A falta de entendimento que permeia críticas aos petistas apenados

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Nilva de Souza

do Gestão Pública Social

Explicação a quem interessar possa sobre a Ação Penal 470 

Luís Antônio Albiero

Não, José Dirceu não foi jamais condenado por ter “roubado” alguma coisa. Também Genoíno não foi sequer acusado de ter “roubado” algo. Nem Delúbio Soares.

Dirceu, Genoíno e Delubio também não foram condenados por serem “corruptos”. 

Ao contrário, todos eles foram condenados porque, segundo o Ministério Público, teriam “corrompido” deputados federais, dentre eles Roberto Jefferson, que só recentemente foi preso. Isso mesmo. É incrível, mas é a mais pura realidade. Foram condenados por “corrupção ativa”, ou seja, porque seriam “corruptores”. 

Na corrupção, o corruptor normalmente é o empresário, o sujeito que tem dinheiro, que “compra”, que corrompe um servidor público, para que este faça ou deixe de fazer alguma coisa, de modo a beneficiar o corruptor. É como quando você – você mesmo! – “molha a mão” do guarda para não levar uma multa. 

E como foi a “corrupção ativa” de Dirceu? Como Ministro de Estado – portanto, na condição de servidor público (o que já é uma inversão do que ocorre normalmente…), ele teria “comprado” deputados. E só deputados federais. E para quê? Com qual interesse? Segundo os Ministros que o condenaram, era para que esses deputados votassem a favor do governo. Para quê? Para que o partido dele se “perpetuasse no poder”.


Por aí já dá para ver o motivo político da condenação. Ora, como é que o PT poderia se perpetuar no poder sem obter a segurança de que continuaria obtendo o voto popular? 

E mais: como poderia contar com o voto popular com medidas impopulares, embora necessárias para o futuro da Nação, como as reformas da Previdência e Tributária? 

São necessários os votos de 3/5 dos deputados federais e 3/5 dos senadores para aprovar uma reforma constitucional. Então, como é que Dirceu poderia garantir a aprovação que exigia votos favoráveis de mais de 300 deputados e senadores “comprando” apenas meia dúzia de deputados e nenhum senador?

É preciso estar com a mente contagiada pelo bombardeio diário da TV ao longo dos últimos NOVE anos para acreditar numa trama fantasiosa como essa.

O que está por trás dessa história é o ódio de classe. As elites brasileiras não perdoam quem, vindo de baixo, trouxe dignidade ao povo pobre do Brasil, que hoje tem acesso a shoppings, faculdades, aeroportos, créditos etc. 

Gilmar Mendes, de família tradicional de Diamantino (MT), onde sua família exerce o papel de “coronel” da política local; Marco Aurélio de Melo, primo de Fernando Color, cuja família domina a política de Alagoas; Celso de Melo, juiz conservador nascido em Tatuí, ex-braço direito de Saulo Ramos, ministro do governo Sarney; são os ministros do STF que hoje representam as elites naquele tribunal.

A eles, somou-se, por um erro de cálculo e ingenuidade de Lula, Joaquim Barbosa, que serviu a Golbery do Couto e Silva durante os governos militares. Depois veio Luiz Fux, outro erro de indicação, agora de Dilma.  

Esses cinco ministros, conluiados com os PGRs anteriores, “compraram” a trama desenvolvida pela oposição, rotulada poir Jefferson (autor do título “Mensalão”) e patrocinada pela mídia conservadora. E empreenderam a mais nefasta perseguição aos réus da AP470.  

Razões politicas foram acintosamente utilizadas pelos ministros para condenar os réus. São, sim, presos políticos. Nada “roubaram”, tampouco “compraram” deputados.

A absolvição por formação de quadrilha foi só o início do restabelecimento da justiça. A caminhada ainda será longa até que justiça efetivamente seja feita em sua plenitude. 

Luís Antônio Albiero – Advogado na cidade de Americana/SP – [email protected]

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Esta é uma frase famosa,

      Esta é uma frase famosa, principalmente para aqueles que não tem o que dizer mesmo, como estão todos os que acreditaram na Mídia, STF e etc…..

  1. mensalão petista=mentirão

    Esta matéria apenas demonstra de forma resumida que o “mensalão petista” foi uma tentativa de golpe dos inconformados com a democracia. De tanto apanharem nas urnas, que eles mesmos desenvolveram, tentaram uma última cartada no STF.

    Com a iminente saída do truculento Joaquim Barbosa e, em breve, do Celso de Mello, o STF renovará ares da tecnicalidade que lhe é peculiar. Gilmar Mendes, Luiz Fux e Marco Aurélio de Mello ficarão isolados numa minoria cada vez mais insignificante.

    É claro que Dilma terá que escolher os dois próximos ministros com o mesmo critério técnico que o constitucionalista Barroso.

    Parabéns a Hildegard Angel por definir a AP470: um Mentirão.

  2. Falta a torcedores do tipo do

    Falta a torcedores do tipo do articulista mais humildade. Assumir que o Partido errou, aceitar as penas impostas pelo STF e seguir na luta. Dizer que o STF, composto em sua maioria por indicação do próprio governo, agiu em conluio para prejudicar o PT, é pura choradeira, infantilidade. A condenação foi um passo a mais no aprimoramento da democracia. Rejubilemo-nos!

    1. Negar a motivação política

      Negar a motivação política por detrás desse processo é ficar na superfície. Precisamos compreender isto para não ser inocente útil e instrumento da velha política elitista do atraso, que sempre saqueou o país e desprezou o povo brasileiro, hoje, enraizada na mídica corporativa. Precisamos fazer nossa opção.

    2. Liberdades foram

      Liberdades foram sacrificadas. E o erro não foi do PT, mas do STF. Erro material que provoca a Revisão do processo. Ficar calado porque mais uma vez tentaram o golpe e deram com os burros n’agua, NUNCA MAIS. É usar todos os meios de defesa permitidos em lei para anular o processo. Inclusive ir ao Tribunal Internacional de San José da Costa Rica. 

       

      Já perdoamos através da anistia os torturadores e estamos hoje a sofrer outra conspiração contra a democracia  dos mesmos que em 1964 apoiaram o golpe que apeou do poder Jango lançando o Brasil em 20 anos de ditadura.

    3. Traidores existem e me refiro

      Traidores existem e me refiro ( antes de qualquer malícia sua ) aos traidores da ordem legal . Traidores podem e são comprados com todo e qualquer tipo de moeda. É uma “infantilidade” crer que por terem sidos indicados pelo Lula ou pela Dilma que certos ministros se comportariam de maneira republicana. 

  3. Pergunte a um “coxinha” o que é o mensalão

    Este texto esclarece um fato que eu já havia percebido. Na verdade todos estes raivosos críticos e influenciados pela mídia nem sabem direito o que julgado na AP 470.

    A alguns meses uma conhecida veio dizendo que achava fantástico um amigo que defendia a tese de que o “mensalão” não existiu. Aí eu perguntei a ela o que ela achava que era o “mensalão” e o que havia sido julgado de fato no supremo. Após uma grande enrolação e confusão pude perceber que tudo que ela argumentou nunca existiu, e nem mesmo foi julgado durante a AP470. Ela, e penso que a maioria das pessoas, nem sabe direito o que foi julgado. E no fim eu só pude dizer a ela que o que realmente foi a julgamento não tinha nada a ver com descrição que ela fez e portanto uma das maiores provas de que o “mensalão” tal como é divulgado na mídia nunca aconteceu,e ela acabou  reforçando com seu discurso de defesa da condenação do PT o argumento que ela repudia de seu colega de o “mensalão’ nunca existiu, especialmente da forma como é divulgado na mídia e como a maioria dos tolos que assistem os Jabores e Mainardis da vida acreditam, sem é claro terem refletido sobre o que dizem. Continuo dizendo que o hábito da simples reflexão faria um enorme bem aos brasileiros.

    1. Pois é, Fernando, no fundo o

      Pois é, Fernando, no fundo o coxinha é aquele que tem preguiça de se ater um pouco mais sobre o que lhe é oferecido como um pacote todo amarrado e “explicadinho”. Preguiça e falta de hábito para questionar os bordões que ele engole tal como refrões de marcinhas de carnaval.

      Eu espero que o inquérito 2474 chegue logo, e que fique impossível o pig esconder que a grana não era pública, e sim privada, com nome e endereço.

      Quando alguns coxinhas amigos meus, todos bem-intencioandos, não entendem porque defendo “corruptos”, eu repsondo que não é nada disso. O que defendo é que se faça tudo de novo. Tudo o que foi feito, “primoroso” segundo o JB, é um embuste completo, do inicio ao fim.

      Afirmo sem problema que se querem pegar o Dirceu, ou quem quer que seja do PT, por corrupção, tem que provar que o Dantas foi beneficiado de forma irregular, por ter ajudado o partido a pagar as dívidas de campanha, dele e dos aliados.

      Se insistirem com a tese de compra de votos, só vão tornar Dirceu cada vez mais mártir. 

      1. Coxinha é boi

        Ou seja, o coxinha é um boi.

        Engole tudo que oferecem sem mastigar.

        E rumina quando está dormindo.

        Que hora o coxinha pensa? 

        Never! 

        Adora um ” pacote todo amarrado e “explicadinho” “.

    2. O pior é ouvir isso de

      O pior é ouvir isso de operadores do direito.

      No judiciario já ouvida varias vezes e de advogados cuja função maior é primar pelo cumprimento dos principios democraticos de direito, como o da ampla defesa e contraditorio, presunção de inocencia, o ônus da prova é de quem acusa, in dubio pro reo, etc., que foram negados aos petistas.

      Um  operado chegou ao ponto de me perguntar se eu não ACHAVA que os petistas eram culpados. 

      Gritei :  Achar? Não se condena por achismo. 

      Culpados de que? E ele so falava do  mensalão.

      Assim não dá, assim não pode. É muita lavagem cerebral, muita ignorãncia.

       

  4. falácia

    “Para que o partido dele se “perpetuasse no poder”.”

    Aqui uma falácia: Lula, do alto dos seus 86 % de aprovação popular poderia ter continuado por mais 4 anos, (sem ter que comprar deputados como fez fegacê). Preferiu o caminho democrático.

    Gilmar dantas, esse é um cara de pau digno. (do livro de recordes). empata com o seu irmão demóstenes que quer voltar ao cargo de …..Procurador do Ministério Público!!!!!!!!!!!!!! ainda vamos vê-lo preso ou em desgraça igualmente ao seu parceiro. Já tem um pupilo seguidor, um tal de Fuquis (em treinamento).

    BRABOsa, esse é um coitado de dar dó. foi reduzido à sua exata dimensão na NÃO briga oferecida pelo ministro Barroso. Necessita urgentemente ser vacinado contra raiva. Mas já tem um trono que fica no seu apartamento em Miami, onde terminará os seus dias em meio à sua coleção da extinta revista Veja. 

    O pedante de Alagoas, se tivesse conseguido o convite para ser a rainha de bateria de alguma escola famosa, satisfaria o seu ego e não taria tanto prejuizo ao sistema jurídico.

  5. E essa falta de entendimento,

    E essa falta de entendimento, assunto do post, continua e continuará a ser propagada aos quatro ventos. Hoje mesmo ouvi discursos fervorosos contra a impunidade dos “mensaleiros” numa rádio de grande aundiência, dessas que o publico está na faixa da classe média/baixa. Não tenho visto uma estratégia firme de contra ataque deste tipo de coisa, tudo bem que ele não tem a mídia nas mãos, mas tem a máquina governamental.

    Eu não gosto de propaganda. Propaganda serve para convencer acéfalos e acríticos. Eu prefiro informação com interação, ou seja, a informação numa via de mão dupla, que é construída e aperfeiçoada. Por que o governo não busca informar, eu não sei. Eu sei que os petistas reclamam e o potencial de convencimento de uma reclamação é muito pequeno, sempre soa como dor de cotovelo.

    Quanto ao post, essa coisa de atribuir a motivação sempre ao “ódio” é inocente ou mal intencionada. Obviamente que o ponto central é um conflito de interesses, mas isso nunca é destrinchado como deveria… os cargos, os contratos, comissões, tráfico de influencia, informação privilegiada, tudo o que motiva aqueles não sao assim tão “apaixonados” pelo povo a lutar tão avidamente pelo poder. Expor as feridas não é fácil, pena que é a única forma de cura-las. Em geral, o que eu observo no meio político, é que a crítica é vista como um instrumento de oportunismo, onde quem critica, no fundo, quer ocupar o lugar do criticado para fazer a mesma coisa. Isso parece um senso comum: estar na defensiva sempre, impermeável a recapitulação.

    Um ponto preocupante abordado no post é que uma reforma tributária seria impopular… como assim? Se justamente o que se espera de um governo de esquerda e favorável aos mais pobres é que a tributação seja mais justa e recaia mais sobre as grandes fortunas?

  6. A falta de entendimento é só

    A falta de entendimento é só para alguns. Para a grande maioria é má-fé mesmo. 

    Observem que mesmo sabendo disso tudo, parte da imprensa e desavisados de toda ordem insistem nessa falácia de “mensaleiros”, “corruptos” e “quadrilheiros”. De certa maneira até se compreende isso: é o total desespero. Assim, esse episódio se tornou a única maneira de enquadradar, de contrapor o PT. 

    Absurdamente tosco, surreal, esse mantra de “PERPETUAÇÃO NO PODER”. Absurdo “comprado”, inclusive, por juízes reconhecidamente preparados como Celso de Melo. Por que o fez? Três explicações possíveis: ou por ânimo político, ou por covardia(medo da opinião publicada) ou por ambas. 

    Essa trama deve ser passada a limpo. Seja amanhã, daqui a dez anos, ou um século. Um dia a verdade aparecerá. Até precisamos denunciar e afrontar os que querem se apropriar da realidade e fazer dela o que querem. 

    1. A maior parte do público  é

      A maior parte do público  é neofita. E o PiG aposta na ignorância dessa maioria para confundir. São muitos  volumes do processo. Pegam umas palavras chaves para associar aos petistas, assim fica mais facil o coxinha e os incautos se convencerem de que os acusadores  estão com a razão e   falam a verdade. Agora,  tem uma parte que age com ma-fé, ódio, preconceito de classe e seus gurus são reinaldo azevedo, noblat, augusto nunes, lobão, etc

      Os ministros do STF – Ayres Britos, Peluso, Gilmar, Celso de Mello, Marco Aurelio Mello, Fux e Joaquim –  de extrema direita julgaram politicamente. Ao mesmo tempo queriam estar na midia, agradar a midia e a opinião publicada. Rosa Weber e Carmem Lucia não acredito que agiram politicamente, mas foram envolvidas pelo clamor da midia. Foram engabeladas o que não justifica nem diminui a culpa de terem sido ativas particpantes do show de horror que foi o mentirão. 

      Todos serão julgados pela Historia que será dura com cada um deles.

      O Brasil não os esquecerá e na história do STF terão o lugar de direito:  o limbo. Como aqueles que chancelaram o golpe de 1964. Ou aqueles que enviaram para a morte em um campo de concentração de Hitler  a judia  Olga Benário, gravida de uma brasileira.

    2. Ou por um punhado de dólares

      Ou por um punhado de dólares como receberam os milicos do “dispositivo militar ” do Jango, o Pinochet e outros canalhas que deveriam *( esperavasse deles ) que sustentassem a ordem legal. 

  7. a falta de entendimento que permeia criticas aos petistas apenad

    “É possivel viver bem,ainda que sem a verdade e os valores”(Ceticismo do filosofo Pirro de Elida,).Corrupçao,ora,como entender a complexidade da corrupçao sem entender os diversos modos de funcionamento do estado?O que é transparencia,,interesses publicos,privados,etc(in: Corrupçao;ensaios e criticas.UFMG)Somos cegos lavando um elefante.Quem lava a cauda descreve o elefante de uma maneira diferente de quem lava a tromba,mas nenhum deles consegue imaginar como é o elefante ou seja como um animal que tem ambas: cauda e tromba.O mensalao foi barato pra caramba,mostrou o como funciona.Faltou explicar ,fundo visanete de 20 e tantos bancos privados emprestando  as agencias do  marcos valerio que recebeu depositos  da globo e da folha.o roberto jefersom tem que receber royaltes por detonar o maior show,espetaculo sensacionalista do cartel midiatico,o elefante da corrupçao brasileira,com trombas,caudas,intestinos e tudo misturado e transparente porque ninguem vê.

    1. Interessante texto.
      A midia

      Interessante texto.

      A midia mostrou apenas  o rabo e disse que era um efefante. Foi suficiente.

      E os coxinha acreditaram que era um elefante porque a midia disse. Isso bastava. Ora,  o rabo era igualzinho ao de um eflefante, então só podia ser um.

      O pior é  continuar gritando o coxinha que se trata de um elefante, não obstante tenha havido a  confissão de que nem animal  é.   Que tudo  não passou de  fraude( infâmia) para enganar os incautos  e promover o golpe politico.

       

  8. Não há falta de entendimento e sim falta de imparcialidade

    Senhores 

    O que vemos nessa novela da AP 470 é uma total parcialidade por parte do STF. É claro que se o caso fosse com outro partido como o PSDB, por exemplo, a situação seria diferente, como foi o caso do Azeredo, que uma vez o processo desmembrado, caminha para a impunidade.

    Escrevi no Blog Gestão Pública Social (http://gestaopublicasocial.blogspot.com), do qual foi a fonte essa matéria do Dr. Luís Antônio Albiero, por sinal um texto bem alinhado e com viéses que a velha mídia não revela, um texto com o título: “Foi justiça ou foi vingança?”, justamente para trazer à tona a discussão da vingança como elemento principal. As evidências são claras de que caminhou e caminha para vingança.

    Imagino que tudo isso só foi feito dessa forma para tentar atingir o governo federal e principalmente a Presidenta Dilma, nas disputas eleitorais que vem pela frente.

  9. Propaganda não é a alma da política

    ” O golpe a meu ver se enfraqueceu. Ele se daria no judiciário com a criminilazação do PT, e posteriormente com a inclusão de Lula, que acabaria presou ou cairia na lei da ficha limpa. A criminilização foi revertida e não pegarão Lula nem a pau. “

    Entenderam pq fizeram essa lei que não faz nem cócegas nos corruptores e de onde saiu a idéia, com direito a propaganda do TSE na TV paga com o nosso dinheiro? O judiciário fazendo política na TV com dinheiro público? Não é pior que o da Visanet?

    “Nada que o governo não possa combater com comunicação. Com a entrada do Franklin acho que já devem estar se preparando melhor. Assim espero”

    Comunicação não resolve problema político nem produto ruim. Propaganda não subtitui a política, nem salva mercadoria inútil ou mal feita. Um dia o TSE ainda vai parar no Procon.

  10. O povo e o mensalão

    No entanto a vitória é do PIG e da oposição. O povo, o povão, se perguntado, vai dizer que o José Dirceu e cia são ladrões, eles roubaram para eles. Que é o que os ladrões fazem.  Cada vez que o PIG fala sobre o  mensalão do PT, e isso fazem todos os dias, o ouvinte, o leitor, o espectador, associa com roubo de dinheiro público pelos condenados. Mesmo que entendessem no início do caso que o objetivo era comprar a oposição e nisso tivessem acreditado a muito  já esqueceram.  Hoje inclusive é comum ouvir. – Não sei porque estão fazendo doações para pagarem as multas, eles podem pagar com o dinheiro que roubaram.  O PIG ganhou.

  11. Sem exageros.

    Sabemos que não houve “Mensalão”, que a condenação dos petistas nos moldes em que se deu foi uma ação Política, como forma de tentar incriminar o PT e seu Governo + LULA, queimando a imagem do trio perante a opinião pública e assim, facilitar a vida dos que não tem votos suficientes para vencer uma eleição da maneira correta: administrando bem os governos estaduais e municipais que foram a eles outorgados pelo voto da população e tendo vereadores,  deputados e senadores comprometidos com a população brasileira, ou seja, fazendo política concreta. 

    Agora, não se pode dizer que tudo é apenas uma questão de luta de classes: elites X PT.

    Temos que admitir que houve um processo irregular de compra de apoio político eleitoral, não de votações no Congresso, via caixa dois eleitoral. 

    Cabia ao STF destrinchar esse processo todo desde os empréstimos via Marcos Valério e os bancos Rural e BMG obtidos pelo PT e que foram pagos – fique claro, rastrear o caminho desse dinheiro: quem combinou os empréstimos, quem recebeu (pessoas e partidos), quanto e quais os atos praticados com esse dinheiro. Alguém recebeu a sua parte e utilizou fora da eleição (embolsou a grana para si)?  E, assim, demonstrar para a população o que é esta prática condenável de caixa dois, criando uma Jurisprudência capaz de punir exemplarmente quem dela faz uso. Seria a didática de “Professores máximos do Direito” para os brasileiros leigos do Direito, certo? 

    E, poderia ter sido ainda mais significativo e o correto, se desde o seu nascedouro, o valerioduto tivesse sido investigado, conjuntamente, para se chegar a um veredito preciso. Desde o seu início na campanha eleitoral de Eduardo Azeredo ao Governo de Minas Gerais em 1998. 

    Assim feito, a punição pelas irregularidades (as que houveram), sem esse exagero todo, a quem participou do caixa dois seria dada, dentro da Lei e sendo uma inibidora de novas ações de caixa dois.

    Claro que as punições considerando/pesando a importância dos apoios políticos numa eleição, a necessidade de dinheiro em campanha eleitoral para se vencer, essas coisas. Afinal, não temos uma legislação que abrace as campanhas eleitorais pagas por um fundo próprio – financiamento público. Até a discussão de uma necessária Reforma Política poderia nascer dos debates acerca do caixa dois eleitoral, não é verdade? 

    A questão de tudo se tornar uma Peça Jurídica sem consistência e com esse desfecho, sim! É por interesse político-eleitoral-elitista. 

    Destrinchar esse novelo que envolve o valerioduto não é fácil socialmente falando: passaria por pesos pesados da Política ligados à elite, também. 

    Não é interesse das elites o término do caixa dois, que favorece muitas das vezes as candidaturas apoiadas pelas elites. Nem tornar a Justiça brasileira uma Justiça justa para todos, independente de classe social, de quem o Político apoia. 

    Na hora do Julgamento, sabedora de que houve caixa dois – o próprio Delúbio Soares admitiu – e não mais que isto, a Justiça via PGR e STF resolveu que seria feito um “Carnaval” Jurídico e que o enredo seria: vamos incriminar o PT.

    E nesse Processo que por anos a velha mídia chamou de “Mensalão”, deu medo de colocar o LULA, na passarela, afinal, ele tem uma força política capaz de detonar em três tempos essa gente toda que quer ferrá-lo, então, chegaram só até o Dirceu.

    E nasceu a única quadrilha em que o “chefe” naõ faz parte, o único domínio de fato em que o “chefe” não sabia de nada, não dava as ordens e não era o nº 1 na hierarquia dos “ladrões”. Acredite se quiser! 

    Hoje, estamos assim, a direita política, que sonhou ser o “Mensalão” o golpe midiático e judiciário para derrubar o PT, está enfraquecida, quase em frangalhos, e o PT mantendo a liderança na simpatia do eleitor.

    Isso é que dá querer trocar a Política pelo espetáculo. Trocar a Política pela encenação, pelas palavras contundentes mas ocas de conteúdo, sem arregaçar as mangas e trabalhar. 

    Agora, vivemos esta nova realidade pós-“Mensalão”: a oposição política sem forças para ganhar politicamente uma eleição torce pelo caos, ajuda a implementar o caos, diz que tudo está um caos – ciceroneada pela mídia amiga e hegemônica – única forma de ter alguma chance no pleito de 2014.

    O povo não é bobo! Ele sabe quem faz as coisas e quem só vive de “ronco”, como bem dizia meu pai. 

    1. Sim, mas o próprio PT,

      Sim, mas o próprio PT, através das defesas dos réus, confessou a existência de Caixa 2 (o único partido que confessou isso alguma vez no país, embora todos os outros sejam useiros e vezeiros desse expediente), só que o STF – leia-se Joaquim Barbosa – preferiu ignorar essa confissão, já que planejava para os réus coisa mais pesada. Nada mais justo que o partido pagasse, na forma da Lei, pelo crime de Caixa 2, e, se dependesse dele, isso estaria acontecendo, sem a menor convulsão entre os partidários…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador