A pantomima de Moro e do TRF4 com os e-mails de Marcelo Odebrecht

A pantomima em torno da delação da Odebrecht não para de criar fatos novos.

Ontem, os e-mails entregues por Marcelo Odebrecht ao juiz Sérgio Moro vieram acompanhados das seguintes curiosidades:

  1. Foram apresentados na véspera do encerramento da ação, após a oitiva de todas as testemunhas.
  2. Foram entregues no mesmo dia em que o Tribunal Regional Federal da 4a. Região se negou a ouvir o advogado Rodrigo Tacla Durán, que afirmou à CPMI que pode demonstrar adulterações feitas nos documentos entregues pela Odebrecht na delação de seus executivos.
  3. Foi entregue na véspera do prazo para que a Polícia Federal conclua a perícia sobre os sistemas utilizados pela contabilidade paralela da Odebrecht.
  4. Vieram desacompanhados das vias eletrônicas. Apenas um pdf foi entregue. E aqui o fundamental. Nas propriedades do pdf consta que ele foi criado em 07/02/2018, mesmo data em que, originariamente, a Polícia Federal deveria ter entregue o laudo sobre os sistemas de contabilidade paralela do grupo.

 

 

Luis Nassif

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que todos que desprezam o Brasil (não amam) são amadores?

    Para uma justiça que não se baseia mais em provas, um segundo passo é se basear em provas suspeitas.

  2. A pior ditadura é a do Judiciário

    A pior ditadura é a do Judiciário, pois a vitima não tem a quem recorrer….a coisa funciona assim: provas são construidas  de forma fraudulenta e levadas para exibição ao JN como se fossem provas lícitas…, a Globo é parte interessada na condenação de Lula…para condenar Lula  membros do seu partido, suspenderam o habes corpus e impuseram a prisão antes do transito em julgado para que Lula pudesse ser guilhotinado pelos 3 patetas do TRF4…o  ex-presidente não tem direito a recorrer a Corte Superior, como manda a CF. Lula tem que recorrer no máximo a Suprema Corte de Curitiba, o TRF4, um puxadinho da Globo……..a pedido do Merval Pereira, a Carmem Lucia sentou o bundão em cima do pedido de habeas corpus do Lula….será que isso não vai ter resposta por parte do povo brasileiro…afinal de contas nós trabalhamos para pagar os salários destes promotores e juizes de merda…bando de salafrários fdp, tenham um minimo de dignidade, façam o favor.

  3. Escárnio e deboche….

    O que fazem com Lula é de uma crueldade atroz. Os bandidos da toga preta plantaram uma semente  de ódio que não fazem idéia do que está por vir….

    1. Globo: poder e verdade

      Será que virá algo, xará… ???

      A maioria do povo brasileiro aceita como verdade o “Argumento da Autoridade”. E, por enquanto, a “autoridade maior” é a Globo e seus servos. 

      É preciso destruir o poder político da Globo. Se não, nada…

    2. escárnio e deboche

      É verdade Marcos V, se vivêssemos num estado democrático de Direito, Lula teria o Devido Processo Legal, direito ao contraditório, ampla defesa e não seria submetido a tratamento cruel e degradante, como vem sofrendo há tempos por esta operação pirotécnica chamada lava jato repleta de desvios de funcionalidade e outras ilicitudes. 

      Incentivem as pessoas a lerem os chamados “blog sujos”, eles desmontam diariamente  a farsa das operações pirotécnicas midiatico-judiciais.

      III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; ART. 5º, III, CF 88

       

    1. Há  um erro na segunda

      Há  um erro na segunda sentença. O correto é:

      Todo petista inocente, mesmo que prove que é inocente, continuará sendo culpado.

  4. É “gato” atrás de “gato”, a

    É “gato” atrás de “gato”, a mentira é assim: para sustentá-la, mais mentiras precisam ser contadas e, dependendo da insistência na contestação, ela fica insustentável.

    PS: Como são primários esse pessoal da LJ – esperava muito mais esperteza.

  5. Dizia, mais ou menos,

    Dizia, mais ou menos, Einstein: “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta”. Dados os fatos e exemplos da vida atual no Brasil, vou me arrogar a liberdade de incluir, logo abaixo na lista do gênio alemão, a desfaçatez.

    Só não tenho certeza se é autônoma ou, ela mesma, filha da estupidez.

  6. Atras desse trio, so vai quem quer enganar seus leitores

    São tantos os furos nesse queijo, que se quisesse a imprensa, como fizeram os jornalistas independentes, ja teriam desmontado a Lava Jato. Mas como é para retirar Lula do cenario politico de 2018, vale tudo. Inclusive ilegalidades cometidas por agentes do Ministério Publico Federal, pelo juiz Sergio Moro e pela Policia Federal. O dia em que a velha imprensa que ainda domina o Pais não quiser mais a Lava Jato, pronto, Tacla Duran saira em todoas as primeiras paginas dos jornais e dara entrevista para o Jornal Nacional. Pais de oligarcas é isso ai. E os deslumbrados e messiânicos procuradores acreditam que estão passando o Pais a limpo e de que eles são os grandes herois da nação. Tolos. Sergio Moro não. Ele quer mesmo é fazer parte da turma do “Supremo”. Não esconde seu lado, sua tchurma e suas ambições.

  7. E ainda há pessoas que falam em “sofisticação” do golpe

    Uma regra básica de qualquer debate ou combate é: “Jamais subestime o oponente ou inimigo”. É com base nela que NUNCA podemos baixar a guarda, mesmo quando as evidências e PROVAS CABAIS estão a corroborar o que defendemos em nossa (da Esquerda Política e Democrática) argumentação; é este o caso acerca do golpe de Estado e da existência de ORCRIMs institucionais no sistema judiciário, sendo a mais vísível – porque mais acintosa e desvergonhada – a Fraude a Jato. Nem precisamsos falar das quadrilhas oriundas das oligarquias políticas, financeiras e empresariais herdeiras da casa grande. Até mesmo a coordenação exercida pelo alto comando internacional do golpe de Estado – que fica nois EUA e se mostra representada nas ações de agências e departamentos de investigação e espionagem, tais como FBI, NSA, NRO, CIA, DEA, DoJ, etc. – é evidente e clara demais para ser considerada “sutil” ou “sofisticada”. Tenho dito e escrito isso há 5 anos; mas para minha surpresa, alguns do nosso campo ainda aceitam a tese de que a trama golpista é marcada por uma ‘aura superior’ de “inteligência”, “sutileza” e “sofisticação”.

    É claro que não estou aqui minimizando ou subestimando a máquina de espionagem e de guerra híbrida que os EUA usam há pelo menos 4 décadas, para desestabilizar e derrubar governos não simpáticos e submissos ao projeto de dominação global e perene que eles estabeleceram desde o após guerra, intensificado após o colapso da ex-URSS. O que estou afirmando é que os prepostos dos EUA em terras brasileiras não demonstram essa “sutileza”, “inteligência” e “sofisticação” que muitos ainda insistem em lhes atribuir. As fraudes processuais e falsificações de documentos, a fabricação, forjamento e plantação de “provas” contra certos alvos (do PT e da Esquerda) ao mesmo tempo em que são ocultadas provas robustas contra a direita golpista, oligárquica, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista (que tem no PSDB e no tucanato os representantes máximos) são primárias e grosseiras demais para serem levadas a sério.

    O que temos de fazer é denunciar com veemência o uso do sistema judiciário – corrompido e coptado pelo alto comando internacional do golpe – e de TODO o aparato estatal para aniquilar a Esquerda Política Organizada que mostra viabilidade eleitoral e que conseguiu vencer 4 eleições presidenciais consecutivas. Enfim: não  podemos menosprezar ou subestimar os imimigos, mas menos ainda devemos considerá-los como dotados de qualidades e capacidades que  demonstram não possuir.

    1. disse tudo…

      nosso sistema judiciário é podre, fechado, familiar…………………………….

      do Direito moderno não trazem e nem usam nada e, como passamos a ver com o golpe, trabalham com leis feitas por bandidos

      é aí que vejo o interesse irresistível de se meter na política, trabalham com desejos de bandidos e ainda fazem questão de separar, protegendo-os, os bandidos bons dos bandidos maus

      1. e que ninguém pense que são amadores…

        porque vem de família a formação dos profissionais da penalização dirigida

        reparem como a lava jato mais se destacou pelas penalizações

        e não pelo Direito e não pelas provas……………………quando deixam de lado as verdadeiras

        para abrir espaço para a que eles mesmos forjam a peço de ouro, milhões

  8. Concordo com a matéria. O

    Concordo com a matéria. O momento da entrega do documento é duvidoso e a origem também.

    Faltou comentar sobre o conteúdo para o caso de se restar confirmado a originalidade do documento. Se for de verdade email trocado em 2010, corroborando e complementado os demais elementos de prova, complica. Passa-se pra um quadro de defender o bandido melhor.

  9. E-mails sem valor jurídico

    Esses e-mails não servem como prova, principalmente por estarem em um PDF. Para provar a veracidade do e-mail, o provedor do serviço deve ser acionado judicialmente e questionado a entregar os Logs de acesso das trocas de mensagens. Porém existe um senão em tudo isso, os provedores de e-mails tais como google, hotmail, localweb entre outros, guardam essas informações no período de no máxmmo 90 dias, se não me engano. Após isso as mensagens são excluídos para evitar excesso de armazenamento nos servidores.

  10. se a Globo tem as 100 regras para perseguição política…

    a lava jato está usando 99

    puta enganação; criada para deixar a impressão, ao mostrar para o mundo, que qualquer brasileiro, no caso Lula, tem todo acesso à Justiça………………………..

    puta enganação, porque o que não se tem mesmo é acesso ao Judiciário

    e coloquei 99 porque a centéssima deve ser a de Como não Perseguir Tucanos, a única que eles fazem questão de considerar como sendo de berço

    1. população penitenciária, maioria de pobres…

      aponto para os que não entenderam a diferença que existe entre acesso à justiça e acesso ao judiciário

      para outros aponto Aécio ligando diretamente para Gilmar Mendes

      aponto também jantares com golpistas, com Serra e família

      e pergunto se com a populção penitenciário que temos, maioria pobres e perseguidos pela sociedade em geral, não era para a gente ter a maior Defensoria Pública do mundo

      temos?

  11. Validade

    Pantomima ou nao, contra Lula os e.mails claramente falsos valem. O “juiz” aceita como “provas”, o “tribunal” confirma, o STJ reconhece,  o STF faz de conta que nao viu e o supremo tribunal da globo (tudo em minusculas) da a palavra final. P.S.: continuo sem poder acentuar no computador emprestado em que estou a escrever.  

  12. E-mails exigem cuidados específicos para que sirvam como prova

    Por Marcelo Stopanovski, no Conjur

    “(…) Um e-mail somente será uma prova documental, com validade intrínseca, se atender as seguintes características:

    Autenticidade. Possibilidade de validação da chave geradora com base em uma chave pública;Confidencialidade. O emissor possui chave pessoal e registrada em uma cadeia de autenticação;Integridade. A alteração de um bit sequer na mensagem resulta em uma incompatibilidade com as chaves;Irretratabilidade. O emissor não pode negar que aplicou a assinatura à mensagem.

    Ou seja, um e-mail é uma prova inerentemente considerável somente se for assinado eletronicamente, a exemplo da assinatura do magistrado em um processo eletrônico conferindo características de documento eletrônico para o despacho.

    Quando este não for o caso, as mensagens devem ser periciadas para atestarem suas características de prova jurídica. Em princípio a perícia deve validar:

     

    Segue link para artigo na íntegra

     

    https://www.conjur.com.br/2015-set-02/suporte-litigios-servir-prova-acoes-mail-passar-pericia

    1. Judiciário brasileiro é um puxadinho da globo e da CIA

      Eles estão fazendo de tudo e um pouco mais pra perseguir o PT e Lula, como você sabe a midia não mostra os FATOS, eles deitam e rolam, vejo que teremos mesmo que chegar até o ponto da corda arrebentar e o povo enxergar na Globo e no judiciário nossa bastilha!

  13. A farsa de perseguição ao PT são feitos dentro da Globo

    Desde o mensalão, todas as tramas de corrupção das quais a #GloboGolpista é expert e “gerente” ou seria “gestora”, enfim a grande mãe da corrupção do país, a Globo esta em todas as etapas e mantém todos os “dossiês” dentro de seus escritorios e aos olhos de muitos “juízes”  trocam os verdadeiros nomes para nomes petistas mandam ver na mídia, criam as falácias, transforam em verdades e pronto!Tem-se os casos contra o PT e principalmente Lula seu mais mortal inimigo!

  14. O que mais assusta,

    É perceber instâncias superiores da justiça, autoridades, políticos e militares dobrarem-se diante do rei sol, o juizeco de Curitiba e aceitar seus ílicitos e aberrações jurídicas, um juiz fora da lei que está destruindo o Brasil.

  15. Estava mesmo me perguntando

    Estava mesmo me perguntando como:

    1. Esses procuradores imbecis conseguiram recuperar planilhas de um sistema que antes diziam ser inviolável;

    2. Ter alguma credibilidade depois do que falou Tecla Duran;

    3. Essas coisas só aparecem agora.

    Pouco importam as respostas. O que importa é que a Globo anuncia como verdadeira a “novidade”, as afiliadas se encarregam de repetir ad nauseam a informação e os imbecis de sempre acreditam…

    Como sempre digo: a Globo consegue fazer todos de imbecis o tempo todo.

    1. Esse abusos não foram

      Não se viu na história mundial essa falta de cuidado ao lidar com materiais suscetíveis de manipulação.

      Quando foram apreendidos vários computadores das FARCs, pensou-se que os dados ali contidos iriam ser manipulados, no entanto isso não ocorreu

      E se o Brasil estivesse em estado de guerra, como seria…quer dizer, estamos em estado de guerra: 2.0…

      “As autoridades da polícia informaram que os 15 notebooks, 94 cartões de memória e 14 discos rígidos tem 11 vezes mais informações do que o que foi apreendido no ataque que matou Raul Reyes, em 2008, outro líder das Farc.

       

      http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/09/100925_farccomputadoresfn

  16. A renúncia do stf

    Continuo a pedir a renúncia do stf que é o reponsável por toda esta desgraça que atinge o país.

    Eles e seu descumprimento da obrigação de garantir a constituição deram origem a este estado miserável que nos encontramos.

    Que o stf renuncie em bloco. É a primeira ação para tentar redemocratizar este infeliz país.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador