Após confusão com gravação, Joesley pede desculpas

Jornal GGN – Ontem, após ter virado o país de cabeça para baixo, Joesley Batista e Ricardo Saud, delatores da empresa JBS, soltaram nota onde pediam “sinceras desculpas” aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelas citações indevidas em conversas gravadas por eles e entregues à PGR.

A gravação motivou Rodrigo Janot, no dia 4, a abrir investigação para apurar a omissão de informações nas negociações das delações dos executivos da empresa em questão. Com grande repercussão do caso, os delatores correram, em nota, para afirmar que as referências aos ministros e ao procurador-geral “não guardam nenhuma conexão com a verdade”.

 “Não temos conhecimento de nenhum ato ilícito cometido por nenhuma dessas autoridades. O que nós falamos não é verdade, pedimos as mais sinceras desculpas por este ato desrespeitoso e vergonhoso e reiteramos o nosso mais profundo respeito aos ministros e ministras do Supremo Tribunal Federal, ao procurador-geral da República e a todos os membros do Ministério Público”, dizem os delatores na nota.

As gravações foram o estopim para um processo de revisão do acordo de colaboração de Joesley Batista, Ricardo Saud e Francisco de Assis e Silva. O ministro Edson Fachin retirou, na noite de ontem, o sigilo dos áudios, que deve ser disponibilizado hoje. Fachin é relator das delações da JBS.

Na esteira da marola levantada pelas novas gravações, Janot disse que mesmo se os benefícios dos delatores forem cancelados, as provas contra as pessoas citadas devem ser mantidas. Mas quem tem a palavra final é o Supremo.

A grita foi geral. Cármen Lúcia, presidente do STF, pediu à Polícia Federal que investigue as citações de ministros da Corte nas gravações entregues à PGR. O vídeo correu redes sociais e portais da internet. Segundo ela, é preciso que se investigue para que não fique nenhuma dúvida sobre a dignidade dos integrantes do Supremo. “Agride-se, de maneira inédita na história do país, a dignidade institucional deste Supremo Tribunal e a honorabilidade de seus integrantes”, disse.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Parece que tudo faz parte de

    Parece que tudo faz parte de um grande golpe contra o povo brasileiro.

    É inacreditável que isto esteja senndo posto em prática por brasileiros contra brasileiros. Parece evidente que o dedo,a mão e tudo omais do grande irmão estão incluídos no golpe.

    Nem em sonho os gringos do norte pensavam que seria tão fácil. Iraque,Afeganistão,Líbia.Venezuela,Coréia do Norte,enfim,ninguém caiu sem lutar e,os dois últimos ainda não cairam e podem inclusive não cair.

    Por que não reagimos?

  • Em Marmelândia, STF quer dizer: Supremo Tribunal Fede.

    Pois é, a honorabilidade de vestais como Gilmar Mendes, Fux, Barbosa et caterva não pode ser posta em dúvida. Caso contrário, corremos o sério risco de o Brasil se transformar em um país sério.

  • Mouro
    Bom dia 
    Dilma

    Mouro

    Bom dia 

    Dilma avisou:

    "não ficará pedra sobre pedra" 

    E fez isso no debate na globo !!!

    Estou adorando a barafunda !!!

  • Quem dirige o Pais neste momento?

    O Pais esta à deriva. Não tem ninguém no leme. Como governar o Pais quando o tal presidente é acusado dia sim e outro também de corrupção, obstrução de justiça, formação de quadrilha etc? O STF na lama, O Congresso sem um pingo de credibilidade, o Judiciario e o Ministério Publico Federal em peso envolvido nas tramoias das delações... Alias, como governar o Brasil com esse cenario de guerra e de salve-se quem puder? A bomba que jogaram ontem não vai ser desativada assim, com uma nota fajuta, de criança de oito anos, pedindo desculpas pela peraltice. Tudo isso é muito grave e as instituições estão no chão. Se o intento da Lava Jato era esse, felicitação! Eles conseguiram acabar com o Pais que vinhamos construindo.

  • Quem é o agressor da dignidade institucional do $TF?

    Quem agride, de maneira inédita na história do país, a dignidade institucional deste $upremo Tribunal e a honorabilidade de seus integrantes: o Joesley ou os próprios integrantes corruptos do $upremo?

    Além das referências aos Ministros $upremos e dos membros do MPF, quais outras referências não guardam nenhuma conexão com a verdade?

  • Somos um país de

    Somos um país de otários?????

     

    Funcionário publicoa altamente remunerado deixa o emprego por ser santo? Os das vestes ridiculas são a nova representação da santa ceia?? O safadão falou às pregas soltas mas não era nada daquilo, foi mentirinha???? O cabeça branca foi desmoralizado então joga para a matilha o mesmo pedaço de carne petista para sacia-la???? As malas eram dos hómi mas a culpa é do Lula?????? Kafka revive aqui, somos um país de baratas...........

  • Todos sabiam mas ninguém tomou nenhuma providência

    Gilmar Mendes não está no $TF, está em Paris. De lá, o Caboclo querendo ser inglês disparou:

    "Na verdade, era um segredo de carochinha em Brasília. Todos sabiam do envolvimento do Marcelo Miller nese episódio. Só o Dr. Janot que escamoteava e escondia".

     

    Se todos sabiam, porque ninguém tomou qualquer providência?

    Isso se chama prvaricação

  • O sr Friboi está lascado.
    O sr Friboi está lascado. Dessa vez mexeu com o poder de fato.
    Agora, resta saber se vai morrer de acidente de avião, infarto ou se de outra modalidade. Para não dá muito na pinta.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

14 horas ago