024
‘The Advocate’ configurando seu teste de rover DIY para entrega de minas© Foto

Não há personagem mais ousado em Donetsk do que Artyom Gavrilenko, que construiu uma nova escola e um museu mesmo no meio da primeira linha de defesa – mais uma vez a apenas 2 km da linha da frente. Ele me mostra o museu, que desempenha a invejável tarefa de delinear a continuidade entre a Grande Guerra Patriótica, a aventura da URSS no Afeganistão contra a jihad financiada e armada pelos EUA e a guerra por procuração em Donbass.

Na escola/museu em Donetsk, a apenas 2 km da linha de frente - Sputnik International, 1920, 13.02.2024
Na escola/museu em Donetsk, a apenas 2 km da linha de frente© Foto

Essa é uma versão paralela e DIY do Museu da Guerra oficial no centro de Donetsk, perto da arena de futebol Shaktar Donetsk, que apresenta recordações impressionantes da Grande Guerra Patriótica, bem como fotos fabulosas de fotógrafos de guerra russos.

Assim, os estudantes de Donetsk – com ênfase em matemática, história, geografia, línguas – crescerão profundamente enredados na história daquilo que, para todos os efeitos práticos, é uma heróica cidade mineira, que extrai riqueza do solo negro, enquanto os seus sonhos estão sempre inexoravelmente obscurecidos pela guerra.

Entramos no DPR usando estradas secundárias para cruzar a fronteira com o LPR, não muito longe de Lugansk . Esta é uma fronteira lenta e desolada que me lembra os Pamirs no Tajiquistão, basicamente utilizados pelos habitantes locais. Dentro e fora, fui educadamente questionado por um oficial de controle de passaportes do Daguestão e seus segundos em comando. Eles ficaram fascinados com as minhas viagens no Donbass, no Afeganistão e na Ásia Ocidental – e convidaram-me para visitar o Cáucaso. Ao partirmos no meio da noite gelada para a longa jornada de volta a Moscou, a troca foi inestimável: “Você é sempre bem vindo aqui.””Eu voltarei.”“Como o Exterminador do Futuro!”

*O Batalhão Azov é uma organização terrorista proibida na Rússia.

Pepe Escobar – Analista geopolítico independente, escritor e jornalista

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepautaggn@gmail.com. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Observatorio de Geopolitica

O Observatório de Geopolítica do GGN tem como propósito analisar, de uma perspectiva crítica, a conjuntura internacional e os principais movimentos do Sistemas Mundial Moderno. Partimos do entendimento que o Sistema Internacional passa por profundas transformações estruturais, de caráter secular. E à partir desta compreensão se direcionam nossas contribuições no campo das Relações Internacionais, da Economia Política Internacional e da Geopolítica.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador