Recuperação na Zona do Euro é comemorada discretamente

Jornal GGN – A recuperação modesta do setor privado fez a zona do Euro encerrar 2013 em alta, com o aumento do número de novas encomendas. O chamado Índice de Gerentes de Compras (PMI) anunciado nesta segunda-feira (16) subiu de 51,7 em novembro para 52,1 em dezembro – a maior leitura desde 2011 e o que tranquiliza um pouco mais os mercados interno e externo, já que o índice está acima da marca de 50, que aponta crescimento no período.

Para os especialistas, embora discreto, é “encorajador” ver o aumento da taxa global de crescimento, bem como reconfortante pensar que a recuperação da região está em curso, sem perder força.

As disparidades ainda preocupam: a Alemanha, por exemplo, teve seu melhor desempenho industral desde junho de 2011 no último mês. Em compensação, a França, segunda economia europeia, teve no mesmo setor o nível mais baixo de produção dos últimos sete meses.

Ainda assim, o PMI europeu foi recebido com bastante empolgação – foi o melhor em 31 meses e ficou acima das expectativas até das próprias autoridades locais. O setor de serviços, no entanto, ainda vive situação delicada: caiu para 51,0, ante 51,2.

 

 
 
 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador