Aeronáutica confirma que não houve falha mecânica em avião que caiu com Teori

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
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Jornal GGN – Os áudios do gravador do avião que caiu, provocando a morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, “não apontam qualquer anormalidade nos sistemas da aeronave”, divulgou a Aeronáutica em nota oficial, nesta terça-feira (24). Segundo informações de O Globo, o piloto tentou duas vezes pousar em Paraty, antes da queda.
 
A informação confirmou as suspeitas divulgadas pela imprensa de que o avião King Air não possuía problemas mecânicos que pudessem ocasionar falhas graves para a sua queda. Entre os 30 minutos de gravação que detecta a voz do piloto, Osmar Rodrigues, as conversas na cabine e outros sons exteriores, o piloto chegou a mencionar que queria aguardar a diminuição da chuva para tentar pousar no aeródromo de Paraty, no Rio de Janeiro.
 
O acidente ocorreu a cerca de 4 quilômetros da cabeceira da pista, onde ocorreria o pouso da aeronave. Na nota, a Aeronáutica disse que o áudio extraído de um aparelho do avião que registra as conversas “inclui não só informações de voz, mas outros sons que serão importantes para a investigação”.
 
 
“Nós analisamos sons diferentes, em que possamos identificar, hipoteticamente falando, o ruído de um trem de pouso sendo baixado, a aplicação de algum grau de flap ou outro equipamento aerodinâmico da aeronave”, publicou o texto com a posição do coronel Marcelo Moreno, da divisão de operações do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
 
A manifestação faz referência aos mecanismos que antecipam o pouso de aeronaves, como baixar o trem de pouso, que são os pneus da aeronave, e o uso de “flap”, instrumentos localizados na parte traseira da asa que tem a função de reduzir a velocidade do avião e dar maior sustentação.
 
Pouco tempo depois da manifestação de Osmar Rodrigues, de que iria pousar quando a chuva diminuísse, a gravação foi interrompida. Além do áudio, outros fatores serão analisados para entender o motivo do acidente. Mas, preliminarmente, a Aeronáutica analisa que o piloto pode ter perdido o controle do avião, gerando o choque com a água.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

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    1. Acabado uma ova,só
      Acabado uma ova,só começou.Olha ao redor e veja as últimas do emperucado exótico em desfavor dos imigrantes como você.Cortou o baralho errado com o doce emperucado.Ai nos States inverteram a sua equação:É dando que NAO se recebe.Barak Obama Mamão,para seu azar,já se encontra no Quênia.

      1. “É dando que NAO se

        “É dando que NAO se recebe”:

        Finalmente alguem do governo norte americano me conta o que eles ja me provaram e demonstraram por 10 anos direto!

  1. “hipotéticamente falando” …

    … conversa lânguida para bovino ressonar, …   vão encobrir tudo… nunca ninguém vai descobrir que foi assassinato…

  2. Bom, temos que considerar a

    Bom, temos que considerar a hipótese de ter sido um acidente, um dedo de Deus, um sopro divino de um Divino confuso com tanta reza, Opus Dei, pastores aos cântaros de diversas vertentes, fervorosos maçons, todos em Cristo …

    Deus assiste a globo.

    Tomaram os 9 anéis e Pátria já não há. Criou-se o portal, afinal: “Deixai toda esperança, vós que entrais”.

  3. As aeronaves tipo King Air

    As aeronaves tipo King Air estao entre as mais seguras do mundo,como ja coloquei aqui por experiencia propria.Longe de mim querer melindrar o senhor Andre Araujo,conhecedor deste modelo de Aeronave,nao so porque “voou no King Air do sogro” ou por Conhecimentos trazidos por “probalisticas historicas”.Comico se nao fosse tragico,produziu 117 comentarios.Fala serio,cara.

  4. “Pouco tempo depois da
    “Pouco tempo depois da manifestação de Osmar Rodrigues, de que iria pousar quando a chuva diminuísse,a gravação foi interrompida”

    Como assim?

    Sem interjeição(*) de temor, medo, exclamação,etc.?

    (*)palavras invariáveis que exprimem estados emocionais.

    Morreram antes do avião cair?

    1. Nao ha razao por agora pra

      Nao ha razao por agora pra duvidar da testemunha das primeiras reportagens que viu a asa bater na agua.  Levaria fracoes de segundos pro aviao bater na agua e o piloto e tripulacao ficarem desacordados, mesmo que temporariamente, com o impacto.

  5. Em outras palavras, a culpa é do piloto

    Não foram problemas mecânicos que fizeram os aviões baterem nas torres gêmeas, a culpa foi dos pilotos.

  6. A vítima viva de quem ninguém fala!

    Se existia uma sobrevivente viva no avião, conforme relato do pescador na Globo news, filho da moradora da ilha vizinha, é preciso saber de que ela morreu? Falta de ar? Pouco provável. Afogada? Não foi. Havia veneno no interior do avião???? Não se sabe! Então de que ela morreu??

    É preciso ressaltar que ela berrava por socorro! Logo, estava em boas condições físicas. Esta morte precisa ser esclarecida pelos jornalistas. Cadê o Laudo do IML?

  7. Foi acidente.
    Se fosse um

    Foi acidente.

    Se fosse um atentado, o ”terrorrista” morreria junto.

    O brasileiro não tem capacidade pra isso.

    Chega de teoria de conspiração;

  8. No creo en brujos pero que los hay los hay

    Assim como ninguém pode afirmar que não tenha sido acidente, ninguém pode afirmar também que não tenha havido atentado. Tão fácil quanto alterar a medição de uma bomba de gasolina de posto por controle remoto é colocar, alterar, reprogramar ou afetar a aviônica (eletrônica embarcada) para, por exemplo, indicar uma altitude maior do que a real ou tantas outras combinações. Fora outras dezenas de meios.

    O problema maior agora (depois de ter perdido uma figura chave para dezenas de esclarecedores crimes sobre o que é a verdadeira política e poder neste pobre país) é ter uma investigação séria, competente, isenta e transparente.

    Coisa que sabemos, pelos que controlam quase tudo neste pobre país, não acontecerá.

    A culpa será do piloto e prontchiu!

  9. Informação NÃO confirma nada

       O que o Cel. Moreno informou é que ” na analise preliminar da gravação não foi apontada nenhuma  falha dos sistemas da aeronave ” ou seja, o comandante não relatou qualquer problema visivel no cockpit ( pelas telas EFIS ), nem preliminarmente escutou-se na degravação – ainda em analise – o som de qualquer alarme. SÓ.

        “Problemas mecânicos “, como os possiveis nos motores e hélices, que devem ser vistoriados in loco, ainda sequer foram iniciados, afinal o trabalho neste sentido – motores, hélices, superficies de voo e de sustentação, estado dos cabos, das cablagens – ainda serão feitos no SERIPA-3 ( Galeão ), e até hj. a tarde os restos da aeronave nem tinham chegado, antes que algume pergunte : residuos de nitratos são procurados, e eles não “saem” com agua salgada, mesmo que não estejam lá visiveis, quimicamente são reagentes.

          Pelo que foi divulgado, que a ultima palavra do piloto na gravação foi ” Estou na final ” – silêncio, nem panico – logo após ouve-se um “choque “, a degravação destes ultimos segundos é que será a peça fundamental quanto a analise do acidente, segundo por segundo, e comparada com a analise dos destroços.

          Testemunhas : São como jornalistas, poucas vezes auxiliam, na maior parte das situações atrapalham, ainda mais com o decorrer do tempo, entre o fato e a “entrevista” e depoimento oficial, pois elas leem outras “testemunhas”, “especialistas”, “jornalistas-palpiteiros”, e vão formando um quadro para corroborar o que alegam ter “visto”.

    1. realmente não confirmam nada…

      perda de controle às vezes mente…………………………..

      e quem garante é a geometria, de quem curvas, contracurvas e espaço percorrido não escapam

      1. lembrei que já ri muito com meu falecido e querido sogro…

        nome de guerra dele era Bola de Cristal………………………………..

        teimava comigo que pra se jogar bola bem, como um craque, tinha que saber geometria

        saudade danada dele, mineirão das antigas, sem outro igual

    2. Aí meus botões

      Você acha que um agente bem treinado vai deixar nitrato como rastro? Isso aí é coisa dos anos 70. Tem ideia de quantas classes de explosivos não deixam rastro nenhum? Se fosse um agente da abin, brasileiro, malemolente, eu acreditaria. Mas não se trata de agentes brasileiros.

      1. Deslocamento

            Estruturas tanto de aluminio como de carbono, em caso de explosivos não-nitratos, classe do semtex por exemplo, deixam marcas especificas nas superficies, são facilmente visiveis pelo deslocamento que provocam, toda explosão deixa uma marca identificavel.

             O problema dos teóricos da conspiração, é a falta de estudo, só possuem crenças.

  10. destroços não mentem…

    nem a geometria nem o espaço

    e recuperação total, de todos os pedaços, é muito importante

    dá até para identificar o que já estava destruído antes do impacto. Ou se ficou faltando algo

    mas duvido muito que tenhamos um especialista brasileiro para tanto

    mas podemos contratar ou solicitar diretamente ao fabricante, maior interessado, suponho

    1. podemos garantir que existem especialistas da destruição…

      mas ainda não podemos garantir que tmbém existem os que conseguem indentificar que um som gravado tem origem no impacto com o mar

    2. Nem requer solicitação

           Já ocorreu apoio quanto a degravação do SSCVR, pois a fabricante do equipamento ( L3 Com ), enviou o software para o CENIPA, o que possibilitou a retirada das informações do chip de armazenamento.

            E tanto o fabricante da aeronave, como dos motores, obrigatoriamente pelas regras da ICAO, devem apoiar as investigações, que como vc. mesmo diz, são muito interessados e detem informações de outros acidentes com o modelo, que podem auxiliar no decorrer do processo investigativo.

             Desde 2012, este é o sétimo acidente com um Beech King Air no Brasil, o ultimo ocorrido em 03/01/2016, na mesma area ( Paraty ).

  11. Significado de

    Significado de Sigiloso

    adj.Secreto; que não pode ser revelado; que deve ser mantido em segredo.Que faz parte ou contém sigilo; desenvolvido em sigilo: contrato sigiloso.pl.[Metafônico] Pronuncia-se: /sigilósos/.(Etm. sigilo + oso)

    Sinônimos de Sigiloso

    Sigiloso é sinônimo de: privativo, escondido, privado, confidencial, secreto,clandestino

    Antônimos de Sigiloso

    Sigiloso é o contrário de: evidente,expresso,aberto,escancarado

    Definição de Sigiloso

    Classe gramatical: adjetivo
    Separação das sílabas: si-gi-lo-so
    Plural: sigilosos
    Feminino: sigilosa

    1. Rapidez

      Foi assim com o helicóptero, que na primeira declaração da polícia inocentaram aos Perrella….

      Essa turma é rápida para delimitar o “espaço” da investigação.

  12. Não levo nem um pouco de fé

    Não levo nem um pouco de fé nessa nota da Aeronáutica.

    FFAA comandada por golpistas,só bobo acreditar.

    Acreditaria se uma empresa de fora, isenta, sem ligação com os golpistas, tirasse o gravador da água e fizesse uma análise.

    Essa nota diz o que os golpistas querem.

  13. O povo torce para que alguns

    O povo torce para que alguns politicos sumam do mapa. Naturalmente alguns politicos tambem torcem para que seus adversarios ‘mais atuantes’ sumam do mapa. A unica diferenca eh que os politicos tem mais sorte.

    Incrivel a sortebdo sarney e renan ! Comparo esta sorte como ganhar na loteria acumulada !

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1775331-gravacao-sugere-articulacao-de-sarney-e-renan-contra-lava-jato-diz-tv.shtml

  14. Degravação da caixa preta:

    O comandante abre suavemente o canal de voz e diz: “atenção senhores passageiros. Estamos a 2 quilômetros da cabeceira da pista, faremos uma curva suave para a esquerda e mergulharemos diretamente na água. Tenham todos uma boa passagem e muita sorte no novo plano espiritual, foi um grande prazer viajar com vocês.”  Como podem ver, tudo dentro da mais absoluta normalidade.

     

  15. Falha?

    Talvez não houve falha mecânica na queda, mas houve falha enorme no resgate da mulher sobrevivente; falha na comunicação ao público dos fatos; falha na lista de passageiros (as mulheres não estavam nela). Essas e outras falhas é que deviam ser investigadas. Tudo para tampar o lado “humano” de um Juiz, que – embora isso não seja um demérito – não passa de um ser humano normal, tão normal como as outras vitimas.

  16. Trabalho de Mestre

    Nassif: os entendidos sempre disseram que a CIA não costuma deixar vestigios de suas operações, especialmente as aéreas. As da América Central e do Oriente Médio, por exemplo, só foram detectadas ou por alguma denúncia ou por descuido da Diplomacia, que registrou algo indevido.

    E se ela sozinha já é um perigo, imagine sendo assistida pelo Mossad e pelo MI6. Os “investigadores” tupiniquins ficarão no chinelo. Serão meros figurantes no filme.

    A vantagem é que esses relatórios poderão, daqui algumas décadas, ser liberados para estudo. Se ficarem por aqui “MT_43”, por seu pupilo Kojak, manda botar fogo no relatório.

    Com ou sem relatório, as consequências já se fazem sentir.

    A primeira, agora que Teori não representa mais perigo nas investigações da Suja_Jato e no caso dos bilhões “doados” às Teles, é que o Carcamano da Moóca já recebeu o “liberou geral”, vindo diretamente da Avenue Foch s/n, para negociar livremente as centrífugas e o submarino nuclear, todo presal, a base da Alcântara, terras na Amazônia legal e ajuda a Malafaia. E como Cahimã daria muito na cara, estaria procurando outro Paraiso Fiscal.

    A outra é mudar a Constituição, quanto as Forças Armadas. Para quê mantê-las como está? Em tempos de economia, os da Terra serão incorporados pela Polícia Militar e terão por função vigiar os presídios. Os do Ar assumirão a ANAC e cuidarão exclusivamente de aeroportos. Menos o de Cláudio (MG). E os do Mar cuidarão da travessia Rio-Niteroi e do transporte de carga Belem-Manaus, pois a patrulha das águas nacionais será tarefa da IV Armada.

    Mas a maior consequência da queda desse avião é que, parece, vão poder emplacar aquele agente estrangeiro, plantado no Judiciário, no Çu-premo. Penelope Charmosa e o Carrasco de Diamantino estão em plena campanha. O objetivo é mandar a polícia do Intelectual Tardio prender Nove Dedos e retirar do Marise da UTI para leva-la para Curitiba. Já fez assim com outro desafeto do seu Partido. E os “6 do Ferrari” negarão qualquer HC. É o combinado.

    O quê? O Povão? Tá nem ai… Mes que vem tem Carnaval!

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