Após depoimento de Lula, jurista pede para retirar artigo de Moro em livro-homenagem

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Silva Jardim disse que “restou ‘esfarrapado’ o nosso sistema processual penal acusatório, que venho procurando defender nestes trinta e sete anos de magistério” (Reprodução)

afranio jardim

da Rede Brasil Atual

Após depoimento de Lula, jurista pede para retirar artigo de Moro em livro-homenagem

Ex-apoiador da Lava Jato, Afrânio Silva Jardim se mostrou inconformado com atuação do juiz. “Posso estar errado, mas Lula não está tendo direito a um processo penal justo”

por Redação RBA 

São Paulo – Em seu perfil no Facebook, o mestre e livre-docente em Direito Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Afrânio Silva Jardim se disse “indignado” com a atuação do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, no depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tomado nesta quarta-feira (10) na capital paranaense. O jurista pediu publicamente que um artigo do magistrado, publicado em livro que o homenageia, fosse retirado da obra.

“(…) solicito, de público, aos amigos Pierre Souto Maior Amorim e Marcelo Lessa, organizadores do livro ‘Tributo a Afrânio Silva Jardim’, que diligenciem junto à Editora Juspodium no sentido de que não conste, na sua terceira edição, o trabalho do referido magistrado. A obra foi publicada, em minha homenagem, sendo composta por vários estudos de renomados juristas pátrios e estrangeiros”, diz Jardim em sua postagem.

Segundo o professor, considerado um dos maiores processualistas do país e citado em mais de cem acórdãos no Supremo Tribunal Federal (STF), outros autores da obra também estariam incomodados em figurar ao lado de Moro. “Esta minha solicitação, além de ser motivada pelo inconformismo acima mencionado, tem como escopo evitar constrangimento ao próprio juiz Sérgio Moro, diante de críticas técnicas que venho fazendo a seu atuar processual. Ademais, alguns colaboradores da obra coletiva já se manifestaram desconfortáveis em figurar na companhia deste magistrado no aludido livro.”

“A minha indignação é tanta, que, apesar de professor e ex-membro do Ministério Público experiente, quase não consegui dormir esta noite e, por isso, estou aqui novamente fazendo este aditamento. Sinto necessidade de ‘gritar’, sinto necessidade de ‘desabafar'”, lamenta . “Posso estar errado, mas o ex-presidente Lula não está tendo o direito a um processo penal justo. Ele não merecia isso. Fico imaginando o ‘massacre’ a que seria submetida a sua falecida esposa D. Maria Letícia, pessoa humilde e inexperiente …”.

“Confesso que continuo amargurado e termino dizendo que, se o ex-presidente Lula restou humilhado, de certa forma, também restou humilhado o povo brasileiro, que nele deposita tantas esperanças”, pontua o jurista. “Termino também dizendo que restou ‘esfarrapado’ o nosso sistema processual penal acusatório, que venho procurando defender nestes trinta e sete anos de magistério. O juiz Sérgio Moro me deixou triste e decepcionado com tudo isso.”

Quando o processo da Operação Lava Jato teve início, o processualista chegou a trocar e-mails com Sérgio Moro, abordando questões processuais, conforme relatou em entrevista concedida ao site Viomundo, em setembro de 2016. “Quando a Lava Jato estava trabalhando só com o aspecto policial, até elogiei porque ninguém é a favor da corrupção”, disse. “Porém, quando percebi que a questão era política, mandei um e-mail falando da minha decepção. Ele perguntou por quê. Expliquei. Ele disse que lamentava e, assim, rompemos.”

Assine

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabens Professor.
    Por

    Parabens Professor.

    Por certo, o artigo de tal e lamentável personagem enodoa a obra e homenagem.

    Mais uma vez parabéns Professor

  2. Então o $érgio Moro lamenta que a questão seja política?

    Onde reina a força, o direito não tem lugar.

    O Moro deve atuar melhor com bailarino, pois não é possível ele atuar em outra área pior do que atua na área jurídica. Ele viola normas elementares do estado de direito e faz isso não por maldade, isto é, não faz conscientemente, mas por estupidez. Devemos decapitar a estupidez do Moro com a navalha de Hanlon:

    “Nunca atribua à malícia/maldade o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez”.

  3. Não esperaria outra coisa de

    Não esperaria outra coisa de Afrânio Silva Jardim, esse sim, um penalista de vergonha. Um dos maiores do Brasil.

    1. É fácil parar de apoiar Moro

      É fácil parar de apoiar Moro na hora que ficou feio demais… mas na hora que esse lesa pátria estava criando asas, teve pleno apoio…

      Mais um rato que apoiou a escalada de exceção e agora que ficou feio demais, quer desistir…

      1. Parar de apoiar o Moro?

        Puro equívoco seu. O Moro sempre foi político obedecendo ordens nacionais e internacionais para desmontar e vender o Brasil, o país estava ficando muito ousado e primeiro mundo, não podia não, afinal a América do Sul está embaixo dos EEUU. O que realmente aconteceu, s.m.j., e espero que aconteça mais, é que o ilustre mestre citado tirou a venda,  começou a enxergar o que acontece com seus próprios olhos, começou a pensar por si mesmo sem a lavagem cerebral da Globo, Veja, etc. Pois é, quem começar a ver por si mesmo o que realmente está acontecendo, o golpe, a trama descarada vai agir como ele. Agora quem continua a não ver o golpe, o sucateamento do país, o uso da Justiça pa ra fins políticos, etc… vai continuar cego, surdo, manco tapado, fanático, preconceituoso… 

  4. Que os juristas se levatem contra esse falso processo

    Eu quero ver o dia em que magistrados honestos e dignos e juristas de todo Pais darão o grito de basta e decretarão o horror que esta sendo ou tenha sido a Lava Jato. Sergio Moro esta muito equivocado, isso porque acredita piamente no que diz parte da imprensa que o apoia, que condenando Lula e condenando o PT, estara fazendo algum tipo que seja – pelo menos na cabeça dele – de justiça. Mas deixe que lamente, ainda que superficalmente, a perda pontual de apoios não tão midiaticos. O dia vira em que a terra tremera sob seus pés.

  5. Batalha triplex ganha, noutro dia inicia guerra marqueteira

    queda do siilo dos marqueteiros dá inicio a nova guerra midiátiatica.

    Coincidência? reconhecimento do fracasso da operação triplex?

    A partir de quando os marqueteiros tiveram acesso de dados da pf para incluir em seus relatos?

    Como saber como eles souberam?

    A campanha anti-campaha eleitoral Dilma anexaram dados para incriminar a de  Lula também

    É o pacote completo para limpar a área visando 2018?

    Algum processo desses poderá dar condições de tirar PT e Lula das eleições de 2018?

  6. Caramba! Se uma pessoa como

    Caramba! Se uma pessoa como esse jurista fica angustiado desse jeito só porque seu nome consta ao lado do de Sérgio Moro num livro técnico, imagina o que está rolando com filhos, netos e até com o próprio Lula. Como disse nosso anfitrião, o que Moro faz é assassinato. Moro e os donos das empresas privadas que o suportam, a firma “Globo” e seus produtos de entretenimento noticioso…

     

  7. Gesta Lírica da Política Judicial

    Nassif: ah! se poético fosse. Mesmo assim, lá vai essa parodiazinha de circunstância…

    ………………………………

    “Verdugo, qual

    A tua paga?

    Um punhado de ouro?

    Um reino de vento?

    Um brasão de horror?

     

    Um brasão: abutre

    Em campo negro,

    Palmeira decepada,

    Por timbre, negro esquife.

     

    Savonarola dos Pinhais,

    Teu nome guardará

    A memória dos justos.

     

    Um dia, na Capital dos Pinhais,

    (ou, quem sabe, em Beverly Hills)

    No mesmo chão do crime,

    Terás teu mausoléu:

    Lápide enterrada

    Na areia e, sobre ela,

    A urina dos cães,

    O vômito dos corvos

    E o desprezo eterno”.

     

    (à propósito de um poema, “Palmares”, do bardo José Paulo Paes).

     

    PS: e sobre o artigo, concordo em gênero, número e grau com o Professor Silva Jardim.

  8. Lula tirou o $érgio Bugalhudo Moro da sua zona de conforto

    Olha o que diz o Reinal Azevedo sobre a desconvocação da Coxinhada pelo $érgio Bugalhudo Moro:

     

    “… Mais uma vez, para a desgraça do Brasil e dos brasileiros, a direita e os conservadores evidenciam que só existem no Facebook, que são uma realidade virtual, que se constituem em viciados em “curtidas”, em “retiradas de curtida”, em dar ou levar “block”.

    É um mundo estranho porque essencialmente ágrafo. É uma forma pós-tecnológica de apedeutismo, aquele mesmo cultivado por Luiz Inácio Lula da Silva, porém ao vivo e em cores. Com gente real. Infelizmente!

    E nós sabemos que MORO NÃO DESMOBILIZOU O QUE MOBILIZADO NÃO ESTAVA. rsrs. Essas coisas demandam planejamento, logística. As esquerdas demonstram que começam a recuperar a dianteira na guerra pela influência. Ao sair do carro rumo ao tribunal, cercado por uma massa compacta, Lula foi chamado de “ladrão” por pessoas que estavam à janela de um prédio próximo. Os petistas responderam algo como “Lula guerreiro, ladrão do coração do povo brasileiro”.

    Enquanto isso, a direita xucra tenta derrubar Gilmar Mendes, de quem eu seria, claro!, porta-voz. Bem, ainda que fosse, seria um trabalho gratuito. Vergonhoso é portar a soldo, sem avisar o público, a voz de alguém.

    Eis aí. Esquerda e direita prometeram disputar as ruas de Curitiba para demonstrar com quem está o povo. A direita não compareceu. Àquela hora, deveria estar odiando alguém nas redes sociais ou pregando a eliminação física de algum adversário – antes de dar ração ao gatinho e mamadeira ao bebê.

    Pobres daqueles que se fiarem nos valentões de Facebook. Esses crentes ainda não conheceram a covardia em estado puro.”

     

    $érgio Moro foi encurralado, abatido e esmagado pelo Lula. Chora, Tio Rey… O Bugalhudo não tá mais na sua zona de conforto.

  9. Katia Menezes no

    Katia Menezes no facebook

    Kátia Menezes6 h · Fortaleza, Ceará ·  

    Moro – O senhor sabia dos desvios da Petrobrás?
    Lula – Não. Ninguém sabia. O Ministério Publico não sabia, a Policia Federal não sabia, a imprensa não sabia, o Senhor não sabia. Só ficamos sabendo após Youssef ser grampeado.
    Moro – Eu não…eu não tenho nada a ver com isso
    Lula – Tem sim. Foi você que soltou Youssef.

    *O Moro engoliu seco*!

    Vocês sabem porquê Lula disse pro Moro que ele tinha sim?

    – A Polícia Federal colocou uma escuta clandestina, sem autorização da justiça, na cela do Alberto Youssef.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador