Cardozo diz que não há provas contra diretores e presidente da Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
 
Cardozo rebate Janot e diz não haver indícios contra diretores da Petrobras
 
Da Folha
 
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (9) e disse que não há indícios de que a presidente da Petrobras, Graça Foster, ou os demais diretores da estatal, tenham cometidos atos ilícitos. Por isso, eles não devem ser substituídos.
 
A sugestão para a troca do comando da empresa foi feita nesta manhã pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que taxou a gestão da Petrobras de desastrosa e, mesmo sem fazer pré-julgamentos ou imputar culpas, pediu a eventual troca.
 
“Não há nenhuma razão objetiva para que atuais diretores sejam afastados”, disse.
 
Cardozo comentou que, depois de ouvir as declarações de Janot nesta manhã, na Conferência Internacional de Combate à Corrupção, chegou a questionar o procurador se havia algum indício contra Foster e seus diretores. Segundo ele, a resposta foi negativa.
 
“Não há indícios contra sua presidente ou atuais diretores”, disse. “[Além disso] a diretoria tomou medidas importantes para evitar que se repitam situações que no passado possam ter ocorrido”, completou.
 
Entre elas, citou que a Petrobras, desde o ano passado, deu início a um programa de combate a corrupção na empresa e que uma diretoria de Governança foi criada para analisar se os procedimentos da estatal estão em acordo com a lei.
 
Lembrou que, na próxima sexta-feira (12), um diretor recrutado no mercado assumirá o mandato da nova diretoria.
 
Também destacou que foi criada uma gerência de gestão corporativa de riscos empresariais e determinada a reformulação do comitê de investimentos da estatal.
 
O ministro ainda falou que a própria Petrobras está promovendo investigações em seu âmbito interno e compartilhando informações com a CGU (Controladoria-Geral da União), TCU (Tribunal de Contas da União) e MPF (Ministério Público Federal).
 
‘FORTES INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO’
 
Após o discurso de Janot, Cardozo reconheceu na conferência que “há fortes indícios de corrupção” na Petrobras, e que tal situação acabou por atingir a empresa.
 
“Quando há corrupção, evidentemente, temos que colocar as coisas naquilo que efetivamente existe. Na Petrobras há fortes indícios de corrupção, isso evidentemente acaba atingindo a empresa, e a nossa tarefa hoje é exatamente essa, de apurar, punir e afastar da empresa quem ainda não está afastado”, disse.
 
O ministro da Justiça acrescentou que o governo de Dilma Rousseff está empenhado no combate a malfeitos.
 
“Onde houver a corrupção temos que ter vergonha dela. O governo luta para combater a corrupção. É postura da presidente Dilma Rousseff, é posição que eu recebo da nossa chefe do Executivo”, disse.
 
ACORDO
 
A fala de Janot ocorre no momento em que o procurador-geral sofre, por um lado, pressões de empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato e, por outro, recebe críticas por sua atuação.
 
Segundo Janot, advogados das firmas o procuraram recentemente. A intenção deles é fazer um acordo em que seriam punidas, obrigadas a pagar multas, limitadas por algum período de participar de determinadas licitações e de doar recursos a partidos políticos.
 
O procurador frisou que são os representantes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal no Paraná que devem analisar um possível acordo, mas opinou que somente com a assunção de culpa pelos diretores das empresas seria possível pensar numa delação.
 
No final de semana, a revista “IstoÉ” publicou reportagem na qual relata que, nessas reuniões entre Janot e advogados, vem-se tentando costurar um acordo que, segundo a publicação, impediria que as investigações atinjam a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.
 
No sábado (6), Janot divulgou nota oficial dizendo que ele não permitirá que “prosperem tentativas de desacreditar as investigações e os membros da instituição”.
 
Nesta terça, mesmo sem citar diretamente a “IstoÉ”, Janot voltou a rebater a revista.
 
“A decisão é de ir fundo na responsabilização penal e civil daqueles que engendraram esse esquema. Não haverá descanso. O procurador-Geral da República não tergiversa nem renuncia ao dever de fazer valer o interesse maior da nação. A PGR age.”
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deixemos pros futuros anais

    Deixemos pros futuros anais das coincidencias escabrosas que Janot pediu troca ea direitoria inteira da Petrobras exatamente no dia que advogados dos EUA decidiram anunciar um processo contra a Petrobras.

  2. Campanha

    Parece que o Janot já está em campanha perante seus pares, visto que seu mandato vence em maio do ano que vem e o mesmo pretende ser reconduzido ao cargo…

  3. O procurador Janot deveria

    O procurador Janot deveria mandar investigar de onde saiu o dinheiro para pagar a edição da Isto É que o atacou. Isto também é corrupção.

  4. Caro Nassif e demais
    Proponho

    Caro Nassif e demais

    Proponho que Janot proponha a saída honrosa dos ministros do STF, em nome de uma coisa, que falta em muitos deles, a honestidade.

    Saudações

     

  5. sei não…

    esta recomendação do Janot, sei não, tá com cara de que ele foi imprensado pela Globo………………..

    geralmente autoridades que deixam-se imprensar não gostam de investigações independentes

    1. proponho também…

      que a Petrobras distribua os resultados das investigações internas só para as mídias também independentes,

      a partir do site oficial

  6. Janot esta certo

    “Não há nenhuma razão objetiva para que atuais diretores sejam afastados”

    Cardozo esta errado, Janot esta certo. Ha inumeras razoes para afastar atuais diretores da Petrobras. Um esquema que os dois lados admitem que envolveu dezenas de funcionarios e todas as grandes empreiteiras funcionou debaixo do nariz dessa diretoria que esta ai. Nao ha nenhuma razao para acreditar que sejam participantes, mas no minimo ou foram coniventes ou incompetentes, e ambas sao razoes para afastar, pelo menos, os que teriam responsabilidade direta de supervisionar os projetos (engenharia, auditoria, controladoria, etc) e a presidente.

    Todo mundo pode dizer que nao comecou agora, que sempre foi assim e etc. E’ verdade. Mas se vc quer resolver o problema, tem que atuar nos fatos que estao ao seu alcance. Esta claro que muita gente desta diretoria foi inapta e ja esta mais que na hora de comecar a separar o joio do trigo deste grupo que esta ai.

    Que se busquem os responsaveis do passado tambem, mas nao se pode condicionar a limpeza atualmente necessaria somente depois que quem fez errado no passado tambem tiver sido punido. E’ um bom discurso para o Fla-Flu politico, mas quem diz que quer resolver o problema “doa a quem doer” nao pode usar isso como desculpa.

     

    1. Conta-se a estória de um

      Conta-se a estória de um cidadão que foi vítima de um furto de galinhas. Ele procurou a polícia para dar queixa, e o delegado aconselhou:

      – Moço, daqui a dez anos todo mundo vai se lembrar que você esteve envolvido num caso de furto de galinhas. Mas ninguém vai mais ter certeza se você foi a vítima ou o ladrão. Tem mesmo certeza de que você quer dar queixa?

      Parece que agora não precisamos nem mais esperar dez anos. Você assume a direção de uma empresa estatal, demite os servidores que parecem estar envolvidos em práticas irregulares… e em apenas dois anos você já é considerado responsável pelas práticas irregulares que você coibiu!

      Haja loucura!

  7. Cardozo critica Janot

    Nos paises onde a corrupção é baixa e a vergonha na cara é alta. Um diretor que tenha funcionário sob suas barbas corruptos, Por ação, omissão ou imcompetência, eles pedem demissão, quando não se suicidam. Aqui no Brasil fazem uma blindagem entorno desses diretores. È por isto e pou outras que estamos na 69ª posição no ranking da corrupção.

  8. Ando cansada de ler tanta

    Ando cansada de ler tanta besteira desses “comentaristas”, cuja única finalidade é ajudar a desconstruir o governo atual e o anterior. Até entendo o Nassif, mas estão exagerando.

    1. Mais conteudo…

      Lenita, e eu ando cansado de ler tanta gente defendendo o indefensavel.

      Nao visto a carapuca, porque nao tenho nenhuma intencao de desconstruir o atual governo ou o anterior. Mas voce dizer que le tanta besteira e nao dizer “quais” besteiras nao ajuda muito….

      O ponto e’ simples: todos os que tinham como responsabilidade fiscalizar os projetos e as compras sao incompetentes ou coniventes e tem que sair. Os cumplices tem que ir para a cadeia, mas mesmo quem nao e’ cumplice, se era responsabel e nao foi capaz de tomar as medidas cabiveis quando deveria nao serve para administrar a “maior empresa do Pais”.

      Olha so’, todos concordam que houve uma grande roubalheira. Do ponto de vista administrativo, nao importa quando comecou. No criminal sim, faz diferenca. Mas falar agora que vai manter esta diretoria inepta so porque a anterior tambem foi inepta nao faz o menor sentido.

      O governo e os petistas de carteirinha precisam aprender a receber contribuicoes criticas sem pensar sempre que se trata de um inimigo. Um monte de “amigo” fez m…. e tem que ser responsabilizado de acordo. Nao aceitar isso e’ nao se diferenciar das praticas tucanas, pefelistas e arenistas que a gente sempre criticou.

       

      1. O envolvimento do governo FHC
        O envolvimento do governo FHC esta devidamente documentado em Privataria Tucana, você pode encontrarem qualquer livraria
        Basta ler
        Aproveita leia também Brasil Privatizado de Aloísio Biondi.

      2. Você está errado e está sendo

        Você está errado e está sendo injusto. A diretoria anterior, na qual alguns membros foram acusados de corrupção, foi substituída totalmente quando Graça Foster  assumiu a Presidência pouco mais de um ano depois de Dilma tomar posse. Isto ocorreu há quase três anos atrás. Esta diretoria atual não tem nada a ver com a anterior. O Janot quer substituir a Diretoria atual por quem? Pelo escalão inferior? Isso já foi feito. Se o escalão inferior que assumiu é responsável também, nós vamos parar aonde? Demite todo mundo?

      3. Virou rotina, habito, vicio pré-julgar…

        Virou rotina, habito, vicio pré-julgar…

        Deixe a Justiça seguir seu caminho e concluir a investigação para que sejam tomadas as decisões corretas e embasadas.

        Comentarista não cadastrado tentando dar uma de isento… Sei…

        Ah, meu filho… Aqui ninguém nasceu ontem.

        O Procurador errou ao se manifefestar, se é que o fez, e nesses termos.

        Quanto ao Zé, bom esse, não agrada nem a gregos nem a troianos.

        1. Isento nao

          Nem de longe tentei dar de isento. Eu deixei bem clara a minha opiniao. Que nao e’ de atacar gratuitamente o governo que eu, em geral, apoio; mas tambem nao e’ de tapar o sol com a peneira.

          Acho uma pena que os comentaristas do blog tenham perdido a capacidade de debater para ficar nos ataques ad hominem.

          Tony, dos tres que responderam, vc foi o unico que apresentou uma tese sobre o assunto e nao apenas sobre o mensageiro, entao vou te responder o que importa. Voce disse que devemos esperar a justica se pronunciar.

          Esse e’ um argumento falacioso por varios motivos. Primeiro, porque ja nao existe duvida de que houve um esquema de corrupcao gigantesco. A justica apenas vai se pronunciar sobre quem cometeu crime ou infracoes legais, nao sobre a competencia de cada um. E ninguem aqui falou que a diretoria da Petrobras deveria ir para a cadeia e sim que os responsaveis pelas areas com problemas deveriam ser demitidos.

          Isso e’ padrao em qualquer lugar do mundo. Se voce tivesse, digamos, um guarda tomando conta do seu dinheiro e voce fosse roubado, voce ia esperar 10 anos pelo julgamento definitivo antes de ele ser demitido? Ora, no momento que voce percebesse que ele, no minimo, falhou serio no cumprimento das obrigacoes, voce o demitiria; independentemente de ele ser cumplice ou apenas incompetente.

          Segundo, a Petrobras precisa deixar os problemas para tras e olhar para o futuro. Tem muitos desafios pela frente. Quem ja pisou no tomate de forma tao grave, nao tem mais capacidade de lideranca para dizer que agora vai ser diferente.

          Diferentemente do Janot, nao defendi que TODA a diretoria seja demitida, mas sem duvida que, se houvesse o minimo de vergonha na cara, os diretores das areas responsaveis pelos projetos com problemas e das areas de controle ja teriam entregue o cargo. Ou, nao o fazendo, deveriam ter sido demitidos.

          Esqueca a Petrobras. Imagine que estamos falando do Metro de Sao Paulo e releia o argumento acima. Faz sentido? Ou voce acha que a diretoria do metro tambem so’ pode ser demitida quando todo o processo estiver julgado? Bom, pra mim, faz sentido tanto para o Metro quanto para a Petrobras. Nao e’ questao politica, e’ questao administrativa.

           

  9. É mais que óbvio que a atual

    É mais que óbvio que a atual diretoria já deveria ter caído.

    Se não roubaram, esconderam o que sabiam, tentaram enganar o mercado. 

    Gestão temeráo, no mínimo.

  10. Não podemos esquecer que esta

    Não podemos esquecer que esta investigação na Petrobrás, é contra uma organização criminosa que desde a década de setenta, surrupia o estado brasileiro e seus entes federados. E quem melhor definiu o que sempre aconteceu em termos de corrupção no Brasil, até o momento, foi o empresário Ricardo Semler,  em artigo publicado na folha de SP.

  11. O PGR acusou o golpe…

    Pedir a troca da diretoria inteira, sem nem existir indício sequer de algum ilícito, é “jogar para a galera”, como foi o discurso de defesa dele na rede interna do MPF – o qual, por óbvio, seria “vazado”, como os inquéritos das operações da PF e do MPF. Não à toa citações sensacionalistas como a de que esse é o “maior caso de corrupção da história”.

    Janot está anos-luz à frente dos seus antecessores, no quesito segurança jurídica e discrição, mas parece não ter entendido o jogo da mídia – ou seria outra a questão: ele não quer desafiá-la? A torcida é que haja serenidade nesse momento, para que os passos do PGR não engedrem pelo lado errado da história.

    1. Rabo preso como muitos da

      Rabo preso como muitos da cúpula da PGR. Faz parte da confraria tuiuiú. É da mesma cepa de Antônio Fernando e Gurgel, denunciados por Pastana em livro. Os que vierem a sucedê-lo idem fazem parte desse grupo e tem envolvimento com uma série de práticas nada republicanas que estão elencadas naquele livro e que já não está mais em circulação. Pelo menos não com o mesmo teor, foi modificado para contar uma história de superação. Enquanto essa excrescência de votação por categoria vingar e a presidenta continuar a fazer esse tipo de indicação abdicando de escolher seu PGR dentre todos procuradores independentemente de votação classista será daí pra pior.

      1. Na Era FHC os diretores eram indicados pelo PSDB

        Esse show midiático em que se transformou essa investigação que deveria ser rotineira, por causa desse estardalhaço injustificado, trará sérios prejuizos a todos nós. Há muita hipocrisia no ar. 

        Na Era FHC os diretores eram indicados pelo PSDB, não necessariamente dos quadros da Petrobrás. A partir de Lula, os diretores passaram a vir dos quadros da Petrobrás. Funcionário corrrupto tem em tudo quanto é empresa, ainda mais numa do porte da Petrobrás, com mais de 400 mil funcionários.

        Os justos não podem pagar pelos pecadores, simples assim. Triste ver que esse país não consegue levar adiante uma investigação desta envergadura sem que uma zelite prá lá de corrupta e ignara que no momento exibe na testa a frase “sou honesta” está usando a investigação para dar um golpe de estado através do judiciário, aliás, parece ser essa sina deste pais: Não se consegue ultrapassar a barreira dos 30 anos sem um golpe de estado. Asssim não seremos uma grande nação. Jamais.

    2. Janot

      Me parece que o procurador Janot não está aguentando a pressão. Profissional neste cargo precisa ter estômago blindado pois sabemos que virão pressão e pedidos de todos os lados.

      Discrição, imparcialidade e firmeza é o que o cargo exige.

  12. o problema dessas

    o problema dessas instituições tipo mpf

    é que são todas corporativas.

    não admitem que cometem equívocos.

    o gurgel cometeu equívocos, todos até hoje defendidos pelo mpf…

    como acreditar numa instituição que não aceita

    discutir possíveis equívocos cometidos por ela?

  13. SITUAÇÃO POLÍTICA

    porque o PIG  é revestido de tanto PODER, há tanto tempo tem promovido uma avalanche de prejuízos a nação brasileira; seja por interferência/intervenção nas maís variadas esferas do governo. em decisões importantíssima que a depender do resultado o povo brasileiro é LOGRADO, por tantas inferências deste e de outros setores,(não nacionalistas), em um verdadeiro e visível coluio com seus associados que não abrem mão de voltar a fazer mal ao povo; por meios de manipulação, matérias inverídicas insuflando uma possível desordem social, que só fará piorar a situação do brasil..as reformas devem acontecer mediante  às necessidades atuais, inclusive jurídicas, que possam deter estes tipos de transgressões às instituições que tem uma importantíssima responsabilidade em proteger a consolidação  e aperfeiçoamento do exercício  de estado democrático. este setor da “imprensa”, já passou de ser DISCIPLINADO pela justiça, agem deliberadamente como que a última palavra tem que ser deles,(insubordinação) às instituições jurídicas e governamentais..este plano GOLPISTA, tem um traçado tão claro e inconstitucional, que no minimo o que se espera é atitude rigorosa pelo governo,..  chega de  “GOVERNOS PARALELOS”!

  14. Petrobrás

    Porque o STF, não julgou o maldito decreto 2745 de 1988,  de FHC elaborado pelo   prestimosso PGR  ministro  gilmar para que a nossa amada Petrobrás estaria fora da lei 866  das licitações para se transformar na PETROBRAX. Faria licitações por carta convite. Até a presente data com todos os recursos contra o decreto que se encontra na gaveta do prestimoso ministro hoje do STF continua dormindo. E a maldita midia não noticia.

  15. Aposto um real como o Alex

    Aposto um real como o Alex Sotto é paulista e filiado ao psdb. Ele se posiciona exatamente como os tucanos, igualzinho! Parece agenda pronta, repetitiva. O psdb dele, com provas a olho nú da roubalheira, menos para seus parceiros. máfia midiática que sempre o$ protegeu e a justiciaria que se borra de medo da mídia exatamente por terem muchas cosas arquivadas pelos colegas de justiciaria, querem bancar os puros, os gente boa.kkkkkkkkkkkkkkkkk. O inferno é deles, já nós que elegemos quem mais combateu corrupção nesse país, estamos de bem com a vida. Eleição se ganha no VOTO e esse é o diferencial entre os ídolos de barro da mídia e os que realmente sempre estiverem ao lado do povo. Não vamos esquecer que  o candidato oco, aócio, mandava bonecos (ridículo) para posar com o “povo”. Mayjésus! Eu morreria de vergonha de ter um candidato desses, boneco oco, que usufrui dos cofres públicos sem ter feito nada de importante pró-pais, pró-mg na vida pública. XÔ!

  16. OUtra coisa desse fhc, o

    OUtra coisa desse fhc, o cachorrinho do clinto (me perdoem, mas aquela foto desse senhor de linguinha de fora para o clinto…), nos anos 90, casou seu filho com a filha do dono do banco nacional. Eu trabalhava nesse banco. “Faliram” o banco e fhc, então sogro do dono do banco, deu,  dos cofres públicos, uma AJUDA ao banqueiro de milhões, mas o banco nacional quebrou e, aposto um fio de cabelo se alguém me disser onde foi esse dinheirão. A época de fhc, é vergonhosa para o BRASIL. Que legado vira-lata, mequetrefe deixou esse homem que é rejeitado pela grande maioria do povo brasiliero. E eles, porque o aócio conseguiu os votos que conseguiu, tão se achando. Só que eles não perceberam ainda, que os votos do aócio não são dele, mas do antipetismo da terrorista mídia. Se não houvesse o terrorismo da mídia, esses senhores pederiam de 80% a 20%, pois, se vocês perceberem os votos dessses senhores sem o voto do anipetista, que diz votar no próprio diabo para tirar o pt do poder, eles não passariam dos 20%, no máximo 30%. Não tenho a menor dúvida sobre isso. É estatística. O antipetismo é mais forte que o psdb. Esse partidinho só existe para seus amiigos excludentes do que não é espelho e para a máfia mídia-justiciaria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador