Braga Netto tem sigilo telefônico quebrado em operação da PF

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Operação investiga possível corrupção na compra de coletes balísticos durante a intervenção federal no RJ em 2018

General Braga Netto – Foto: Agência Brasil

O ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL), general Walter Souza Braga Netto, teve o sigilo telefônico quebrado pela Polícia Federal no âmbito da Operação Perfídia, deflagrada nesta terça-feira (12), que investiga possível esquema de corrupção na compra de coletes balísticos durante a intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018.

A força-tarefa tem como plano de fundo o contrato de compra no valor de R$ 40 milhões, feito sem licitação, a partir do possível conluio entre a empresa norte-americana CTU Security LLC e servidores públicos federais. A suspeita de crime foi informada ao Brasil pelas autoridades americanas.

Com isso, documentos apresentados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a empresa teria tido conhecimento prévio da intenção de compra dos 9.360 coletes balísticos pelo gabinete de intervenção e estimou um valor total global do potencial sobrepreço de R$ 4,64 milhões.

O pagamento foi feito no dia 23 de janeiro de 2019, mas acabou sendo estornado em setembro daquele ano, depois de suspensão do contrato pelo TCU. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

O contrato de compra foi assinado pelo então ordenador de despesas Francisco de Assis Fernandes e ratificado por Braga Netto, que era interventor no Estado à época.

A força-tarefa ainda investiga o envolvimento de duas empresas brasileiras que atuam no comércio de proteção balística e que formam um cartel desse mercado no Brasil, com contratos públicos milionários. 

A investigação apura os crimes de patrocínio de contratação indevida, dispensa ilegal de licitação, corrupção ativa e passiva e organização criminosa.

Ao todo, são cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, sendo 10 deles no Rio de Janeiro, três em São Paulo, dois no Distrito Federal e 1 em Minas Gerais. 

Com informações da Agência Brasil

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Operação “Perfídia” – Parece nome de bolero. O bom é que a água está batendo na bunda do Braga Netto, até então o militar intocável da “democracia bolsonarista”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador