A delação dos marqueteiros contra Lula e Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Jornal GGN – Mal o Supremo Tribunal Federal liberou os vídeos da delação de João Santana e sua esposa, ambos responsáveis pelas últimas campanhas presidenciais do PT, e o assunto já tem destaque nos principais portais noticiosos, com acusações contra a ex-presidente Dilma Rousseff e Lula.

Em um dos depoimentos, Santana disse que Lula mandava recados à Dilma através do marqueteiro. Em uma das mensagens, teria pedido para avisar que Graça Foster, ex-presidente da Petrobras, estava “fechando a torneira” das empresas investigada na Lava Jato.

“Diga à presidenta Dilma que a Graça está atrasando sistematicamente o pagamento, e muitas empresas vão parar obras importantes porque não estão recebendo”, relatou o delator.

Em outra passagem, a esposa de Santana, Mônica Moura, disse que Dilma repassava a ela informações sobre a Lava Jato que teriam sido obtidas pelo ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Dilma, inclusive, teria dado sinais da existência de um mandado de prisão contra o casal. 

Os vídeos estão disponíveis na TV GGN, o canal do Jornal GGN no Yotube.

https://www.youtube.com/watch?v=KNU1UfxrZ-k]

https://www.youtube.com/watch?v=zCVn4xnkCI0]

https://www.youtube.com/watch?v=9eZO2OI4HFs]

https://www.youtube.com/watch?v=3UuwaKz9CEg]

https://www.youtube.com/watch?v=zPaXipyycp8]

https://www.youtube.com/watch?v=rIhGLO_N82o]

https://www.youtube.com/watch?v=A575FUUdPdw]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=UrLu906w_1E

[video:https://www.youtube.com/watch?v=o-sLp1V0IFc

[video:https://www.youtube.com/watch?v=rq_OrMi-FdM

[video:https://www.youtube.com/watch?v=jDQocEO3GtQ

[video:https://www.youtube.com/watch?v=r9YT3pIU3GA

[video:https://www.youtube.com/watch?v=N5XOfbTYsAU

[video:https://www.youtube.com/watch?v=oOjQxltNaNs

 

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Renovação

    Um dos grandes erros dos partidos progressistas foi ter dependido excessivamente do Presidente Lula. Na verdade quase se resumiu a ele.

    Muito embora a maioria das convicções do MPF seja questionável, outras até inversossímil, é fato que o relacionamento dele com o submundo das empreiteiras e consequentemente das negociatas era incomodamente íntimo.

    Portanto, não creio que as forças progressistas devam continuar se desgastando com as frentes de luta já tradicionais e em outra defender a honra do presidente Lula, sendo esta a grande prioridade do momento, ainda que estejamos numa batalha real contra bandeiras inimigas no Congresso, na imprensa, nos movimentos sociais…

    Ainda que seu convívio glamuroso com o inimigo seja mais uma ardilosa campanha de marketing, precisamos reunir forças para a grande batalha que teremos em 2018: O Congresso.

     

    Eu prefiro reunir forças no congresso para não perdermos ainda mais direitos já conquistados, a termos um executivo engessado com uma minoria no legislativo e ter que, uma vez mais, negociar direitos para a tal governabilidade.

     

  2. Interessante

    Lula não tinha nenhuma aproximação com Dilma, como sabem todos os imbecis. Por isso, pedia a terceiros que dessem recados a ela. Será que alguém acredita? Depois dessa, parei de ver o “programa humorístico”.

  3. A palavra do LULA e da Dilma

    A palavra do LULA e da Dilma para mim bastam.

    Confiar naqueles que tiram direitos e mentem descaradamente e que conheço de outros carnavais?

    Francamente…

    Só trouxa cai nisso…

    O negócio que os golpistas estão lidando é propina para trilhões de dólares!

    Os golpistas terão entregar muita coisa boa para o povo…

    Por que senão periga o povo linchar estes golpistas em praça pública…

     

  4. É obvio que essas delações mentirosas foram obtidas por meio de

    É obvio que essas delações mentirosas foram obtidas por meio de coação feita pelo ministério público. Os réus não têm escolhas, ou mentem reproduzindo o que foi ajustado pelos torturadores, ou pegarão décadas de prisão.

    Tudo isso não passa de uma farsa!

  5. Se Lula é safo, como disse o $upremo Ministro Marco Aurélio…

    Se, como afirmou o Ministro do $TF, Marco Aurélio de Mello, ele jamais mandaria recado por alguém com tem uma relação apenas profissional.

    Se eles se satisfaem apenas com delações, devem estar saciados com os Marqueteiros. Agora se eles querem provas, as maracutaias do Aécio Neves e do  $erra estão provadas.

    Só que, nesses casos, eles não tem convicção.

  6. Chega

    Não comsegui ver nem o 1º vídeo todo. Estou cheia de delações forjadas e fajutas.

    Como dizia tempos atrás o Futuro Presidente do Brasil, João Dória (Já devem estar preparando as urnas)

     

    C A N S E I  !!!

  7. Eu, que não sou senão uma

    Eu, que não sou senão uma simples cidadã anônima, vez por outra passo uns perrengues da vida, sem condições de dormir bem, de acordar com entusiasmo. Agora, penso como pode ser a vida de pessoas como Dilma e Lula. Só pode ser muito complicado viver-se assim: perseguido; assustado com o porvir; revoltados em ouvir delatores mentindo sobre eles, e magoados terrivelmente com a quantidade de traidores, de fingidores, de covardes que ontem estavam deles a precisar, e sorrirem um sorriso de falso-amigo. 

    tudo muito triste, por enquanto, e com vistas a piorar a cada dia, se já está no fio para delatar o outro “amigo” chamado Palocci.

     

     

  8. “Diga à presidenta Dilma que

    “Diga à presidenta Dilma que a Graça está atrasando sistematicamente o pagamento, e muitas empresas vão parar obras importantes porque não estão recebendo”, relatou o delator.

    Qual o crime? 

    Um ex-presidente preocupado com obras, algumas possivelmente iniciadas em seu governo, é crime onde? Qualquer administrador teria a preocupação com seu andamento e os problemas que poderiam causar ao país.

    Agora, pensando bem, porque Lula, que tinha acesso direto a Dilma, usaria o marqueteiro para mandar recados para a presidenta?

    Todo mundo reconhece o talento e a criatividade dos marqueteiros em geral, no caso do alcaguete em questão, é fato que se trata de um mestre. Daí, após uma acurada análise da situação, ao que tudo indica, elaboraram, de comum acordo( ele e a digníssima), um roteiro que satisfizesse seu eleitorado, ou melhor, seus carcereiros.

    Tudo que fala é a palavra dele contra a de Lula e Dilma. Provas? Para que provas? A liberdade de falar o que quiser sem mencionar provas, obviamente contando com a boa vontade e receptividade de seus carcereiros, fez seu talento de criar histórias atingir o máximo. Santana se superou.

    O casal, certamente, está no seu melhor momento criativo. Alguns artistas costumam criar suas melhores obras em momentos de desespero, o que é o caso dos marqueteiros. 

    Com certeza seus depoimentos serão, no futuro, considerados uma obra-prima da pós-verdade.

     

  9. Democratas: Não assustam com bombardeios da Mídia.

    O complô Jurídico-Midiático está gastando todo  o seu arsenal.

    Muita gente muda canal pra ver novelas por não aguentar o JN. 

    Pouca gente aguenta ver as repetidas análises bestiais dos jornalistas da Bobonews.

    Os canais esportivos e musicais estam bombando

    Enquanto isso Lavajatos; nunca os corruptos foram tão vorazes em Brasília: são bilhoes por hora atravéz de reuniões , decretos e portarias ministeriais.

    As negociatas são tantas e tão as claras que os governistas praticam as pilhagens com a certeza da proteção e do controle do aparato juridico-policial .

  10. Gostaria de perguntar o que é Democracia para ambos os ex-presidentes; o que seria uma disputa presidencial democrática e o que seria um golpe contra ela, a Democracia.

     

     

    1. Boa pergunta

      Vai travar muita gente com esta pergunta… kkkkk uso de caixa dois ainda mais neste volume é um super golpe a democracia.

    2. Boa pergunta

      Vai travar muita gente com esta pergunta… kkkkk uso de caixa dois ainda mais neste volume é um super golpe a democracia.

    3. O FHC e o Lula vão responder a pergunta do Beto Filho da Puma

      Dinheiro desviado deve ser usado para enriquecimento ilícito, não para fraudar a democracia. Aí já é demais.

  11. Perguntas que ninguém fez sobre o rascunho de email

    Estou me baseando no documento fornecido pelo Estadão em http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2017/05/10.Ref-anexo-14-M%C3%B4nica-Ata-Notorial-1%C2%BA-Tabelionato-de-Notas.pdf

    e na matéria 

    [email protected]

    Delatora entrega imagem de e-mail criado para conversas secretas com Dilma quando a Lava Jato avançava”

    em http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/2606iolandagmail-com/

     

    1) Se Mõnica foi ao cartório, por que não pediu para imprimir também os endereços IPs que acessaram aquela conta?

    2) Por que na primeira página do documento do cartório constam quatro acessos e três mudanças de senha entre 29/04 e 12/07/2016 (a ata e o acesso foram registrados em 13/07/2016)?

    3) Por que o login de 13/07/2016 não está registrado na tela da página 1?

    4) Quem estava acessando a conta ao mesmo tempo, em outro lugar, enquanto era feita a ata no cartório? Veja na página 1, no canto inferior direito da tela, a informação “Acesso em outro local”.

     

    Algumas destas perguntas podem ter respostas simples e convincentes. Mas seria interessante conhecer as respostas da delatora.

     

    Adolfo Neto

    Professora da Universidade Federal Tecnológica do Paraná

    Doutor em Ciẽncia da Computação pela Universidade de São Paulo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador