TNYT mostra os impactos da suspensão da USAID determinada por Trump

Enquanto os voluntários são convocados para encerrar o tratamento, cientistas se dividem entre abandoná-los e ignorar as ordens do governo

Crédito: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais, que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), até então uma das maiores agências oficiais de ajuda humanitária do mundo, roubou bilhões de dólares para financiar boas histórias sobre o Partido Democrata.

No entanto, Trump não apresentou provas para comprovar o que chamou de “talvez o maior escândalo da história”. 

O fato é que a suspensão de repasses para a Usaid já surte efeito entre aqueles que mais precisam: os milhares assistidos, que recebiam medicamentos e dispositivos experimentais.  

Uma reportagem do The New York Times reuniu histórias de pessoas que já vivem os efeitos da determinação do presidente norte-americano. A sul-africana Asanda Zondi é uma delas. Na última quinta-feira (30), ela recebeu um telefonema para ser informada de que o estudo de investigação para prevenir HIV e gravidez do qual participava foi encerrado. 

Ela, então, foi convocada para comparecer a clínica de saúde em Vulindlela, para que um dispositivo de silicone fosse retirado de seu corpo. Isso porque além de perder o apoio financeiro ao estudo, a Usaid ordenou a suspensão de todos os trabalhos em andamento de todas as organizações até então financiadas. 

Questionado pela imprensa, secretário de Estado, Marco Rubio, justificou que a Usaid era um desperdício de dinheiro, usado para promover uma “agenda liberal que vai contra a política externa do presidente Trump”.

Desde então, cientistas se encontram diante de uma difícil decisão: a de desrespeitar as ordens do governo norte-americano e continuar o tratamento dos voluntários de pesquisas ou deixá-los sem assistência diante de potenciais efeitos secundários e danos de tratamentos experimentais.

LEIA TAMBÉM:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trump é apenas o testa de Ferro da Eminência Parda, o maioral Elon Musk.
    Revista Time publica capa com montagem de Elon Musk em cadeira presidencial na Casa Branca
    Publicação diz que Musk lidera “guerra em Washington”, por cortes de gastos de seu novo departamento, mas alerta para “perigos de um homem não eleito possuir tal poder irrestrito” e sugere disputa Trump
    Viva a Plutocracia!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador