Putin fecha histórica agência de notícias para substituí-la por uma nova

Sugerido por Gunter Zibell – SP
 
Do UOL
 
Putin fecha agência de notícias russa
 
MOSCOU, 9 DEZ (ANSA) – Com um decreto o presidente Vladimir Putin fechou a histórica agência de notícias russa Ria Novosti, que será substituída por uma nova agência para fortalecer a propaganda do Kremlin no exterior. O nome do novo veículo será Rossija Segodnia (Rússia hoje, na tradução do russo) e será comandada por Dmitri Kiseliov, jornalista televisivo e cabo de Putin, conhecido por ser fortemente anti-oposição e por declarações polêmicas, como quando afirmou ao vivo na televisão que “os corações dos gays deveriam ser queimados”.

A rádio Golos Rossii (Voz da Rússia, na tradução do russo), velha arma de propaganda da União Soviética e que desde 1929 transmitia notícias em 44 línguas para 160 países também será encerrada. Sergey Ivanov, chefe da administração do Kremlin explica que as decisões foram tomadas para cortar gastos e aumentar a eficiência da mídia estatal. “A Rússia desenvolve uma política autônoma e defende seus próprios interesses nacionais”, informou. Outras publicações afetadas foram os jornais Rossiskaia Gazeta e Rodina que deverão fazer uma fusão. A Ria Novosti foi fundada em 1941 e possuí 80 escritórios no mundo. Há quem diga que as determinações do governo causarão o “funeral da imprensa russa”. (ANSA)

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2013/12/09/putin-fecha-agencia-de-noticias-russa.htm
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desconhecimento

      Ocidentais de maneira geral não conhecem nada sobre a Russia, continuam a encara-la com há trinta anos atrás, ainda utilizando-se de conceitos mofados, mas compreensiveis facilmente, da antiga e sepultada União Soviética.

       A RIA – Novosti foi sucessora da soviética TASS, e perdeu sua importancia como agencia estatal de noticias, e como ocorreu já com a China, a informação estatal russa e seu marketing, será centralizado nesta nova estrutura, quanto a Gazeta Russa, se fundir com a revista “Pátria” (Rodina), é ainda uma idéia que já há alguns anos é fermentada no interior da Corporação Estatal Rostec ( Russia Tecnologies Plc.), financiadora de ambas as publicações, a 1a um jornal diario sobre assuntos gerais, a 2a uma publicação cientifico – histórica (muito boa). – Motivo: puramente capitalista: reduzir custos, aumentar a capilaridade e penetração das publicações, trabalhar com maior objetividade o marketing para o exterior da Russia e sua imagem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador