Turquia: explosão deixa mortos e feridos no centro de Istambul; Erdogan fala em “terrorismo”

Forte explosão de origem ainda desconhecida que deixou pelo menos seis mortos e mais de 50 feridos

Equipes de resgate no local da explosão ocorrida na rua Istiklal, em Istambul, em 13 de novembro de 2022. AP – Francisco Seco

da RFI

O pânico tomou conta do coração de Istambul neste domingo (13), após uma forte explosão de origem ainda desconhecida que deixou pelo menos seis mortos e mais de 50 feridos, de acordo com o presidente Recep Tayyip Erdpogan, que denunciou um “ataque vil”.

A explosão ocorreu por volta das 16h20 (10h20 pelo horário de Brasília), quando muita gente ocupava uma rua popular de caminhadas aos fins de semana para moradores de Istambul e turistas. Menos de uma hora após os eventos, o Alto Conselho Audiovisual da Turquia (RTUK) proibiu a imprensa de transmitir imagens da cena.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, denunciou um “ataque vil” que deixou “seis mortos e 53 feridos”, de acordo com um último balanço. “Os autores deste ataque vil serão desmascarados. Que nossa população tenha certeza de que os responsáveis ​​serão punidos”, reafirmou o presidente na televisão, duas horas após a explosão na rua comercial de Istiklal.

 “As primeiras observações dão a entender que se trata de um atentado terrorista”, disse Erdogan aos jornalistas, acrescentando que “um homem e uma mulher estariam envolvidos”, sem dar mais detalhes.

Depois da explosão, circularam rumores de que poderia ter se tratado de um atentado suicida, mas sem nenhuma prova ou confirmação.

Segundo um cinegrafista da AFP que esteve no local, a polícia estabeleceu um amplo cordão de isolamento para impedir o acesso à área atingida por medo de uma segunda explosão. Forças de segurança bloqueiam todo o acesso ao local nesse momento.

   “Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Explosão ensurdecedora

“Eu estava a 50-55 metros de distância, de repente ouvi o som de uma explosão. Vi três ou quatro pessoas no chão”, disse uma testemunha, Cemal Denizci, 57 anos, à AFP. “As pessoas estavam correndo em pânico. O barulho era enorme. Havia fumaça preta. O som era tão alto, quase ensurdecedor”, relatou.

A área foi completamente evacuada de pedestres. A polícia isolou o acesso à rua Istiklal e vias adjacentes, e helicópteros sobrevoaram o centro da cidade, onde várias sirenes soaram. Famílias com crianças nos braços tentavam fugir. No bairro vizinho de Galata, muitas lojas fecharam as portas.

De acordo com imagens postadas nas redes sociais, a explosão foi acompanhada de chamas e pôde ser ouvida de longe. Um movimento de pânico foi desencadeado a seguir, com pessoas correndo em todas as direções. Uma grande cratera preta é visível nestas imagens, juntamente com vários corpos caídos nas proximidades.

https://twitter.com/pusholder/status/1591787274894991361?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1591787274894991361%7Ctwgr%5E31a52e81642de4c794e3ee742e03b2f35beb9f3f%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.rfi.fr%2Fbr%2Feuropa%2F20221113-turquia-explosC3A3o-deixa-mortos-e-feridos-no-centro-de-istambul-erdogan-fala-em-terrorismo

Não é a primeira vez que Istambul é atingida por um ataque como esse. A rua Itstiqlal já havia sido alvo no passado, durante uma série de ataques ocorridos em 2015-2016. Reivindicados em parte pelo grupo jihadista Estado Islâmico, esses ataques deixaram quase 500 mortos e mais de 2.000 feridos.

“As tentativas de afundar a Turquia e a nação turca no terror não vão atingir seu objetivo. Nem hoje nem amanhã, como tampouco ocorreu no passado”, garantiu o presidente turco.

(Com informações da AFP)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador