Sem provas, Lava Jato não indicia Lula na Triplo X

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Conforme adiantou o GGN na última sexta-feira (12), a Polícia Federal concluiu o inquérito da Operação Triplo X, referente ao edifício Solaris no Guarujá. Até então em segredo de Justiça, o documento foi liberado nesta quinta-feira (18) pelo juiz Sergio Moro. Sem provas, a PF não indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas os investigadores indicam que não tiraram a mira de Lula.
 
Deflagrada com o objetivo de investigar a suspeita de envolvimento do ex-presidente, suposto beneficiado pela construtora OAS, que assumiu a construção do edifício no litoral paulista após a Bancoop decretar falência, o resultado das diligências realizadas desde o dia 28 de janeiros deste ano, com a 22ª fase da Lava Jato, não trouxeram as provas esperadas.
 
Ao contrário, os investigadores se depararam com indícios de uma das maiores lavadoras de dinheiro no mundo, a Mossack Fonseca, que teve uma de suas offshores figurando como detentora de outro dos apartamentos triplex no edifício Solaris. Os depoimentos prestados, coletas de documentos e provas obtidas desde então só apostavam como alvo a possível relação da aquisição desse imóvel com recursos ilícitos obtidos a partir de corrupção da Petrobras.
 
Ainda assim, o fato de o ex-presidente ter tido interesse, inicialmente, em comprar um dos apartamentos do condomínio, a partir da aquisição de cotas da Bancoop, levou a equipe da Lava Jato a publicizar Lula como a mira constante dessa investigação.
 
Não à toa que, agora público o inquérito do caso Triplo X, sem indiciar Luiz Inácio Lula da Silva, nenhum jornal trouxe destaque para a notícia, que foi divulgada como mais uma do noticiário comum.
 
O Uol, que trouxe mais espaço ao documento dos delegados, publicou que Lula não é indiciado, com um adendo: “O ex-presidente Lula e seus familiares não foram indiciados. A real propriedade do apartamento do Guarujá, porém, é apurada em uma investigação à parte”, escreveu o repórter André Shalders.
 
Em seu twitter, o jornalista enfatizou: “Atenção: Lula não foi indiciado na Triplo X, mas há outro inquérito em curso para apurar o suposto pagamento de propina através de reformas”.
 
A notícia de que o ex-presidente não saiu da mira dos investigadores da Lava Jato, apesar de não divulgada no referido inquérito ou pela voz de nenhum dos procuradores, é um sinal de alerta da imprensa para a equipe de Sérgio Moro: se a Lava Jato quer voltar a ter publicidade, precisará indiciar a pessoa certa – Lula.
 
Conforme o GGN adiantou na última semana, os autos do inquérito 5003496-90.2016.4.04.7000, que investiga os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa pela empresa Mossack Fonseca, não indicavam Lula como investigado, apesar de seu nome ser arrolado em todas as fases das diligências, em depoimentos, buscas de documentos, etc.
 
No lugar dos nomes investigados, a PF preferiu até a última semana restringir-se a informar: “Indiciado: A Apurar”, a exemplo de todos os outros processos em investigação contra Lula, como o do sítio em Atibaia, que também não traz o seu nome entre os indiciados. A referência é usada quando ainda faltam informações para concluir o trabalho – o que contradiz com a notícia, antecipada pelo GGN, de que o inquérito final estava pronto.
 
O INQUÉRITO
 
Neste processo, com foco na lavadora de dinheiro, foram indiciados a chefe do escritório da Mossack no Brasil Maria Mercedes Riaño, Luis Fernando Hernandez, Rodrigo Andrés Cuesta Hernandez, Ricardo Honório Neto e Renata Pereira Britto, que trabalhavam para a Mossack, e o empresário Ademir Auada, que intermediava negócios da offshore.
 
Sem provas, o ex-presidente não apareceu como indiciado. Mas o máximo que os investigadores puderam chegar para arrolar o envolvimento dos negócios do condomínio com figuras do Partido dos Trabalhadores, expuseram nos autos.
 
Quando os delegados narram como chegaram aos indícios contra a Mossack, explicam que o foco inicial estava na compra de um apartamento no Condomínio Solaris por Marice Correa de Lima, cunhada de João Vaccari Neto. Marice que adquiriu a cota por R$ 150 mil no ano de 2011, pela Bancoop, foi apontada como “suspeita” por vendê-lo por R$ 432 mil, “fato extremamente atípico se considerarmos o ganho de capital obtido por Marice em tão pouco tempo”, afirma o inquérito.
 
Explicam os investigadores sobre como começaram a investigar os apartamentos do litoral paulista:
 
 
A conclusão tomada foi de que “o CONDOMINIO SOLARIS teria fundamental importância enquanto elemento de conexão entre JOÃO VACCARI NETO, MARICE CORREA DE LIMA e OAS, empresa que se beneficiou dos crimes perpetrados contra a PETROBRAS” – uma das pontes que poderiam levar a Lava Jato a incriminar o ex-presidente.
 
Mas, ao contrário do que esperavam, tiveram em mãos provas inegáveis contra a Mossack Fonseca, que resultaram no inquérito agora finalizado. 
 
O envolvimento da OAS no caso foi também arrolado posteriormente. Com as buscas e apreensões, os delegados identificaram que a OAS assumiu as obras inacabadas da Bancoop no Solaris e as unidades teriam sido “negociadas em condições aparentemente ilícitas, como as que envolveram a cunhada de João Vaccari Neto, Marice Correa de Lima, e a offshore Murray”.
 
O histórico da própria cooperativa Bancoop foi levantado para fazer as possíveis conexões desse caso com o esquema da Petrobras: 
 
 
Em mais de 120 páginas de investigação, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva é citado duas vezes e o de dona Marisa uma. As únicas citações que os investigadores conseguiram publicar contra o ex-presidente partiu de depoimentos, com informações vagas e sem possibilidades de comprovações.
 
Em uma delas, a investigada Eliane que atuava como procuradora da Murray disse que assinou o documento “porque confiava em Nelci [real proprietária do triplex da offshore Murray]” e confirmou que acredita que a empresa tinha relação com o apartamento de Nelci, “em um condomínio conhecido na região já que o ex-Presidente LULA também tem apartamento nesse mesmo condomínio”.
 
A segunda vez, trata-se do interrogatório de Nelci Warken, dona do triplex da Murray, offshore da Mossack:
 
 
O nome da esposa do ex-presidente aparece em um dos itens apreendidos na OAS: um termo de declaração, compromisso e requerimento de demissão do quadro societário em nome de MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA, ou seja, a comprovação de que dona Marisa desistiu da compra do imóvel no Guarujá, pedindo a saída de sua participação no investimento da Bancoop.
 
 
Leia mais:
 
Leia a íntegra do inquérito:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sobre assassinato da honra alheia

    Do DCM

    Globo, Moro, Folha: quem vai indenizar Lula por tanta infâmia no caso do apartamento do Guarujá?

    Por Paulo Nogueira

     

    Quanto?

    Tem preço?

    Tanta difamação, tanta perseguição, tanta informação falsa — para afinal a PF concluir que o apartamento não é de Lula?

    É um caso icônico dentro do golpe.

    Antes, e acima de tudo: o fim da história deveria ter sido o prólogo. Antes de massacrar Lula e família, antes de vazar maldades para manchetes canalhas, a PF tinha que investigar direito o caso.

    Quantos recursos teriam sido poupados, para falar em dinheiro público?

    Num mundo menos imperfeito, até os leitores seriam indenizados por terem sido tão manipulados e malinformados.

    Mas este nosso mundo moldado por uma plutocracia abjeta é muito, muito imperfeito.

    Nesta história, a medalha de ouro vai para a Globo. Foi o Globo que começou a campanha. Lembro a primeira vez que li uma “reportagem” no Globo.

    Deus, transeuntes eram citados. “Vi Lula um dia aqui”, coisas do gênero. As evidências eram patéticas.

    E em meio a esse descalabro jornalístico, capas de revistas, manchetes de jornais, minutos intermináveis no Jornal Nacional, aulas de moral por comentaristas em todas as mídias.

    A isso se dá o nome de jornalismo de guerra.

    O fim da farsa mostra também quanto Lula acertou em recorrer à ONU. É caça. Vale tudo contra ele, sob os olhares complacentes, ou até cúmplices, dos magistrados do STF.

    Um pedido de desculpas é o mínimo que Globo, Moro, Folha etc deveriam fazer.

    Mas isso não acontecerá. A imprensa vai esconder em espaços nanicos a notícia. Vai fingir que nada ocorreu. Que tudo foi rotineiro, banal, dentro das regras elementares do jornalismo. Os fatos é que erraram, para usar a grande expressão de Nelson Rodrigues.

    E assim vai se encerrar um capítulo exemplar da infame campanha movida pela mídia e por Moro contra Lula.

     

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/globo-moro-folha-quem-vai-indenizar-lula-por-tanta-infamia-no-caso-do-apartamento-do-guaruja-por-paulo-nogueira/

     

     

  2. OK, mas quem disse que

    OK, mas quem disse que termina aí?

    Os “isentos” procuradores não vão sossegar enquanto não conseguirem algo.

    Agora vão concentrar esforços no sítio.

    Cansa muito todo esse imbróglio para tornar Lula inelegível, viu?

  3. Há uma confusão. Essa operção

    Há uma confusão. Essa operção não é a que está investigando Lula. A investigação dele segue em curso. Cedo pra dizer algo ainda.

    1. Cedo? É cedo para esperar bom
      Cedo? É cedo para esperar bom senso da sua parte e de outros como você. Quantas décadas mais você quer que investiguem o sujeito?

      O Lula é investigado DESDE OS ANOS 70 e o que acharam até agora foi uma merda de um pedalinho.

    2. Se não é a que investiga o

      Se não é a que investiga o Lula,por que citaram o nome dele?

      Cedo? já está é tarde para o juiz moro pagar por seus crimes.No minimo prevaricação,no caso da Claudia Cruz e a irmão do aecio.

  4. Há um outro inquérito
    Há um outro inquérito paralelo, secreto. Se nele também nada. acharem contra Lula abrem outro inquérito secreto, paralelo… e mais outro… e outro.
    Perderam o senso do ridículo.

    1. Como são dois processos coxinhas

      Também devem existir dois condomínios em duas dimensões! A imaginação dos coxinhas daria um excelente episódio para o Rod Serling. Pena que isto rolou na década de 50 e o Rod já faleceu. Mas quem sabe um coxinha não psicografa para ele numa ordem inversa. Na realidade acho que os coxinhas é que estão numa dimensão diferente. A dimensão que acha que moro é bem intencionado e se acham inteligentes.

  5. Esse desdobramento pró Lula

    Esse desdobramento pró Lula deve ter com quase certeza relação com a denúncia que os advogados do mesmo fez a ONU.

    Eles perecberam que estavm errando a mão, carregando nas tintas anti petistas e que acabariam desmoralizados aqui e lá fora.

    Assim resolveram dar uma aliviada, para dar aos demais processos aparenic a de isenção.

    Me engana…

    Como diz frase de boteco e que pode ser slogam para o blog: “Aqui todo mundo é bom, mas ninguem é besta”

     

  6. Se quiser confete da

    Se quiser confete da imprensa, prêmios, visitas de tiete    Globais, e torcida dos fascistinhas e bombados em geral, vai  precisar do  Lula. Sem Lula, Moro  não é nada! 

  7. Criaram um enorme desconforto

    Criaram um enorme desconforto pros Marinhos que vivem dando prêmios pro chefe, e grazadeus ninguém fala mais nada daquele de Parati. 

    Pararam até de fazer farofada na praia particular deles e os helicópteros já devem estar pousando de novo por ali. Aquele paraíso…

  8. A cada dia uma prova cabal de que a LJ é ORCRIM institucional.

    Prezados leitores,

    Nesta ótima reportagem são citados dois trechos escritos pelo repórter André Shalders, os quais mostram que o PIG/PPV, em associação com as instituições burocráticas do Estado Brasileiro (PF, M e PJ) constituem, efetivamente, uma ORCRIM institucional, como tenho denunciado nos comentários que posto aqui. Reparem que, mesmo após a conclusão do inquérito policial NADA obter de provas contra o ex-presidente Lula ou alguém da família dele, a FT da Farsa  a Jato e o PIG/PPV mantêm o tom de ameaça, deixando claro que a perseguição a Lula e aos familiares dele não se encerrou. Vale a pena reproduzir os trechos apresenatados.

    “O ex-presidente Lula e seus familiares não foram indiciados. A real propriedade do apartamento do Guarujá, porém, é apurada em uma investigação à parte”

    “Atenção: Lula não foi indiciado na Triplo X, mas há outro inquérito em curso para apurar o suposto pagamento de propina através de reformas.”

    Como podem os leitores constatar, esse tipo de ameaça significa que Lula e família NUNCA deixarão de ser investigados, a menos que se encontre ou se forje uma prova de envolvimento deles em alguma ilicitude. Ou seja, não basta que uma investigação seja concluída e nada apure contra Lula e família; não é necessário que haja indícios ou pedidos de investigação com alguma base factual que justifique prosseguimento das diligências policiais. O propósito da ORCRIM da Farsa a Jato é intimidar, ameaçar o ex-presidente família de modo a incriminá-lo, levá-lo a condenação judicial ou pelo menos inviabilizá-lo polìticamente. Nenhum dos agentes da ORCRIM da Farsa a Jato tem o propósito de efetivamente investigar e apurar práticas de corrupção; o objetivo claro é o de aniquilar o PT e a Esquerda, encarcerando ou inviablizando polìticamente os líderes desse partido e desse espectro político.

    Parte do intento da ORCRIM da Farsa a Jato foi atingido com sucesso: José Dirceu foi novamente condenado, mais uma SEM PROVAS; dois outros tesoureiros do PT foram presos, um deles condenado, também SEM PROVAS, como é praxe para com pessoas ligadas ao partido; a presidenta Dilma Rousseff foi deposta, sem qualquer embasamenteo jurídico no processo de impedimento e SEM QUE FOSSE APURADA UMA MÍSERA PROVA DE QUE ELA TENHA COMETIDO ALGUM CRIME. A coroação para os que integram a ORCRIM da Farsa a Jato seria a condenação e prisão de Lula e a proscrição do PT.

     

  9. Os vira-latas e quem depende deles.

    Todos são trabahadores.Empresários e empregados exergem suas funcões dentro da cadeia produtiva. No meu caso, Vendedor, sempre trabalhei para privadas empresas…

    Toda vez que meus salários subiam por conta de comissões as privadas reduziam meu percentual e/ou itens comissionados. Aconteceu comigo no maior grupo francês aqui no Brasil e em até grandes privadas nacionais. Participei de centenas de concorrências públicas e privadas desde o ano de 1979. De FFAA, Universidades a privadas marítimas estrangeiras. Vi, assisti e convivi com toda sorte de acordo, seja dentro da associação das empresas até a simples venda de para terceiros que depois seriam repassadas para a maior empresa nacional, e isso em 1984.

    Escrevo por que sei o que é ficar calado diante de ilegalidades e corrupção. Entendo o que passam os jornalistas que querem sobreviver o melhor possível e acabam sendo aliados dos golpistas. 

    Dito isso… Será que hoje teremos a recomeço das análises diárias das cotações da Bolsa e do Dólar aqui no GGN? Aquelas manchetes foram um instrumento de pressão contra o Governo de Dilma, e ultimamente não vejo aqui da mesma maneira.

    O que mudou? 

     

    Rogério Bezerra. Mais um brasileiro de talento que acabou ficando pelo caminho e que foi se virar como vendedor.

     

  10. SÍTIO LULA

    Esta declaração de Moro hoje é hilária: ‘Não é ético’, diz Moro sobre vaias da torcida aos atletas estrangeiros – ÉTICO CERTAMENTE É MUDAR O DIREITO DE PROPRIEDADE (matrícula nomeia o dono) PARA FERRAR O EX PRESIDENTE LULA. As proporções de ética de Moro está maluca. Merece uma considerável análise dos progressistas brasileiros. Se acha Deus em criticar vaias de torcedores, mas não sabe lidar coma justiça.

    1. Quando pessoas como Moro

      Quando pessoas como Moro estão dando palestras sobre ética, é possível mensurar o tamanho do buraco em que estamos.

      Aguardamos ansiosamente palestra de Aécio sobre ética na política.

  11. NSA sem vc nao sou ninnguem

    Primeiro ; acham uma conta com 30 milhoes do instituto Lula , Lula se defende alegando que recebe por palestras , Moro diz que é mentira, Lula mostra os recibos o Darf e a lista de clientes que contrataramsuas palestras , sem moral partiu para caçada pessoal ao ´´chefe´´ aonde cada buraco aonde o expresidente entrava era investigado , sitios, apartamentos de valor irrisorio pra quem tem 30 milhoes declarados ao fisco viraram ocultaçao de patrimonio .enfim

    Esse juiz dotado de extremo senso comum, nem mediocre é , graças a NSA colocou a mao em doctos que jamais teria acesso por faro investigativo,  mostra se um incompetente total para farejar algo , o episodio em que manda investigar beneficiarios da lei Rouanet ,friboi , etc,  ratificou ainda mais essa minha opiniao sobre ele .

  12.  
    Plutocracia abjeta e

     

    Plutocracia abjeta e canalha . Incluido-se ai, a não menos abjeta camarilha de concurseiros, formadores da nova burocracia de merda da Bananolândia.

    Orlando

  13. livre pensar é só pensar

    Menino Moro, te engam o tempo todo, os fatos recentes da AP470 são tão evidentes do modus operandi da casa grande e de como conseguem construir um heroi. O menino pobre e afro descendente endeusado até cumprir o script, manchetes prêmios holofotes e ostracismo, o serviço fim da cabeça de Lula não atendido. Qualquer bocó mesmo um de primeira instancia poderia perceber o paralelismo entre os objetivos determinados pela dita casa grande para o Barbosa o senhor e as consequências nas falhas.

    Sei não a lua de mel justiça mídia existiu apenas na tua cabeça, você entregou algo e eles papel para embrulhar peixe podre. Você perdeu algo, não ouso imaginar que foi a honra! 

  14. Ou seja, na linguagem

    Ou seja, na linguagem popular. O Moro peidou.

    É claro que a intenção era incluir o Lula nessa patranha. Inteligentes, os advogados fizeram a denuncia na ONU, e chamaram o Moro para briga, alegando que o juiz não tinha condições de julgar o Lula.

    E o otário do Moro caiu na “pilha” dos advogados, e ficou batendo boca via imprensa.

    Juiz só fala pelos autos do processo.

    Isso só prova como esse juiz é golpista e parcial, cujo único objetivo, ainda é prender o Lula.

    Por enquanto se ferrou. A Globo vai pedir o prêmio de volta.

  15. Virou o jogo. Hora de

    Virou o jogo. Hora de processar juridicamente todos àqueles que direta ou indiretamente provocaram essa avalanche de notícias falsas…A motivação está aí: Temer destruindo e entregando nosso país. Abaixo emblema com a marca registrada dos funcionários públicos da Justiça Federal, MPF e PF (não todos, alguns Fascistas de Carteirinha) que estão por trás de toda essa farsa. Acreditamos em nossa Justiça, porém, nossa Justiça tem que acreditar nela mesma e fazer valer as Leis para todos os foras da Lei desse País. Não ser seletiva…

  16. Para mim isso é um sinal do

    Para mim isso é um sinal do acerto da defesa de Lula no enfrentamento ao “Judiciário!”

    Sabem q tudo que Lula diz REPERCURTE e quando se está com razão,MAIS AINDA !!

    Obs:fico doente com essa história do Bumlai e enquanto isso Serra e os 23 milhões NADA !!!

    PETISTA NADA PODE E TUCANO PODE TUDO MESMO DEVENDO ( q fique claro isso ao mundo!)

      1. Valeu, Galileo. Obrigado pelo

        Valeu, Galileo. Obrigado pelo comentário, pena que o Multimídia ande tão abandonado. Raramente alguma contribuição vira post, como antes. Acrescento que as semelhanças entre as gaitas de foles (e outros instrumentos medievais) também pode reunir culturas mouras e celtas até por uma possível origem mais ou menos comum que elas tenham. É bem possível que as tribos celtas, que eram nômades, tenham vindo do Oriente para a Europa…

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=8JHU2oGx0sE%5D

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=cYadPT4EWaY%5D

  17. Já tem coxinha dizendo que o

    Já tem coxinha dizendo que o juiz da globo foi comprado pelo Lula. Quem mandou inventar essa estória estapafúrdia? Ainda bem que o Lula o denunciou na ONU. Caso contrário a investigação diria que ele é culpado sabe-se lá de que. Agora o buraco é mais embaixo. 

  18. Nenhum jornal trouxe destaque

    Nenhum jornal trouxe destaque para a notícia porque este não é o apartamento que está sendo investigado como o de Lula. Esse é o apartamento vizinho – o 163-b. Basta pesquisar para verificar que o apartamento que se investiga como sendo de Lula é o 163-a.

    Essa notícia do 163-b está sendo ventilada da forma atual como evidente forma de confundir os incautos em relação à investigação que realmente importa, a do 163-a. 

    1. Amiguinho,tu leu a

      Amiguinho,tu leu a matéria?

      Lá no final tem um PDF ! com o relátorio da PF.

      Se não é uma investigação sobre Lula por que citaram o seu nome?

      Se é uma investigação a parti deveria está citando a globo,certo? mossak,off shore,triplex do marinho,panama papers!

    2. Não entendi!

      Então existe uma “investigação” para cada apartamento? Nossas “otoridades” agora investigam apartamentos ao invés de fatos e pessoas? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador