A derrocada da credibilidade do MPF, por Wilson Ramos Filho (Xixo)

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Montagem com obras de Escher
 
A derrocada da credibilidade do MPF
 
por Wilson Ramos Filho (Xixo)
 
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, por muitos anos, figurou entre as mais reputadas instituições. A carreira no MP, pelas possibilidades democráticas que abria na defesa dos coletivos vulneráveis, empolgou gerações. Fui orientador de teses e dissertações lindíssimas de promotores e de procuradores federais. 
 
Toda essa credibilidade foi destruída por conta de moleques fundamentalistas e por uma “Direita concursada” movida a convicções sem provas. Hoje muitos dos que pretendem a carreira tem aquela motivação meganha dos que querem o poder da investidura para nelas exercer suas psicopatias. O que se constatava nas PMs, contaminou o MPF. Sobrou até para o MPT, em menor escala, e para o MP nos Estados. Os últimos concursos selecionaram um tipo de gente fascinado por janotices, deltânicas ou não, que pouco tem a ver com os quadros jurídicos selecionados na década de noventa e nos primeiros anos do século atual. Em graus diversos são visíveis desvios psicológicos em vários.

 
A carreira perdeu atratividade entre as pessoas formadas nos valores humanistas. Hoje atrai os concurseiros que antes tinham como objetivo a PF, as polícias civis e militares nos Estados. Há exceções, óbvio, muitas. Entretanto, qualquer analista desapaixonado haverá de concordar que há diferença no perfil dos atuais, em comparação com o das gerações de procuradores federais que os antecederam. 
 
Os envaidecidos paladinos da moralidade hipócrita, cegos pela ilusão meritocrata, destruíram muito da credibilidade institucional de outrora. 
 
O que se passará na Magistratura Federal, depende do julgamento no dia 24. Ninguém bem informado (caso dos concurseiros e dos recentemente empossados) desconhece os absurdos da sentença contra Lula. Todos sabem que o TFR4 furou a fila para antecipar a confirmação da desastrosa sentença para impedir a candidatura de Lula. A mera antecipação para logo depois do recesso forense, em período de férias escolares já evidencia o papel do Judiciário no Golpe. 
 
Caso prevaleça a sanha persecutória, arbitrária e ilegal, sendo confirmada a sentença, aquilo que se passou com a imagem do Ministério Público ocorrerá com a da Magistratura.  Já está ocorrendo, de modo ainda limitado, mas certamente não a ponto de causar constrangimentos.
 
Qualquer que seja a decisão, com o  julgamento em segunda instância do caso Lula, o Poder Judiciário sinalizará aos magistrados que iniciaram suas carreiras há dez ou doze anos um norte, um rumo, um sentido. Vetará ou estimurará julgamentos condenatórios sem que tenha havido crime, sem que existam provas, por mera convicção ideológica. E a cúpula do Judiciário sabe disso.
 
No dia 24 de Janeiro o Poder Judiciário será julgado, é verdade.  Mas a questão reveste-se de uma gravidade excepcional. Esta data será memorizada como a do “ponto de não retorno” para as instituições e para a normalidade democrática. Estará em pauta no TRF4 o que será o amanhã. 
 
Wilson Ramos Filho (Xixo), advogado aposentado, doutor em Direito, professor na UFPR.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mal menor se o estrago fosse apenas da credibiidade do MPF

    Mas o Brasil tb foi pro ralo. Procuradores arrogantes, inebriados pelo poder foram os peões perfeitos de que se valeram os artífices externos do golpe devastador que desfecharam em nosso pais.

  2. EXISTEM MUITAS EXCEÇÕES …

    Só que esta “exceção” não reage.. Não fala. Aí parece que concordam com os fundamentalistas! Parece aquele médico que abre o paciente e enxerga um bisturi dentro do estômago do cara… Alguém esqueceu lá e ferrou o sujeito. Mas o espirito de corpo fala mais alto… Não se comenta o erro médico e pronto!  A Justiça tá do mesmo jeito. Um monte de gente do bem (delegados, juízes, promotores, desembargadores etc) sabem o mal que este “concursados e etc” vem fazendo a Justiça brasileira… Mas ficam calados, quietinhos. Não fazem nada. Ou seja, estão vendo a Instituição indo pro vinagre, mas os interesses da Classe falam mais alto! Como me disse um amigo, “rapaz, a mosca tsé tsé não picou só o povão brasileiro, picou também uma turma da justiça. Tá todo mundo em sono profundo”…

  3. Logo eu vi

    Pesquisando na plataforma lattes, extraí essas credenciais entre outras.

    Advogado de sindicatos de trabalhadores há 30 anos, no Paraná e em Santa Catarina, tendo integrado o coletivo jurídico da CUT Nacional desde a sua fundação. 

    Infelizmente não é regra geral no meio jurídico esse tipo de comportamento – a defesa da democracia.

    Tudo que foi afirmado foram colírios para os meus olhos, mas poucos se atrevem a fazê-lo.

    Quantos são?

    Essa é a pergunta que deve ser feita.

    Devem existir muitos, e se assim for, estão escondidos, amedrontados, não querenm correr riscos perante aos seus pares, nas redes sociais e na grande mídia.

    O que deve ser analisado nesse seu texto são os argumentos que ele expressa com a certeza de que a PF, MPF e o judiciário estão contaminados pelos concurseiros que se ameganharam.

    Valeu Doutor!

  4. Disse a verdadeira causa: desequilibrados e doentes sociais

    Tão perturbados e esquizofrêncicos socias que não notam que corrompidos como estão, não podem combater a corrupção. Precisamos ficar atentos para não nos desviarmos para este “mundo” adoecido. 

  5. Sim, o liberalismo privatista

    Sim, o liberalismo privatista conseguiu infiltrar-se no Ministério Público. E não há absolutamente nada que o capital não consiga corromper.

    O caso do MP é grave mas não é mais grave do que essa infiltração em outros poderes públicos. Como o autor cita, as polícias já estavam corrompidas pelo privatismo faz tempo.

    Ou a gente resgata nossa pátria ou, ué… ficamos apátridas, párias, auto-banidos e aleijados de algo posto pela DDH como direito inalienáveil da pessoa humana. Bem… sempre podemos tentar ser cidadãos de 2a. classe em algum outro país, não é? Daqueles que se curvam ante os que se arvoram chefes apenas por suas nacionalidades.

  6. Meu deus!
    Já passaram do

    Meu deus!

    Já passaram do ponto de retorno há muito e muito! E deitam e rolam por causa disso: tem retardados acordando somente agora.

  7. Eles assistem muito Marvel

    Se julgam superheróis!  Tive essa fase nos meus 7  ou  8 anos, depois percebi o quanto infantil era. Esses caras com quase 40 anos não passam de aborrecentes infantilizados.

  8. Tem um certo exagero nessa

    Tem um certo exagero nessa estória,

     

    lembro que a primeira reportagem que li contrária a essa classe foi no saudoso jornal da tarde que já relatava a farra das diárias, antes so haviam reportagens dizindo loas, alguns ficaram furiosos com o jornal. Depois apareceu algumas reportagens sobre gastos com sedes suntuosas, a blindagem já ocorrer há décadas, quando houve uma grande operação no estado paulista???.

  9. Concurseiros
     

    Quem se formou até os anos 90 sabia que os mais capacitados ocupantes de cargos públicos no âmbito do judiciário, os de mais sólida formação, eram membros do ministério público estadual e federal, seguidos pelos cobiçados delegados da polícia federal, de quem se exigia muito,  secundados  pelos juízes de piso, os federais , os do trabalho e ultimados pelos procuradores e delegados, que recebiam salários de nível médio.

    O que não se observou é que quem estudou até 90, recebeu uma formação confiável, estava estreando a constituição de 88 e se tivesse estudado em boa escola, com 3 meses de estudo severo poderia tentar carreira. 

    Os salários eram irrisórios, estávamos na era FHC. O que havia mesmo, era a exigência de formação. Até juiz ganhava pouco. O salário inicial para a carreira de Juiz Auxiliar em SP, por exemplo era equivalente a 3 mil reais e mais uns discretos penduricalhos. Foi a era Lula que recompensou as carreiras jurídicas,

    Mas o fator que eu considero preponderante é o sub reptício limite de idade. Foram admitindo concorrentes cada vez mais jovens e menos experientes, sem qualquer vivência ou experiência de vida. Filhinhos de papi, que só estudaram, nunca tiveram que trabalhar e , com raras exceções, nunca passaram necessidade na vida.

    Deu no que deu.

    Governos socialistas, por excesso de honestidade ideológica, costumam ser vítimas de si próprios, eis que se comportan de maneira ingênua ( ou republicana, como querem alguns).

    Enfim, criou corvos.

    Períodos socialistas são breves o suficiente para permitirem a recuperação da confiança do povo, mas o verdadeiro poder não dorme, põe seus ovos no ventre do inimigo e o devora lentamente. Assim nasceram as vespas do neojudiciário.

     

     

     

    1. Cada estado tinha um piso
      Cada estado tinha um piso salarial próprio, criaram o tal cnj e chegaram a conclusão que era tudo a mesma sopa unificando os salários.

  10. Professores de cursinhos…

    Boa parte dos concurseiros são “formados” por professores adeptos da meritocracia que enxergam os anos FHC como os moralisadores da coisa pública e os anos Lula-Dilma como a debacle da intitucionalização. Discuta com um concurseiro pra vocie ver. Eles tem argumentos sólidos de que o estado foi modernizado por Bresser, Pérsio Arida etc…

  11. Lula já está condenado

    Francamente, está na cara que o TRF vai condenar Lula. Os desembargadores, vaidosos, comprometidos com o golpe, jamais deixariam passar a oportunidade da fama de cinco minutos. Quebraram-se ordem de julgamento dos processos , como Moro quebrou valiosos princípios de direito. Possível até que tenha sido o Ali Kamel (Globo) quem  redigiu a minuta dos votos. Lula já está condenado. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador