Não se sabe ainda quais jogadas políticas se escondem por trás da Operação Lava Jato. Se for seletiva em relação a partidos políticos, desmoraliza. O vazamento de depoimentos na véspera das eleições é uma mancha na operação.
Se for, de fato, republicana, muda a história política e a luta contra a corrupção no país. E, por republicana, entenda-se o aprofundamento de todas as relações políticas do doleiro Alberto Yousseff – e aí entram o PT, o PSDB, PMDB, PP e demais partidos.
***
Até agora, as mazelas políticas do país sempre foram tratadas de forma oportunista pela cobertura midiática. Jornais valem-se das denúncias não como instrumentos de aprimoramento do país, mas como armas do jogo político, em atendimento a seus interesses empresariais e de seus parceiros políticos e empresariais.
Na CPI do Banestado, a Polícia Federal levantou e-mails de um lobista da Andrade Gutierrez alertando José Serra de que, se as investigações não fossem interrompidas, iriam bater nos recursos da privatização. Segundo o procurador Celso Três, que participou das investigações, houve “aberrante morosidade na investigação”, devido à atuação do então Procurador Geral da República Geraldo Brindeiro – denominado de “o engavetador-mor” de FHC. A morosidade do MPF permitiu a prescrição dos crimes.
A Operação Castelo de Areia envolvendo a Camargo Correa, alguns anos atrás, flagrou pagamento de propinas a políticos de ponta do PSDB paulista, como o ex-Chefe da Casa Civil do governo Alckmin, Arnaldo Madeira. Acabou sepultada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a alegação de que se iniciara a partir de uma denúncia anônima. Votaram pela anulação a ministra Maria Thereza de Assis Moura, e os ministros Og Fernandes e Celso Limonge.
***
Outra operação, a Satiagraha, atingiu o coração de um vasto esquema de corrupção que envolvia do mensalão do PSDB ao do PT. Foi sufocada por uma pressão conjunta do governo Lula, dos grupos de mídia, de aliados de José Serra – cuja filha era sócia de Daniel Dantas – , e do óbvio Ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
O STJ anulou a operação, através dos votos do ministro Jorge Mussi, do relator, desembargador Adilson Macabu, e o ministro Napoleão Nunes Maia Filho. No Congresso, Dantas recebeu o apoio entusismado dos notórios senadores Arthur Virgilio (PSDB-AM) e Álvaro Dias (PSDB-PA). Na imprensa, apoio da revista Veja, depois de presenteá-la com dois cadernos de publicidades de empresas de telefonia controlada por ele.
***
Até agora, a Operação Lava Jato recebeu amplo apoio dos grupos de mídia por visar, por enquanto, apenas o PT e os governos Dilma e Lula. Não se pense, da parte dos grupos de mídia, em nenhuma bandeira desfraldada contra a corrupção, mas em interesses políticos e empresariais bastante objetivos.
A Operação, em si, revela uma imensa teia de jogadas envolvendo a Petrobras, a maior empresa brasileira e montadas a partir de executivos indicados no governo Lula. A liberdade conferida a Paulo Roberto Costa superou todos os limites do bom senso. Se o PT pretendia inserir-se no establishment político brasileiro, conseguiu com louvor. Mas sem blindagem.
***
Yousseff é muito mais que isso. É mencionado no livro “A privataria tucana” como homem-chave na remessa de recursos de caixa dois de caciques tucanos para o exterior. Participou diretamente de operações que passavam por recursos da privatização, além das operações do notório Ricardo Sérgio – o homem de Serra no Banco do Brasil.
***
Se houver, de fato, espírito republicano por parte do juiz Sérgio Moro, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, aplica-se um golpe de morte em todo sistema de financiamento clandestino de campanha eleitoral.
Depois da prisão de executivos, nenhuma grande empresa irá correr mais riscos de continuar nesse jogo.
O STF já votou contra o financiamento privado de campanha. A votação não foi homologada ainda devido ao vergonhoso Gilmar Mendes que, mesmo já sendo voto vencido, pediu vistas do processo e engavetou-o.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
A desconfiança causada pelos delegados
Queria muito ver uma investigação séria que procurasse descobrir a participação seja de quem for. Agora, com estes vazamentos ocorridos na campanha eleitoral, o comportamento desses delegados com relação ao ex-presidente Lula e a presidenta Dilma, faz com que se desconfie totalmente de suas investigações. A capa da revista veja às vésperas do 2º turno das eleições e divulgada no jornal nacional foi como a gota d’agua da desconfiança. Seria muito bom que o STF nomeasse 3 juízes e a diretoria da PF nomeassem 7 novos delegados e que existisse realmente o segredo de justiça, sem vazamento nenhum para a imprensa e políticos…
Brilhante!
Brilhante artigo.
É golpe!
Ha!
“Se for”
Aposto um real que vai gorar! Chegou perto dos empreiteiros, se não for instrumentalizado pra abater o pt, o pt, o pt, vai gorar. O proprio judiciário e os donos da comunicação vão melar o jogo. Ou seja, vão “filtrar” e apontar diretinho pros adversários políticos. Não há dúvida.
A oposição não quer saber de corrupção coisa nenhuma; ela quer derrubar o pt, o pt, o pt e tomar o poder que ela acha que é dela. O poder está mudando de mãos, por isso essa histeria toda.
O bloco reacionário não quer saber de moralizar nada. São uns fariseus e ponto.
“Espirito republicano”…
Há!
Ah, Nassif, você sabe o que está acontecendo; por que esperar civilidade dessa oposição, meu deus?
“Chegou perto dos
“Chegou perto dos empreiteiros, se não for instrumentalizado pra abater o pt, o pt, o pt, vai gorar”:
SOMENTE o dinheiro interessa, Lucinei. Vai gorar no momento exato que o judiciario liberar o dinheiro de corrupcao de volta.
De outra maneira, os presos vao ser gigolados por nomes petistas somente por varios anos enquanto os nomes tucanos sao escondidos. Como ja esta acontecendo aas maos de delegados de merda e promotores de merda.
Não vejo tanta razão para o alvoroço.
Primeiro de tudo e mais importante, a figura da Dilma não parece colar a percepção de estar mancomunada com todo este esquema. e há no PT políticos que também é notório que não participam de qualquer negociata, por outro lado, há políticos importantes nos partidos de oposição ao governo federal que no momento em que participaram nos executivos estaduais e até em anterior executivo federal tiveram participação ativa em atos de corrupção. Logo se continuar a investigação nas empreiteiras muitos poderão ser nomeados.
As empreiteiras participaram não só em obras na Petrobrás, mas participaram em obras de diversos executivos de todos os partidos, PT, PMDB, PSB, PSDB, PP, DEM e mais outros. Poderíamos isentar a priori o PSOL, simplesmente porque este nunca participou de um governo executivo, ou seja, se há terror em algumas fileiras dos partidos de sustentação ao governo como também há nos partidos de oposição.
Ninguém sabe até que ponto os executivos das grandes empresas conseguem manter a boca calada ou simplesmente espalhar para todos os lados delações premiadas ou simplesmente não premiadas.
Este cenário de terror, que é mostrado neste momento, poderá devido à possibilidade de um verdadeiro cataclismo prosseguir ou de um momento para o outro se esvaziar.
Caso o cenário de terror avance, não haverá força política forte que longe de todo este grande imbróglio possa cooptar para si lucros sem afetar os seus próprios quadros. Neste momento líderes de oposição devem estar recebendo recados de potenciais problemas que podem surgir nas suas fileiras se começarem a aproveitar politicamente a onda. Excluem-se nesta confusão os pequenos partidos de esquerda que podem livremente criticar um e outro lado.
Em resumo, a presidência da república está longe da confusão devido a características pessoais da Presidenta Dilma. Quadros dos partidos de sustentação ao governo, que não tem o hábito de participar de maracutaias, poderão substituir quadros perdidos no entrevero.
Podemos ao longo de toda esta confusão, ter-se a figura da Presidenta Dilma saindo mais forte que no início. Já outros membros da oposição, nem tanto.
Como eu tenho dito com insistência, a Presidenta Dilma deve adotar uma postura zen do samurai Takeda Shinguen, a montanha não se move.
De acordo Maestri
Concordo com tudo o que o que voce diz em seus comentarios <rdmaestri>.
Nao devemos ser tao pessimistas, embora o momento seja delicado. Mas e’ delicado para todos – nao so’ para o PT, o governo e as forcas que buscam a transformacao da nossa sociedade. E’ um grande momento de crescimento que o pais esta’ vivendo, e nao devemos fraquejar, ou acreditar que as coisas simplesmente acontecerao espontaneamente. Temos que estar preparados para agir, ir pra ruas, em dados momentos.
A nova lei que penaliza os corruptores vai fazer uma grande diferenca no mundo clandestino dos financiamentos de campanha e outras maracutaias, afetando bastante o contexto politico. Ainda mais que pela decisao do STF o financiamento de campanhas politicas sera’ definido como ilegal.
E essa prisao de executivos e diretores de empresas de ponta na economia brasileira abrem um precedente perigoso, para eles e suas tradicoes – que vem desde o tempo da ditadura -, de comprar politicos e todo o tipo de facilidades para seus negocios escusos. Os policiais federais e os procuradores e juizes passarao a ter menos medo de mexer nesses vespeiros.
Tem ainda o fato novo da delacao premiada… onde o cara nunca sabe se o “parceiro”no ato da corrupcao um dia ira’ te delatar para nao ficar dez anos na cadeia.
Assim, pouco a pouco, vamos aumentando os “custos de transacao” da corrupcao.
O pais esta’ mudando, e mudando muito. Quero crer que os processos objetivos de transformacao da sociedade brasileira ira’ eliminando, ou apodrecendo, gradativamente certas praticas, ate’ o ponto em que elas se tornarao inaceitaveis para a banda nao apodrecida da sociedade, passando a ser rejeitadas naturalmente. Isto e’, nao acredito que os corruptos e a corrupcao continuarao impondo o seu jogo com a mesma empafia com que faziam anteriormente.
A promessa da Dilma de nao deixar pedra sobre pedra e’ gesto de coragem, e agora ela, e nos, temos que pagar pra ver. Nao ha’ nada que ela possa ou queira fazer – ou que os delegados do PF do PSDB possam fazer, mesmo que queiram – para encobrir o grande cadaver que e’ o sistema politico “privatarizado” que temos no Brasil.
Nao tem mais salvacao, e nem band-aid que resolva. Placas tectonicas estao se movendo, e o novo vem emergindo, pouco a pouco.
Mas acho que e’ fundamental que a esquerda, a sociedade civil e os movimentos sociais ocupem as ruas para politizar cada vez mais este momento potencialmente muito fecundo que estamos vivendo; para furar o bloqueio da midia quanto ‘as informacoes finas e sensiveis que eles tentarao esconder a todo momento; e para direcionar o processo para uma solucao verdadeira para esses dois grandes desafios que impedem a evolucao da nacao: reforma politica, e rompimento do monopolio da informacao, permitindo a circulacao democratica de informacoes factuais, verossimeis, e a pluralidade de opinioes inerentes a uma sociedade complexa como a nossa.
A imprensa, como sempre, está
A imprensa, como sempre, está dando todo o apoio à Lava Jato, só fala do pedaço do PT, todo o RESTO não interessa em absoluto. E alguém acha mesmo que a imprensa vai fazer com as empreiteiras o carnaval que faz com o PT? Nem pensar, não querem ficar sem anunciantes. Nunca vi uma imprensa mais cínica e hipócrita.
Ah, e o mais hilário é a
Ah, e o mais hilário é a imprensa bandida que coloca o Aécio a toda hora estufando o peito e falando como se fosse o maior paladino da ética, que tem que estraçalhar, trucidar, morder e cuspir. Não aguento é esses tucanos sentados num monte escândalos e apontando o dedo para o PT como se fossem os puros.
Não me parece que o nassif
Não me parece que o nassif seja ingênuo. Essa crítica contra financiamento das campanhas não faz o menor sentido. Primeiro, porque por tudo, incluso os casos citados por nassif incluindo os mensaloes referem se ao menos em parte ou de dinheiro por baixo do pano para partidos e campanhas, o caixa 2 ou desvio de dinheiro público, quando não os dois. Proibida a contribuição oficial de empresas, por qual feitiço, evocação ou magia vocês acham que o tal caixa 2 deixa de existir? Empresas contribuem porque esperam algo do candidato se for vencedor. Proibida a contribuição, as empresas perderão o interesse? De fato, um partido político que defenda o fim do financiamento nesse molde, espera contar com militantes fiéis que façam as contribuições, dinheiro público baseado em suas grandes bases e é claro o caixa 2.
essa estória de dizer que esse processo fará isso ou aquilo é achismo. Pelas datas, esse esquema estava em pleno vigor durante o julgamento do mensalao e nem assim parou. Um esquema de corrupção que terminou em julgamento e condenação não teve o condão de fazer parar os esquemas paralelos implantados pelos mesmos partidos.
A solução por óbvio seria teter uma legislação que exigisse quadros de carreira até o primeiro escalão nas estatais, não permitindo que os funcionários participassem de partidos e campanhas e proibindo a troca a cada mudança de governo e que uma lei de governança e responsabilidade regesse a atuação dos funcionários.
Acho útil corrigir parte do seu texto:
“Um esquema de corrupção que terminou em julgamento e condenação “, no caso o tal “Mensalão do PT” só chegou á fase de condenação por que era “do PT”.
O tal “Mensalão mineiro” (que envolvia PSDB e aliados) nem chegou a ser julgado ainda, apesar de ser 7 anos anterior ao tal “Mensalão do PT”.
No mundo do $$$$ e do direito ficou claro que condenação é coisa de petista.
Depois da Tormenta
Quando o assunto explodir, com dezenas de corruptos acusados, de diversos partidos, o povo irá correr ao braço protetor de quem desencadeou, apoiou e agiu com espírito Republicano durante todo este processo: Dilma Roussef. Aécio irá querer colher os Louros com frases do tipo: “eu falei!”, mas o seu próprio partido – e quem sabe ele mesmo – estarão até o pescoço.
O PT já recebeu pancada demais para alguém se surpreender, mas a prisão de políticos e empresários ligados a outros partidos irá mostrar que o assunto abrange a classe política toda.
Cai a moral do Congresso, Dilma se agiganta, e o povo sai nas ruas para apoiar o plebiscito para a Reforma Política. Amanhece um novo Brasil.
“O PT já recebeu pancada
“O PT já recebeu pancada demais para alguém se surpreender, mas a prisão de políticos e empresários ligados a outros partidos irá mostrar que o assunto abrange a classe política toda”:
A prisao dos empresarios eh pra politizar o inquerito. So nomes petistas vazaram ate agora e a prisao deles garante uma fonte de dois anos de nomes petistas enquanto o processo continua sob sigilo de corrupcao judicial. Os vazamentos seletivos vao continuar.
Pode escrever na pedra porque nao vai dar outra.
Ivan, isto é o que eles
Ivan, isto é o que eles querem, e o que nós queremos?
Ja disse, Maestri, ja
Ja disse, Maestri, ja disse!
EU QUERO UM PONI!
(Se ele pisotear um delegado de merda no caminho, finja que nao viu.)
Alexis.
Concordo em parte,
Alexis.
Concordo em parte, mais isto só vai ocorrer se a população exigir o aprofundamento de toda a investigação, no lugar de ficarmos temerosos pela Presidenta Dilma, que até as pedras do rio sabem que ela nunca se envolveu em negociatas, devmos insistir no aproveitamento desta investigação para outros grandes desmandos em governos estaduais e municipais.
Quanto a Dilma, sempre digo, a montanha não se move.
Fica difícil ter democracia com tanta hipocrisia e parcialidade
Não existe financiamento privado de campanha. Somos nós que pagamos a conta e ainda enriquecemos atravessadores e intermediadores.
A operação Satiagraha tinha o
A operação Satiagraha tinha o mesmo potencial, foi sabotada pela mídia, pelo STF, pelo aparelho tucano da PF e pelos politicos e terminou com a mediocrização de um procurador, De Grandis, a “promoção” de um juiz, De Sanctis, e como cereja do bolo a condenação do delegado que conduziu a invetigação, Protogenes. O banquerio corruptor, devidamente blindado por jornalistas e politicos, segue impune e incólume, não vejo nenhum motivo para ser mais otimista com essa, a PF não mudou, os politicos não mudaram e principalmente a mídia continua a mesma, a única finalidade dessa nova pantomima da PF aparelhada pelo tucanato é provocar o terceiro turno, tudo o que se afastar desse script será devidamente bloqueado pelas mesmas forças que brecaram as investigações anteriores.
o maior benefício…
Foi que a Operação Castelo de Areia vai ser ressuscitada por tabela,…. porque agora a denúncia não é anônima, …. tem cpf, rg e endereço conhecido,….
Lembrem-se do que foi dito em campanha: …. ” … não vai ficar pedra sobre pedra, … doa a quem doer ” ….. e vai doer em muita gente, …. em todos os partidos, …. na própria polícia federal, …. no STF, … na mídia,….
É aguardar pra ver,….
Nunca esqueçam nunca quem
Nunca esqueçam nunca quem mandou investigar a petrobras doa a quem doer foi a presidente Dilma!
O PIG num esforço descomunal e pensando no golpe paraguaio quer tirar o mérito de quem determinou as investigações e torná-lo culpado num acinte à inteligência alheia.
Com a prisão de ricos e
Com a prisão de ricos e poderosos a lava jato já era. Terá o mesmo fim da castelo de areia e sathiagraha.
O resultado que queriam, já tem: arranhar a imagem do PT mais um pouco.
Agora, como não dará em nada, ainda poderão acusar o governo de abafá-la.
.
Tem que ir à frente e tem que fazer pressão para não partidarizar a ação. Ou vai todo mundo para cadeia ou parem o Brasil para o povo descer.
Lava-jato
Nassif: Excelente texto e comentários muito bons, inclusive pela diversidade de posições. Geralmente tendemos a gostar mais daquilo que bate com nossas opiniões. Por isso, verificar que há os que acreditam que não ficará pedra sobre pedra é melhor do que bom e melhor do que ótimo. Só que o passado não nos ajuda nessa crença. Até que ponto a Presidente poderá exigir da Polícia Federal (vide o texto do Estadão tão bem analisado neste blog)? Ontem vi o Sr Senil FHC dizendo-se “envergonhado”. Que cara de pau, E a privataria, compra de votos para re-eleição, trensalão etc. etc.? Disso ele não se envergonha? Na minha juventude havia uma expressão que há décadas não ouço – ora, vá cangar sapo! Acho que, como eu, muitos brasileiros que amam o Brasil e cujo Deus não é o dinheito (ainda que ateus ou agnósticos) estão, além de torcendo, rezando para que, desta vez, não fique pedra sobre pedra. Doa a quem doer a operação lava-jato precisa ir até o fim e os culpados, todos os culpados, punidos de acordo com a lei (não de acordo com as regras do circo da AP 470).
Infelizmente, Maria, o que a
Infelizmente, Maria, o que a Dilma entende sobre “não ficar pedra sobre pedra”, não é o mesmo o que endende o judiciário, a imprensa falsa e os 51 mi de fingidos que votaram no Aecio. Eles entendem que não é para ficar “pedra sobre pedra” no PT.
Agora e sempre
Nos tempos do Juscelino a corrupção estava a cargo das “barrageiras”, que agora se chamam empreiteiras. Algumas delas cresceram bastante na época da ditadura – uma fez, sem licitação,”porque o canteiro de obras era exíguo” – uma usina nuclear de alguns bilhões de dólares, naturalmente deixando uma parte para os honestos governantes que lhe deram o serviço. Acontece que hoje elas não trabalham apenas para a Petrobras. Quando vai começar a investigação sobre as obras das prefeituras, dos estados e de outros entes da União? Antes que alguém apresente soluções ideológicas, convem lembrar que, na antiga União Soviética, o desvio de dinheiro público era punido com a pena de morte. E tinha gente que enfrentava o risco por meia dúzia de rublos.
As investigações estaduais
As investigações estaduais existem, algumas com investigações bem adiantadas, mas sem apoio da mídia, que as minimiza quando os políticos envolvidos não pertencem ao PT ou base aliada do governo federal.
As mesmas empreiteiras foram denunciadas pela Folha de S. Paulo em 2010 como participantes de um esquema fraudulento na licitação da extensão da Linha 5 Lilás do Metrô paulistano (obra de 4 bilhões de reais), e não ocorreu nada.
O caso atual mais notório é o chamado “Trensalão Tucano” do estado de São Paulo, relacionado aos contratos de modernização dos trens da CPTM e do mesmo Metrô, que estão na mira das investigações. Centenas de milhões de dólares envolvidos, uma proporção igual ou maior que as anunciadas na Petrobras, quando comparados os valores transacionados pelas respectivas empresas.
A mídia até noticia, mas sem acender a chama da revolta. Pelo contrário, logo veicula uma contranotícia mais interessante e joga o Trensalão para a sombra. Ninguém escreve dizendo que é imoral Alckmin permanecer no governo ou coisa assim.
A prisão dos executivos na
A prisão dos executivos na Operação Lava Jato é o que há de DNA mais tucano na história das grandes ações da PF
Não é a primeira vez que esse modus operandi é utilizado, e acontece assim:
1) A PF para mostrar serviço abre uma operação, inicialmente vaza seletivamente informações que atinjam apenas alguns desafetos
2) Espera a mídia massificar até surtir os resultados da desmoralização seletiva
3) O limiar nessas grandes ações ameaçam tocar o envolvimento de políticos do PSDB e grandalhões do PMDB
4) A terceira etapa é fazer um novo vazamento envolvendo figurões do empresariado
5) O foco sai da proximidade dos políticos do PSDB e dos grandes do PMDB
6) Os holofotes sobrecarregam para o PT e os empresários
7) Nessa fase a população já assimilou que a corrupção é exclusiva do PT e grandes empresários
8) As apurações, mesmo envolvendo empresários, resguardam no inquérito várias falhas para que os hábeis advogados encontrem brechas para barrarem a formação ou o andamento do processo judicial
9) O intuito logrou êxito:
a) A PF mostrou serviço e fica bem na fita com a população
b) A mídia fez o seu papel de divulgar o que foi vazado
c) As denúncias vazadas seletivamente atingem seus objetivos
d) O governo fica desgastado para que se submeta mais facilmente à pauta do sistema
e) O PSDB ficou blindado
f) Os empresários envolvidos são “absolvidos”
g) O inquérito, ou o processo, é arquivado pelas falhas processuais
h) Pelo processo não ter chegado à condenação , a população culpa o governo e o PT, atribuindo à eles o aparelhamento da polícia/justiça
Assis, que belo script! Agora
Assis, que belo script! Agora ele pode ser mudado com o tempo, basta haver um envolvimento de todos para que se desvie do que foi programado.
Não sei porque deste desânimo todo, até parece que quando a esquerda pensou em algum dia em assumir o governo foi para manter tudo como estava.
Devemos sim é pedir o aprofundamento de toda esta investigação, se o PT tivesse “culhões” ele relançava o pedido da CPI das empreiteiras, investigando estas estruturas no presente e no passado, aí quero ver se os políticos do PSDB assinariam o pedido desta CPI.
Prezado Assis
Pode ser que
Prezado Assis
Pode ser que sim, mas também pode ser que não…
O PT vem apanhando a 12 anos, acho que agora chegou a hora desse jogo mudar.
Já parou pra pensar nisto?
É exatamente assim que
É exatamente assim que acontece, Assis. O script já foi decorado pela PF, pelo judiciário e imprensa bandida, portanto, não há esperança que desta vez seja diferente. E o pior, esses 51 mi que votaram no Aecio, também fazem parte do script. A parte desses eleitores é fingir que não sabem de todas as falcatruas do PSDB, é fingir que acreditam que não há pecado em nenhum outro partido a não ser no PT. São tão hipócritas e cínicos quanto a imprensa bandida, o judiciário. Infelizmente é assim que é, e não tenho esperanças de que desta vez seja diferente.
No início do 18 de Brumário
No início do 18 de Brumário de Luís Bonaparte, Marx escreveu:
“Hegel dice em alguma parte de que todos os grandes feitos e personagens da história universal se produzem, como diríamos, duas vezes. Mas esqueceu de agregar, uma vez como trajédia e outra vez como farsa.”
Esta frase muito conhecida dá o caminho para a ação, a história neste caso não deve se repetir e os erros da esquerda em não ter tomado a frente a discussão sobre o chamado mensalão, mostra o caminho a ser seguido, se querem acabar com a corrupção que retomemos a velha bandeira de sempre e como a maior parte do partido não teme, que levemos a fundo e que se alargue a investigação.
Conhecer o script é o melhor, porém o PT deve sair da defensiva e entrar na ofensiva deste combate a corrupção, só os que devem é que temem, e tenho a certeza que a Presidenta Dilma está fora do grupo que teme algo, para frente e sem medo de ser feliz.
É exatamente desse jeito, de
É exatamente desse jeito, de tão repetitivo esse esquemão já se tornou enfadonho, como nenhum dos atores do drama foi modificado vamos ter o mesmo resultado, só a regulação da mídia furaria a blindagem tucana, descaradamente denominada pela própria midia de efeito teflon, sem a regulação vamos ter sempre roubalheira e desvios de recursos em uma situação que envolve o PT e seus aliados e “formação de cartel” quando o teflon não for forte o suficiente para esconder as roubalheiras tucanas, julgamento, execração pública e cadeia em “mensalões” petistas, esquecimento e exilio dourado em mensalões “mineiros”.
A prisão dos executivos na Operação Lava Jato
Excelente resumo da ópera. O rigoroso processo legal. É aí que a porca torce o rabo. Peixe grande em rede fraca, o peixe rasga a rede e foge. Tomara que eu você estejamos errados, mas o passado não nos permite ter muitas esperanças. Mas, como esta é a últina que morre, vejamos. Parabéns p’ra você e também para Nassif pela narrativa esclarecedora e o raciocínio esperançoso.
É exatamente isso, Assis.
É exatamente isso, Assis. Esqueçamos a recaída de ingenuidade do Nassif. Como ele pode esperar que “havendo republicanismo da PF e do MP um novo Brasil renasce”? Ele mesmo sabe da cumplicidade golpista dos cabos eleitorais do Aécio travestidos de delegados da PF com a MP udenista e o pig. Tá viajando, Nassif?
Pensemos no “republicanismo” depois. Primeiro tem que desarmar o golpe. Ou seja, botar logo um ministro na Justiça, cargo que encontra-se vago no momento. Este enquadra os delegados tucanos “black blocks”. Daí pode-se falar em combate à corrupção, de todos os partidos. Se bem que o combate aos corruptores vai ficar para um futuro que poderá vir ou não. Querer isso é muito por agora. Acorda, Nassif!
dez estrelas!!
http://mudamais.com/…/hillary
http://mudamais.com/…/hillary-clinton-afirma-que-dilma-e-ex…
Delegados da PF deixaram digitais: acreditavam que o golpe ia dar certo – Viomundo – O que você não vê na mídiahttp://WWW.VIOMUNDO.COM.BR
“Se houver, de fato, espírito
“Se houver, de fato, espírito republicano por parte do juiz Sérgio Moro, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal” – Santa ingenuidade Batman!
Ainda pão e circo dos jornais
Alguém falou em circo (pegar fogo) quando aparecerem a “lista politica” ( a qual a imprensa ja deve ter em mãos) ligados a figuras citadas na Operação Lava Jato. Não é o interesse aqui. O interesse é que os culpados, quaisquer sejam eles, sejam julgados.
A verdade é que mesmo Dilma dizendo querer (e acredito na vontade da presidente de limpar qualquer suspeita envolvendo seu nome), não teremos uma grande limpeza no conluio do financiamento de campanhas entre empresas e partidos politicos.
Ha muito em jogo. Para que todos fossem investigados e julgados sem interferências, teriamos que ter uma PF e Judiciario apartadirarios e cientes do papel que devem cumprir. O que esta longe da realidade hoje.
O que fica das instituições é que todas elas, talvez um pouco menos o Executivo, não querem mudanças. Com isso, assistimos Gilmar Mendes enfiar embaixo do tapete uma Lei tão importante para dar inicio a tão polêmica Reforma Politica.
Operação lava jato e o futuro do financiamento político
Prezado Luis Nassif,
Logo após o escandalo dos anões do orçamento na década de 90, tivemos a ilusão de que aproveitando o momento político o congresso nacional iria aprovar a CPI dos corruptores, leia-se , as mesmas grandes empreiteiras de hoje, OAS, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Mendes Junior, Queiroz Galvão, Camargo Correa,e outras de menor porte. O senador Pedro Simon foi um dos principais defensores da abertura da CPI para identificar os corruptos e corruptores. E qual foi o resultado : ” Não foi obtido o número de assinaturas no congresso nacional para abertura do processo de investigação”.
Antes durante os 24 anos de regime militar, essas mesmas grandes empreiteiras tiveram um crescimento robusto, mas como a imprensa era censurada e não havia ainda o instrumento da internet, com a atuação dos blogs independentes da grande mídia nacional, nós não sabemos exatamente o que aconteceu em termos de corrupção em nosso país.
Toda vez que as investigações ameaçam envolver os políticos dos diversos partidos em atos de corrupção, as investigações não avançam, pois não interessa a nenhum deles que a verdade seja revelada e os culpados punidos, pois seria como dar um tiro no próprio pé.
Há 50 anos , de 1964 a 2014, aguardamos ansiosamente que o Brasil tome verdadeiramente atitudes concretas no combate a corrupção, e já passou da hora do povo tomar conhecimento das falcatruas e negociatas de que somos vítimas desde o descobrimento do Brasil, até os dias de hoje.
Gostaria de acreditar que a partir da operação lava jato, com a prisão dos principais executivos destas empreiteiras, as nossas autoridades, polícia federal, ministério público, poder judiciário, poder legislativo e poder executivo, concluam as investigações, divulguem os nomes dos políticos e partidos envolvidos, empresários, diretores de empresas, diretores de empresas estatais, e efetivamente punam os responsáveis pelos desvios de dinheiro público. Entretanto já tivemos tantos exemplos de investigações que deram em nada, que por mais que o nosso povo mereça um tratamento mais digno por parte dos poderes constituidos, acho que no final a história tende a se repetir, até quando vamos tolerar essas atitudes , pois afinal de contas a fatura é sempre paga por tódos nós.
Agradeço, em nome de todos os brasileiros, o brilhante trabalho de vocês blogueiros independentes, nos ajudando a entender e a lutar por um Brasil melhor para todos.
Prezado Telmo
Pode pensar que
Prezado Telmo
Pode pensar que não, mas PNPS, Internet, Blogueiros e Povo fazem uma enorme diferença na atual conjuntura.
Como sempre diz o titular, é uma janela de oportunidade.
Abração
Já vimos este filme
Imperdível esse texto do Nassif..Muito bom, deu prá entender direitinho, aliás, penso que ao contrário do que ocorreu com o “mentirão”, essa Lava Jato, por mais que o conluio midiatico-penal queira ocultar, será entendido pela população, de forma que a farsa da AP-470, não ocorrerá e só prá se ter uma idéia: Se Pizzolato entrou como réu, quem deveria ter entrado eram seus chefes tucanos, responsáveis pelo Visanet e que foram responsáveis por toda e qualquer saida de dinheiro do BB para pagamento de serviços de publicidade, nada a ver com Pizzolato e, quanto a João Paulo Cunha, este foi arrolado como réu pq era presidente da Câmara dos Deputados, quem era presidente na época das licitações? Aécio Neves…O povão não sabe disso pq o JN não contou…
JP Cunha?
Esse não foi “arrolado como réu” pq sua esposa sacou 50k em dinheiro vivo do esquema do mensalão?
Nem adianta perder tempo com
Nem adianta perder tempo com esse tal de Avatar, porque deve ser um fanático cego ou recebe para defender o governo, sob qualquer circustância. Argumentos lógicos não passam pela sua carapaça.
LÓGICO
Argumento lógico só vocês o tem. Aqueles que seguem a seita do Tucanismo. Parabéns prá vocês, que comprando a mídia, se safam de todas.
Esse deve ser um fanatico, um cego
Este Caetano e’ quem deve ser um fanatico, um cego, ou troll pago pelo PSDB para ficar atacando, criticando, e sem jamais dar qualquer contribuicao positiva para o debate aqui no blog. Por outro lado, o Avatar e’ um dos muitos comentaristas interessantes, e que muito contribuem para o otimo nivel dos debates por aqui.
Espírito Republicano?
“Se
Espírito Republicano?
“Se houver, de fato, espírito republicano por parte do juiz Sérgio Moro, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, aplica-se um golpe de morte em todo sistema de financiamento clandestino de campanha eleitoral.”
Espírito Republicano? Temos dois: O idealizado, e este operacionalizado pela “rede de lojas” a nos envergonhar e causar insegurança. E eles são vendidos e expostos pela mídia venal como Republicanos. Os não republicanos, somos nós, os lisos, lesos e deserdados das honrarias em datas comemorativas. Às vezes chego a pensar que os métodos aplicadas na Palestina e muitos outros lugares do mundo, estão aqui também sendo exercitados. Os invasores, terroristas, inimigos da paz, que alargaram a faixa de gaza até espremê-los nas duas extremidades, lógico que foram os palestinos. E vá você convencer os coxinhas de lá para ver se a mídia não se comportará da mesma forma que a daqui: 2+2=5.
Belo resumo da grande corrupção.
Nassif. apreciei muito este belo texto. Porém, nãio vi nada que me fizesse acreditar em resultados positivos. Pela cronologia dos acontecimentos, sempre oportunamente ajustada aos desígnios da revista dos cívitas, seja para campanha eleitoral, lembrando o 15 de novembro de JB, pela truculência midiática dos atores judiciários, no atropelo do bom senso e dispositivos legais, mais ainda, por saber da atuação dos mesmos atores no caso Banestado onde tirando firulas deixou tudo como antes e permitiu a Yussef voltar a manchetes agora. Pobre Brasil contando com tal judiciário, assim não dá para ser feliz.
a paradoxal pratica politica
a paradoxal pratica politica do PT como governo leva a situações absurdas como a denominada “lava jato´´ da PF,daí a perplexidade do meio político e midiático,seja eles do governo ou da oposição.
do paradoxo:
1-como pode um partido de esquerda, eleito por 3 vezes para governar o país, não ver a necessidade de tomar o poder e eliminar seus opositores nas três instancias da republica:executivo,judiciário,legislativo?
2-com qual raciocínio o PT eleito para mudar o país, em nome da governabilidade,vai tecendo alianças com o que temos mais atrasado na nossa vida politica-PMDB,PP,PSD,PR …?
3-como pode o PT efetuar mudanças com “pratica republicana´´,uma balela que significa deixar seus opositores se entrincheirar-se dentro do judiciário e da PF(entre outros)?
4-como pode o PT apanhar tanto sem se defender? fingir que não esta com ele?ver seus dirigentes presos no famoso mensalão sem ter a coragem de abrir o jogo primeiro com seus simpatizantes e eleitores e depois com toda população?
5-como pode o PT não re-estatizar a Petrobras,uma empresa mista porque FHC vendeu ela ao capital privado e principalmente estrangeiro,mantendo o controle politico dela na mão do governo?N.B: todo esse estrondo em torno da Petrobras é porque não esta dando suficientemente lucro para seus acionistas preferenciais,aqui e em New York que para isso acontecer tem que ser gerida segundo as regras do mercado que exige “transparência´´ no seus balanços e empenho efetivo na defesa da lucratividade dos acionistas.
da perplexidade:
1-a esquerda em torno do PT e mesmo o próprio PT estão que nem barata doida.não tem posição definida,não sabem o que falar e oscilam entre complô da facção PSDBista da PF e o efetivo combate a corrupção que Dilma prometeu.
2-a mídia de direita esta apreensiva porque mexer com gente graúda, empreiteiros que deram propina a todo mundo PT,PSDB etc..não lhe cai bem a menos que a prisão deles esteja suficientemente rápida em extrair delação premiada contra o PT.
jogaram merda no ventilador.quem tiver mais coragem fatura essa.
a semana que vem promete.
Bravo Nassif! Sempre a voz
Bravo Nassif! Sempre a voz republicana ponderada, pondo os pingos nos ‘is’ sem partidarismos. Como isso faz falta não só na imprensa, mas nos analistas de hoje…
Op Lava Jato
A conclusão é uma só é a que é preciso mudar mas o que precisa mudar não é o Brasil mas sim o povo que nela habita enquanto continuar este mesmo povo o lamaçal continuará.Deus deu ao país previlegiado chamado Brasil uma gama de espiritos atrazados onde só ha individualismo e com direito a se locupletarem. Não ha cadeia para todos pois até aqueles que são os julgadores também teem o rabo preso, inclusive o povo . O Brasil continuará a ser o País dpo futuro e à espera de um novo povo, novas almas
Bravo Nassif! Sempre a voz
Bravo Nassif! Sempre a voz republicana ponderada, pondo os pingos nos ‘is’ sem partidarismos. Como isso faz falta não só na imprensa, mas nos analistas de hoje…
E O PT?
Todos/as nós estamos esperando, morrendo de curiosidade, a tal lista com mais de 70 nomes de políticos beneficiados com a grana desviada da Petrobras. Alguns/as acreditam mesmo que a lista já se encontra nas gavetas dos jornalões do PIG à espera do momento oportuno para divulgar. Se a lista existe deve ter gente miúda do PT – a exceção de seu tesoureiro Vaccari – pois os membros do PIG não a utilizaram no último bombardeio eleitoral contra Dilma e o PT. Vamos esperar para conferir.
Panos quentes por aqui?!?!
Francamente, a bomba estoura no colo do PT e você vem falar do passado! Todos conhecem o passado, todos sabemos que os partidos e os políticos não passam de quadrilhas e ladrões, respectivamente. Chover no molhado? Para que? Agora é hora de investigar e falar do PT, é hora de escancarar que o PT é feito da mesma matéria que os outros partidos, que não há santos por lá, a começar pelo Sassá Mutema de Garanhuns, o pior de todos. Se você critica com razão a mídia tendenciosa à serviço destas quadrilhas não faça o mesmo. Se você como jornalista tem tantas informações sobre o passado, que tal investigar e arranjar algumas deste novo escândalo? Cordialmente.
Lava Jato não é igual ao Mensalão
Eu penso o seguinte: o Mensalão foi uma mentira, uma trama armada para golpear Lula e os principais dirigentes do PT, que todos sabemos nada tem de ladrões, não obstante erraram ao se meter com operadores dos tempos tucanos e suas falcatruas.
Este escândalo atual, no entanto, não parece mentira. O uso interessado dos grupos de mídia – expediente useiro e veseiro e já muitas vezes desmacarado aqui no blog – não apaga o fato de que se permitiu montar um esquema de furto à maior empresa brasileira, debaixo de todos os mecanismos de controle de gestão hoje existentes, tudo para se manter no poder a qualquer custo.
Assim, até para que possamos manter a Petrobrás em pé, é essencial que os culpados, após jugados de modo republicano, recebam a devida punição.
Sejam eles quem forem.
Moacir, as empreiteiras não
Moacir, as empreiteiras não constróem somente para a Petrobrás, e os esquemas não são privativos dela, a Petrobrás tem milhares de funcionários que estão trabalhando e aumentando a produção de petróleo dia a dia e o importante é isto.
Isso!
Exatamente… na época do Maluf até denominaram isso de “Rouba, mas faz”.
Mensalão
Cara, o MENSALÃO não existiu?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mensalão
Cara, o MENSALÃO não existiu?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quer mais financiamento
Quer mais financiamento público de campanha que a tungada na Petrobrás? Ou já privatizaram a Petrobrás?
A corrupção privada é bem maior…
Foi justamente o financiamento privado (fornecedores da Petrobrás) que gerou escândalo, também acho que não deva existir financiamento público (apenas por pessoas ou individual).
Após a privataria, empresas antes estatais (Vale, Usiminas, etc) passaram a ser grandes financiadores de políticos.
Isto tem que ser trazido a
Isto tem que ser trazido a baila, não escondendo o problema na Petrobrás que vai se resolver algo, é desnudando o resto que é a solução.
(Sem título)
Bela síntese histórica. Ontem
Bela síntese histórica. Ontem estava animado, hoje não mais.
O timing da operação tem sentido. Tinha que causar comoção e indignação em final de Dilma I. Nas próximas semanas vazarão detalhes seletivos, somente em prejuízo da base do governo, enfaticamento do PT. É o sangramento que os golpistas adoram. Pronto, objetivo alcançado e dá-se um descanso para Natal e Reveillon.
Dilma II começa “enfraquecida” aos olhos do cidadão comum com os golpistas bradando que o governo acabou. Só neste momento o Janot vai finalizar a denúncia dos 70 políticos e devolver ao T. Zavasky. Até lá a mídia já esgotou o assunto, e a culpa é do PT, Lula e Dilma, graças ao trabalho seletivo da PF e do Moro. Se aparecer um tucano, e vai aparecer, não terá destaque nem impacto.
O resto do roteiro todos já sabem: as falhas da operação melam a culpa do braço privado. O braço político vai ser empurrado com a barriga no STF, talvez uns 10 políticos renunciem por uma ligação mais escabrosa e esperam a primeira instância.
E tudo segue como dantes…
A Dilma e o PT só sairão
A Dilma e o PT só sairão enfraquecidos se quiserem. Quando votei pelo PT pela primeira vêz uma das diversas bandeiras do partido era o combate a corrupção, é só ir até o fundo do armário, retirar a badeirinha que ficou meio desbotada com o tempo e tomar a liderança no alargamento dessa operação para todo o Brasil do presente e do passado, a caixa de Pandora abriu, mas 99% dos eleitores e militantes do PT não serão atingidos, logo tranquilos porém lutando para alargar esta ação, não tenham medo de serem felizes.
Eu tb penso assim. E se o
Eu tb penso assim. E se o Vaccari e outros vacilaram, que vá para a condenação, desde que com provas, claro.
Coloquei PT enfraquecido entre aspas, pois temos este velho problema da opinião publicada que manipula a cabeça do cidadão comum.
Eu tb torço pra que se jogue a m…. no ventilador, mas alguns cabeças da burocracia do PT vão dizer “e a governabilidade?”. Boa parte do PT morre de medo de perdê-la, e eu acho que o momento é de ruptura mesmo. Inclusive pra chutar o PMDB da base e partir para outra forma de política. É a chance de resgatar a militância e suas bandeiras.
Sérgio SS
preferi deixar um comentário solto entre os primeiros, acho que tá lá pelo 120 comentário). Adianto que concordo contigo e que discordo de ti. E viva a dúvida, as diferenças, os vôos. Viver é afinar…
Gostei da matéria.
adorei os comentários fico com a esperança de um Brasil melhor.
Escândalo da Petrobrás – O que mudou de 1990 para cá ?
Gostaria que a imprensa ajudasse a esclarescer a serguinte pergunta : Por que a polícia federal só conseguiu desvendar este esquema, que passou incolume pelos governos Sarney, Itamar, FHC e Lula agora ? Que “boa culpa” o atual governo tem nesta estória.
Sr. Manoel
O que mudou foi que o PT venceu 4 eleições. E isto “Não PODE”! de modo algum. Então algo deve ser feito urgentemente e “empichar” a Búlgara Vermelha” é coisa de primaríssima e urgentíssima necessidade.
Posição totalmente parcial
Se o passado foi errado, permanecer no erro é pior. Que tal concretizar o que disse a presidente: Punir os culpados, “doa a quem doer”. É hora de provar a vontade firme da governante em investigar a fundo. Vamos parar de colocar a culpa nos partidos. Não é o nós contra eles, e sim interditar a impunidade de uma vez por todas neste país tão surrufiado, onde a culpa é jogada para os outros.
O mensalão, por acaso não existiu? Foi uma invensão das elites conservadoras e da mídia dominante?
O Petrolão tem de ser investigado a fundo! E isso não pode estacionar no “Eu não sabia de nada.”
O Mensalão existiu sim, aliás
O Mensalão existiu sim, aliás 2, e somente 1 investigado. A Privataria Tucana é de extrema necessidade uma investigação. Continuar c/ as investigações do metrô paulista, assim como a droga, Lista de Furnas e otras cositas de MG. Virar o país do avesso, se preciso for.
Defina mensalão:
1ª hipótese:
Defina mensalão:
1ª hipótese: houve caixa 2 de campanha, com recursos cuja origem até hoje não foi esclarecida. Só se tem algumas suspeitas. Registre-se que o próprio PT se recusa terminantemente a divulgar esse dado, o que de certo não o ajuda.
2ª hipótese: a história da carochinha montada pelo STF é exatamente isso, um conto de fadas, ou bruxos, e teve dois propósitos manifestos: colocar a cúpula do PT da prisão e NÃO abrir a discussão a respeito do caixa 2, praticado por todos os partidos brasileiros. Afinal, o perigo mora ao lado.
Definida a expressão “mensalão”, que juridicamente significa zero, aí sim poderemos fazer uma avaliação da sua ocorrência ou não.
Uma hora Lewandowski terá que agir igual o Joaquim Barbosa
Atropelar o regimento (como na prisão do Dirceu, Genoíno) implementando o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais.
A maioria do plenário já decidiu mesmo, não há nada errado, diferente do Gilmar que já violou regras para atender seus interesses.
Tem que fazer isso antes que sua presidência no STF termine e antes do prazo para alterar as regras eleitorais para que as eleições 2016 já não tenham dinheiro privado.
Gilmar Dantas
E não é que o “felizardo” do Gilmar é quem vai julgar as contas de campanha da presidente eleita. Entre 11 juízes, ele foi o sortudo !
A conpreensão da Dilma do
A conpreensão da Dilma do “não ficar pedra sobre pedra” não é a mesma que a da imprensa, do judiciário, da PF. Eles entendem que não há de ficar “pedra sobre pedra” em cima do PT. O RESTO deve continuar soterrado por toneladas de pedras com a conivência dos 51 mi de cínicos que fingiram que acreditavam que o Aécio representa a parte impoluta da política.
Malú, a eleição foi ganha
Malú, a eleição foi ganha contra esta mesma mídia que procura soterrar os erros dos outros, cabe a nós levarmos de rodo toda esta tentativa de abafar algo e não ficarmos preocupados com o que for descoberto, pois alargando a investigação todos sabem quem serão os que aparecerão!
51 mi de cínicos
51 mi de pessas, mais de 48% dos votantes em 2014, são classificados como cínicos, e o blog deixa passar. Achei que a política de não admitir insultos anunciada pelo Nassif seria honrada. Essa classificaçao não é só um insulto, é fascismo exarcebado.
Estão todos como um bando de galinhas assustadas!
Parece que todos aqui tem 18 anos de idade e esqueceram o que era o PT há vinte ou trinta anos, lutáva-se por um país republicano em que a corrupção não faria parte disto. Muitos quadros valiosos de base se afastaram do partido simplesmente porque viram os velhos esquemas sendo perpetuados.
Porém com as eleições a chama de velhos quadros e simpatizantes se reacendeu, virou-se uma eleição contra a mídia e contra todos, simplesmente revivendo o passado, porque não retomar a frente de tudo isto, parece que todos estão com o medo.
Eu não tenho medo (não sou Regina Duarte!), temos que tomar a frente de todo o processo, reavivar tudo que foi varrido para baixo do tapete, mostrar as conexões de grupos mafiosos que comandam este país há séculos, é chegada a hora de retomar o espírito do passado, deixar a posição de conforto de conviver com toda a rede que prejudica este país, e como diz a Presidenta, doa a quem doer (eu tenho a certeza que doerá bem mais do outro lado) temos que isr atrás dos picaretas que Lula a muito tempo falou, se não conseguirmos, pelo menos se tentou e esta tentativa que ficará marcada.
Saiam da posição de conforto e deixem de agir como um bando de galinhas assustadas, pois a raposa não somos nós.
Estou com vc e não abro!Tudo
Estou com vc e não abro!
Tudo em nome da moralização do país. Os homens, assim como os partidos passam, o país, não. Acredito ser impossível acabar c/ toda a corrupção, mas colocá-la em níveis civilizados. “É preciso”, como poderia ter dito o Fernando Pessoa.
o outro sentido de “preciso”:
é uma vingança,tb sou humano(acho q foi tu q tiraste sarro ou me cutucaste 1 vez.Se não foi tu,então vai tu mesmo).O “preciso” aí é indevidamente usado e atribuído a Pessoa.Digo indevidamente pq o significado não é “necessário”,ele usa como “exato,previsível, com precisão como um relogio”.Caetano Veloso gravou musicando,navegar é preciso,viver não é preciso.Viver é impreciso,é incerto.Geralmente se entende no sentido mais usual do termo.Eu também sou comum,e,q ningém nos ouça,ninguém nos veja,segredo guardado só entre nós,tá combinado?Eu só vim a saber disso há pouco tempo, e só vim a perceber a riqueza da frase,nem sei de qual poema é,apesar de já tê-lo lido um pouco. 😉
Adorei sua resposta, mesmo
Adorei sua resposta, mesmo que tenha sido fruto de uma “vingança”. Pode se considerar vingado, sr. Carioca ou Gaúcho (não me recordo de outros estados que usam o tu ao invés de vc).
e p q vc nao me deu 5 estrelinhas, sniff…
ou vc tá sendo irônica? De qq modo escrevi uma mensagem longa sobre a riqueza dos usos de tu e voce em pernambuco, nuances e sutilezas que nao existem no rio grande do sul, provavelmente noutras regioes do país tb não. Isso pode levar tempo pra se notar.. Nâo é numa viagem, nem morar pouco tempo. Diante de quem é de fora, de turistas, as pessoas de um lugar podem falar diferente de seu normal, por isso fica dificil conhecer a fala autêntica, assim como a culinária autêntica de um lugar que se visita, atémesmo de umlugar em que se está morando algum tempo. E depende do senso de observação de cada um. Olha, deu um treco no site ou foi algum erro meu que desapareceu a longa explicação ou meu infelizmente pouco poder de síntese (talvez fosse um saco pra ti, pra tu, pra você…). Quem sabe noutra hora entro nos detalhes que sumiram. Era a parte específica das nuances do tu com voce em recife e pernambuco. Gosto dessas diferenças de sotaques e de vocabulários e de uma mesma palavra ter sentido difrerente noutra região, claro que com a influência da rede globo, p ex, muita coisa vai se perdendo e ficando uma linguagem padronizada, uma mesmice, adota-se logo a palavra da moda ou expressao ou gíria do “sul” que se vê em novela, por exemplo, ou em programa de auditório. Isso empobrece o que há de diferente nesse imenso país, no caso, sobre tu, ti, voce. Assim com tem gente – já vi – que passa um fim de semana no rio de janeiro e volta falando carioquês, lugar supostamente mais adiantado – eu acho porto alegre de loooonge a capital mais humanamente adiantada, mais civilizada, nem dá pra comparar, é minha opinião, e não só minha, e não é um bairrismo às avessas – detesto qq tipo de bairrismo, acho ridículo. Como tb há novela que tenta reproduzir sotaque de algum estado nordestino e fica uma tragédia. E assim com palavras que se usam atualmente como moderninha, mas que tempo atrás eram palavrões que jamais se diziam. Desconte, to agora digitando mito depressa.
O teu céu já está todo
O teu céu já está todo estrelado! Feliz agora?
Um Nickname, pelnambucano, falano tu, eu num conhecia não, sô ! Mai num é qui si mi esquici qui ocê bem qui pudia sê um purtugueis tamém, uai. Um garoto ixxxxperto do Rio ou um manu de SumPaulu, fio di portugueis. Valeu a aula ! E viva o blog do Nassif, onde se aprende de tudo. Bom Domingo !
é pra gozar, curtir a mexida, não é pra se chatear
tá? sorria e não leve algumas coiss tão a sério.
Duas questões a serem respondidas
A liberdade conferida a Paulo Roberto Costa superou todos os limites do bom senso.
1) E por que se conferiu tamanha liberdade? E por que o governo insiste em dizer que PRC foi enfiado pela goela abaixo ao Lula?
2) Nassif e os comentaristas do blog falam o tempo todo em republicanismo do PT e ações antirepublicanas da mídia, da PF e do MP. Vamos por partes.
a) Nos aspectos lógicos e factuais, não há como questionar os vícios da midia, problema que na verdade não é só brasileiro e sim mundial. No mundo democrático capitalista, a mídia é predominantemente privada e obviamente defende primeiro os seus próprios interesses. No mundo não democrático, capitalista ou não, não há imprensa independente do governo, e só se publica a versão governamental dos fatos. Cada um escolha o que considere pior.
b) Todos os cargos no MP e na PF são preenchidos por concursos, na verdade extremamente competitivos. Alega-se que tanto MP quanto PF são dominados por tucanos. Qual solução os petistas propõem, acaso será um sistema de cotas?
Das 9 empreiteiras da operação Lava Jato, 6 financiaram Aécio
Publicado em 15/11/2014
6 das 9 empreiteiras
financiaram o Aécio!
Fonte: Conversa Afiada
Não pode ficar pedra sobre pedra!
Compartilhe
O Conversa Afiada reproduz a partir do blog Aposentado invocado:
Tiro pela culatra. Das 9 empreiteiras alvo da Operação Lava Jato, 6 financiaram Aécio. No blog Contexto Livre.
Na sétima fase da operação, deflagrada nesta sexta-feira (14), presidentes de grandes empreiteiras foram alvos de mandados de prisão.
O alto clero tucano, em evento realizado pelo partido em São Paulo nesta sexta-feira (14), comemorou as prisões de executivos de empreiteiras e o possível desgaste do governo Dilma.
”Tem muita gente sem dormir em Brasília “, afirmou senador Aécio Neves; colega Aloysio Nunes, que foi vice dele na campanha presidencial, usou o mesmo tom: “A casa caiu”; PSDB se vê imune neste escândalo; “Petrobras incorporou à sua história a marca perversa da corrupção”, prosseguiu Aécio, em tom sério.
O que Aécio Neves e seus Correligionários (PSDB), não sabiam, por falta de assessoria de comunicação, ou por “cara de pau” mesmo, é que das 9 empreiteiras alvo da Operação Lava Jato, seis financiaram sua campanha para presidente; o valor gira em torno de 20 milhões de reais.
São elas: Odebrecht, OAS, UTC, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa.
“O que Aécio Neves e seus
“O que Aécio Neves e seus Correligionários (PSDB), não sabiam, por falta de assessoria de comunicação, ou por “cara de pau” mesmo, é que das 9 empreiteiras alvo da Operação Lava Jato, seis financiaram sua campanha para presidente; o valor gira em torno de 20 milhões de reais.”
É claro que ele e eles sabiam. Mas a tática deles continua a ser gritar “pega ladrão” para que pensem que o ladrão é outro.
A campanha de Dilma levou $$$
A campanha de Dilma levou $$$ de 9 entre as 9 empreiteiras.
Uma coisa é receber doação de campanha. Outra é ter que aumentar o valor do serviço para pagar a comissão de partidos políticos…
Born to lose
Nassif,
Até este momento, entendo que o PT e seus parlamentares são uns frouxos, morrem de medo da grande mídia, outros ditos amigos do governo de DR também não passam de frouxos com carteirinha de frouxos, o caso de JECardozo, PBernardo, ADToffoli e muitos outros.
Como pode,Mministro de Estado (mais de um ) entregar o cargo e sair atirando ? E os ministros que só levantarão da cadeira em 31 de dezembro ? Só num governo petista é possível acontecer tais animalidades.
O governo dito de esquerda já conseguiu deixar prá lá inúmeras oportunidades para repassar a história deste país, a começar pela CPI do Banestado, assim como pela CPI do Cachoeira e outras Operações, como as bmuito bem lembradas por este post.
Agora, prá não perder o bonde da mediocridade, o irresponsável Toffoli preferiu tentar o recorde da boçalidade, ao acabar de assumir medida prá lá de irresponsável, a de indicar GMendes para ser o relator das contas da campanha de DRousseff. O avoado ignorante é capaz de acreditar piamente que esta sua atitude, que nem mesmo um quadrúpede assumiria, foi republicana ao extremo.
É um processo que acompanho
É um processo que acompanho há tempos, Alfredo. Jamais ouvimos(ouviremos), assistimos(assistiremos) ministros ou mesmo só figuras proeminentes de qualquer outro partido fazer uso do “sincericídio” como o fazem os dos governos petistas. Ao contrário, possuem um senso de preservação admirável, mesmos que nos bastidores se esfolem.
Essa última de indicar o Gilmar Mendes como relator das contas do PT foi demais. Salvo se foi por sorteio. Agora é só esperar o resultado: até a colocação das vírgulas no relatório será sobrelevada.
“Juiz é deus”
JB,
A infinita estupidez de Toffoli terá um preço para ser pago, sobre isto não pode restar dúvida.
Este indivíduo notoriamente pernóstico, mas ainda bastante imaturo, tenta desempenhar o papel que GMendes desempenha à perfeição, o de que “juiz é deus”.
Acontece que o filho de Marília é fraco, ainda precisa melhorar muito, mas tanto, que talvez não consiga chegar lá ainda nesta sua existência – Enquanto não for capaz de montar um IDP em Brasília, nada feito, Toffoli continuará tentando vender o peixe de figura republicana para terminar como Ayres Britto, poodle dos Marinho.
Um abraço
Alfredo, as relatorias são
Alfredo, as relatorias são distribuídas automaticamente pelo sistema do TSE. Não há escolhas pelo seu presidente.
Mas no resto concordo com vc…rs.
Falta profissionalismo
Muito espetáculo e pouca efetividade. Na minha opinião, este caso acaba como inúmeros casos onde a policia federal atuou, alguns citados acima. A maioria deles são casos onde as provas são excluidas do processo por irregularidades de diferentes ordens e o processo acaba por falta de ‘provas válidas e fatos objetivos’ contra os acusados.
É mesmo absurdo que 10 empresas tenham, via financiamento, 70% de controle dos membros do congresso, destas 10, 5 estão envolvidas diretamente nesta operação. Se este circo todo, com presos viajando em jatinho, oposição dando entrevista como se comandasse a operação, manchetes sobre o fim dos tempos, não resultar em condenações e mudanças efetivas, então, a mudança drástica tem que ser na policia federal. Há anos que temos efetivamente visto são operações cinematográficas que geram mutias manchetes, e é só.
Lava-Jato
O juiz Sérgio Moro é reconhecidamente preparado, sério e responsável. A operação Lava-Jato pode representar um grande avanço ao desnudar as relações público-privadas em nosso País e o modo como se financia a atividade política, além de evidenciar a apropriação pessoal de recursos públicos por operadores desses esquemas. Incompreensível essa oposição de petistas à investigação; incompreensíveis os ataques aos agentes públicos encarregados das investigações dos fatos: PF, MP, magistrado. Entendo que eles deveriam ser apoiados e protegidos para que esclareçam a fundo a situação.
Queremos apenas
Queremos apenas imparcialidade. E que não fique pedra sobre pedra. O que não admitimos é seletividade!
Não venha aqui no blog falar
Não venha aqui no blog falar mentiras. Mostre aonde tem petistas contra a investigação.
Ataques aos agentes públicos que ferem o estatuto da PF para denegrir publicamente autoridades? Vc afinal, como os agentes, está advogando contra as leis vigentes? Vc não percebe que estes agentes podem melar toda a operação?
Volte mais ao blog e mantenha-se melhor informado
Mostrar aonde tem petistas
Mostrar aonde tem petistas contra a investigação?
Só aqui já encontrei vários.
respota
Sr. Paulo Palmares, penso que o senhor esta certo, pois vejo muitos que fazem comentarios nas redes sociais defendendo os partidos quando, na verdade, se deveria defender os principios inscritos na Constituição Federal, como a moralidade, a publicidade, a impessoalidade, legalidade e eficiencia. A atuação dos órgãos envolvidos nessa investigaçaõ (MPF, PF, Juiz) deve ser feita de modo a identificar e punir todos os culpados pelos desvios, independentemente da sigra partidaria a que estejam filiados. O que não entendo é como é possivel as pessoas ficarem fazendo defesa dessa ou daquela legenda quando elas (legendas) deveriam ser as primeiras a cobrar as investigações, a punir seus filiados que ocupando cargos publicos atuam contra os interesses na nação e contra a lei. Não sou filiado a nenhum partido mas acho que as pessoas ainda não compreendem que todo esse dinheiro desviado poderia estar financiando escolas, hospitais, segurança, aposentadorias melhores, serviços públicos com qualidade, tudo que todos querem mas que não existe nesse pais de tupiniquim. Se for confirmado que esse ou aquele partido recebeu dinheiro desviado desse esquema bilionário de corruptos, se formos um País serio, devemos extinguir as siglas envolvidas para garantir a ordem publica e o interesse na nação. Na delação premiada foi dito pelo doleiro Ylsessef que o PT possui contas secretas, isso é muito serio e deve ser investigado, de modo que possamos ter um Brasil melhor, não para essa ou aquela classe socialou categoria profissional mas para todo o povo desse País.
O golpe iniciado !
Como a análise e julgamento das contas de campanha da presidente Dilma, “caiu” nas maõzinhas hábeis e palavras mais ainda do grande ministro do PSDB……, o sortudo, tudo pode já começar a acontecer. E o PT não soube que o ministro anterior (que estava analisando), aposentou-se. Que raiva!
Golpe iniciado
o cartel midiatico vai provar que a carroça puxa o burro e o rabo balança o cachorro.Para nòs do povao,deliciamos com a possibilidadesd de tantos figurões estaria momentaneamente presos,mas vai sobrar para o Duque entre tantos nobres porque petroleo è preto mas não è pobre e nem periferico.O show midiatico continua deliciando os 1% e o povao trabalhando e navegando na maionese com sua sabedoria como afirmava o filosofo Foucault.
Parabéns, Nassif, o mais
Parabéns, Nassif, o mais perfeito texto que já li nos meus mais de sessenta anos de idade. Um retrato da velha mídia brasileira, sem rodeios, verdade incontestável. Eu sempre afirmei, se a chamada “grande imprensa” fizesse jus ao GRANDE sem aspas e, de fato, agisse com a mesma volúpia em denunciar a corrupção sem partidarismo, pensando apenas e tão somente no Brasil, havia séculos que nós já seríamos a maior potência de um planeta chamado Terra.
Temos que alardear, sim, que
Temos que alardear, sim, que nessa Operação Lava Jato há comportamentos e ações claramente direcionados para enquadrar o PT e os governos petistas. A começar pelos vazamentos criminosos com o intuito de influir no resultado eleitoral do pleito findo. No que tange à imprensa, concordo com a avaliação do post: fazem, farão, todo o alarde e desvirtuamento possível enquanto estiver em cena petistas. Se as investigações assumirem a amplitude necessária e começar a surgir a realidade como ela é, como sempre foi, ou seja, que ninguém é inocente nessa estória, aí a coisa mudará de figura.
Do mesmo modo, podemos, e devemos, arrolar “n” argumentos para amenizar a culpa dos governos petistas nesse triste episódio. A começar pela sua gênese que na linha do tempo nos levaria a governos passados e que pelos métodos nos revela uma distorção estrutural também histórica no nosso sistema político que vai se refletir na própria governança da máquina pública direta, indireta ou paraestatal.
Entretanto, nada disso pode encobrir uma verdade: os governos petistas são responsáveis, sim, pelos desmandos a partir do momento que assumiram as rédeas do Poder e se acomodaram com a situação. Não importa se esses mesmos governos criaram mecanismos mais efetivos de combate á corrupção; que esta não aumentou com relação aos demais, mas apenas ganhou mais visibilidade pelo seu combate; enfim, qualquer desculpa, por mais pertinente que seja, não terá o condão de elidir essa responsabilidade.
Logo que eclodiu essa escandalo escrevi um texto neste espaço arguindo acerca da estranheza e perplexidade sobre ter um esquema desse prosperado, mesmo que à sombra, frente as inúmeras instâncias de contrôle que vão desde as internas(corporativas) até as externas(TCU, CGU). Sem esquecer o Gabinete de Segurança Institucional através do seu braça de Informações, a ABIN, cujo escopo operacional decerto abrange qualquer tema ou ações que de modo direto ou indireto afetem à Presidência da República. Para piorar, a atual mandatária foi durante anos presidente do Conselho de Administração da Petrobrás.
Vamos repartir culpas, sim. Rebater as aleivosias da mídia compromissada e mentirosa bem como as investidas oportunistas da oposição política. Não obstante, ganharemos, ganhamos muito mais moral se admitirmos que erramos e que estamos dispostos a assumir as responsabilidades por isso.
O importante é que essa ferida seja sarjada, os culpados punidos, as lições apreendidas, tudo seja realizado dentros dos rigorosos ditames da Lei e da Ordem Institucional. Nesse sentido, qualquer ânimo fora desse esquadro, a começar por uma eventual demanda golpista, de ataque à democracia e desrespeito à soberania popular, deve ser repudiada e combatida. Aí, sim, não só petistas ou esquerdistas devem ir para o confronto, mas todos os brasileiros dignos.
Pelo histórico descrito,
Pelo histórico descrito, sobre as outras operações que redundaram em nada, é líquido e certo que as investigações e as punições só atingirão a base do governo.
PSDB e os demais serão sumariamente ‘esquecidos” neste processo.
O governo Dilma e seu ministro da justiça até podem ser “republicanos” mas o Judiciário e principalmente a Polícia Federal(extremamente tucana), sabemos que não é. (vide os vazamentos seletivos antes dias antes da eleição).
Pelo histórico descrito,
Pelo histórico descrito, sobre as outras operações que redundaram em nada, é líquido e certo que as investigações e as punições só atingirão a base do governo.
PSDB e os demais serão sumariamente ‘esquecidos” neste processo.
O governo Dilma e seu ministro da justiça até podem ser “republicanos” mas o Judiciário e principalmente a Polícia Federal(extremamente tucana), sabemos que não é. (vide os vazamentos seletivos antes dias antes da eleição).
A revolução está a caminho…
As revoluções pode ser curtas e sangrentas, ou lentas e pacíficas. Cada uma delas tem seu estilo, apesar de haver padrões recorrentes. O descontentamento que coloca um milhão de pessoas em uma multidão nas ruas é uma fagulha que os eletriza. Mortes violentas, como as que tem acontecido no Brasil, têm sido o catalisador mais comum para radicalizar o descontentamento em revoluções ao longo dos últimos 100 anos. Algumas vezes a fagulha é medonha, como o assassinato de jovens universitários, militares, policiais e milhares de civis ocorridos nos últimos 20 anos. O acúmulo de frustrações vai criando um elo comum entre as pessoas e o resultado é uma reação em cadeia que origina uma revolução. Quando um governo ignora o apelo do povo, o povo normalmente cria mecanismos de ignorar a lei. Na revolução de 1964 o que se pode comemorar foi o fato das Forças Armadas não permitirem que o comunismo entrasse no Brasil e pelo jeito não adiantou muito. Agora não dá para comemorar mais nada. Como Lula gosta de dizer: “Nunca antes neste país houve tanta corrupção, nem no tempo da ditadura”. O PT afundou a Petrobrás coisa que nunca antes neste país havia acontecido. E isto é fato!!!
O que é fato?
O que estamos
O que é fato?
O que estamos assistindo é fim de um grupo corruptor, esses não vão mais corromper…
Faça suas contas…
O PT tirou 50.000.000 de pessoas da miséria, você tem idéia do que seja isso?
Duro era ver as maracutáias acontecerem e NINGUEM SER PRESO!
ISSO SIM É UM FATO RELEVANTE!
A ausência de informação sobre corrupção, não significa que não existam corruptos…
“A Operação, em si, revela
“A Operação, em si, revela uma imensa teia de jogadas envolvendo a Petrobras, a maior empresa brasileira e montadas a partir de executivos indicados no governo Lula. “
Essa frase está errada. Os executivos foram indicados por FHC-PSDB e permanceram nos cargos no governo Lula. Os dois ex-diretores da Petrobrás presos são ORIUNDOS do PSDB.
Era só o que faltava no PT só
Era só o que faltava no PT só tem anginho.
Anjinho nao ficaria melhor,
Anjinho nao ficaria melhor, meu sr.
Era só o que faltava no PT só tem anginho.
KKKKKKKKK.
o que é um anginho?
o que é um anginho?
É um anjo com angina.
É um anjo com angina.
Sr. Ruy o que é
Sr. Ruy o que é “anginho”??????
O Ruy, não acho errado
O Ruy, não acho errado levantar um “troquinho” para falar
mal do PT, o que não deixa de ser uma “bolsa”!Enfim que
os “angos” te protegam!
Rua adversa
… fases de vir para a rua …? E quando chegar esse dia, tenho (c) alma como o (a) Lu(l)a.
Obs.Já temos uma nova leva de
Obs.Já temos uma nova leva de “trolls” pagos no blog!
Parece que com a derrota do Aécio muita gente perdeu
a boquinha.Tão mandando os universitários agora.
Operação lava jato e o futuro do financiamento político
É lastimavel ver pessoas que contribuiu direta ou indiretamente para denegrir a imagem desta grande EMPRESA QUE
É A PETROBRÁS, durante, longo periodo no comando de nosso PAÍS,dizer, que tem vergonha de ser Brasileiro em
virtude do que estar sendo investigado pela Policia Federal, ouve lamentações publicas no jornal da globo de ontem.
Em tão,me pergunto, porque o presidente LULA não aprimorou a Empresa depos de ter assumido o comando da Nação,
optando mas tarde pela criação do PRE SAL, será que a teia de aranha estava enrraizada na Empresa obrigando-o a
deixar de lado, e criar esta parte da Petrobrás com maior autonomia para o Brasil. Acho que esta investigação,esta vindo lá
de anos anteriores à 2000, só para entender estas agrecividades em que estamos assistido por parte de pessoas que
paresem estarem acuadas.
Gelson, depois de fazer um
Gelson, depois de fazer um COPIAR e COLAR arruma o texto pelo menos, da forma que está mostra que estás parecendo até um ROBOT, depois não ganha o $$$$ do PSDB, deixa de ser preguiçoso.
Bom comentário. E uma coisa
Bom comentário. E uma coisa que nao faz sentido! Se alguem fez uma comentário com um título e eu vou responder, porque o sistema nao mantém o título na minha resposta?
Presta mais atenção ao
Presta mais atenção ao escrever : em tão : não existe . Neste caso é : então
O PSDB vai querer tirar o
O PSDB vai querer tirar o corpo fora novamente, jogar nas costas
do PT como sempre,mass nós não vamos deixar!PSDB vai entrar
na dança de roda”, e a receita é a mesma do periodo eleitoral..ou
seja: Postar,postar,posta,rpostar, falar,falar,falar.Como “Marina Silva
foi desconstruida (e sempre será )o telhadão PSDBista é bem maior e
não há mídia venal que detenha uma militância consistente,embasada,
educada e firme.Avante!Pedras dos dois lados.
Uma das saídas é por aí,
Uma das saídas é por aí, temos que deixar claro quem tem os genes da corrupção.
De um limão, um musse!
Só para esclarecer
Você quer dizer que o PT não tem culpa no cartório?
E vc? Está querendo dizer que
E vc? Está querendo dizer que é somente o PT que tem culpa, pq ele é governo?
Eu pelo menos respondo.
Eu acredito que todos os partidos se beneficiaram, não dá para livrar a cara de nenhum. Triste é ver que opções políticas turvam a capacidade de alguns, se não de perceber, de responder.
Não vai sobrar pedra sobre
Não vai sobrar pedra sobre pedra. Isto sim é combater a corrupção. Doa a quem doer.
Te digo que um partido que
Te digo que um partido que ganha 4 eleições seguidas
deva ter alguma culpa, talvez nem seja no cartório.Assim
como um partido que perde 4 eleições seguidas tendo
vencida duas anteriormente possa ter criado o próprio
cartório ou sobreviva dele até hoje.PSDB é um partido
com bons e corruptos de boa margem de manobra.
Ponto de vista
Não só o PT , masmuuuuuuuuuito mais GENTE BOA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lava-Jato: empreiteiras atuaram no cartel do metrô de São Paulo
Empreiteiras da Lava-Jato atuaram no cartel do Metrô de SP
Posted by eduguim on 15/11/14 • Categorized as Reportagem
No Blog da Cidadania:
http://www.blogdacidadania.com.br/2014/11/empreiteiras-da-lava-jato-atuaram-no-cartel-do-metro-de-sp/
O delegado Igor Romário de Paula, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, estreou na tevê na edição do Jornal Nacional de sexta-feira 14, falando sobre as prisões de executivos de empreiteiras denunciadas pelo doleiro Alberto Yousseff no âmbito do acordo de delação premiada da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.
Diz a locução de Willian Bonner:
“O delegado que conduz as investigações na Polícia Federal diz que há indícios consistentes de vários crimes, como formação de quadrilha, cartel, corrupção, fraude em licitações e lavagem de dinheiro”
De Paula, um dia antes, tornara-se conhecido nacionalmente. Matéria do Jornal O Estado De São Paulo arrolou esse delegado como membro de um grupo de delegados que insulta Dilma Rousseff e Lula no Facebook e faz proselitismo político-partidário em favor do ex-candidato a presidente Aécio Neves.
Abaixo, trecho da matéria do Estadão sobre delegados anti-Dilma da PF
A matéria do Jornal Nacional, além de dar voz aos autoproclamados inimigos políticos de Dilma, Lula e do PT, trata de acusar o partido de estar institucionalmente envolvido nos crimes.
A matéria, porém, poderia ter lembrado que essas empreiteiras que tiveram seus executivos presos também estão envolvidas em outros escândalos envolvendo outros partidos, com destaque para o PSDB.
Empresas citadas na operação Lava Jato são conhecidas como “As quatro irmãs”. São elas Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez e prestam serviços também para governos do PSDB.
A Odebrecht, entre outras, foi alvo de denúncia do Ministério Público por suspeita de formação de cartel em São Paulo para a construção da Linha 5 do Metrô.
Em 2012, o Ministério Público do Estado de São Paulo ofereceu denúncia formal à Justiça contra 14 representantes de empresas que compõem o consórcio vencedor da licitação para a construção da Linha 5 – Lilás, do Metrô.
A denúncia foi formulada pelo promotor de Justiça Marcelo Batlouni Mendroni, do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Formação de Cartel e à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos (GEDEC).
Foram denunciados, entre outros, executivos da Construtora Norberto Odebrecht Brasil S/A, da Construtora OAS Ltda e da Construtora Queiroz Galvão S/A.
De acordo com a denúncia, os 14 envolvidos dividiram entre as empresas que representavam os contratos dos trechos de 3 a 8 da linha 5 do Metrô, direcionando a licitação da obra. Para o Ministério Público, eles sabiam previamente qual empresa seria a vencedora de cada um dos trechos em licitação porque combinaram o preço que seria apresentado por cada concorrente do grupo.
O jornal Folha de S. Paulo, naquele ano, publicou reportagem demonstrando que já se sabia, quatro meses antes do edital, quais os consórcios e empresas seriam vencedoras da licitação, registrando em cartório os nomes dos vencedores muito antes de proclamado o resultado da licitação.
Apesar de a mídia estar tentando vender ao país que a atuação criminosa dessas empresas teve início “em 2003” exclusivamente com o governo Lula, todos sabem que esse tipo de atuação corruptora de empreiteiras sempre existiu.
A diferença, hoje, após a chegada do PT ao poder, é que a corrupção praticada desde sempre por empreiteiras está sendo investigada sem tréguas.
Aliás, surpreendeu-se quem quis com as prisões de corruptores na última sexta-feira. Logo após o segundo turno das eleições deste ano, este Blog já vinha avisando que os corruptores entrariam na roda.
Dois dias após o segundo turno (28/10), esta página já explicava O que Dilma quis dizer com “Não vai ficar pedra sobre pedra” durante entrevista que tinha acabado de conceder ao Jornal Nacional.
Apesar da tentativa de exploração política por parte da mídia e do PSDB, é mais do que positivo que a Operação Lava Jato esteja expondo à luz do dia os métodos de empresas que cresceram e se tornaram as maiores do mundo corrompendo políticos e agentes públicos vinculados a TODOS os partidos.
Por conta disso, apesar de a mídia estar tentando vender a ideia de que essas empresas só começaram a fazer negociatas com empresas públicas ligadas ao governo do PT, o fato é que será muito difícil impedir que venham à luz negócios nebulosos dessas empreiteiras com governos de partidos de oposição como os de São Paulo e de Minas Gerais.
Vários colunistas da grande mídia estão achando que Dilma, Lula e o PT serão prejudicados por um nível de combate à corrupção que jamais existiu no país, mas estão redondamente enganados.
Este Blog afiança aos seus leitores que, nos próximos meses, sobretudo após as festas de fim de ano, a presidente da República e seu antecessor começarão a entrar para a história como os únicos governantes que abriram a caixa-preta da corrupção institucionalizada que vige neste país desde sempre. Quem viver, verá.
Senado
Senado Federal,
2009
Bloco de apoio ao Governo:
PT, PR, PSB, PCdoB e PRB
(retirado de uma ata de reunião na CCJ do Senado)
acredito que os próprios depoentes já se encarregaram…
de fazer retroceder a investigação até 1990 para melhor firmar conclusões
ELEIÇÕES GANHAS= “MEDO SEM FUNDAMENTOS”
Existe um ditado clássico: “quem não deve não teme”, as eleições já foram ganhas pelo PT, acabou esse besteirol de uso político da imprensa e casos de corrupção; o PT como um partido político republicano, democrático e sério precisa deixar a mídia, PF, MP e tudo mais escavar até a mais discreta denúncia de corrupção e mostrar para todo o Brasil, como disse a Sra. Dilma, que não vai ficar pedra sobre pedra, ao final de tudo o PT sairá fortalecido com a comprovação de sua inocência completa sobre essas denúncias. Fico apreensivo com essa luta do partido em combater denúncias e investigações ao invés de estimulá-las e aprofundá-las, é um combate às formalidades dos procedimentos e não ao mérito das denúncias, isso é temerário e gera dúvidas sobre toda essa idoneidade do PT; se me acusassem de roubo ou corrupção meu ato imediato seria aprofundar as denúncias para depois processar o acusador, o PT prefere tentar calar os acusadores com a “suprema” palavra do STF. O pior de tudo isso e o mais temerário é a disseminação da idéia de que é melhor votar em quem rouba mas faz do que no que rouba mas nada faz, isso é uma aberração da democracia, é a personificação de uma cultura política precária disseminada na população, nos USA por 1% do que se faz aqui o próprio político pede pra sair.
trolls pagos – vontade de parar logo quando vejo tal afirmação
que prova de que são pagos? (Pior que não é a mesma figura que vejo usar tal expressão, que se cuidem alguns juízes do STF, aqui alguns proometem) .E que tanta facilidade em usar dessa classificação pejorativa? Pode ser e pode não ser, mas me dá log a impressão de que a pecha é porque aparece visitante ou participante com ponto de vista que não agrada a A, B ou C (ou X, Y e Z). Mal começo a ler , já está em 109 comentários sobre esse tema super delicado, super sério (por isso me animei a começar a ler meio corrido alguns comentgários, e logo vejo um curto com a afirmação leviana, sim, levaiana porque não tem prova, iss , a meu ver, é uma espécie de atrapalhar o que de bom possa ser comentado por aqui, por alguns participantes visitantes, quenão pediram cadastramento, ou de fichinha, de antiguidade (que não é posto, não ligo pra isso, mas já , em privado, usaram tal argumento contra “novatos”, mas dou um desconto pq a pessoa devia estar azeda, de lua, todo o mundo tem seu momento assim ). Mas q tal “troll pago” dá vontade de interromper leitura e de comentar, ouo isto nãoseria o objetivo da figura, e das figuras, manter um grupo fechado, inibir opiniões outras, e, se são trolls, deixem-nos fazer as trolagens em paz, só não os reforcem, senão voce estará sendo mais tgroll do que eles). Pronto, tirou minha tesão de ir lendo, talvez eu perca, mas alguns comentaristas e seus comentários são tão previsíveis que dá dó, vou ouvir denovo Tu Qué Tomá Meu ôme, que é mais rico, tem mais qualidade. Tenho medo de irmandades, de grupos fechados, fechadinhos, e diante de assunto tão sério – ou quer desviar tal gravidade, vai, tá conseguindo. Além de puxa-sacos mal leitores alguns, alguns, que bastam ver o nome de quem assina um manifesto é o Nassif pra aplaudirem em massa (se Nassif escrever que 2 + 2 = 5, certamente aplaudirão. Os que protestarem ou criticarem, terão na ponta da língua, são 5, dependendo da base decimal com que se fez a conta). pqp.
Quem sou eu para julgar
Quem sou eu para julgar alguém, jogar tijolada na vidraça dos outros é mole, quero ver você,com sua empresa prestadora de serviço ganhar concorrência em qualquer Empresa privada ou publica
sem que ……,e dependendo da sua atividade você presta mas não ganha. Esta tudo errado, pela primeira vês que estou assistindo a policia FEDERAL trabalhando com muita autoridade e competência, isto de 2003 aos dias atuais, e se DEUS quiser esta instituição ajudará
o Brasil mudar este sistema politico vergonhoso que campeia Brasil a fora.
A OPERAÇÃO LAVA JATO
É SÓ ESPERAR PRA VER.
LAVA JATO
TRISTE, MAS DESCONFIO QUE ESSA OPERAÇÃO SÓ VAI LAVAR AEROMODELOS E TECO´TECO.Os JAtos VÃO CONTINUAR VOANDO SUJOS MESMO.
Corrupção no Brasil.
Eu tenho 67 anos e é a primeira vez que vejo político ser preso e agora empresários corruptores indo para o mesmo caminho. Será que vamos para o primeiro mundo?
Corrupção no Brasil.
Sinto muito Alfredo. Não vamos.
Essa e a diferença ente Dilma
Essa e a diferença ente Dilma e o PSDB.
Agora vou passar no caixa
Não acho q petistas (escalões intermediários) e o PT sejam frouxos. São cautelosos. Só pra usar uma expressão de um participante esperançoso,acho,ao contrário,q o PT não tem culhões,e tô pessimista.Não acho q falta profissionalismo.Há seletividade,e não seria de outra maneira,ora!(Isto não é um tratado,é claro q contém generalizações,mas nem tantas.E reticências não boto senão perde a graça,se já não perdeu). Mas continuar com certas crenças(repetidamente defendidas p/alguns superativistas) é q não dá. (Será q fui bem compreendido?). Agora vou passar no caixa do PSDB e PIG e pegar uns trocados. E um adiantamento pra próxima: o pessoal aqui tá querendo brincar. Com fogo.
Dando pipoca aos macacos
dar pipoca aos macacos é cegar-se, ou fingir-se de cego, é continuar em crenças e ilusões que nos foram incutidas desde o nascimento com a maior das boas vontades e intenções ( papai noel, p.ex., virgens concebidas sem pecado ). Isto, sim, é fazer o papel da esquerda pueril, reforça o antipetismo e os estereótipos de qq coisa que cheira a esquerda. Tapar sóis com peneiras “pra não fazer o jogo da direita”, isso tá tão manjado e é um gozo pra reação, pro PIG, pros golpismos diversos. Se tem gente metida nesse ou naquele escândalo, que tenha; se teve pressões, digamos assim, não contabilizadas sobre o nosso parlamento e parlamentares diversos, que tenha (esperava-se o quê? rogas de amor ?). E isso não é coisa do outro mundo. É deste.
PSDB já divugou nota, dizendo
PSDB já divugou nota, dizendo que pegar corruptos é mais importante do que “prender empresários”…os CORRUPTORES SÃO TODOS ÉTICOS. Deve ser ahahah
Imprensa mal informada ou ma intencionada.
Quem disse que esse dinheiro desviado é para campanha eleitoral ?
A maioria da imprensa deseduca e presta péssimo serviço à população.
Grande parte do dinheiro é desviada para proveito próprio como os cartões coorporativos.
Essa estória da Cegonha foi inventada para atenuar as penas mais rigorosas
E não se trata de CORRUPÇÃO ,trata–se ,no caso da Pertobrás, de CONCUSSÃO predominantemente.
Existe uma diferença enorme entre solicitar e exigir usando do cargo público.Nenhum dos mensaleiros por exemplo foi agravado em um terço por usar do cargo público por solicitar. o beneficio.
Por que não se faz a mesma ANALOGIA ao PRESIDENTE MENSALEIRO E A PRESIDENTA DA REPÚBLICA IMPERIALISTA DO BRASIL a que fez o juiz ao mandar deter os presidentes das empreiteiras ,por julgar impossível que estes não sabiam dos contratos viciados , isto é, como não fazer uma dedução correspondente ao caso do Mensalão ao Lula e o da Petrobrás às presidentes da Petrobrás e a Presidente da República.]
A ipresnas fala de empréstmos da União para os Estados e Municipios, ESSA É UMA DAS MAIORES IGNORÃNCIAS QUE já ouvi.
No Brasil, os papéis se invertem, o Presidente tem poder legistlativo,tem poder de veto, tem poder de alterar as alíiquotas tributarias, é um verdadeiro PODER MODERADOR de Dom Pedro I.
A União é apenas a fiel depositária do dinheiro dos Estados e Municípios ,como um banco, a quem deve REPASSAR para os verdadeiros arrecadadores os recursos ou mesmo viabilizar alguma ou outra obra para o desenvolvimento equilibrado.
Na Alemanha, a União recebe os recursos mínimos para se auto sustentar, quem centraliza os recursos são Estados e Municípiose e a impresna, cujos jornalistas são em grande maioria analfabetos funiconais, perdem a oportunidade , ao surgir tais assuntos, de educarem e mostrar como deveria realmente funcionar o sistema.
Fazem o contrário, reforçam o erro, deixando ,em alguns casos, transparecer a propaganda e o favor que fazem para o governo em deixar a população cada vez mais INSIPIENTE sobre asssuntos que interferem diretamente na sua qualidade de vida.
Ok, otimo, mas da pra fazer
Ok, otimo, mas da pra fazer sentido da proxima vez ou o Valium acabou na sua casa?
Falando em Lavagem de
Falando em Lavagem de Dinheiro em maiusculas, Nassif, tem golpe na bolsa de valores chegando cedo cedo vindo do Rio de Janeiro e eh autoria de algum banco:
Falta de troco é problema generalizado no Rio
Dificuldade é aumentada pela escassez de moedas. Repórter sai com algumas notas de R$ 50 para testar alguns serviços na cidade
Perdoe me por nao acreditar que isso eh normal.
Eh o banco central?
Se estiver acontecendo em outras cidades, eh. Se nao estiver, eh banco carioca.
Gente, alguem poderia nos
Gente, alguem poderia nos dizer se tem banco carioca falindo por fazer “apostas” internacionais?
2ª feira: “Capitalismo e democracia”, Ellen Meiksins Wood
Vou postar no Fora de Pauta 2ª feira e já anuncio aki por estar sendo muito lido o post-título. Acho que interessa.
(li um artigo dela há muito tempo na New Left Review , ótima e facilita por não usar, acho que propositalmente, a linguagem do estereótipo acadêmico. Professora da Universidade de Toronto, Canadá), a Tradução: de Rodrigo Rodrigues
concordo com o texto, se for
concordo com o texto, se for republicano mesmo todo esse processo,
uma que houve manipuação evidente no dia da eleição contra dilma…..
Pros crentes em Seminaristas, Cardeais,o caso Banco Ambrosiano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Ambrosiano ( Vaticano e Máfia Italiana)
(O título é pra chamar atenção, mesmo. Não que palavras não sirvam de alguma referência, claro, todos precisamos de algumas referências ). Posto aki por ver tanta esperança (é bom), tanta fé (é bom, de um tipo ou outro), e algumas ilusões.
“QUAL REFORMA POLITICA?”- M. Unger , sempre original:
http://www.law.harvard.edu/faculty/unger/portuguese/pdfs/qrp.pdf Unger, sempre original.
do site oficial (opção tb em português. Lá tem vários artigos. No youtube pode-se increver pra novos vídeos e ver os já existentes, claro. Pena que não tenho ferramenta pra converter pdf pra word 2003, senão colocaria aqui.
Pode não ser o que parece!
Vamos ver: começou antes, a 15 anos em governos PSDB. Ok. Depois veio dois governos PT que, a principio não estariam envolvidos. Ok. Só que me parece, decidiram levar vantagem no esquema ao invés de denunciá-lo. Certo? Errado? Ética? Verdade? Lisura? Ou não sabiam do esquema? Ou não quiseram saber? Me ajudem, estou confuso! Alguém?
“Há irregularidades ligadas à
“Há irregularidades ligadas à Camargo Corrêa em obras como a reforma e ampliação da Refinaria Getulio Vargas, em Araucária (PR), e na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE)”, comenta a revista Carta Capital. Aí lembrei do finado ex-governador de Pernambuco, que acalentou o sonho de se tornar presidente, enquanto vivo. Não é brincadeira a construção de “uma nova forma de fazer política”. Em breve os dados a serem desvelados, muito possivelmente, mostrarão que Eduardo Campos tinha as mãos sujas do azeite em que se labuzam essas empreiteiras todas. Culpa dele? Sim. Mas é virtualmente impossível que alguém viceje na política sem recorrer aos expedientes tradicionais da política velha de guerra.
“Comissões”, “jetons”, “faz-me rir” etc. Pela regra de hoje, dada a ligação umbilical entre construtoras e políticos, é impossível crescer sem ajudar a quem fartamente lhe irriga a campanha. Empresas nunca fazem doações, empresas sempre fazem investimentos. Enquanto as regras forem essas de hoje, nunca teremos essa terceira via com a integridade que a população espera. Será sempre mais do mesmo. Como todos estão melados pela graxa da bandalheira, duvido muito que a coisa ande. Ninguém mudará as regras desse jogo em que todos do andar de cima estão se dando bem. O povo? Que se lixe. Aposto num grande “acordão” pra livrar a cara de todo mundo. O “juízo final” ainda figura muito longínquo no horizonte.
O povo aguentará, aguentará e aguentará. Pelo menos enquanto os níveis de desemprego seguem sob controle, o salário mínimo tem aumentos razoáveis e o grosso da população segue consumindo até bem, pelo menos quando se compara com outras épocas. Mas aí um dia, ao que tudo indica, os ventos soprarão com outra intensidade, em nova direção. A percepção popular mudará. Talvez um dia o povo perca a paciência…
Não esqueçamos que o PSDB
Não esqueçamos que o PSDB está fora do governo, no âmbito federal, há muito tempo, lapso suficiente para jogar na vala da prescrição – e da impunidade, posto que prescrição por inação de quem deveria ter atuado – o que quer que tenha sido feito na era FHC. Os contratos que lambuzaram todo mundo de graxa, aptos a ensejarem responsabilização política e penal estão nas mãos do PT, não dos tucanos. Por conseguinte, não deve haver quaisquer ilusões em relação a uma punição, digamos, de um FHC ou um José Serra.
O PSDB está limpo? Certamente não. Há São Paulo, estado que, sozinho, tem enorme peso considerado o conjunto do Brasil. Ali deve haver contratos estranhos, com influência de cartéis e coisas que tais – o “caso do metrô” que o diga.
Sou cético. Como a coisa mela todos, creio que esses todos se juntarão a fim de garantir a impunidade velha de guerra de sempre. Um acordo – gigante – está para acordar. Aguardemos, contudo. A vida política anda cheia de surpresas nos últimos tempos, afinal de contas.
Concordo em gênero, número e
Concordo em gênero, número e grau, toda “democracia” necessita de dedos em riste, um apontando para o outro, a população sempre estará dividida, pois isso é o normal das pessoas, sempre haverá opinião divergente, aí entram os partidos políticos que fazem o papel de espelho dessas divergências e isso deixa as pessoas felizes, uns amantes incondicionais da “esquerda” outros da “direita”, falam, amam, defendem, colocam a mão no fogo por eles, fecham os olhos para as falcatruas dos partidários, etc; mas faz muito tempo que partido virou uma espécie de engodo, eles não tem mais princípios próprios, se muda de partido como se muda de roupa, as alianças são fisiológicas, “inimigos” políticos se abraçam como grandes amigos, a pergunta é: porque?? Na minha humilde opinião o objetivo dos partidos é apenas gerar essa falsa sensação de que a nossa opinião é defendida por esse ou aquele partido dando aquele falso frescor democrático, mas na verdade todos eles são fisiológicos( não apenas o PMDB que assumiu isso abertamente), querem se perpetuar no poder para lucrar com o sistema macabro que desvia dinheiro público através das grandes e pequenas licitações; desconheço uma profissão onde a evolução financeira pessoal seja mais rápida e meteórica do que a profissão política. Vejo gente defendendo o PT, nunca provando que essa ou aquela denúncia seja falsa mas apenas falando de PIG, que os órgão investigatórios são parciais, que o PSDB também é sujo; essa reação é a típica reação de quem está preso em um pensamento sectário; é óbvio que se o PSDB se mantém no cenário político é porque atua na máfia política que desvia dinheiro público e também engana aos eleitores dele que acreditam na “mudança”. Eleições são eleições, agora para o bem do Brasil toda e qualquer denúncia de corrupção deve ser levada às últimas consequências seja ela contra o PSDB, PMDB, PT, Pqualquercoisa, limpar qualquer partido da putridão corrupta só vai tornar o Brasil em um país melhor e menos corrupto.
A POLÍTICA DO DEIXA PRA LÁ!
Se continuar essa política do “deixa pra lá”, do “é assim mesmo”; a gente vai acabar perdendo a
>>>>REFERÊNCIA<<<<
que temos na política, e nossos valores morais!
Os partidos e o governo devem se acostumar a prestar contas à sociedade. É preciso ficar bem claro, quem é o culpado pelas derrubadas de propostas no Congresso, e quem lutou pela aprovação. Porque quando o povo perde a referência, todos entram na vala comum, virando “FARINHA DO MESMO SACO”.
Para grande parte dos eleitores, o governo já virou “farinha do mesmo saco”. Isso é culpa da mídia paga, mas também do próprio governo. Se eles têm a mídia, nós temos os movimentos sociais; e não tem como escondê-los, quando saem às ruas protestando, e cobrando por soluções práticas e objetivas. Imaginem se movimentos como a UNE e o MST, por exemplo, fossem para frente do STF, exigir o desengavetamento do processo contra o financiamento privado de campanhas.
Quando o governo não usa toda a pressão que tem à disposição, passa a impressão ao povo, de que diz algo no papel, mas torce e trabalha pelo contrário na prática. por isso acaba sendo jogado na vala comum, e perdemos nossas referências políticas e valores morais!
É preciso reconhecer que toda
É preciso reconhecer que toda situação da Petrobras ocorre porque os políticos aceitam não fazer sensura contra a corrupçao fundada no sistema capitalista.
Imagine que um deputado recém eleito, ao chegar ao congresso para compreender o âmbito total do seu cargo, toma conhecimento de que o dinheiro é produzido artificialmente para as pretenções dos banqueiros serem os donos do país; os quais usam do parlamento apenas para os políticos o administrarem para eles; tendo uma comissão especial para melhorar as suas vidas.
A consequência de tal situação da Petrobras é que todo ministério também quer ganhar um pouco desse dinheiro falso, sem precisar fazer a análise do país, porque ninguém problematiza a integralidade da corrupção se não tentar uma saída para o discurso fenomenológico do dinheiro, invocando depois restringir o âmbito do financiamento de campanha.
O governo de Dilma estabeleceu as condições deste país buscar os fundamentos do dinheiro por sua natureza vinculada a superação de nível.
Tendo em vista novas técnicas terem eliminado a necessidade do lastro do limite físico, o dinheiro digital dos bancos não precisa mais de financiamento do Estado para fazer as transformações sociais; basta analisar que o crescimento do Brasil pelos bancos públicos sustentou o pleno emprego, porque corresponde ao nível puro do valor dos salarios, e não de investimentos externos que endividam o Estado.
Estamos no momento de discutir o país implicando o âmbito total, como um Estado claro, que estende-se a determinar o modo estável do dinheiro com a sociedade industrial, na medida que se limita a ser análise de valor da produção, em si do povo do Brasil.
Texto exato .
O problema
Texto exato .
O problema é o Judiciário, a grande mídia e até os tucanos.
Só prender/investigar os corruptos não basta.
E os corruptores empresários?
Dilma, é que sairá fortalecida desse caso .
A grande mídia quer que
A grande mídia quer que acreditemos que as grandes construtoras que junto com funcionários da Petrobrás roubaram a valer começaram este esquema nos governos do PT. Para a mídia tucana, Globo, Folha, Estadão, UOL, CBN e Veja, antes, nos governos tucanos só haviam anjinhos. Só trouxas acreditariam nisso, mas eles existem.
Também quer que acreditemos que as mega construtoras que participaram das roubalheiras na Petrobrás jamais fizeram o mesmo nas obras dos governos estaduais comandados pelo PSDB, como o Roubanel em São Paulo (obra que nunca termina), no metrô de São Paulo (outra obra tucana que nunca termina), assim como nas obras tocadas por Aécio Neves em Minas Gerais, como o incrível centro administrativo do governo de Minas em BH que consumiu uma fábula equivalente a R$ 2 bilhões com três prédios envidraçados.
O objetivo da mídia que faz o papel principal da oposição no Brasil consorciada ao PSDB e ao DEM é atribuir ao Governo e ao PT toda a responsabilidade pela corrupção existente no país e na Petrobrás, de modo que daqui há alguns meses seja possível propor no congresso nacional o impeachment da Presidenta eleita Dilma Rousseff,
Por óbvio que há políticos e operadores de TODOS os partidos no recente caso da Petrobrás negociando com grandes empresas propinas para abastecer suas vidas privadas e também as suas campanhas eleitorais, que no Brasil são caríssimas. Por exemplo, o tal doleiro Yousseff vem “trampando” na intermediação da corrupção grossa no Brasil desde os anos 90, no Governo FHC. Prosseguiu até hoje sem ser molestado até que a PF o prendeu.
O que não podemos aceitar de forma alguma é que transformem este caso da Petrobrás em um biombo pra lá de cínico com o intuito de derrubar um governo legitimamente eleito através de vazamentos de depoimentos seletivos para a mídia oposicionista produzidos por juízes, procuradores e policiais alinhados com o tucanato.
O que devemos exigir como cidadãos é a transparência absoluta nas investigações, investigações não partidarizadas pela PF e nem pelo MP e o fim dos vazamentos seletivos de depoimentos de acusados à mídia que sabemos se comporta como partido político de oposição e se debate numa crise econômica violenta (Estadão está à beira da falência, assim como a Folha e a Abril que edita a Veja). Essas mídias sabem que não receberão socorro algum do atual governo mas que receberiam muito de um eventual governo do PSDB, como já receberam no passado.
Como cidadãos devemos exigir do governo um saneamento completo da Petrobrás, com auditoria externa (o que já está sendo feito) e das autoridades que apuram este caso, prisão e devolução de todo o dinheiro que foi roubado da empresa e de todos os recursos sonegados ao fisco, à receita federal, no conluio entre bilionários dono de empreiteiras e agentes estatais e políticos.
Mas isso não pode se deter apenas na Petrobrás como quer a mídia e a oposição. As mesmas empresas que participaram da roubalheira na Petrobrás estão também em outras obras públicas, de vulto, em estados comandados pela oposição, como em São Paulo e Minas Gerais (dominados pelo PSDB) e em casos escabrosos como no metrô e no Roubanel de São Paulo, apenas para dar um exemplo.
Por fim há um juiz no STF que opera como político da oposição na Suprema Corte do Brasil, cujo objetivo em associação com a mídia é obstaculizar qualquer processo ou decisão que leve à descontaminação da política brasileira. Ele engavetou processo com decisão já tomada que proíbe qualquer doação de empresas privadas a partidos políticos, mas isso a Globo não noticia, nem a Veja, nem a Folha e nem o Estadão.
Precisamos lutar pela reforma política e dentro dela o fim dessa miríade de partidecos anões que apenas querem dinheiro para seus líderes em troca de alguns votos para os governos de plantão(não há país que funcione com 28 partidos!!!), e o mais importante, precisamos acabar com a possibilidade de financiamento de empresas aos políticos. O STF já decidiu, mas o juiz aliado da oposição sentou em cima do processo e não há nenhuma linha sobre isso em nenhum dos jornalões. Claro, estão no mesmo barco.
O gil-MAU é o BRINDEIRO do
O gil-MAU é o BRINDEIRO do PSDB no STF.
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Há verdades e ‘verdades’, hã
Há verdades e ‘verdades’, hã … O FATO HISTÓRICO INEGÁVEL, e que devemos reter é: Havia no BRASIL, uma panelinha política de COMENSAIS comprada por interesses PRIVADOS no poder, desde sempre, aí chegou o PT, e começou a fazer política social e pensar o País e sua SOBERANIA, e aí a coisa desandou … A coorte de RATOS COMENSAIS (como diria o velho e bom BRIZOLA) não queria e não quer dividir o GRANDE TESOURO que é o BRASIL com mais ninguém, sobretudo, com o seu POVO !!! Q q é isso, companheiro !?!? QUE HORROR !! E essas bravatas e confrontos políticos toscos que assistimos, colocando as luzes sobre o PT e as sombras sobre o PSDB, significam exatamente isso: ou os RATOS COMENSAIS vencem, ou o BRASIL. Não há meio termo, há !?!? Pessoalmente, até por ser otimista idealmente, mas pessimista, realmente, aposto todas as minhas poucas fichas, que estamos presenciando os estertores da comensalidade no Brasil, embora só acredite nisso, mesmo, vendo. E como até hoje só vi o MALUF passar uns dioas na cadeia … DEVOLVE AS MINHAS FICHAS, AGORA !!!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
operação lava jato
As investigações do Lava Jato envolve as 3 maiores empreiteiras do Brasil porem só prenderam dirigentes da Camargo Corrêa . Por tras disso nao teria briga de cachorro grande visando a decretação de inidoneidade da Camargo Corrêa ?
operação lava jato
As investigações do Lava Jato envolve as 3 maiores empreiteiras do Brasil porem só prenderam dirigentes da Camargo Corrêa . Por tras disso nao teria briga de cachorro grande visando a decretação de inidoneidade da Camargo Corrêa ?
(Nao, e acho que Dilma ja se
(Nao, e acho que Dilma ja se enderecou ao assunto na Australia.)
Nassif, se Aécio tivesse
Nassif, se Aécio tivesse ganho a eleição, O PSDB seria preservado, o PT seria dizimado pelo PiG, e a profecia do Bornhausen seria concretizada.
Dilma esta com tudo a seu a seu alcance, a faca, o queijo, o pão, é só fatiar.
Vocès não percebem que o
Vocès não percebem que o governo está diante de uma grande batalha contra o mercado financeiro. Os banqueiros decidiram tirar Dilma do governo a qualquer preço comprando a mídia, não só do Brasil como internacional. Mas, como as coisas estão aparecendo pela Petrobras, o inimigo fica parecendo a corrupção localizada.
Dilma não se meteu nessa bagunça, e não sairá do governo apenas por ser uma mulher! O jogo de forças está sendo jogado com os BRICs e o sistema de dinheiro transnacional de graça – que está cada vez mais pendurado nas mãos dos banqueiros.
Essa verdadeira masculinalidade do sistema financeiro, que está agora pendurada do lado de fora, é que assombrará o mundo por causa de uma mulher de honra.
è bem provável que o
è bem provável que o banqueiros queriam que a Selic fosse menor e por isso querem derrubar Dilma
A desculpa é que os outros são iguais ou piores?
Deixa eu entender, quer dizer que, porque o PSDB já roubou bilhões, ou ainda rouba, segundo as dezenas de comentários aqui deixados, isso é atenuante ou justificativa para a roubalheira que o PT está fazendo na Petrobrás? Ou seja, se eles roubaram porque nós não podemos também tirar uma casquinha?? é isso mesmo que estou etendendo? porque só pode ser isso, a maioria dos cometários absolutamente ressucitam os casos de corrupção dos governos do PSDB sem uma palavra de autocrítica sobre o que o PT fêz com a Petrobrás; minha gente, vamos devagar com o andor que o Santo é de barro. Eu só daria um conselho, não se preocupem muito com o que a PF está investigando, vai ser muito pouco perto do que os auditores internacionais e FBI logo apresentarão, pode ter certeza que muito em breve muitos desses diretores, se não fizerem acordo nos USA, estarão com mandado internacional de prisão.
Não é desculpa, é, talvez, um contra-ponto
O que o PT está fazendo com a Petrobrás já esta na grandes mídias. Aqui, a preocupação é entender se isso nada mais é do que um jogo político. Será que a não repercução do livro A Privataria Tucana significa que, no caso do PSDB, isto dificilmente teria tanta repercução na grande mídia? O artigo é bem claro!
Então José Serra diz que
Então José Serra diz que cartel é normal, sem provocar nenhuma indignação sobre desvio de trilhões do trensalão tucano. O PIG não dá nenhum pio, claro, porque a lógica é essa, se vem dos tucanos e CIA é normal, se vem de aliados do PT é “o maior escândalo da história universal do fim dos tempos”.
Quero ver em que dia vai aparecer no JN da Globo os escândalos da Cemig, o trensalão, e a lista toda da corrupção tucana, inclusive o mensalão mineiro – esse, sim, desviou dinheiro público, apesar de estar prescrevendo graças à ajuda degli amici JB, Gurgel, Gilmar Mendes e CIA.