
Na manhã desta quarta-feira, 16, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, encaminhou à Polícia Federal um pedido de investigação policial referente ao apagão ocorrido na terça-feira, 15. A solicitação partiu do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Dino justificou a ação como necessária para identificar a causa técnica da interrupção de energia e também incluiu a possibilidade de um ato ilícito planejado.
Ele declarou em sua rede social: “Na manhã de hoje, enviei à Polícia Federal o pedido do Ministro Alexandre Silveira para investigar a anômala interrupção de energia ocorrida ontem. A falta de elementos técnicos até o momento nos leva a considerar uma análise mais ampla, inclusive explorando a possibilidade de atos ilícitos.”
Em uma entrevista à TV GGN, a economista e diretora do Instituto Ilumina, Clarice Ferraz, atribuiu o blackout a um pico de energia gerado no Nordeste, que resultou em uma falha no Sistema Interligado Nacional.
O apagão afetou quase todos os estados brasileiros, impactando cerca de 29 milhões de residências. A energia foi restabelecida na tarde do mesmo dia.
LEIA MAIS

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.