Advogados de Lula reagem à antecipação de inquérito da Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Conforme antecipou o GGN na noite desta sexta-feira (12), jornais veicularam neste sábado que “está tudo pronto para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja indiciado pela Polícia Federal”. A frase é da coluna de Murilo Ramos, na Revista Época. Na reportagem, o GGN revelou que o inquérito policial sobre o caso do triplex no Guarujá (5003496-90.2016.4.04.7000), envolvendo Lula, já está pronto, conforme consta nos registros da Justiça Federal do Paraná.
 
A coluna da revista apurou junto a delegados e procuradores da Lava Jato, que informaram “ter provas robustas de que Lula era o chefe do petrolão – e de que recebeu propina das empreiteiras, por meio do sítio em Atibaia e do tríplex no Guarujá”.
 
Em nota oficial divulgada neste domingo (14), a defesa do ex-presidente afirmou que as informações da coluna reforçam que Lula “é vítima de uma reprovável perseguição por parte de agentes públicos” e “de versões criadas pelos citados agentes, aparentemente com o objeto de interferir no processo eleitoral, considerando não terem encontrado qualquer prova ou infício de prática de crime, mesmo após realizarem uma devassa na vida de Lula e de seus familiares”.
 
Conforme publicamos na reportagem, no sistema online dos autos do TRF-4, o inquérito não traz o nome do ex-presidente Lula como parte do processo. No lugar dos investigados, a PF preferiu restringir-se a escrever: “Indiciado: A Apurar”, indicação usada quando ainda faltam informações para concluir o trabalho – o que contradiz com o registro de que o inquérito final está finalizado.
 
Nos próximos dias, o documento que supostamente concluiu provas sobre crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa pela empresa Mossack Fonseca, deve ser encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), que o transforma em denúncia, então apresentada ao juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro.
 
O documento é resultado das diligências realizadas pela polícia desde 28 de janeiro deste ano, um dia após a deflagração da 22ª fase da Operação Lava Jato, a Triplo X, com mira no ex-presidente e na suposta compra de um apartamento triplex no edifício Solaris, no Guarujá.
 
Para os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, o anúncio de que o inquérito está concluído, sem ao menos terminar as diligências ou esperar novas informações de delações premiadas, “contraria qualquer noção de devido processo legal e de processo justo, assegurados pela Constituição Federal e pelos Tratados Internacionais que o País se obrigou a cumprir”.
 
A revelação do GGN, seguida pela coluna de Murilo Ramos na Época, será levada ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, pela defesa do ex-presidente, para confirmar “a ocorrência de violações às garantias fundamentais e a preceitos do Pacto de Direitos Civis e Políticos cometidos pela Operação Lava Jato em relação ao ex-Presidente”.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Farsajato que dia que passa

    A Farsajato que dia que passa produz mais provas contra sí no processo movido contra ela junto a ONU.

    Ou muita igenuidade, o que duvido, ou exesso de confiança e isso não é boa copanheira da justiça.

  2. Querem dizer então que, o
    Querem dizer então que, o chefe do petrolão foi o q menos recebeu? Sitio e a chácara são duas mixarias tendo em vista que o acusado era chefe de estado da 6° economia do mundo, na época. Hoje graças ao excelentíssimo q gosta de dar paletras bancadas por um certo dep. de estado de uma certa nação, é a 10°.

    PS: perdedor de minas, vc não sabe o q te espera. Atrás de uma vitória, há sempre uma derrota.

  3. Virou circo

    Mais uma da república bananeira de curitiba. Quer dizer que o Lula era o “patrão” do esquema? O proveito tirado pelo patrão seria uma reforma num sítio e um apartamento numa praia meia-boca? Já o faturamento dos “subordinados”, individualmente confere algumas dezenas ou centenas de milhões de dólares, vide Machado, Barusco, Cerveró, etc.

    Estes cidadãos sustentados com o dinheiro dos meus impostos querem me fazer acreditar que existe um esquema em que o chefão fatura uns trocados e os seus subordinados viram super-milionários? Uma espécie de gerência voluntária e gratuita de esquema criminoso? Caso inédito no mundo. Nem na Netflix passa uma aberração destas.

  4. Está fazendo o certo, mas

    Está fazendo o certo, mas deveria ter feito isso a muito, muito tempo. Todo cara com o mínimo de noção, quer dizer, que não se deixa se levar por essa manipulação da gradne mídia, sabe que desde o início essa tal vaza jato só serviria pra arrebentar com o PT. Mas o zé, aquele que até quatro , cinco meses atrás dizia que estávamos a anos luz de um golpe, era o ministro da justiça. Como alguém já comentou ontem aqui, o certo  é o Lula radicalizar e, além da ONU, procurar asilo em alguma embaixada. Isso demonstrtaria o grau de perigo que o ex-presidente corre em seu próprio país. Pode parecer muito, mas a situação pede essas medidas extremas.

  5. Pirotecnia e embuste

    Eu acho até engraçado a metodologia da lava jato. Como um esquema que existia faz,pelo menos, desde a decada de 80 e 90 pode ter sido comandado pelo Lula? Só essa informação já é o suficiente para expor a farsa que é essa operação. Alias, como foi bem dito acima, como pode o chefe do esquema ter roubado tão pouco que apenas teria arrumado um triplex e um sitio de quinta?

    Alias, a lava jato jjá esta equivocada em sua premissa. Ela pressupõe que todos os desvios na petrobras eram articulados e coordenados pelos partidos politicos, quando, na verdade, cada partido tinha seu naco, facilitado pelos diretores,muitos deles tecnicos promovidos pela propria petrobras, com as empreiteiras usando esses contatos para obter facilidades. Ou seja, provavelmente nem havia crime organizado. 

    Houve uma sucessão de propinas e lavagens de dinheiro feitas pelos mesmos personagens, cada um no seu nicho. Duvido que eles tivessem um proposa sistematica de roubo, ou mesmo que as empreiteiras conversassem entre si, os politicos conversassem entre si, e os tecnicos/diretores converssassem entre si sobre isso tudo. Para eles, o que eles faziam era tão natural quanto respirar. Por isso que eu não acho que há uma quadrilha aqui. Por isso que eu sou contra sistematizar todas as denuncias em curitiba. Moro subverteu a legalidade completamente, com a chancela do TRF-4 e do STF.

    Moro apenas conseguiu destruir os setores de construção civil e petroquimica. Não adianta desmantelar os esquemas de corrupção atraves do direito penal, porque isso irá apenas profissionalizar a corrupção. Só accountability e fiscalização efetiva reduzem a corrupção e, obvio, dificultar o contato do fiscalizado com o fiscalizador. Não que eu saiba como resolver isso, mas acho que isso seria um bom começo.

  6. Sem valor de sobrevivência!…

    Esses pigmeus sem noção da PF, do MPF e do Judiciário verão o que siginfica enfrentar, com mentiras, um gigante!…

  7. Globo, promotores, moro e

    Globo, promotores, moro e demais instituições transformadas em organizações criminosas foram um só bloco e há um calendário a ser cumprido: primeiro o golpe, depois as eleições municipais – o pano de fundo é a construção de um Estado onde não o povo e sim o mercado seja levado em consideração. A realização de todas estas etapas depende da morte civil e se possivel física de Lula. Foi assim com Vargas, Jango, JK(que também foi acusado de ter apto que não era dele). Triste Brasil, como tenho pena de você por causa de zelite zelote que tens….

  8. O Brasil acabou como nação livre
    O Brasil reassumiu sua condição de colônia, por livre e espontânea vontade, considerando que paneleiros, coxinhas, mídia, judiciário, são todos brasileiros. Não resta muito a falar mais, apenas constatar o nível deplorável a que chegamos.

  9. mas pode ser que se estrepem legal…

    todo o sistema fora do campo da legalidade e da humanidade, dos direitos humanos

    varredura geral de todo sistema local, principalmente prisional

    pois é permitido afastar o corpo, mas jamais aprisionando a liberdade

    foi por aí que viram-se obrigados a criar prisões modelo

    essa de mostrar quartinho bonitinho só engana ou convence juízes vigaristas ou da mesma laia

  10. É só indiciamento

    Gente é só o indiciamento, agora vai para o MPF depois é que virá processo.

     

    Ele vai ter muito tempo para provar que O Delcidio e o Cervero e as outras citações que afirmam que ele é o mentor se tudo..

     

    Tem tempo, entendo o advogado falar agora antes do processo, ele ganha por hora trabalhada 

  11. Nunca entendi direito

    Nunca entendi direito por que o Lula teve sua nomeação ao Mnistério vetada, sem ao menos ter sido formalmente acusado, enquanto diversos ministros nomeados pelo Temer puderam assumir, mesmo sendo réus.

    Não seria, para o processo movido na ONU, prova cabal da seletividade de tratamento do judiciário?

    1. A ferramenta utilizada foi

      A ferramenta utilizada foi Gilmar Mendes, via a que parece, uma pessoa peticionando para tal que ao que indica, tinha ligações com ele. No essencial, a razão foi impedir que ele assumisse e debelasse o plano de retirar Dilma e claro, depois o prender. Se ele fosse ministro, Dilma teria chances de ficar e ele como ministro sairia das  mãos do Moro. Saindo das mãos do Moro, teria o caminho livre para as eleições de 2018. 

      É por aí, penso eu. Este plano que na verdade é um golpe, tem os objetivos de sempre, subserviência a uma potência externa e a transferência do poder para os golpistas de sempre. 

  12. A elite brasileira se desespera ante o social e faz merda

    No entanto, a merda que fazem é noticiada pela Globo e por toda mídia dominante como um a coisa “normal”, dentro dos “procedimentos jurídicos”.

    “Vamos prender o Lula pelo barco de lata porque ele é imoral”, assim como vamos tirar a Dilma porque ela é “imoral” e “não nos serve”.

    Só midiotas e burros não enxergam aonde a nossa “grandiosa” elite quer nos levar….

  13. POLÍTICA ÀS

    POLÍTICA ÀS AVESSAS

     

    http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2016/08/politica-as-avessas.html

     

    “Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim.” FERNANDO PESSOA   “(…) Pensei então em escrever uma estória ao contrário: um menino que nasce de carne e osso e, à medida que estuda na escola, vai virando uma outra coisa… (…)” RUBEM ALVES PINÓCHIO ÀS AVESSAS    

  14. Cadê meu comentário? A pessoa
    Cadê meu comentário? A pessoa da moderação deve ter dormido
    ontem à noite ou esqueceu de desligar o botão SELETIVIDADE !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador