Sobre o Fantástico e as denúncias de espionagem

Por Andre Araujo 

Comentário ao post “Revelação de que EUA espionaram Petrobras põe em risco leilão do pré-sal

Transformar um programa do Fantástico em factóide para moldar a política externa de um grande País. Só a absoluta mediocridade da atual liderança política poderia chegar a nível tão baixo de populismo vulgar.

1. Que informações da Petrobras seriam espionadas? Qual a credibilidade de Snowden, Glenn e David |Miranda?

2. A pesquisa simográfica que levou à descoberta do pré-sal foi vendida pela Schlumberger, empresa franco-americana, portanto eles tem os mapas que indicam a presença de óleo nessa área.

3. Os equipamentos e brocas de perfuração do pré-sal são da Halliburton, empresa do Texas especializada em perfurações complicadas.

4. A maioria das sondas do pre-sal são da Transocean, empresa americana com sede na Suíça.

Quais segredos a Petrobras teria para serem descobertos por espionagem? Os dados para o leilão da Libra são PUBLICOS, disponiveis na ANP. A Petrobras é companhia da capital aberto, listada na Bolsa de Nova York, suas informações economico-financeiras são disponiveis ao publico.

Quais segredos extraordinarios a Petrobrás teriam para desvendar? O papo é ridiculo demais.

 

Redação

61 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Resumindo tudo, voce nega que

    Resumindo tudo, voce nega que a ESPIONAGEM INDUSTRIAL E EMPRESARIAL esta sendo feita pelo governo norte americano, eles so estavam atraz dos terroristas da Petrobras mesmo, e nao foi trairagem tipica do governo norte americano -imagine!

    Entao ta.

    1. Não nego coisa alguma, estou

      Não nego coisa alguma, estou fazendo o contrapondo à ESPETACULARIZAÇÃO de um fato corriqueiro e que não vai acabar.

  2. Na defesa intransigente dos

    Na defesa intransigente dos interesses ameicanos…

    Quais segredos extraordinarios André Araújo teria para desvendar? O papo é ridiculo demais.

  3. Alcantara

    E tem ainda o caso de Alcantara que até hoje está muito mal contado. Uma explosão que varreu anos de pesquisa e que não deixou vestígios. Com 30% a menos de peso de combustível aeronaves que decolariam de Alcantara seriam sim fortes concorrentes neste mercado bilionário comandado por americanos, russos, chineses e japoneses.

    1. A explosão foi objeto de tres

      A explosão foi objeto de tres inqueritos, o ultimo deles foi do Centro Tecnologico de Aeronautica, um dos mais reputados do mundo nessa especialidade, a conclusão final é de 2006 e apontou todas as causas do acidente, sem qualquer zona de duvida.

  4. Providências….

    Comentários irrelevantes à parte, o Brasil precisa mesmo é se tornar independente na área de provedores de internet. Enquanto todo o trafego de informações  passar por provedores internacionais estaremos sujeitos a esse tipo de invasão.

     

    Se depreende ouvindo os comentários das autoridades brasileiras, que providências nesse sentido já estão sendo tomadas. Se isso for verdade,…..poderemos esperar fortes emoções para a campanha presidencial do ano que vem.

    Os EUA vão investir pesado para defender seus interesses,  tentando torpedear a candidatura Dilma de todas as formas e usando todos os recursos de que dispõe.  Pode-se pensar até em uma “ação executiva”, usando radicais oligofrênicos,…. como os Bolsonaro da vida.

  5. A cultura do aa é stars and

    A cultura do aa é stars and strip ele não consegue e não quer disfarçar, talvez uma leitura mesmo que superficial do Alexis de Toqueville poderia mostrar o mundo onde existe o Brasil a Europa a Africa etc. mesmo não acreditando no dito popular que b… não aprende linguas.

  6. A Polêmica na Forbes

    Ontem no site da Forbes um de seus jornalistas (texano), talvez inspirado nos textos do A.A. tentou demonstrar que a NSA estava agindo corretamente ao espionar a Petrobrás, pois assim poderia “proteger”  a empresa  de uma governança incompetente, da corrupção e de seus dirigentes incapazes. O artigo envergonharia até um leitor da veja (exagero meu) tal o completo disparate e interpretações incorretas sobre a empresa e sobre o Brasil.

    O artigo acabou gerando a revolta dos brasileiros? Não! Provocou revolta entre os próprios leitores americanos tal o absurdo em tentar justificar a espionagem para o “bem do Brasil”.  E imediatamente um outro jornalista da revista escreveu um artigo em que responde a todas as bobagens ditas pelo colega texano.

    Segue o links. O primeiro é o artigo original. Observe os comentários dos leitores.

    O segundo é a resposta do outro jornalista

    http://www.forbes.com/sites/christopherhelman/2013/09/09/of-course-the-nsa-should-be-spying-on-petrobras/?partner=yahootix

    http://www.forbes.com/sites/afontevecchia/2013/09/10/there-is-no-reason-why-the-nsa-should-be-spying-on-petrobras/

  7. Porque então??

    Não sou especialista em mercado, muito menos em prospecção e exploração de petróleo, portanto, não saberia dizer que tipo de informações estratégicas de uma companhia não estariam expostas a público, mesmo considerando esta fazer parte do mercado aberto de capitais e contratar fornecedores estrangeiros  – que DEVEM, também sigilo para com seus contratantes, sob pena de perder confiabilidade no mercado e nunca mais vender UMA sonda.

    Mas algo no texto do AA me intriga profundamente: se a Petrobras não tem nada a esconder em sua estrutura de funcionamento – estratégico para nosso país – porque diaxo, as agências de segurança norte americanas observaram as comunicações da companhia???

  8. Pergunta

    A pergunta que não quer calar: se não há nada para esconder, porque houve a espionagem e porque um presidente dos USA se dignaria a “dar uma resposta” a uma presidentezinha de terceiro mundo?

    1. O Brasil não é terceiro

      O Brasil não é terceiro mundo, Dilma não é uma presidentazinha, o Brasil é um dos 7 maiores paises de mundo, os EUA tem o maximo interesse em ter boas relações com o Brasil, Obama vai dar ao Brasil a atenção que o Brasil merece. Tudo isso não quer dizer que todas as bobagens jogadas no ar são verdades incostetaveis, a partir de uma base que pode ou não ser real se cria o FACTOIDE para palanque, obviamente aumentado na medida da ignorancia de quem aumenta.

      1. Crença do A.A.

        Factóide para palanque ?

        Ah André, não nos faça rir !

        E todo aquele calhamaço de documentos, que o Fantástico mostrou, foram forjados, ou você acredita mesmo, que aqueles fatos incontestáveis(pois documentados) é apenas a ignorancia ampliada, de quem não conhece nada, da ampla capacidade espionativa das empresas e do governo norte-americano ?

        1. E o que tem no calhamaço de

          E o que tem no calhamaço de documentos? Vc examinou? Mostrar um calhamaço de qualquer coisa como um volume de papel não prova coisa alguma em nenhum setor da atividade humano. Que documentos são? De que natureza? Podem ser recortes de jornal, press releases, informações facilmente disponiveis, só um analista de inteligencia pode dar um parecer sobre  “um calhamaço de coumentos””, isso é percepção de porta de padaria.

  9. A mídia e a espionagem contra a Petrobras
    Ponto 1: as atividades criminosas do governo de Obama no Brasil, notadamente as ações de espionagem da ANS, já são tema dos ‘blogs sujos” a pelo menos uns 3 meses; já em Junho de 2013 a blogsfera sujíssima já denunciava esses desmandos de Obama e seus agentes “anti-terror” nas searas Tupiniquim enquanto essa mídia golpista falava dos “lindinhos (by Leilane Neubarth) revoltados”, de “primavera de junho”, “grandiosas passeatas”, “juventude que acordou protestando contra tudo que está ai” (aqui uma ressalva, o “tudo” excluía o Poder Judiciário e sua figura maior e muso de 12 entre cada 10 senhores e senhoras da nossa grande imprensa, Joaquim Barbosa);  Ponto 2: movidos por uma tal reportagem no Fantástico no dia 08/09/2013 sobre a arapongagem da ANS na Petrobrás, todos os canais midiáticos foram tomados pelo “dever cívico” de condenar a ação dos americanos e cobrar uma ação “enérgica”do Governo Dilma; Ponto 3: talvez tenham esquecido, os tais e as tais quetais da nossa proba imprensa, que nos anos FHC ouve um episódio de gravidade assustadora e que nenhum deles condenou ou sequer divulgou, e qual foi esse episódio? Um andar inteiro do EDISE, edifício sede da Petrobras no Rio, foi disponibilizado para “analistas” estrangeiros (americanos, pra resumir o papo) que queria conhecer “um pouco” da sistemática de trabalho da BR; Ponto 4:  a outra coisinha que esses hipócritas escribas e apresentadores de telejornais fazem questão de esquecer é que quase a totalidade de nossa infra-estrutura de transporte e armazenamento de voz e dados (telefonia principalmente) foi entregue de mãos beijadas para os gaviões de além mar no tão festejado, por eles e elas, processo de privatização das Teles e outras empresas envolvidas; um dos resultados dessa tal “gestão pela economia de mercado” é que o Governo Federal deixou de ser o gestor direto das iniciativas relacionadas às políticas de transmissão, armazenamento e controle do voz e dados, ou seja, entregamos nossa privacidade telemática e internética exatamente àqueles que hoje são pegos com a mão na massa nos espionando da maneira mais torpe possível, alegando uma fáscistóide luta e política de estado contra o “terrorismo”.   Então, senhores e senhoras, essa aparente revolta do PIG com essas ações da ANS contra a nossa Jóia da Coroa, pelo menos pra mim, é conversa pra boi dormir; euzinho não acredito em uma vírgula sequer do que disser essa nossa nojenta imprensa nesse esbravejar condenando essas ações dos espiões americanos e ingleses aqui no Brasil.

  10. Por que então espionar ?

    Nâo estou necessariamente defendendo o adiamento do leilão, mas por que então espionar uma empresa se a informação não convêm ? Perder tempo ? Ademais, estratégias empresarias são diferentes de dados concretos sobre locais onde existam ou não petróleo. Estratégias decorrem da interpretação destes dados, destes fatos, bem como o que a empresa pretende com eles.

  11. “1. Que informações da

    “1. Que informações da Petrobras seriam espionadas? Qual a credibilidade de Snowden, Glenn e David |Miranda?”

    Nenhumazinha… a BR é uma empresa de fundo de quintal… bem… produz um poquin de petróleo na costa brasileira e opera umas refinariaszinhas de merda… né mesmo? Credibilidade? Somente ao Obama e a seus auxiliares os seres humanos devem oferecer essa dádiva, os americanos (tirando os que, mesmo nascidos lá, se voltam contra a Casa Branca, como esses espiões vermelhos e Avram Noam Chomsky… notório escritor e subversivo anti-liberdade) são as pessoas mais verdadeiras e sinceras do mundo.

    “2. A pesquisa simográfica que levou à descoberta do pré-sal foi vendida pela Schlumberger, empresa franco-americana, portanto eles tem os mapas que indicam a presença de óleo nessa área.”

    Mentira!!!! Foram os “bicho-grilo” da Petrobrás que desenvolveram a Sísmica em 4D, umas das vantagens estratégicas que levou o Brasil a descobrir e começar a delimitar o Pré-Sal na Era Lula que muito provavelmente, como deve saber também a ANS, a CIA, o Obama e o André Araújo, como o pessoal da geofísica e geologia da Petrobrás acredita, se estende desde o litroal de Santa Catarina até o Recôncavo Baiano.

    “3. Os equipamentos e brocas de perfuração do pré-sal são da Halliburton, empresa do Texas especializada em perfurações complicadas.”

    A Halliburton é especialista, aqui no Brasil, em operações auxiliares em poços de petróleo, como cimentação e perfilagem de canhoneados… deve ser especialista em perfuração no Iraque, onde opera os campos que os americanos expropriaram do povo iraquiano com a singela ajuda dos Blackweter (exército de mercinários que desde a invasão permanecem “livrando” aquele povo).

    “4. A maioria das sondas do pre-sal são da Transocean, empresa americana com sede na Suíça.”

    Sei… e por ser uma empresa americana, ela não deve ter obrigação moral de respeitar a legislação brasileira no tocante e divulgação de dados estratégicos de perfuração de poços… entendi direitinho André.

    “Quais segredos a Petrobras teria para serem descobertos por espionagem? Os dados para o leilão da Libra são PUBLICOS, disponiveis na ANP. A Petrobras é companhia da capital aberto, listada na Bolsa de Nova York, suas informações economico-financeiras são disponiveis ao publico.

    Quais segredos extraordinarios a Petrobrás teriam para desvendar? O papo é ridiculo demais.”

    Ridiculo André, e se prestar a esse tipo de papel, o papel de querer a todo custo defender o indefensável.

    1. Foram os “bicho-grilo” da

      Foram os “bicho-grilo” da Petrobrás que desenvolveram a Sísmica em 4D, umas das vantagens estratégicas que levou o Brasil a descobrir e começar a delimitar o Pré-Sal.

      Vamos chutar menos…

      Sísmica 4D é uma técnica onde a quarta dimensão é o tempo. Consiste em fazer um segundo levantamento sísmico no mesmo campo depois de anos de produção para monitorar amovimentação de fluidos na jazida. Não faz sentido na fase de exploração quando está se procurando ou delimitando nosvos campos.

      Quanto à Halliburton, aqui no Brasil ela também é responsável pelo PETROBANK, o soft de armazenamento de dados que a ANP utiliza para guardar todos os dados sísmicos, gravimétricos, magnetométricos, geoquímicos, petrofísicos, etc.. de quase um século da indústria do petróleo no Brasil. Não posso afirmar com certeza, mas é bem provável que a ANP possuam até técnicos “on site” da Halliburton para a manutenção deste enorme e complexo banco de dados.

    2.  “Foram os bicho-grilo” da

       “Foram os bicho-grilo” da Petrobrás que desenvolveram a Sísmica em 4D, umas das vantagens estratégicas que levou o Brasil a descobrir e começar a delimitar o Pré-Sal”.

      Vamos chutar menos….

      Sísmica 4D é uma técnica onde a quarta dimensão é o tempo. Consiste em fazer um segundo levantamento sísmico no mesmo campo depois de anos de produção para monitorar a movimentação de fluidos na jazida. Não faz sentido na fase de exploração quando está se procurando ou delimitando novos campos.

      Quanto à Halliburton, aqui no Brasil ela também é responsável pelo PETROBANK, o soft de armazenamento de dados que a ANP utiliza para guardar todos os dados sísmicos, gravimétricos, magnetométricos, geoquímicos, petrofísicos, etc.. de quase um século da indústria do petróleo no Brasil. Não posso afirmar com certeza, mas é bem provável que a ANP possuam até técnicos “on site” da Halliburton para a manutenção deste enorme e complexo banco de dados.

  12. Duas coisas relevantes

    1. O contexto em que Greenwald escreve é posterior à detenção de David Miranda na Inglaterra: ele fez uma opção de contra-atacar expondo prioritariamente o trabalho da NSA contra o governo brasileiro via Rede Globo. Ou seja, não se trata de factóide, mas de uma estratégia do jornalista que a Globo aceitou encampar – provavelmente porque estes tempos de Google não estão para brincadeira (faturamento global de U$ 12 bi em 2012): a Globo tem poucas escolhas além de “Dilmar”;

    2. Quem garante que tudo o que se sabe da Petrobras e do pre-sal está catalogado nos trabalhos contratados feitos pelas Schlumberger, Halliburton, Transocean & Cia? Os propósitos, as prioridades, as estratégias, as zonas de blefe, as alternativas, os cotejos, as margens aceitáveis e outras coisinhas não estão disponíveis de mão beijada; se estivessem, não iam perder tempo espionando: perguntavam às citadas corporações e ponto. 

    1. E quem garante que Glenn e

      E quem garante que Glenn e companhia não estão fazendo marola para criar material jornalistico para vender? Porque acreditar em qualquer coisa?

      1. Sobre acreditar em qualquer coisa

        Primeiro, cogitar que pode ter sido o contrário: acuada por novas midias e faturamentos jamais vistos fora da televisão, a Globo pode ter procurado Greenwald e oferecido a vitrine do Fantástico.

        Segundo: não estamos acreditando em qualquer coisa. Podemos inventariar até aqui que os Estados Unidos:

        1. Põe grampos em cabos submarinos (fairview);

        2. Põe grampos em datacenters (backdoors);

        3. Disparam trojans pelo mundo;

        4. Conversam intimamente com grandes fornecedores de softwares e serviços;

        5. Conversam intimamente com grandes fabricantes de hardware;

        6. Decifram SSL.

  13. Que debate

    Que debate ridiculo

    Espionagem existe desde o inicio da humanidade e ocorre o tempo todo tanto sobre governos como grandes empresas

    Qual a novidade?

    A midia é sensacionalista mesmo, e a galera dita progressista nao denuncia essa faceta quando lhe convem

    agora acreditar na Globo é algo factivel certo?

    E a Globo inventou isso?

    Claro que nao, ela apenas anunciou ao mundo ( como se fosse uma graaaaande descoberta,rs ) qeu o governo Brasileiro e suas empresas ( como todos e todas no mundo ) sao vitimas de espionagem, nao só americana como de todos os paises que tenham capacidade para isso ( mas focar só nos americanos é melhor né? rs )

    Enfim mais do mesmo, o governo explora politicamente isso tudo , somente… 

    1. A Cesar o que é de Cesar

      Leônidas, GOVERNOS devem (não devem, mas fazem costumeiramente) espionar governos.

      Empresas devem (não devem, mas fazem também) espionar empresas.

      Mas quando governos – especialmente um com grande poder mundial – passa a espionar empresas, existem, com certeza, razões ocultas que, salvo melhor juízo, seria de este governo – embora teoricamente guiado pelo mais puro pensamento de mercado – está pretendendo agir em favor das empresas de SEU interesse, gerando vantagens competitivas indevidas, pois GOVERNOS (em especial um do porte dos EEUU) espionar empresas, é algo NO MÍNIMO desproporcional.

       

      1. Pois é colega mas as coisas

        Pois é colega mas as coisas sao assim mesmo

        Como acha que a China que no inicio dos anos 90 projetava caças toscos como ao Q 5 ou o F 7 M Airguard

        agora produz o J 11 e desenvolve simultaneamente dois caças de 5º Geraçao?

        Tudo bem que a capacidade deles ainda é algo incerto porem só de fazer voar ja deixa claro o avanço conseguido

        As coisas no mundo real sao assim mesmo, e chora menos quem pode mais… 

  14. Espionagem na Petrobrás

    Fico com a opinião do Bob Fernandes, que copio a seguir:

    “O pré-sal do Brasil teria reservas de, no mínimo, 70 bilhões de barris de petróleo. Pode ter até 80 bilhões de barris, segundo estimativa de quem é muito do ramo. Isso, a preços do momento, significa uns 8 trilhões e 800 bilhões de dólares. Ou algo como 20 trilhões e 400 bilhões de reais.

    Vinte trilhões e 400 bilhões de reais equivalem a uns 5 PIBs do Brasil. Cinco vezes tudo o que o Brasil produz a cada ano.

    Por algo que vale US$ 8 trilhões e 800 bilhões, Estados Unidos, Inglaterra, as chamadas grandes potências fariam, farão qualquer coisa.

    Espionaram e espionarão o que entenderem ser preciso. Na moita, ou com a colaboração da própria Polícia Federal, espionaram abertamente o Brasil até o início dos anos 2000. Na marra, fazem e admitem fazer agora.

    Isso é absolutamente inaceitável. Por aqui, por ignorância profunda, acentuado complexo de vira-lata, ingenuidade ou boçalidade, há quem diga ser desimportante a ciberespionagem. Ou ache que “isso é assim mesmo”.

    Não é. Na Alemanha, em porções da Europa, esse é um importante debate travado nestes dias. O parâmetro da privacidade de cada um de nós daqui por diante dependerá da reação, ou da tibieza nas reações, a essa espionagem em escala quase absoluta.

    Com reservas estimadas em US$ 8 trilhões e 800 bilhões, a preços de hoje, Petrobras e pré-sal têm sido objeto de opiniões na mídia nas 48 últimas horas. Opiniões nos mesmos dias e quase sempre na mesma direção.

    O leilão do campo de Libra, de Santos, está previsto para 21 de outubro. O governo ensaia a formação de um consórcio com a chinesa Sinopec, entre outros parceiros. Consórcio que aumentaria a presença da Petrobras no negócio.

    O que está posto é, em resumo, um debate que agora concentra duas posições: de um lado os que defendem a Petrobras ampliando ao máximo sua presença no negócio do pré-sal. Na outra ponta, os que preferem a participação maior do setor privado. A estes, no momento, o que resta é defender, torcer para um adiamento do leilão do campo de Libra.

    Quem entende de Petrobras avalia ser improvável que todo o sistema de defesa tenha sido quebrado e a espionagem tenha chegado até as informações mais sensíveis do pré-sal. Mas, ao mesmo tempo, considera a mera tentativa uma brutal agressão norte-americana.

    Não se pode falar em “deslealdade” porque isso seria ingênuo num jogo de poder e de trilhões de dólares. O presidente Barack Obama prometeu à presidente Dilma Rousseff transparência total nas informações sobre ciberespionagem. Isso até a quarta-feira, 11.

    É ver para crer. E aguardar, a depender do desenrolar, se as agendas serão mantidas. O leilão do campo de Libra, marcado para 21 de outubro. E a visita de Dilma aos Estados Unidos, e a Obama, agendada para dois dias depois do anunciado leilão.”

    1. As reservas do pre-sal,

      As reservas do pre-sal, segundo a propria Petrobras em seu site e segundo o que ela informa à CVM e Securities and Exchange Commision são de 8 a 12 bilhões de barris, de onde se tirou que é de “”no minimo 70 bilhões””?  Puro chute ou delirio. Reservas de petroleo são de quatro categorias: 1. Evidencia de oleo (oil in place), reservas possiveis, reservas provaveis e reservas confirmadas (proven  reserves), esta ultima significa 90% de certeza de que o oelo está na reserva e certeza de que o oelotem valor PARA EXPLORAÇÃO COMERCIAL.  Só as reservas confirmadas são numeros aceitos para analises sérias sobre o valor de uma reserva.

      Outra aberração desse post é multiplicar as reservas pelo preço do barril de petroleo, desconsiderando os custos e riscos de exploração. A Propria Petrobras na sua ultima capitalização estimou o valor do oleo NA RESERVA em 5 dolares po barris e foi esse o valor aceito em seu balanço.

      O tema petroleo sempre se prestou a demagogia e a alucinações, teorias conspiratorias, analises de qualidade são tidas como chatas e não trazem grandes emoções.

        1. Nâo faz mesmo, porisso será

          Nâo faz mesmo, porisso será leiloado e a Petrobras poderá ter 30% mas a Petrobras tem estimativas sobre possiveis reservas do campo.

          Na realidade todas as reservas são da União e não da Petrobras, a Petrobras e outras são concessionarios para exploração.

    2. Esse Bob Fernandes só pode

      Esse Bob Fernandes só pode estar de brincadeira. Quer dizer que quem quer o leilão que vai entregar bilhões e barris de petróleo para empresas estrangeiras são “os que defendem a Petrobras ampliando ao máximo sua presença no negócio do pré-sal”.

      A ANP poderia celebras uma contrato de partilha em LIbra, uma área sem risco, onde o campo já está descoberto, somente com a Petrobras sem necessidade de leilão. PORQUE NÃO FAZ? Esta é a pergunta que não quer calar e que o governo não responde.

      Acusar qum quer suspender ou cancelar o leilão de entreguistas mostra que a defesa incondicioál do governo perdeu o senso do ridículo.

    3. Esse Bob Fernandes só pode

      Esse Bob Fernandes só pode estar de brincadeira. Quer dizer que quem quer o leilão que vai entregar bilhões e barris de petróleo para empresas estrangeiras são “os que defendem a Petrobras ampliando ao máximo sua presença no negócio do pré-sal”.

      A ANP poderia celebras uma contrato de partilha em LIbra, uma área sem risco, onde o campo já está descoberto, somente com a Petrobras sem necessidade de leilão. PORQUE NÃO FAZ? Esta é a pergunta que não quer calar e que o governo não responde.

      Acusar quem quer suspender ou cancelar o leilão de entreguistas mostra que a defesa incondicional do governo perdeu o senso do ridículo.

      1. Não existe campo de petroleo

        Não existe campo de petroleo sem risco, especialmente no mar. No pre-sal já explorado foram encontrados varios poços secos.

        A PETROBRAS não tem os recursos financeiros e maateriais para uma exploração rapida de LIBRA, enquanto isso o Brasil continua importando US$9 bilhões, este ano, de diesel.

        a conta petroleo é altamente deficitario, o Brasil está importanto muito mais do que exporta, o Governo tem pressa e deixando só com a PETROBRAS vai demorar muito mais.

  15. Quer dizer que…

    Pelo se raciocínio André, se o alvo da espionagem ja é conhecido então a espionagem não tem importancia.

    Seguindo este seu raciocínio as pessoas que posam nuas poderiam ser espionadas na sua intimidade , pois tudo que ali está já tinha sido visto.

    Ainda que tudo que as informações da petrobrás fossem todas públicas, a espionagem da mesma é uma afronta.

    1. A espionagem foi propagaga

      A espionagem foi propagaga pelo jornalista Glenn, raivoso porque detiveram seu namorado. Dai para frente todos acreditam nele sem mais analises, ponderações,

      deduções, simples bom senso. Estou tentando mostrar que pouco há que espionar, o que não quer dizer que não tenha havido espionagem de rotina, o que provavelmente exista há 50 anos.

      1. Estranho..

        Mas se houvessem mesmo pouco o que espionar, se ele não detivesse informações relevantes,  por que deteriam o namorado do Glen ?

        Ao que tudo indica o Snowden detem grandes quantidades de arquivos sobre diversos países…

        Acreditava-se que os EUA espionavam apenas questões relativas a terrorismo, agora fica-se sabendo que envolve-se também em questões empresariais.

        Não defendo necessariamente que o tal leilão seja cancelado por isso. Mas o assunto é relevante, o que a Petrobrás tem a ver com terrorismo ?

        1. Meu caro Daniel, estou

          Meu caro Daniel, estou tentando por algum contraponto em uma avalance de opiniões por efeito-manada, não estou negando que exista espionagem, o que pretendo é contextualizar para evitar a vulgarização de um assunto complexo, ao estilo Fantastico, que é um program de espeacularização e não de debates.

          Espionagem de todos os tipos existe na forma moderna desde os tempos de Napoleão, é inevitavel e sempre existirá. O que o Brasil não pode é fazer papel de bobão, passando recibo tipo “vejam só que horror”, existem agencias de inteligencia especializadas em petroleo, como a CEA-Cambridge Energy Associates, que tem files de milhares de paginas sobre qualquer empresa grande de petroleo, há muito informação disponivel na IEA, no DofE, no Coppe, não é preciso arrombar arquivos.

          A Halliburt,on tem um Centro de Pesquisas associado á UFEJ , de 7000 metros quadrados, exclusivamente para o pre-sal, eles tem informação completa sobrre

          o pre-sal, projeto onde eles estão desde o inicio como grandes prestadores de serviço. O que de novo a NSA vai espionar? Informações de que natureza?

          1. NSA

            ” O que de novo, a NSA, vai espionar ?”

            Você, que é o mais ferrenho defensor, das ações boas e más dos yanques, é quem deve responder a esta questão.

            As empresas citadas, e os parceiros da Petrobras, têm claro, acesso às informações estratégicas da parceira, porem isto faz parte dos contratos e estas informações, são puramente comerciais e fazem parte do negócio, e da parte deles, não há vazamento, e o que vazou, foi que a NSA “invadiu” atravéz de espiões físicos e/ou virtuais, a segredos que não deveriam estarem ao alcance destas empresas de espionagem, pois são segredos estratégicos e de países independentes.

          2. Eu não defendo ninguem, eu

            Eu não defendo ninguem, eu faço um contraponto aos habituais oceanos de bobagem de origem palanqueira. A espionaem dentro das redes centradas nos EUA sempre foi presumida, de O a 100 vale 2, o governo para criar factoide eleitoral fez valer 30 e a galera esquerdoide faz valer 60;, para mim existe e continua valendo 2, a maioria dos demais governos do mundo tambem dá baixo valor, aqui fazem um escandalo para achar inimigo externo fazendo esquecer as mazelas internas, exclusivamente nossas.

            Por exemplo a ” Destruição de Valor na Petrobras”, titulo de uma materia no jornal VALOR, equivale a US$300 bilhões, por erros de gestão.

            Quando aparece a espionagem na Petrobras, ninguem mais fala no assunto ” Destruição de Valor na Petrobrás”.

        2. Porque estão todos envolvidos

          Porque estão todos envolvidos em um esquema de FURTO DE INFORMAÇÕES DE GOVERNO, quem comete esse crime seria preso até no Brasil.

          Para quem comete esse delito não importa se as informações são valiosas ou não, o nucleo do crime é o furtar informações cofidenciais de um Estado.

        1. Errado 2

          Quem vazou os segredos foi o Snowden, que repassou os MILHARES de arquivos ao jornalista Glennwald e a cineasta Poitras.

          Gleenwald está filtrando todos os documentos. Como  já deixou claro nesse último Domingo muitos documentos ele não está divulgando pois

          realmente podem envolver situações de terrorismo contra os EUA.

          O que está sendo divulgado é o que foge do padrão, como o caso da Presidenta Dilma e da Petrobrás e os casos de invasão de privacidade que foram

          divulgadas pela alemã Der Sipegel.

          Mas ainda tem muita coisa a ser divulgada.

          Estamos apenas no começo.

        2. O que é que é verdadeiro? Só

          O que é que é verdadeiro? Só que existe espionagem, o que não é novidade, o que mais é verdadeiro? Vc examinou a documentação?

      2. “Espionagem de rotina”

        Se formos denominar a esta operação de espionagem de rotina, que é praticada pelos yanques há 50 anos, como você explicaria, porque eles não descobriram nada, a respeito dos atentados ocorridos há exatamente 12 anos atráz, que vitimou a tantos inocentes, em New York ?

        Ou por tráz deste atentado, tambem haveria interesses inconfessáveis e comerciais, como efetivamente há, no caso da espionagem na Petrobras, e das demais empresas que ouzam desafiar o “Grande Irmão” do Norte ?

        1. Porque a espionagem deles não

          Porque a espionagem deles não é muito competente, tem falhas historicas, acham muita coisa mas não acham outras, não cofunda tamanho do aparelho de inteligencia com eficiencia.

      3. Greenwald começou as

        Greenwald começou as publicações um mês e meio antes da detenção de seu companheiro. Se vc não sabe disso, é uma pessoa horrivelmente mal informada. Mas é claro que vc sabe. O que vc escreve é tão ruim por má fé  – mais do que por ignorância.   

      4. Correção: as matérias de

        Correção: as matérias de Greenwald no Guardian começaram DOIS MESES E MEIO antes da detenção de seu companheiro, que foi CONSEQUÊNCIA, não motivação das reportagens. A primeira matéria de Greenwald e Brisi no Fantástico foi no início de julho, portanto, mais de um mês antes da detenção de Miranda. Dizer que as matérias advieram da detenção é ridículo. É MÁ FÉ! 

  16. Não precisa ser um fantástico

    Não precisa ser um fantástico observador para notar, o sorrisinho maroto no canto do lábio do ministro Lobão ao dizer que nada muda e o leilão permanece conforme estipulado, a Globo, toda solícita e patriota, a divulgar que a Petrobrás foi espionada pelos americanos, a entrada em cena dos manjados barítonos e tenores oposicionistas do congresso, Alvaro Dias, Harry Potter, Pedro Simon, etc., a exigir o adiamento do leilão, que o Brasil tem formas de participar do mesmo com a Petrobras soberana e preponderante, inclusive associada a china, e concluir que Lobão, não o contumaz vociferante em causa própria e sim o ministro, tem razão, que siga a procissão, arrastando-se como cobra pelo chão, as pessoas que nela estão rezando, acreditam nas coisas lá do céu, as mulheres cantando tiram versos, os homens escutando tiram o chapéu, eles vivem perfurando aqui na Terra, esperando o que Dilma prometeu e Dilma prometeu coisa melhor, portanto mantenha-se o leilão.

  17. Não precisa ser um fantástico

    Não precisa ser um fantástico observador para notar, o sorrisinho maroto no canto do lábio do ministro Lobão ao dizer que nada muda e o leilão permanece conforme estipulado, a Globo, toda solícita e patriota, a divulgar que a Petrobrás foi espionada pelos americanos, a entrada em cena dos manjados barítonos e tenores oposicionistas do congresso, Alvaro Dias, Harry Potter, Pedro Simon, etc., a exigir o adiamento do leilão, que o Brasil tem formas de participar do mesmo com a Petrobras soberana e preponderante, inclusive associada a china, e concluir que Lobão, não o contumaz vociferante em causa própria e sim o ministro, tem razão, que siga a procissão, arrastando-se como cobra pelo chão, as pessoas que nela estão rezando, acreditam nas coisas lá do céu, as mulheres cantando tiram versos, os homens escutando tiram o chapéu, eles vivem perfurando aqui na Terra, esperando o que Dilma prometeu e Dilma prometeu coisa melhor, portanto mantenha-se o leilão.

  18. Espionagem é espionagem, e ponto.

    André, não tente “tapar o sol, com uma peneira”.

    Houve espionagem sim, e não estavam atráz de terroristas, dentro da Petrobras, concorda ? Assim sendo, o que eles queriam ?(ou querem) e se pelo fato deles terem totais conhecimentos das operações da nossa petrolífera, no que tange ao pré-sal, aí caracteriza-se, a criminosa intenção de descobrir nossos planos e as nossas negociações com outros parceiros e/ou fornecedores, e quais as perspectivas de boicotar quaisquer negociações, com parceiros que não sejam componentes do  seu staff.

    Para qualquer conhecedor, fica bem clara a espionagem industrial e empresarial, alem de imoral, numa empresa reconhecidamente competente e crente de ser independente, e aí, precisamos de esclarecimentos oficiais e não somente da NSA, a empresa espiã em questão.

  19. Acho que vi um gatinho,acho que vi,sim…

    ” Ingestão excessiva de  excrementos na infãncia tem reflexo  na atividade  intelectiva na maturidade”  Dr.Von Zen Fouder,psicólogo da Sear´s,C&A e CIA.

    Curriosa expicasson.Enton, uma  arma,  digamos, revólver  Simth & Wesson.38 ,pode  se recusar atirar contra um desafeto amerricano,pelo que um entendi na minha modesta cabeza.

    Todaz as inicitivas,som absolutamente inúteis porque  algué, do primeira munda,  xá tomou.

    Que triste saber!

    Resta, tom somente, atear fogo  as  festes…

    A deus munda  kruel….

     

  20.  
    Também acho. Todos

     

    Também acho. Todos brasileiros deveriam agradecer a dedicação do governo norte-americano em espionar o Brasil, visando defender os mais altos interesses de nosso País. Não fossem os USA nosso parceiro e aliado, fornecendor dos equipamentos de alta tecnologia nos setores de petróleo e militar, estaria a Petrobras e nossas Forças Armadas, no mesmo patamar de atraso tecnológico da Rússia, China e demais desafetos do império do Norte da América.

    Orlando

     

  21. Não posso acreditar que

    Não posso acreditar que alguém que aparentemente tem muita experiência no mundo coorporativo possa desconhecer que informações a Petrobras possa deter que interessem as suas concorrentes.

    No caso específico de Libra, embora o pacote de dados tenham sido disponibilizados pela ANP, as interpretações e avaliações econômicas que a Petrobras faz com estes dados interessam muito a todas petroleiras. Afinal a estatal é a maior conhecedora do pré-sal brasileiro, 

    É certo também que na fase de formação de consórcios para o leilão a Petrobras deve estar negociando com várias empresas. Ter acesso às bases destas negociações dá uma vantagem enorme a.quem tem interesse em se associar a estatal,

    Não podemos nos esquecer também que além de Libra, no final do ano também teremos o BID 12, que vai leiloar áreas de fronteiras exploratórias e áreas com potencial de jazidas não concencionais como shale-gas e shale-oil. Desnecessário explicar  as vantagens de se ter acesso ao conhecimento da Petrobras sobre estas áreas, as oportunidades exploratórias interpretadas pela estatal e até mesmo quanto a Petrobras pretende ofertar por cada bloco no leilão.

  22.  De O GloboDesde julho,
     De O GloboDesde julho, quando O GLOBO publicou as primeiras informações sobre as operações da NSA na América Latina, sabe-se que o Brasil é um país de portas abertas à espionagem. Na época, o governo Dilma Rousseff anunciou investigações de “denúncias de envolvimento de empresas” com a espionagem e, também, sobre as “vulnerabilidades” das redes e equipamentos pelos quais fluem os dados produzidos no país. Passaram-se dois meses e não há informação sobre resultados, nem mesmo sobre o que efetivamente esteja sendo feito, ou se pensa em fazer, para proteção do sigilo de dados dos cidadãos, do governo e das empresas. A iniciativa pública limitou-se, até agora, a pedidos de “explicações” a Washington, secundados pela retórica diplomática sobre a conveniência de um debate nas Nações Unidas. Prevalecem insuficiências objetivas. Uma delas é a indecisão sobre o papel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na eventual política de defesa cibernética, da qual só existe um breve rascunho. O banco de dados da Anatel registra um crescimento de “incidentes/ ataques”, como ela mesmo define, nas redes de telecomunicações em Curitiba (2012), na Bahia (2010/2011) e em São Paulo (2008/2009). Possui, também, informações sobre uma “sequência de ataques ao governo”, a partir do dia 22 de junho de 2011. Não significa, necessariamente, que governos de outros países sejam responsáveis – embora se atribua à China a façanha de ter “desviado” cerca de 15% do volume de tráfego mundial da internet em 2010. Os registros oficiais brasileiros confirmam a dimensão da vulnerabilidade do país e demonstram a profundidade da miopia governamental. Exemplar é o uso da fatia do orçamento federal aprovada para investimento na construção de um sistema nacional de “defesa contra ameaças” cibernéticas e para produção de “mecanismos de proteção de dados sensíveis”. No ano passado, de cada R$ 100 aprovados para esse programa, somente R$ 31 foram usados. Neste ano, até junho, de cada R$ 100 previstos, só haviam sido gastos R$ 8. Na liderança política de um país que mantém a quase totalidade do seu fluxo de dados via internet – sem infraestrutura de redes, cabos submarinos ou satélites próprios-, tem 90% do seu comércio feito por linhas marítimas e produz no mar 80% do seu petróleo, Dilma Rousseff parece ter optado pelo “samba” de uma nota só: reclamar de Barack Obama. Como a fila é grande, talvez precise de senha não-criptografada.

  23. Perda de tempo. Audiência

    Perda de tempo. Audiência baixa, programa ultrapassado, só velho vê (como as novelas):

     

    O “Fantástico” voltou a registrar baixa audiência neste domingo, 08. De acordo com dados prévios, o jornalístico obteve média de 17 pontos, ante 13 da Record, 9 do SBT e 6 da Band. Os índices podem sofrer alterações no consolidado. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

    A marca é um dos piores desempenhos da revista eletrônica comandada por Zeca Camargo,Renata Ceribelli e Tadeu Schmidt em 2013.

     

    http://rd1.ig.com.br/televisao/fantastico-registra-baixa-audiencia-revenge-vence-a-fazenda-panico-e-silvio-santos/202778

  24. Parece que me expresso em

    Parece que me expresso em grego antigo. Vamos blancear:

    1.A espionagem dentro das redes centradas nos EUA (exclusivamnte nelas) deve ter existido. Pomto.

    2.Desconhece-se completamente a extensão dessas operações e o uso das informações captadas. Mostrar um monte  de papeis não quer dizer absolutamente nada.

    3.Os serviços de inteligencia americanos não sõa muito eficientes historicamente. Essas varreduras “pega tudo” falham na analise e interpretação dos dados, onde oas americanos são ruins

    O mais importante que quis ressaltar: espionagem é um fato das relações internacionais, está sempre acontecendo e desse fato NÃO SE PASSA RECIBO E NEM SE RECLAMA, fica feio e dá mostra de simploriedade diplomatica.

    Entre 1946 e 1948 os EUA foram intensamente espionados pelos sovieticos para que estes tivessem os dados para fabricação da bomba atomica. Mais de 20 top espiões atuaram, alguns dentro dos labortaorios de Los Alamaos, alguns foram pegos (Karl Fuchs) , alguns executados na cadeira eletrica (Julio e Ethel Rosenberg)  outros fugiram para a Russia ( Donald MacLean) MAS o Embaixador russo em Washington nunca recebeu um telefonema de reclamção pela espionagem.

    Não fica bem reclamar, fica muito feio, é coisa de pé de chinelo brigando no transito.

  25. é o fim do liberalismo

    O Estado americano espionando empresas brasileiras. Não consigo imaginar final mais deprimente para os ideais liberais.

    De resto estou de acordo. Fantástico da rede grobo pautando a politica externa brasileira é a consumação da republica das bananas.

  26. Isto é incrível!

    Incrível como um comentário tão pífio como esse de André Araújo vira post. 

    O que é realmente ridículo é querer reduzir toda a denúncia a um factoide do Fantástico, a uma trama da Globo contra o Brasil. Olhem além do cercadinho e percebam que esse vazamento de Edward Snowden e as matérias que daí advieram – no Guardian, no Washington Post, no Der Spiegel, no New York Times, no Pro-Publica, no Globo/Época/Fantástico – constituem-se simplesmente no acontecimento jornalístico do ano – se é que é só deste ano.

    As Organizações Globo são, antes de tudo, uma empresa. Se lhes foi oferecida a oportunidade de entrar temporariamente no seleto grupo acima mencionado, justo agora que enfrenta umas tantas e merecidas hostilidades, como poderiam recusar?

    Brasileiros já andaram questionando Greenwald no blog dele e no twitter sobre trabalhar com a Globo. Ele respondeu mais ou menos o seguinte: Conheço bem os defeitos da Globo, bem como das demais empresas jornalísticas com que trabalhei/trabalho, mas estou buscando o máximo de difusão, pois devo isso a Snowden. Tenho tido total liberdade e tenho trabalhado com excelentes jornalistas. 

    O autor do post pergunta qual a credibilidade de Snowden/Greenwald/David Miranda. Não sei por que Miranda foi aí mencionado, já que ele é apenas o companheiro de longa data de Greenwald, motivo de sua mudança para o Brasil. Talvez o cara tenha apenas querido lembrar que Greenwald é homossexual, tentando usar a homofobia para desacreditá-lo, vai saber…

    Quanto a Snowden e Greenwald, acho que até agora ninguém tinha contestado as informações que eles soltaram. A estratégia para desmerecer as revelações vem sendo a de dizer que não há novidade nenhuma, que “todo mundo já sabia do que está sendo divulgado” – tese abraçada por boa parte dos que frequentam este blog, gente que aparentemente não vem lendo nada, única explicação para alegação tão tola.  

    A matéria do Fantástico, que ninguém daqui quis ver pq foi veiculada pela Globo, não alega que houve espionagem relativa ao leilão. A única coisa que é dada como certa, pois está documentado – e esses documentos não estão sendo contestados nem pela NSA -, é que a Petrobras vem sendo espionada. O que “todo mundo aqui já sabia”, claro! Mas como agora ficou comprovado e como o leilão tá despertando muito interesse dos americanos, dá pro receio da gente – de entrar pelo cano – aumentar um pouquinho, né não?

     

  27. Factóide ou não André, o

    Factóide ou não André, o assunto põe na defensiva as empresas americanas interessadas na exploração dessas reservas e atiça aquele mais nacionalismo tupiniquim que existe dentro de cada brasileiro contra “los hermanos do norte”. O certo é que para explorar o pré – sal vai ser preciso muito dinheiro em Capex e pesquisa. A vida mostrou que exploração do petróleo não é “brinquedo para muitos”. Ao menor sinal de insucesso, seca – se os recursos envolvidos na exploração. O maior exemplo é o Eike Batista, prometeu ao mercado 300 mil barris dia e a produção não passa de 30 mil.

    Quanto a importação de gasolina e diesel, isso é resultado de muitos anos de falta de investimento em refino somado ao crescimento do consumo potencializado pelo crescimento econômico dos últimos 10 anos. A refinaria mais próxima da Petrobras para entrar em atividade será a Abreu Lima, no próximo ano (será que é por causa da eleição?). A produção estimada em pico de produção será de 230 mbpd, o que vai demorar alguns meses e talvez anos. As outras refinarias dependem de dinheiro e parcerias e a Petrobras precisa levantar. As companhias americanas com a “sede de petróleo” que move elas poderiam ser as futuras parceiras na exploração e no refino. Mas sinceramente, não acredito que eles vão entrar pesado nesse negócio. Os chineses certamente condicionam a entrada deles neste cenário de parceria a importação de equipamentos, plataformas e navios fabricados por eles. Essa é outra opção na mesa. A verdade é que a exploração do pré – sal além de toda complexidade tecnologica depende do outro lado da moeda que é o refino. Uma coisa está atralada a outra, caso contrário viramos uma “Venezuela” a viver só da exportação óleo crú e da importação dos subprodutos do refino.

    Tenho no meu DNA um anti-americanismo de todos esses anos que eles interferiram direta ou indiretamente nos assuntos internos do Brasil. Acredito que exista espionagem também e que haja brasileiros financiados a espionarem também para os americanos. É próprio deles fazerem esse tipo de “negócio”, fizeram em diversos países e fazem aqui. Mas transformar isso em factóide para prejudicar os negócios que interessam o país é de uma burrice sem tamanho. É mais uma cartada para que as companhias americanas não venha a somar esforços na exploração dessas complexas reservas e provavelmente baixará o preço dos lotes de exploração que serão leiloados. um tiro no pé, pois o Brasil não tem recursos a curto prazo para uma tarefa dessa envergadura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador