Aos berros, Moro diz que tem “poder” para “cassar a defesa” de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Durante audiência do caso triplex, Moro chama advogado de Lula de inconveniente e pede “respeito ao Juízo”. Juarez Cirino rebate: “Se Vossa Excelência atua aqui como acusador principal, perde todo o respeito”

Jornal GGN – O juiz Sergio Moro e o advogado Juarez Cirino, que defende o ex-presidente Lula no caso triplex, protagonizaram nesta segunda (12) a audiência mais agressiva desde que o julgamento foi iniciado. Moro, aos berros, chamou o defensor de “inconveniente” e afirmou que tinha poder para impedí-lo de se manifestar durante a oitiva da engenheira Mariuza Aparecida da Silva Marques, da OAS. 

O bate-boca começou quando o procurador do Ministério Público Federal perguntou a Mariuza se a esposa do ex-presidente, Marisa Letícia, foi tratada pela OAS como “uma adquirinte, alguém que visitava para ver se tinha interesse no imóvel ou destinatária” do triplex. Nesse minuto, Juarez protestou porque, em tese, a engenheira responsável por fazer vistorias em imóveis já vendidos não teria condições de responder essa questão, e poderia recorrer a achismos.

A partir dos 10 minutos do vídeo abaixo, a discussão atinge o ápice com as ameaças de Moro.

https://www.youtube.com/watch?v=9brKhSDgsw4 height:394]

Cirino: Fica o protesto de novo, Excelência, porque ele está pedindo a opinião da testemunha.

Moro:  Doutor, o senhor está sendo inconveniente. Já foi indeferida essa questão.

Cirino: A defesa não é inconveniente na medida em que estamos no exercício da ampla defesa.

Moro: Já foi indeferida! [tom elevado]

Cirino: Vossa Excelência não pode cassar a palavra da defesa…

Moro: Posso, doutor, porque o senhor não deixa de ser inconveniente.

Cirino: Não pode, porque estamos colocando uma questão muito importante. O ilustre procurador da República está pedindo a opinião da testemunha, e ele não pode!

Moro: Doutor, o senhor está sendo inconveniente. Já foi indeferido essa questão. Já está registrado. E o senhor respeite esse juízo [aos berros]

Cirino: Mas, escuta, eu não respeito Vossa Excelência enquanto o senhor não me respeita enquanto defensor do acusado. Aí então o senhor tem o respeito que é devido a Vossa Excelência. Mas se Vossa Excelência atua aqui como acusador principal, perde todo o respeito.

Moro: Sua questão já foi indeferida e o senhor não tem a palavra!

O magistrado, então, cobrou uma resposta da testemunha, que respondeu que dona Marisa Letícia foi “tratada como se imóvel já tivesse sido destinado” a ela.

Mais à frente, por volta dos 23 minutos, o procurador da Lava Jato foi mais incisivo e perguntou se Mariuza achava que o apartamento pertencia a Lula.

https://www.youtube.com/watch?v=9brKhSDgsw4 height:394]

“Eu disse que a gente tinha um cliente em potencial, que seria o ex-presidente Lula”, respondeu a engenheira.

“Pode detalhar o que passaram?”, acrescentou o procurador.

“Do cliente em potencial? Só falaram que era um cliente que não é… é uma pessoa comum… uma pessoa… é… o ex-presidente que teria interesse na compra da unidade. Foi isso que me informaram. Não tem como detalhar mais do que isso?”

Quando questionada por Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, Mariuza caiu em contradição. A partir dos 9 minutos do vídeo abaixo, Zanin pergunta se quem entregou o projeto do triplex à Mariuza mencionou antecipadamente que o imóvel pertencia a Lula. Então, ela deu de ombros e disse “não”.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=T90REUailXk height:394

Em setembro, o GGN mostrou que a maioria das testemunhas ouvidas pela força-tarefa da Lava Jato para apresentar a denúncia do caso triplex não tinha condições de afirmar que o apartamento seria de Lula. O MPF acredita que a OAS repassaria o imóvel para o ex-presidente como forma de pagar vantagens indevidas.

A engenheira Mariuza Aparecida Marques, em seu primeiro depoimento à Lava Jato, veiculado em setembro pelo Estadão, contou que esteve presente na segunda visita de Marisa ao triplex.

Ao final da entrevista, o membro da Lava Jato disse que ela estava muito “reticente” durante o interrogatório e resolveu perguntar diretamente de quem era o apartamento. Ela respondeu que, segundo as informações que possuía, o apartamento era da OAS. “Era para ser vendido para qualquer cliente”, comentou.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=bIpuQKhq-uE height:394

Por volta dos 14 minutos, o procurador pergunta: “A senhora pode me dizer se esse apartamento era de Lula ou alguém da familia dele?”

“Não”, rebateu Mariuza. E continuou: “Eu tenho acesso ao sistema da empresa para todos os clientes. Para mim, esse apartamento consta como OAS Empreendimentos. Ele não aparece com outro nome. É o que tenho de acesso na empresa. Então, para mim, esse apartamento é da OAS.”

No primeiro depoimento, ela também disse que recebeu junto ao projeto da reforma do triplex a informação de que a unidade seria melhorada para “um potencial cliente”, mas não citou Lula. Aliás, pressionada, disse que seria para “qualquer cliente”.

Também disse que estava em outro local quando a visita de Marisa começou e que o comentário que ouviu era que “estava ficando bom”. Mas não soube dizer quem disse isso.

Agora, diante de Moro, Mariuza disse que a ex-primeira-dama disse que a reforma estava ficando boa, o que faz a engenheira imaginar que o “apartamento estava direcionado” para a família de Lula. 

Em sentenças passadas, Moro sinalizou que, para o julgamento, o que importa é o que é dito nas audiências.

Leia mais:

É provável, ouvi o boato, não comprou mas é dono: as pérolas da Lava Jato no caso triplex

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

146 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Balança de equilíbrio

      Depois que a venda da justiça andou ganhando crase, a balança andou perdendo o equilíbrio.

      E quanto à espada, acho que a vi cravada, pelas costas, na Dilma.

  1. “”Do cliente em potencial? Só

    “”Do cliente em potencial? Só falaram que era um cliente que não é… é uma pessoa comum… uma pessoa… é… o ex-presidente que teria interesse na compra da unidade. Foi isso que me informaram. Não tem como detalhar mais do que isso?””:

    Isso se chama “hearsay” (ouvi dizer) e eh prohibido em qualquer pais do mundo.  E nao eh permitido por juizes que nao sao de merda.

  2. E tem mesmo.
    Depois que

    E tem mesmo.

    Depois que outras instâncias o absolvam.

      Mas tenho algo pra dizer :

     Se Lula não sabia( mais uma vez) o que estava acontecendo na segunda compra do congresso pela Petrobaz ( a primeira foi o mensalão ) tendo a crer que Lula é débil mental.

    Como nada indica que seja…

    1. Eu acho bastante interessante

      Eu acho bastante interessante como sempre aparece um agente de desestabilização como você sempre que aparece alguma notícia importante que precisa ser desacreditada o mais rapidamente possível… Esse truque é muito, muito velho meu amigo.

      1. Somebody:
        Vc só enrolou,mas

        Somebody:

        Vc só enrolou,mas não argumentou nada.

        Como é de praxe dos petistas fanáticos e REMUNERADOS ( leu bem ?) pra coçar o saco.

        O BB já se aproxima dos 10 000 que será um alívio pro povo.

         C E F vem aí.

    2. O que é que tem a ver o cu com as calças?

      Rapaz, você tem um problema sério de cognição. O assunto em discussão é se no julgamente provou-se ou não que  houve  a compra de um apartamento por parte de Lula e de como o “meretríssimo” juiz tenta cercear a argumentação da defesa. Não tem a menor relação com o factóide vencido que você tenta desenterrar.

      Ps. se quiser ser levado a sério, pelo menos tente entender qual é o assunto que está sendo tratado, para evitar passar  pelo vexame de demonstrar sua deficiência cognitiva.

  3. Em algum momento, o acusado

    Em algum momento, o acusado pode ser o Aécio Cunha. Será que o Moro vai ser tão impaciente e duro com o dito cujo.

    Esperemos!

  4. Aos berros, aos berros (em

    Aos berros, aos berros (em falsete?), a defesa do Lula está encostando o desM na parede. Aliás, pelos berros, já está subindo pelas paredes. Não encontra nadica de nada contra o Lula e, assim, como cumprir com o prometido aos “patrões”… Mais boçal, impossível. Mais partidário, impossível. Mais conivente, impossível. Mais comprometido, impossível. Houvesse judiciário nessa merreca de país e ele estaria vendendo jornais pelas esquinas. Haja saco.

  5. Vejam só… O juía criminoso

    Vejam só… O juía criminoso perdendo a cabeça? Um passarinho me contou que é porque o controlador dele pressionou por resultados e também lembrou ao “juíz” o que acontece se os resultados não forem entregues. Eu vou ficar para sempre me perguntando porquê vocês brasileiros não prendem imediatamente um criminoso e traidor do país tão óbvio.

  6. O medo parece impulsionar
    O medo parece impulsionar Sérgio Moro.
    Mas ele não está apavorado.
    Ele grita com o advogado de Lula por dois motivos.
    Na melhor das hipóteses ele se afasta do processo alegando que se tornou suspeito.
    Na pior ele planta uma nulidade que poderá ser explorada pelo réu.

    Antes o processo visava matar politicamente Lula. Agora ele visa garantir a sobrevivência do juiz.

    1. Análise interessante de nosso

      Análise interessante de nosso camarada Fábio

      Então o sujeito já sacou que perdeu, não quer pedir arrego (afinal, ele é o macho que enfrenteu a corrupção no Mundo), e bolou uma sacanagem para sair na miúda

      Concluindo, é um bunda-mole. Vai ver que o patrão dele (a CIA) tá cobrando resultando, e como não sai nada…..quem sai é o sujeito

  7. Mais uma vez:

    “Em sentenças passadas, Moro sinalizou que, para o julgamento, o que importa é o que é dito nas audiências”:

    Isso eh simplesmente ILEGAL.  Ponto final.

  8. SERGIO MORO, O PIOR BRASILEIRO DE TODA A HISTÓRIA DO BRASIL?

    Sergio Moro não deveria jamais ter sido o juiz da Operação Lava Jato. Além da incompetência, há caminhões de evidências sobre suas imparcialidades, abuso de poder, desrespeito cotidiano à Declaração Universal dos Direitos Humanos (carta que delimita as fronteiras da civilização contemporânea); além de suas relações inexplicáveis com o Departamento de Estado Americano onde reside o sistema de espionagem, CIA e NSA. Snowden demonstrou de maneira categórica a maneira e o método, e como este sistema de espionagem está envolvido na desestabilização, pelo mundo afora, de governos e empresas  independentes à esfera de influência dos EUA. Quem deveria estar sentado no banco de réus é o juiz, por crime de alta traição. As ações de Sérgio Moro, além de destruir empresas chaves do Brasil, destruiu o sistema jurídico e legislativo. Não posso imaginar um brasileiro que tenha sido pior para o Brasil em toda a história brasileira.

  9. Quando se pode fazer de tudo

    Quando se pode fazer de tudo num julgamento tendo a globo como avalizadora, o juizeco se esparrama. Mas quando tem obedecer certas regras porque o pessoal da ONU tá de olho no mandrake, aí são outros quinhentos. E obviamente temos que considerar os advogados do presidente. Pensa nuns caboclos porreta. O juix pensou que ia tratorar e acabou se dando mal. Desconfio que o seu castelo de areia começou a desabar!!!

  10. Aos berros, Moro diz que tem “poder” para “cassar a defesa” de L

    A louca fala fino ficou louca,tentou fazer vez de homenzinho,mas não cola.
    Morete esta tonta.

  11. berros

    bom cabrito não berra.

    esse ditado já era conhecido nas terras do grande floriano peixoto, bem antes do marechal de ferro passar na espada a elite secessionista e canalha do sul do país.

    sérgio fernando não reune nenhuma condição emocional, legal ou moral para manter-se na presidência de qualquer ação penal vinculada à lava-jato.

    a própria lava-jato tornou-se o que sempre foi, agudamente observado por eugênio zaffaroni há 2 anos: uma grande farsa golpista.

    o judiciário brasileiro desceu a níveis jamais alcançados por nenhum outro poder na história da república.

    por isso deve ser totalmente expurgado. TODOS no olho da rua a bem do serviço público.

  12. É estarrecedor o nível

    É estarrecedor o nível primário dos questionamentos feitos pelos representantes do mpf (minúsculo) e, pior, pelo (im)próprio desM. Dizer que o judiciário “limpador” está nas mentes e palavras deles… Nunca pensei que pudessem ser tão rastaqueras em suas indagações, além de repetitivos e repetitivos e repetitivos. Perguntar algo objetivo que pudesse encaminhar a ação, então, nem pensar… mera retórica. Pobre país.

  13. Isso me lembra aquela cena do

    Isso me lembra aquela cena do filme Boleiros (excelente filme, aliás), em que o juíz corrupto manda voltar a cobrança do pênalti (roubado) até o jogador acertar. Ele erra umas três vezes e o juíz vai mandando bater de novo. Enquanto isso, os mafiosos que encomendaram o jogo assistem da arquibancada.

  14. Dois pesos e duas medidas

    O nível de detalhes que o Moro e estes procuradores chegam é de estarrecer. Já com relação aos 450kg de cocaína apreendidos num helicóptero de um certo senador, cujo piloto, tinha o salário pago pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o Judiciário e o MP não tiveram qualquer curiosidade, ao contrário, este assunto foi rapidamente esquecido sem nenhuma punição. 

  15. Creio que o Brasil tem mais

    Creio que o Brasil tem mais um recorde mundial para se orgulhar.

    Acho que nunca antes na história da humanidade, uma promotoria conseguiu reunir nada menos de duas dezenas de testemunhas, e nenhuma delas foi capaz de dizer nada de útil à acusação.

    Nem sequer confirmar a tese inicial da peça acusatória, ou seja, a propriedade do famigerado triplex.

  16. Talvez…

    Pode ser que esteja com dificuldade de entregar a encomenda… como Nisman?

    Nisman é aquele procurador argentino que depois de anos e anos de investigar o caso Amia, anunciou que acusaria Cristina Kirshner e morreu! Quando apareceu a peça de acusação, era todinha furada e inconsistente.

  17. Juizeco

    Convenhamos que é preciso repetir sempre: estamos numa republiqueta bananal de quinta categoria, sendo assim por essas bandas juiz com “J”  maiúsculo é peça rara, logo o que sobra são mariposas louquinhas para suicidarem frente às luzes dos holofotes. Enquanto isso a outrora ativa OAB, ativa diga-se de passagem quando era para ferrar o Lula ou a Dilma, continua em sono profundo. Ainda bem que os advogados de Lula não se apequenam e muito menos se amedontram frente a esse tucano disfarçado de juizeco. Que  continuem assim e coloquem sempre que puder, esse indivídiuo no seu devido lugar, o de um mer… deixa pra lá.

  18. Processo kafkiano. Lula K é

    Processo kafkiano. Lula K é acusado de receber favores através da reforma de um triplex que não é, e nunca foi seu. Espera-se que no caso concreto o final não seja o mesmo do senhor Josef K. da ficção. 

    Sobre os gritos do Juiz acusador: extremamente deselegante porque desrespeitoso a uma das partes do processo que, como se sabe, nada tem a dever as demais. Entre Juiz, Promotor/Procurador e Advogado não há hierarquia. Isso demonstra não despreparo do Juiz, mas arrogância. 

  19. Há algum tempo venho dizendo:

    Chamem o psiquiatra!  Alguém tem algum vídeo desse senhor em palestra?  Ele encara as pessoas, olha nos olhos,  ou fica palestrando com o olhar disperso? Pelo visto acha-se com super poderes!  Persegue implacavelmente o Sr.Lula!  Isso pode denotar uma séria patologia chamada paranóia, onde a realidade não é mais observada pelo doente. O cargo que lhe foi imposto, dependendo de sua estrutura psicológica, pode sim acarretar uma psicose e, poucos podem percebê-la. Seu comportamento é bizarro, incongruente e, agora torna-se agressivo, algo impensável no seu cargo.  A paranóia, Toc, bipolaridade  e outras são psicoses que podem afetar pessoas pré dispostas à essas patologias, quando submetidas a grandes pressões. Caso esteja errada, cadeia para ele! 

  20. Não estou entendendo.

    Todas as testemunhas de acusação não sabem de poioca nenhuma e afirmam que o imóvel é da OAS, será que então por isso mesmo o juizeco vai dizer que tá provado que é  do Lula? Só pode!, pois como todo mundo afirma que não é, então logicamente que é! Não com não dá sim, como menos vezes menos dá mais. Inverte o sinal e prova o ‘pauer-point’ do nome de remédio. Fim de papo, fim de linha, manda prender por 20 anos a família mafiosa inteira.

  21. Após assistir a esse

    Após assistir a esse rebuliço, fiquei com duas impressões:

    1. Os procuradores querem ganhar pelo cansaço;

    2. A velha mídia promoveu uma hagiologia tão profunda de Moro que a sua “síndrome do escolhido” não lhe permite mais ser questionado. Lembra um careca noctâmbulo que sempre se irrita quando um jornalista novato lhe faz uma pergunta fora do script do patrão.

    Ser interpelado na Alemanha sobre a patuscada com Aécio na Istoé e o vazamento dos aúdios deve ter ferido o brio de Moro e balançado as estruturas (podres) de seu altar. É um sujeito perturbado.

    1. Pode crer
      Moro e aquele com

      Pode crer

      Moro e aquele com nome de remédio têm cara de possuídos

      Nem um exorcismo feito pelo Papa salava aquelas almas

      Ai, que medo!

      1. Depois de janaira, A Louca,

        Depois de janaira, A Louca, moro e o remédio são encostos consequentes.

        O papa é pouco. 318 pastores e mais a fogueira santa de israel pra queimar  o rabo da cambada e 

        desalojar as hostes.

        É sim!

    2. Há muito venho dizendo, como

      Há muito venho dizendo, como dizia meu avô,  que todo sujeito que se vê como “palmatória do mundo” tem algo de muito errado, e não se limita somente à vaidade. Gente como esse moro e o energúmeno do Power Point, em sua sanha destruidora, em seu afã traidor, em seu messianismo, por certo, esconde um mundo de profunda escuridão, quando não de abjeta perversão. Esses tipos de cabelo lambido, mãozinhas frágeis, vozes efeminadas e algo melosas são suspeitos desde a medula e, eventualmente, podem esconder “esqueletos no porão”. Se houver por aí alguém com habilidade e alguma disposição, por favor, vá atrás; a busca pode levar a coisas jamais imaginadas sobre esses tipos. Gente assim é capaz de molestar o seu semelhante bem além da alma, como fazem com Dirceu. Gente assim carrega o próprio demônio dentro de si. Procurem com muito cuidado, pois o resultado da busca pode ser mais do que compensador.

  22. O Juiz Moro perdeu o que de

    O Juiz Moro perdeu o que de mais caro existe num magistrado: a imparcialidade. Seu destino, tudo leva a crer, será o do ex-ministro Joaquim Barbosa, antes o “herói”, o “salvador”, agora um desterrado da fama mendigando atenção através de postagens nas redes sociais. 

    A luta de Sérgio Moro é contra Lula, hoje a única figura pública que lhe faz sombra. O que faz dele um alvo a ser destruído para que o Juiz antes provinciano brilhe sozinho. Lula processado e pelo menos um dia na cadeia lhe assegurará a presidência da República e um lugar na história. Quanto valerá um sonho desses? 

    Se já conta com a aprovação(adoração) de alguns russos que vestem verde-amarelo, em contrapartida terá que combinar com os demais. 

  23. Guantánomoro usa lógica de facção.

    Qual é a diferença de Guantánomoro para quaisquer das facções que dominam os presídios e as ruas do Brasil? Na “República de Curitiba” ou no Jacarézinho, quando faltam argumentos sobram exibições de “otoridade”; seja de exibições de fuzis na via pública ou de suposta “otoridade” de juizeco de província.

    Tanto Guantánomoro deverá ser “guardado” na penitenciária federal de Porto Velho durante uma longuíssima temporada para pagar os gigantescos prejuízos que causou a democracia e a economia do Brasil.

    Congratulações aos advogados de Lula, que não se intimidam diante de um incompetente que só tem o poder que tem devido a um STF acoelhado diante dos patrões estadunidenses do Joaquim Silvério dos Reis de toga.

  24. É óbvio que as perguntas são

    É óbvio que as perguntas são induzidas na direção condenatória. Todo mundo está cansado de saber que essas tomadas de depoimento são feitas com base na premissa inicial que Lula é culpado não importando o que se apresente contra essa tese.

    O mais ridículo é perceber e saber que tanto o juiz e os procuradores atuam em uníssono. O juiz não pondera a palavra da defesa, mas prefere dar aval ao procurador e ratificar a pergunta.

    Ao invés de mediar as oitivas, Moro é um mero figurante, apenas se prestando ao papel inerte. Esse juiz atua em uníssono com o MP se prestando como mais um acusador ao lado dos procuradores.

  25. Alguém, por favor, me passa

    Alguém, por favor, me passa essa nova constituição federal, o novo código de processo penal e a nova lei orgânica da magistratura nacional que o Moro utiliza? Não estou encontrando em lugar algum…

  26. O Maligno diz: vaidade….meu

    O Maligno diz: vaidade….meu pecado favorito

    Se o sujeito aí de Curitiba começou a ficar nervosinho e a gritar com quem lhe dê um nó nos 2 neurônio, devemos saber que o orgulho precede a queda: o sujeito era um balão de parquinho, inflado pela mídia; e agora começa a ficar do tamanho que realmente é, um zero.

    E no íntimo o sujeito de Curitiba já percebeu que perdeu o uso e vão jogá-lo no lixo logo

    E espero que as análise do Nassif em seus xadrezes se confirme, e este sujeito de Curitiba e sua curriola de traidores sejam julgados com a mesma técnica desnvolvida por eles; e fiquem anos numa cana

  27. Vejam em detalhes como o Juiz
    Vejam em detalhes como o Juiz Sérgio Moro e o Ministério Público Federal manipulam o depoimento de uma testemunho objetivando incriminar o Presidente Lula. Pelo pouco que entendo de Processo a testemunha tem que relatar o que sabe ou viu, estando sob juramento e caso minta ou omita informações pode ser processada. Pois o Procurador Federal, com o apoio do Juiz Sérgio Moro, pediu “a opinião da testemunha”. Ora, testemunha não dá opinião, testemunha narra o que sabe ou viu. Apesar dos protestos veementes da defesa de Lula, o Juiz,  atropelando o Código de Processo Penal, aceitou a “opinião da testemunha”, tipo “eu acho”.

  28. Eles eles estão julgando ocmo

    Eles eles estão julgando ocmo se o apartamento fosse um presente para o Lula… Assim como a 1/3 dos deputados tinham mutreta com as empreiteiras… Se o Lula também esta metido na mutreta eu não sei… Mas que a politicaiada ta toda encrencada, está!

  29. Descontrole total,

    O juiz da Globo, da Veja e das demais máfias midiáticas está ficando totalmente descontrolado. Se apertar um pouco mais, no lugar certo, ela veste a camisa da CBF e canta o hino tucano em plena audiência!

  30. Delação De Marcelo Odebrecht

    Temer pede hoje  URGENCIA nas delações o que já é uma estranheza. Repentinamente os promotores Dallagnol e  Luiz Fernando (aqueles)e outros interrogam MO. Estranho muito estranho. Fiquemos de olho no que vai sair daí! Tudo repentinamente.

  31. Pressão

    Agora, na “justiça” brasileira, é prerrogativa de juiz participar da acusação, em apoio ao MP?  Sempre soube que a função de juiz é, exclusivamente, a de julgar. Imparcialmente. Mudou?

    1. Quando lhes convém eles acham

      Quando lhes convém eles acham que podem mudar as leis a seu favor.  E ainda não querem qualquer controle externo.  É preciso que haja imediatamente alguma espécie de controle externo do judiciário.

  32. sobre a montagem dessas audiências…

    só tenho a dizer o seguinte:

    como são atraentes e perigosos os rios congelados, principalmente na superfície, sem liberdade única, própria!

    desgraçados e infelizes os acusadores que se aventuram à superfície…………………………….

    pouco se consegue

    pouco se pode aprender ou convencer

    senão à custa de muitas quedas

  33. Moro

    Acho engracado que quando o juiz divulgou os audios de Lula e Dilma seu argumento foi de que a populacao tem que saber o que falam nossas autoridades entao porque ele nao divulga o conteudo de suas conversas com o Aecio! Coerencia nao e o forte do Juiz a hipocrisia sim!

    1. Fofoca criminosa.

      O que Moro fez se chama fofoca.  Mas um tipo de fofoca que o código penal considera crime.  Vi a explicação de um jurista e a lei que rege o assunto.  Lá diz que a divulgação de escuta que não serve ao processo penal é crime.  E por que é crime?  Porque consideremos uma escuta de um empresário.  Nessa escuta ele fala mal de seus concorrentes, de seus desafetos.  Esse empresário não está cometendo nenhum crime, pois se trata de uma conversa privada e numa conversa privada você falar o que quiser.  Mas o juiz que divulgar, tornar pública essa conversa privada estará cometendo crime, pois se nessa escuta o empresário não cometeu nem confessou qualquer e nem entregou crime cometido por outro, então o que está nessa gravação a lei manda que seja destruído e o juiz que divulgar essa conversa privada, este sim, estará cometendo crime.  No meu entender, foi exatamente o que Moro fez, cometeu crime.

  34. mas foi bom ter mudado…

    há juízes que são como rios congelados……………………………

    é bom! é bom trazer tempos mortos à superfície! para melhor estudar! melhor se defender!

  35. Do lado do Tribunal da

    Do lado do Tribunal da República de Curitiba existe um açougue tipo gourmet, desses que novos-ricos frequentam… Quem passava pelo local no horário da gritaria promovida por Moro achou – apenas – que fossem marrecos sendo abatidos para o Natal. Curitiba é uma região em que marrecos, aves aparentadas dos patos, e de voz fina e algo irritante, são muito apreciados nesta época do ano… 

  36. A pergunta foi indeferida, mas a resposta não foi indeferida

    Se a pergunta foi indeferida, como é que a resposta não foi indeferida?

    Como seria o tratamento dispensado à Dona Marisa se parecesse que o imóvel ainda não tivesse sido destinado a ela?

    Ela seria mais bem tratada ou menos bem tratada se parecesse que o imóvel ainda não estava destinado a ela?

    A prova testemunhal é a prostituta das provas.

  37. Moro vai discursar na

    Moro vai discursar na Alemanha após aquele retrato de amor a Aécio, e se viu numa saia justa com algumas perguntas embaraçosas, ao mesmo tempo em que manifestantes levantavam cartazes escrachando-o;

    Lula, além de se sentir livre e solto pra falar ao povo o que bem quer, diferente de um que não tem coragem nem de ir ao um velório, confia, com razão, na capacidade de seus advogados, e, pra completar, de uma pesquisa fresquinha, tá na frente de todos os prováveis candidatos à Presidência da República;

    E tudo isso acontecendo enquanto um delator fala pro Moro que uma quadrilha, ai, sim, uma quadrilha de gente do PMDB e do PSDB, citando nomes e codnomes, cometeu variados crimes. No conjunto sairam apenas uns nomes de petistas, mas quase sem importância em relação aos demais, pela forma e conteúdo.

    Aí, se Moro, saindo do recato que é exigido a um juiz, não por ser grosseiro com um adbvogado, mas por ser estúpido com um advogado que questionava uma testemunha de uma forma que não o agrada. É como se os advogados de Lula primeiro tivessem que passar por uma sabatina com Moro, este dizendo o que deveria ser perguntado. 

    A gente já tinha visto de tudo nesse Moro, menos ele saindo da razão de forma tão contundente, Se saiu agora só pode ser por muito ódio de não ter ainda consegudo quem dissesse com todas as letras que o diabo do triplex é de Lula, mas também porque ele já está vendo seus pupilos numa situação complicada demais para defendê-los. 

    A coisa tá preta pro Moro, pro Temer, e seus comparsas. A Globo, coitada, faz das tripas coração pra ver o que mais pode fazer pra salvar o Governo, mas parece que só tá restando mesmo um jeitinho de refazer aqueles caminhos em que o Deus tem que ser um tucano.

  38. A pergunta foi indeferida, mas a resposta não foi indeferida

    Se a pergunta foi indeferida, como é que a resposta não foi indeferida?

    Como seria o tratamento dispensado à Dona Marisa se parecesse que o imóvel ainda não tivesse sido destinado a ela?

    Ela seria mais bem tratada ou menos bem tratada se parecesse que o imóvel ainda não estava destinado a ela?

    A prova testemunhal é a prostituta das provas.

  39. Uma coisa que a defesa poderia perguntar, quantos apartamentos..

    Uma coisa que a defesa poderia perguntar, quantos apartamentos a testemunha assistiu a visita antes do mesmo ficar pronto.

    Simplesmente porque a função dela com os clientes era na entrega e não em visitas para saber o desenvolvimento de obras.

  40. Bem, se por um acaso LULA

    Bem, se por um acaso LULA viesse apenas ver um imóvel e eu tirasse fotos: Esse já seria um marketing muito forte para meus negócios – todo negociante é assim…

    As estrelas sempre terão um tratamento VIP…

    Até o Moro que agora também é estrela deve ter mimos separados em suas viagens quer seja a trabalho ou a passeio…

    Mas, a altura das estrelas, se elas não forem zelosas com seu trabalho, poderão levar um tombo daqueles…

    Quanto mais alto, maior é o tombo!

  41. O Moro está perdendo a linha,

    O Moro está perdendo a linha, porque sabe que está pedendo a batalha.

    Os advogado do Lula irão confrontar mais ainda o Moro daqui para frente.

    Acho que a intenção é essa, desestabilizar o juiz coxinha. Assim ele se destroi sozinho

     

    1. Antes dos fogos!

      República dos Canalhas: Moro et caterva de CUritiba negociarem  a prisão de Lula no dia 31 de dezembro de 2016, para a TV Globo fazer cobertura das manifestações e fogos de alegria da nação coxinha!

      Pode ser isso o assodamento. Depois disso, Moro vai transferir-se para a matriz nos USA.

      1. Sinceramente, com base no que

        Sinceramente, com base no que se tem hoje sobre o Lula, tenho minhas dúvidas se o Moro tem culhão para mandar prender o Lula.

        Principalmente depois desse merdelê da Odebrecht que pega todos os golpistas.

        A não ser que ele tenha uma carta na manga, um baton na cueca, prova irrefutável contra o Lula.

        O Moro é maluco mas não é doido.

  42. Não vai conseguir entregar a encomenda

    O juiz  perde a compostura por que não vai conseguir entregar a encomenda, ou seja, a condenação de Lula. Até o Reinaldo Azevedo já considera essa republica de curitiba uma “direita burra”. 

  43. Esse não tem condição nem de

    Esse não tem condição nem de ser juiz,

     

    nesse processo sobre Lula perdeu todo o bom senso, só mesmo uma “justissa” capenga para mante-lo como responsavel, inflaram-lhe muito o ego, que agora murcha como um balão furado…

  44. Quando se tem  alguém, que

    Quando se tem  alguém, que para ser considerado juiz deveria cumprir a lei a todos imposta, e faz extamente o contrário, o resto é consequência do criminoso exemplo dado !

  45. Kkkkk
    O Moro tá perdendo a

    Kkkkk

    O Moro tá perdendo a linha porque sabe que estará forrado se não prender o Lula.

    Os advogados do Lula já entraram com um processo por abuso de autoridade. O Gilmar Mendes falou no Senado e na cara do Moro que aquilo que ele fez tem um nome e está nas leis. Se ferrou.

    Os procuradores do MPF de Curitiba também estão apavorados. Sabem que, se o Lula não for preso, eles receberão um baita processo e pagarão uma bela grana para o Lula.

     

    O Lula tem convicção e provas.

     

    O deles está muito bem guardado.

  46. Juiz x Defesa

    Juiz  com poder de cassar defesa? Faz parte dos “poderes excepcionais” conferidos pelo TRF-4 e confirmados por omissão pelo Supremo? E eu pensava, na minha idade avançada, que já tinha visto tudo …

  47. Vergonha

    Vergonha uma criatura desse nível ser convidada para palestrar sobre assuntos jurídicos. Duvido que em delegacia do interior algum delegado em tempos dtatoriais fizesse um interrogatório desses a testemunha de fatos ligados a suspeito de assassinato. A criatura nasceu para ser delegado, sim; mas no período ditatorial não para juiz em tempos democráticos.  Socorro.

    1. Discordo de você, Lau, num

      Discordo de você, Lau, num ponto: Moro nasceu, não para ser delegado em tempos de ditadura, mas para ser xerife no Velho Oeste dunidense. Ali ele seria A Lei, isto é, ao mesmo tempo o olheiro (capaz de identificar criminosos num simples olhar), o acusador, o prendedor (não de roupas, claro), o condenador e o executar do óbito pelo laço da forca.

      Naqueles tempos, tudo era mais simples, não havia essas histórias de direitos humanos, imprensa investigadora, oposição, comunistas, etc. E os “seres inferiores” (índios, escravos, ladrões de galinha) colaboravam bastante com a fúria dos “seres superiores” (alcapones, brancos religiosos ladrões das terras… dos índios, iluminados em geral).

  48. O mais impressionante é

    O mais impressionante é que cada ato, cada peça jurídica, cada fala e cada audiência é uma confissão . Não há como deixar de ver atos e mais atos que não se coadunam com palavras, como justiça, investigação, inquérito. Se houver alguém que vendo este vídeos, ainda achar que Moro é um juiz , não tem mais salvação.

    Eu gostaria muito de saber a opinião de doutos como: Barroso, Mellos, Zavaskis, Barbosas, Lewandowskis, das Carmens e das Weber, Fux  and  them all.

    Será que um juiz, um procurador, ou uma OAB, não se envergonham disto.  Não se esqueçam que tudo isto está indo para o mundo. Isto não morre na rede Globo.

  49. Olha aqui, um reduto

    Olha aqui, um reduto escondido de petistas! Vocês são a parte pior do Brasil, sempre preferindo a forma ao invés do conteúdo. Essa quadrilha de pilantras que saqueia nosso dinheiro descaradamente e levou o país à ruíma, pode então fazer tudo. Podem mentir, roubar, trapacear e meter no rabo de todo mundo. Mas não pode ser tratada com rudeza. Todos têm que ser gentis e educados com essa corja, não é mesmo?…

    Com todos os defeitos dele, pelo menos o Moro foi um dos poucos a ter peito para frear a bandalheira e jogar os ladrões na cadeia, enquanto vocês só conseguem reclamar da “falta de cortesia” com que os canalhas são tratados. Gostam de ser roubados, não é? Não admira estarmos nessa lama toda. Vocês MERECEM ser sacaneados por Lula e Cia.

    1.   Olha aqui, um pateta

        Olha aqui, um pateta batedor de panelas!

        Meu querido, você é tão @#*$ que nem sabe o que é forma e conteúdo. É descerebrado o suficiente para acreditar que um apartamento de merda que nunca foi utilizado pelo suposto “dono” de um imóvel que nem em nome dele está é prova de algo! Já não chegouo ridículo do pedalinho?? Você acha que o cara que tinha um dos maiores orçamentos do mundo nas mãos teria recebido um apartamento mequetrefe num balneário mequetrefe como propina?? E depois de ANOS de investigação, você é do tipo que ainda prefere acreditar nas cretinices envolvendo Friboi e por aí vai!

        E ainda vem eleger como MAIS um herói o tal Moro, o juiz que solta todo sujeito COMPROVADAMENTE corrupto! Vide onde estão os Youssef e Barusco da vida! Que bandalheira é essa que está sendo freada? Incrível, mas além de pateta, você é um pateta orgulhoso!

        Faça um favor, pule dentro de um vaso sanitário e dê a descarga! Seu cérebro já está lá, vai buscar!

      1. Perfeito!

        Perfeito, André!  Pergunte ao sujeito aí em cima se ele sabe como foi a atuação do Moro na caso BANESTADO, se alguém do PSDB (só tinha pessoal do PSDB) preso.

  50. E o rei já virou sapo, a Rapunzel é uma vagaba e…
    A vida imita a arte: Shrek vai vencer o Encantado.
    Só espero que o príncipe mimado tema ainda mais medo do burro de carga que sempre levou o Brasil nas costas. O povo detém o controle sobre o dragão e pode tacar fogo nesta bodega se a coisa ficar mais surreal.
    O problema é que ainda tem vilão demais nesta historinha. O filme é americano, mas o roteiro é da Globo.

  51. O que se nota que os acusadores do MP estão perdidos.

    Estes procuradores são extremamente incompetentes, pois ao ouvir as testemunhas de acusação se verifica que elas não acusam nada, logo o que eles estão esperando, que o maná caia do céu?

  52. Moro tenta desesperadamente

    Moro tenta desesperadamente direcionar as respostas das testemunhas. Por ser psicopata quando contrariado surta. Quem sabe com um pouco mais de pressão, ele dá um ataque bem significativo e é levado para alguma clinica psiquiatrica, não é mesmo? Torçamos!!!

  53. Bico ou acúmulo de cargo.

    O Moro está fazendo um bico de assistente de acusação? Para economizar, poderia dispensar os promotores. Afinal, ele é a estrela. Só na bananalândia……

  54. Vídeo de Diogo Mainardi pedindo planilhas de Lula não é crime???
    Hoje viralizou um patético vídeo: “Diogo Mainardi quer a planilha da Odebrecht a qualquer custo!” Só uma dúvida: ISSO AÍ NÃO É CRIME??? Vazar documentos de investigações já é parte do cotidiano no Brasil, mas apesar disso eu acredito que seja ilegal… agora jornalistas incentivarem esse tipo de comportamento abertamente não é crime???Isso aí não seria um tipo de “apologia ao vazamento”??? Se fosse permitido a Veja poderia colocar um anúncio: “pagamos bem por delações vazadas contra Lula!”

     

    E qual fim Mainardi quer dar a esses documentos??? Pode fazer chantagem, usar para obter ganhos pessoais… sei lá… muito estranha essa história… pelo reação do público… acho que não foi bem recebido o vídeo.

  55. No 3º vídeo o pessoal da Incorporadora perdeu a cópia da chave

    No primeiro vídeo, a testemunha tem uma cópia da chave, a Talento tem outra cópia e a testemunha não tem certeza mas acha que a Incorporadora tem outra cópia da chave. No terceiro vídeo, só a testemunha e a Talento têm chaves. A incorporadora perdeu a chave que tinha no primeiro vídeo.

    Outro vacilo da testemunha: Num determinado momento ela afirma que sempre esteve no Triplex durante a visita da Dona Marisa, apenas não a acompanhou a Dona Marisa na visita aos quartos. Noutro momento, ela afirma que quando chegou ao Triplex, todos já estavam lá.

  56. Sente-se e fique à vontade para prestar seu depoimento

    Moro está para a operação Lava Jato assim como Torquemada esteve para a Inquisição Espanhola.

     

  57. As perguntas finais de Moro.

    Revendo o vídeo eu vi e mais uma vez fiquei pasmo. Ao final, Moro faz perguntas realmente reveladoras. Ele faz perguntas cujas respostas já sabe. O imóvel não foi vendido? Algum  outro apartamento recebeu  reformas daquele porte? Estas perguntas ele fez em tom triunfante.

    E eu me pergunto e daí. Mas ao ver aquele ar triunfante eu chego a conclusão que: existem duas opções.ou Moro não tem a menor competência,ou  ele quer dar uma desculpa para  milhares de fanáticos acreditando nesta criação doentia, com ajuda de uma mídia insana.

    Depois de pensar apenas um pouco eu concluo que são as duas opções.

    E a loucura continua, agora a noite Lula e Dona Letícia são indiciados por negociar um terreno que não existe para um Instituto que sempre esteve no lugar que está, e alugar o apartamento ao lado. 

    De fato não acredito que este indiciamento seja sério, mas agora querem é através desta prática destruir a defesa de Lula. Em breve veremos mais e mais processos e indiciamentos. Todos os dias Lula será indiciado, inviabilizando a sua defesa. Já fizeram isto no Paraná, quando jornalistas divulgaram os salários de Juízes.  Da mesma forma teremos isto e muito mais, Em comum o escárnio de ter que se defender de uma acusação sobre algo que sequer existe, como posse do triplex, medidas provisórias , aviões Grippen,  pedalinhos e sítios, ou antenas de celular.

    Enquanto isto nosso CNJ, sob a Suprema Carmem silencia ou pior referenda tudo isto.

     

     

    1. Moro

      Ele fez perguntas ainda piores no fim (aos 20 minutos da fase 2); se a familia do Lula “chegou a tomar posse do imóvel”, e porque “não tomou posse do imóvel”.  Ou seja, para esse sujeito, o Lula é o dono do imóvel desde o descobrimento do Brasil e nem Deus vai convencer do contrário.  Se eu fosse o Lula, iria a um cartório e faria a doação da propriedade e de todos e quaisquer direitos sobre o apartamento para Sergio Fernando Moro. E chamaria a Globo para a transferência de posse.

  58. Moro trocou as bolas, são os

    Moro trocou as bolas, são os advogados de Lula que podem cassá-lo. Será que está com problema de memória? Quem foi que mandou grampear o escritório daqueles advogados que lá estavam? Moro, o amigão do Aécio Neve, passará em branco pelo grave crime que cometeu, entre outros, contra o exercício da advocacia em razão do hoje inexistente Poder Judiciário, que, aliás, jamais condenará seu amigão, mesmo que fosse provado ser ele um ‘serial killer’ ou coisa pior.

    O cansaço de Moro pode explicar seu desatino e perda temporária de memória. Afinal, num dia, estava recebendo o prêmio estranhamente denominado de Homem do ano, indicando que uma mulher jamais receberá tal prêmio; pouco depois, estava presidindo uma audiência na presença de advogados muito atentos a sua atuação, uma vez que já sentiram na pele os efeitos nocivos provocados por ele na condução de ações penais que, na verdade, têm o único objetivo de perseguição política em conluio com a Rede Globo, Janot e o PSDB.

    São situações bem diferentes: A alegria do encontro com o amigo do peito e o stress por estar diante de advogados que, com inteira razão, não estavam ali para serem amigáveis. Pode não parecer, mas Moro tem algo de humano, essas situações limítrofes e opostas ocasionam cansaço e confusão mental, realmente.  

  59. E o Banestado, com tucanos, Globo etc., ficou na gaveta?

    Muito estranho um juiz agir assim: ir a eventos do PSDB, ajudar a eleger Dória em SP, ficar de gargalhadas com Aécio, vazar áudios ilegais de Lula, prejulgar as pessoas até no recebimento das denúncias, sair em capa de livro e ir ao lançamento, ter canal exclusivo com a Globo…. e quer que acreditemos que ele seja neutro? Ele deve nos achar todos idiotas. Só ele é que é um gênio que diz “Câmera dos Deputados”…

    Onde estamos?

    Não tem justiça nem democracia neste país que segure essa parcialidade toda, não?

    E ainda protege os delegados que atacaram Lula e Dilma sem o menor constrangimento.

    Tanto que o que atua nesse caso da reportagem é o mesmo que começou a Lava Jato que deveria ter como domicilio São Paulo e não Curitiba, pois Youssef trabalhava e mantinha escritório em São Paulo. Ficaria para a justiça federal de SP.

    E foi o mesmo delegado que fazia escutas ou investigava o ex-deputado André Vargas, situação bastante debatida, pois ele era deputado e o caso deveria ter ido pro Supremo. 

    E assim começou a Lava Jato. Ou não terminou o Banestado. Só que antes não vinha tanto ao caso.

  60. da verdade e das provas…

    como formam o núcleo da única realidade concebível para o caso,

    deixemos então que reverenciem em paz o incognoscível, pois comportamentos, descontrole e decisões de juízes em audiências, mesmo a espelhar acusadores, não se ataca………………………….

    uma solução errada do Estado então? sim! eles mesmos mostram que são

  61. Uma górgona atracada pelo rabo…

    A foto dessa caricatura  de juiz, na verdade um militante tucano,  me lembrou uma górgona desgovernada, mais especificamente Medusa, a mais impetuosa..,…aliás, Moro só fica um doce quando está perto de tucanos…só mesmo este Brasil Bananeiro prá uma figura desse naipe no papel de juiz,..juiz ele não é, acusador descontrolado sim, juiz imparcial jamais..

    Resultado de imagem para gorgona em êxtase

  62. Sobrou pros Jateiros a bagaça da laranja

    A Vazilona se embananou toda e se dismanchou em disdição

    Oia otra pérola da lavra dessa ostra

    Ela disse que não sabia se o cliente em potencial era a D. Marisa mas ela deverua suspeitar tendo em vista que ela soube que o Lula estivera lá. fazendo exigencias. Ela acha que podia ser a Jackeline Onasis o cliente topotente esperado?

    Tahs brincando

  63. A intensidade da sonorização do argumento da autoridade

    A intensidade da sonorização do argumento da autoridade é inversamente proporcional à autoridade do seu argumento. E você me arrespeita, viu, que eu sou juiz, eu tenho a força! Agora minhas convicções se confirmaram. I can’t quit you, Lula. See you in Curitiba antes de partir para outras plagas onde um mundo de magia vai entrar na dança globelezura. afinal o Brasil não é conhecido internacionalmente pelos seus juristas, mas pelas suas bailarinas, por isso os Jateiros vão descendo na boquinha da garrafa

  64. Cliente em potencial é proprietário?

    Ela disse que o Lula foi um cliente em potencial. Os Pitbichas de Curi queriam provar que Lula era o dono do imóvel da OAS. Perderam, Jateiros. O cerco da traíragem farsesca tá se fechando. Se você não fosse um ventríloquo burro vc puniria os verdadeiros corruptos sem quebrar as pernas das grandes construtoras brasileira e da petrobrás, provocando o desemprego de milhões de trabalhadores, que devem estar arrasados, pois se a coisa já não tá boa prá quem ainda tem um emprego, imagina quem tá desempregado. O Moro é tão burro que mata o boi para livrá-lo do carrapato. Pô, Carrapato dos Pinhais, deixa de ser tão ridículo. Isso de tanguinha deve ser outro Japonês da Fedeca, digo, do Hispter da Fodorenta

    Viva a Anarquia!

  65. Nassif,
    A PARCIALIDADE DE

    Nassif,

    A PARCIALIDADE DE MORO – ANÁLISE CRÍTICA DE SUAS SENTENÇAS. O QUE MORO SABE, RECONHECE E MENCIONA EM SUAS SENTENÇAS. DO CONTEXTO E DO CONJUNTO. 

     

    1. Moro sabe que a Petrobrás tinha por sistema padrão licitar Projetos Básicos de obras, não bem detalhadas (imprecisas segundo Paulo Roberto Costa) e a serem posteriormente executados, a partir de uma valor estimado, aceitando ofertas de até 15% a menos desse valor e de até 20% acima de desse valor. 

     

    Moro sabe que esse sistema de licitação e contratação é internacional e  é utilizado pelas Cias. Petrolíferas mundo afora.

     

    Moro sabe que a porcentagem paga pelas empreiteira de 1% a 3% do valor dos contratos – aos Diretores da Petrobrás, agentes intermediários, políticos e partidos – provinha dos recursos obtidos pelos próprios contratos celebrados, ou seja, não foram pagas pela Petrobrás e sim retirados dos lucros das empreiteiras.

     

    Moro sabe que parte desses recursos pagos eram destinados a determinados Diretores da Petrobrás, a agentes intermediários como Alberto Youssef (e outros), aos políticos e partidos políticos de sustentação.

     

    Moro sabe, outrossim, que não havia exigência ou extorsão para se obter esses pagamentos de porcentagem e, também, da possibilidade (que não explorou) que esse sistema de porcentagens existia há tempos na Petrobrás, sendo pagos como um costume de todo sempre.

     

    Moro sabe que a partir de 2006 o foram em maior intensidade em razão do fato que a Petrobrás – recuperada como empresa estratégica, industrial, comercial e financeiramente bem – passou a executar grandes projetos de consolidação, pesquisas e expansões.

     

    Moro sabe que todos os contratos eram negociados junto aos vencedores das licitações e que a Petrobrás muitas vezes obteve diminuição dos valores contratados.

     

    Moro sabe  – e atesta expressamente  em suas Sentenças – que todos esses dados estão difusos nos autos das Ações Crime respectivas e estão expressas nas provas orais e documentais reproduzidas e citadas, exaustivamente, à saciedade mesmo, por ele próprio.

     

    Cumpre aqui anotar – “en passant” – neste ponto, que as Sentenças de Moro são longas, repetitivas, “noiosas” (enfadonhas), cansativas, padronizadas e seguem uma técnica de convicção indutora de não deixar pensar “por si só” mas de condução e direcionamento, reforçadas a partir de elaborada e prévia preparação mediática de conceitos de autoridade, vazamentos selecionados, verdade publicada e aceitação pública como mote e expressão (sempre aceito, querido e simpático) de combate à corrupção.

     

    Moro sabe, outrossim, que não se pode afirmar que tenha havido superfaturamento das obras mesmo porque desnecessário à caracterização dos crime que está julgando (cf se vê, por exemplo, dos tópicos 356 e 357 da Ação Penal 5045241-84.201.4.7000PR tomada aqui como referência)

     

    Moro sabe que algumas das partes nas Ações Penais intentadas, delatores e testemunhas colaboram com governos estrangeiros (mais precisamente EUA) em procedimentos que especificamente penalizarão a Petrobrás como empresa, as empreiteiras, a política de desenvolvimento da infra-estrutura nacional e de consolidação da soberania nacional.

     

    Moro sabe que sua afirmação, por exemplo, no tópico 562 da Ação Penal 5045241-84.201.4.7000PR “O esquema criminoso que comprometeu a Petrobrás…” não é correta face à prova oral e documental referidas nas Sentenças e, também, à notória posição de recuperação e destaque da cia. a partir de 2006.

    Moro sabe, também, que o valor final da obra de reforma e modernização da unidade catalítica-URC na Refinaria Presidente Bernardes – RPBC, na cidade de Cubatão, São Paulo (tópico 311) teve o valor final de 4% menor do que o valor máximo estimado pelo Projeto Básico de obras (ou seja de R$.467.087.250,72 e de R$.508.068.962,49 cf tópicos 315 e 320) não obstante, mediante uma confusa e elaborada redação, deixa entender – “ictus oculi” – que teria sido superior em 16% ao valor estimado (v. tópico 359).

    2.  Vencida essa fase do conhecimento expresso,  anoto “currente calamo” – porque do saber ordinário, do saber do homem médio comum – que:

    Moro deve saber que a porcentagem de 1% até 3% do valor do contrato celebrado não é incomum em grande negócios como, por exemplo, na comissão de um negócio imobiliário.

    Moro deve saber, ainda, que essa porcentagem (propina, vantagem,  comissão ou liberalidade), por sí só, não é suficiente para que o preço de um negócio seja majorado e máxime quando haja interesse de ordem geral operacional e eficiência do contratado (no caso empreiteiras) executá-lo.

    Moro deve saber que esses interesses de ordem logística-operacional e de eficiência das empreiteiras podem provir de diversos aspectos como, por exemplo, a manutenção de funcionamento da empreiteira, a manutenção dos funcionários especializados, bem como do pessoal treinado e adaptado, a conservação e locomoção de maquinários, a retenção do conhecimento tecnológico desenvolvido e aprendido, etc.

    Moro deve saber que anteriormente ao governo de Lula eram constantes os vazamentos de petróleo e gás nas Refinarias e dutos terrestres e marítimos da Petrobrás.

    Moro deve saber, também, que um desses vazamentos (1984) provocou a morte de 93 moradores da vizinha favela Vila Socó em Cubatão/SP.

    Moro deve saber que no governo de FHC (2001) a Petrobrás estava sucateada e que uma plataforma marítima no valor de 350 milhões de dólares (após explosões) construída no exterior (Itália e Canadá) afundou em alto mar por causa operacional de manutenção e projeto e, assim, foi abandonada.

    Moro deve saber que raramente (nunca ou dificilmente) uma obra ou reforma – mesmo particular de qualquer cidadão – ao final resta dentro do orçamento previsto ou imaginado.

    Moro deve saber a “estranha” razão de não ter buscado o “contexto” de tudo o que se passou e passava junto à Petrobrás e empreiteiras – em relação às apontadas irregularidade e às possíveis infrações criminais de outros agentes envolvidos – ao não se aprofundar em declarações que conheceu e colheu durante os inquéritos policiais e as instruções criminais.

    Moro deve saber que o anterior presidente da Petrobrás deixou bem claro que a o dinheiro pago pelas empreiteiras foi desviado do lucro que obtinham nos negócios:

    A corrupção se deu em prejuízo das empreiteiras. Foram atos externos à companhia. O dinheiro foi desviado do lucro que as empreiteiras obtinham com os negócios.

    3. Já como jurista, estudioso, não alheio à realidade e vivência política do país, do que acima foi ressaltado e do direito conhecido,

    Moro poderia ter entendido (e deveria segundo a melhor exegese de direito e de política) que tais condutas e operações melhor se enquadrariam à figura delituosa do denominado CRIME DE CAIXA 2 ELEITORAL previsto no art. 350 do Código Eleitoral cuja pena é de até 5 anos de reclusão e de multa se público o documento e de até 3 anos de reclusão e multa se particular o documento; ou CRIME DE CAIXA 2 CONTRA A ORDEM FINANCEIRA (Lei 7.492/86, art. 11) cuja pena é de 1 a 5 anos de reclusão e multa; ou, ainda, CRIME CONTRA A ORDEM  TRIBUTÁRIA (art. 1 da Lei 8.137/90) cuja pena é de 2 a 5 anos de reclusão mais multa.

    E que, isso posto, a elas se subsumiriam às condutas de ocultação, dissimulação, lavagem e outras realizadas para a execução de qualquer um desses crimes.

    Moro poderia ter entendido, ainda, que a capitulação e condenação em CRIME DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA é sempre extensiva e pode fazer ressurgir o malfadado Direito Penal do Autor pelo qual o agente é responsabilizado não por sua conduta, pelo que fez, mas pelo que é, por ser, pelo grupo que pertence (seletivamente) estigmatizados, pelo risco que representa.

    4. Por fim, de todo esse contexto posto, tem-se, outrossim, que todas as obras contratadas foram executadas a bom termo. Que a Petrobrás tornou-se uma das maiores, mais importantes e prósperas Cias. Petrolíferas do mundo, detendo mesmo a mais avançada tecnologia de exploração relativa ao Pré-Sal.

    Que – em reverso – as empreiteiras envolvidas se capacitaram e se especializaram na execução dessas obras complexas e, também, por isso, passaram a ser respeitadas no país e exterior, gerando empregos, cadeias produtivas e dividendos ao país.

     

    Que, os propalados acordos de “carterização” (ou ajustes de otimização e melhor eficiência) – na verdade consubstanciados em acomodações operacionais para melhor aproveitamento da capacidade das empreiteiras, execução e custo menor, como já ressaltado, evitando deslocamentos de funcionários de frente, especializados, treinados e adaptados aos serviços;  deslocamento de equipamentos e recursos técnicos tecnológicos exigidos; tempo e eficiência nas obras – atendiam exigência superior de interesse nacional e, de outro lado, dificilmente teriam prejudicado ou não outras empresas face ao alto graus de segurança e capacitação tecnológica exigível para essas empreitadas complexas e especiais.

     

    Por hora, é o quanto basta.

     

    NOTA: o autor dos comentários encontra-se aposentado há cerca de 10 anos e completamente afastado – desde o primeiro dia – de suas atividades profissionais (quando fez a doação de sua biblioteca jurídica a uma faculdade de direito) e declara que leu (quando publicadas), por mera curiosidade e informação pessoal, uma a uma as onze (11) Sentenças concernentes à Operação Lavajato.

     

    FONTE: Essas considerações acima foram feitas de memória e de pequenas anotações das leituras (anteriores) dessas onze (11) Sentenças prolatadas e consulta (agora) – para citação – de alguns tópicos da emblemática sentença de n. 5045241.84.2015.4.04.7000PR de Sérgio Moro de quase um milhar de tópicos (945) e fls.

     

     

    1. Adendo I (AL

      Adendo I (AL CAPONE):

      Mensagens aos pais

       

                  Hoje em dia as pessoas já não respeitam nada. Antes, colocávamos num pedestal a virtude, a honra, a verdade e a lei… A corrupção campeia na vida americana de nossos dias. Onde não se obedece outra lei, a corrupção é a única lei. A corrupção está minando este país. A virtude, a honra e a lei se evaporaram de nossas vidas.

       

      (Declarações de Al Capone ao jornalista Cornelius Vanderbilt Jr. Entrevista publicada na revista Liberty em 17 de outubro de 1931, dias antes de Al Capone ir para a prisão).

       

      Galeano, Eduardo. De Pernas pro ar. A escola do mundo ao avesso. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2015, p.1

      1. Adendo II (AL

        Adendo II (AL CAPONE):

        GALEANO, Eduardo H. Memória de Fogo. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013, p 627-628

         

        “1929

         

        Chicago

         

        AL CAPONE

         

                    Dez mil estudante gritam o nome de Al Capone, no campo de esportes da Northwestern University. O popular Capone cumprimenta a multidão com as duas mãos. Doze guarda-costas o escoltam. Na saída, o espera um Cadillac blindado. Capone exibe uma rosa na lapela e um diamante na gravata, mas debaixo leva um colete de aço e seu coração bate contra uma pistola 45.

                    Ele é um lider… Patriota fervoroso, sobre sua escrivaninha ostenta retratos de George Washington e Abraham Lincon. Profissional de grande prestígio, não há quem ofereça melhor serviço para romper greves, espancar operários e enviar rebeldes ao outro mundo. Ele está sempre alerta contra a ameaça vermelha (335)

        “Notas:

        335 – Pasley, E. D. Al Capone. Pról. de Andrew Sinclair. Madri, Alianza, 1970

    2. o juiz que se achava napoleão endoidou

      Moro leu o código civil, acreditou ser juiz.

      Vai ler uma bula e se achará medico.

      Leu um contrato de uma grande obra, viu roubo não enxergou os resultados.

      Para todos que trabalham e trabalharam em grandes empresas as convicções do moro são primarias e sem qualquer base no mundo das grandes obras e da engenharia.

      Lembro quando das contratações de engenharia consultiva e aquisição dos equipamentos os nossos olhares críticos de engenheiros tinham uma planilha de alguns mandamentos com poucos e decisivos detalhes críticos a ser:

      Quantos grupos de engenharia e mecânica pesada qualificados e com experiência existem?O mercado neste ramo especifico da engenharia está aquecido?Um novo contrato de vulto tem condições de ser atendido simultaneamente a outros notadamente quando a exigência de especialização da mão de obra?O aparato industrial especializado na fabricação de equipamentos tem condições de atender o pico desta nova demanda?É conveniente direcionar o contrato para o segundo colocado de mesma qualificação e com ociosidade de fabricação mesmo pagando um pouco mais? Sabemos que desta maneira atendemos o nosso cronograma de implantação e nosso produto no mercado conforme planejado?Endividamento em Reais ou em Dolares?

      Qualquer decisão na ótica do menino moro com uma visão linear e maniqueísta do mundo empresarial seria considerada criminosa, no entanto o bom senso empresarial faz o mundo progredir, quanto ao resto como na inquisição o que importa é o bem estar e a salvação da alma, para comer, oras apelar para a esperança e somente no futuro.

    3. Nilo Filho, 
      não confundir

      Nilo Filho, 

      não confundir Jurista com juizinho.Se você teve tempo de se aposentar e legar uma biblioteca jurídica, teve a graça de ter estudado antes da revolução de 64. Sabe que do golpe, mais de 20 anos de retrocesso educacional foi imposto ao país. Matérias como política,economia, sociologia, finanças públicas, direitos  humanos, história (a história recente do país) entre outras foram banidas do ensino, trazendo como resultado  essa geração de “juristas”  e operadores  de direito,  ignorante,  insensível e fascista.

      Tenhamos em mente que seu saber (deles) ainda é excessivo e que, como soi acontecer nos pós-golpes, a “reforma do ensino” que se impõe,  se prestará a tornar os próximos “juristas”, intelectuais e formadores de opinião ainda mais imbecis e contra os quais não restará ninguém com conhecimento suficiente para contestar-lhes os desmandos.

      Serão pois, dolorosamente inocentes. 

      É  assim que se mantém a matriz das desigualdades e do poder.

  66. À medida que são divulgadas

    À medida que são divulgadas as recentes delações da Odebrescht, que indica vários pagamentos de propina em dinheiro vivo (alguns superiores a 3 vezes o valor do triplex), essa tese de que houve tamanho esquema mirabolante para “presentear” Lula com um apartamento, chega a ser ridícula.

    Se fosse verdadeira, não seria muito mais fácil simplesmente entregar uma pasta com os 2 milhões em dinheiro, como foi feito com Alkimin?

    1.   Esse é um argumento óbvio,

        Esse é um argumento óbvio, que a coxinhada não quer nem pode entender para não destruir uma visao de mundo burra e excludente.

  67. do site

    do site Significado: Boçal significa rude, grosseiro, imbecil ou ignorante. Na gíria brasileira, boçal é também aquele indivíduo exibicionista, esnobe e chato, que age com arrogância normalmente por ter melhores condições financeiras ou por se sentir superior aos outros. Um boçal demonstra pouca inteligência, educação e delicadeza em suas ações.

     

  68. Criminoso

    “É estranho que numa democracia as pessoas reclamem de uma revelação como essa. Desde o início das investigações decidimos que não iríamos esconder nenhuma informação do público”, declarou ao ressaltar que a atitude “não foi uma exceção à regra”.

    Olha o que o Moro disse. Disse que a decisão de vazar é anterior às investigações, ou seja, crime premeditado, continuado, e até o momento ininterrupto.

    Nenhuma manchete deveria ser “Moro sofre escracho…”

    Mas sim, “Moro confessa crime premeditado de vazar gravações da presidente” e bater nisso.

    “Decidimos”, decidiu com quem Moro?

    O cara confessa a premeditação de um crime com concurso do MPF, PF e Globo, ou seja em mais de cinco pessoas, portanto, quadrilha, de grampear ilegalmente a presidente e divulgar em rede nacional as gravações.

    Posteriormente mente ao STF via documento formal e timbrado, dizendo a Teori, ter sido um acidente. Mais um crime.

    Ninguém percebeu isso?

    Soma-se à manobra de não deixar político com foro ser citado, para não ter o processo avocado por instância superior, o que é sim uma forma de blindar seu amado Aécio. Até quando vão aceitar essa baboseira da versão de que é apenas para se manter em posse da bola?

  69. Juizeco à beira de um ataque de nervos…

    Pois encontrou Defesa feroz e competente aos seus desmandos. Uma resistência desta ordem já operou milagres na História….. Para conseguir seu objetivo, o juizeco terá que se expor cada vez mais em sua louca cavalgada, abrindo flanco para preciosos ataquesTerá de abrir mão de qualquer razão ! Quem lhe garante, por enquanto, imunidade é a Rede Globo e seus jornaleiros de plantão !

  70. Daqui a alguns anos, quando

    Daqui a alguns anos, quando reconstruirmos a república… ou melhor, quando construirmos nova república e quando esta estiver minimamente equilibrada e estável, esse episódio das tentativas de Moro de condenar Lula constará como dos mais tenebrosos, o ridículo da situação, a pobreza, a pequeneza do Direito que esse juiz está praticando.

    Vai ser necessário doutrinar fortemente os filhos de Moro para que ele não se envergonhem do que fez o pai, algo como Bolsonaro pai fez com Bolsonaro filho. Em geral as mentiras deixam as pessoas loucas, desvinculadas da realidade, o que provavelmente acontecerá com os que insistirem em apoiar a loucura e a pobreza de Sérgio Moro.

  71. E hoje, 13/12/2016, claro,
    com exclusividade de divulgação da Globo, a PF de Moro indicia Lula, Dona Marisa Letícia, Palloci e mais algumas pessas “ligadas ao ex-presidente”, todos envolvidos em crimes… Instituto Lula, apartamento em São José dos Campos, pedalinhos, sítios, triplex, caças suecos, a caixa de isopor onde Lula leva cervejas, suas cuecas vermelhas…; os e as jornazistas globais salivam de prazer ao dar a manchete “em primeira mão”. Já notaram que o semi-deus global e juizeco da República Agrícola de Curitiba tá perdendo a linha na mesma medida em que vão pipocando aqui e ali os indícios de práticas nada republicanas de seus amiguinhos do PMDB e PSDB? 

  72. Conselho….

    Acho que o pessoal de Curi devia aproveitar que a Moça engenheira tem ” know-how”, e perguntar se ela não aconselhava uma boa equipe de encanadores…..Do jeito que vaza la em Curi, daqui a pouco a lava-jato não vai lavar nem triciclo infantil….

  73. Que horror!

    Chamar estas práticas de moro como exercício de direito é absurdo. Bocal, ignorante, mal intencionada, a isto que se presta nossa tão dispendiosa justiça? Se situem , este bando de irresponsáveis quebraram o Brasil sob aplausos de mídia e coxinhas ensandecidos.

  74. Nenhuma invenção de prêmio
    Nenhuma invenção de prêmio jurídico pelos irmãos Marinho apagará o promotor, travestido de juiz sem educação e escrúpulo, apenas um agente de potência estrangeira, Sr. Moro.

  75. Outro dia vi alguém

    Outro dia vi alguém comentando aqui sobre o “alto nível intelectual” dos jovens procuradores.

    Não sei o que o sujeito entende por “alto nível intelectual”, mas tenho certeza que os jovens procuradores tem alto nível de decoreba e baixÍssimo nível intelectual na medida que já provaram não ter a menor condição de avaliar as consequências de suas ações.

    Exatamente por causa desta incapacidade cognitiva não conseguem enxergar a ruína que estão causando ao país. Alguém deu a eles a ORDEM de PRENDER o LULA de qualquer maneira. Se necessário, que INVENTEM um CRIME qualquer. 

    Exatamente como fizeram na FARSA conhecida como MENSALÃO PT.

    O judiciário brasileiro está se transformando em um braço fascista da nossa sociedade.  Não passam de bandidos despreparados a quem foi dado um poder que não estão sabendo utilizar e por isto extrapolam.

    Hoje. levei meu filho na escola e havia uma mesa com uns livros em cima. Peguei um de história, abri aleatoriamente, e caiu uma leitura sobre o nascimento do nazismo. Não pude deixar de constatar as enormes coincidências com o que se passa no brasil atualmente. Estamos indo na direção errada e perigosa. 

    Temos URGÊNCIA de uma lei que ponha limites nesta arrogância de simples funcionários públicos concursados e decorebas, na maioria BURROS e que imponha limites ao poder da globo.

    Esta empresa é um perigo para o desenvolvimento sadio do brasil e dos brasileiros.

     

    1. Discordo de você. São

      Discordo de você. São extremamente inteligentes os procuradores e juízes da lava jato. Mas caráter, ética, decência, hombridade, honestidade, postura humana, em nada dependem de inteligência. Muitos brasileiros tem todas estas qualidades listadas acima e mal sabem ler e escrever. Quando a inteligência é usada para o mal, a consequência é devastadora. Einstein desenvolveu a teoria da energia nuclear para resolver o problema energético do mundo, fizeram a bomba atômica. santos Dumond criou o avião com objetivo de transporte de passageiros, criaram os bombardeiros.

      Eles são inteligentes, mas estão à serviço da promoção da desigualdade social, privatizações, lawfare, destruição da ideologia política progressista e exaltação da ultra-direita, defesa das vantagens pessoais como o alto salário e a impunidade somente para o poder judiciário.

  76. A única coisa relevante neste

    A única coisa relevante neste episódio é a seguinte:

    Sérgio Moro descumpriu sua obrigação funcional e forneceu prova da infração em víde.

  77. Teste de integridade

    Não é atoa que eles estão propondo o teste de integridade. É a implementação da real ditadura do Brasil, a ditadura da Globo, do fascismo. 

    Os promotores estão propondo um “teste de integridade” onde podem colocar até droga no seu carro. Podem te corromper para depois te prender.  

    E isto é real, é sério e está sendo a nova ditadura, a despeito de quem pensa, de quem ta vendo e quem é contra.

     

    A regra é clara: 

    A globo MANDA o povo obedece.

     

     

     

     

    1. Teste moral.

      Vi a lista das 10 medidas quanto estavam angariando assinaturas e se chamava “teste moral para servidores” e não “teste de integridade para agentes públicos”.  Ou seja: apenas servidores, que não tem poder de decisão e que não podem engavetar processos nem denúncias, é que seriam testados.  Mas estive pensando que isso, se aprovado, poderia gerar situações absurdas, por exemplo, em que uma autoridade que ordene algo ilegal a um servidor e esse denuncie o ato ilegal, então a autoridade teria a desculpa perfeita para se livrar de qualquer acusação, bastando dizer que estava apenas testando o servidor.  Não pode haver desculpar mais perfeita que essa.  Jamais se abriria investigação contra autoridades  porque elas sempre “estariam testando sua equipe”.

      Se o tal “teste moral” tivesse base legal e devesse realmente implantado, quem em primeiro lugar deveria ser “testado” é a autoridade que tem poder de decisão, que tem poder para arquivar uma denúncia, que tem poder para anular um processo, que tem poder para vender uma sentença, mas os servidores não têm poder para nada disso.  Então esse teste, do que eles queriam, não atingiria seu objetivo, serviria apenas para acobertar ilegalidades cometidas pelas autoridades e perseguição a servidores públicos.

  78. A Lava Jato sempre operou dentro da Legalidade

    A vazajato, que se desmancha pelo fundo como cofo, sempre operou dentro da legalidade, mas da legalidade estuprada pelo arbítrio.

    Os Beatos Tucanos são Homeopatas

  79. O representante do Ministério

    O representante do Ministério Público é muito titubeante. Repete perguntas. Parece um amador! Não se prepara para inquirir a testemunha! Risível!!!

  80. A impressão que dá é que ele

    A impressão que dá é que ele induz as respostas da depoente, quando na verdade sua função como juiz é justamente impedir que os advogados façam isso, induzir a testemunha. Ontem quando arrebentaram os portões da FIESP fiquei imaginando se o moro ousar prender o LUla o que esses caras fariam na sua prisão vagabunda. Uma coisa que se nota é que moro está mais paranóico que o normal, acho que está enlouquecendo de vez.

  81. É mesmo um juiz que pratica

    É mesmo um juiz que pratica tortura, psicológica. Imagino esta Sra. sendo interrogada pelo Torquemada , a pressão que deve ter sofrido. Ela gagueja, é reticente. Tal depoimento é  um absurdo. E nós  que imaginávamos “”tortura nunca mais” agora a estamos vendo praticada por membros do judiciário. Tempos tenebrosos…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador