Carmen Lucia adia votação que seguraria a selvageria da PF , por Luis Nassif

Nesta 4ª feira, policiais da Policia Federal esperaram bater as 6 horas da manhã e invadiram a casa do reitor Jaime Artur Ramirez, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O reitor saía do banho, envolto em uma toalha. Pediu um minuto para se trocar.

Resposta do policial:

– Você não tem mais direito à privacidade.

Essa selvageria solta, muito similar à da República de Weimar, tem como principal responsável o STF (Supremo Tribunal Federal), quem tem pelo menos cinco Ministros egressos da universidade pública: Ricardo Lewandowski e Alexandre Moraes, da Universidade de São Paulo (USP), Carmen Lúcia, da UFMG, Luís Roberto Barroso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Luiz Edson Fachin, da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Seria injustiça cobrar de todo o Supremo. A responsável direta é da presidente Carmen Lúcia, que trancou duas ações essenciais para colocar um cabresto no ativismo animalesco da PF.

A primeira, é a ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), proposta pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) contra o abuso do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), um mero conselho administrativo, de se autoconferir a procuradores o direito de definir conduções coercitivas e outros poderes próprios da magistratura.

O caso foi pautada no dia 11 de maio de 2017. Relator, o Ministro Gilmar Mendes apresentou seu voto. E o caso nunca mais voltou ao Supremo, por receio de Carmen Lúcia.

A votação teria impedido o prosseguimento das arbitrariedades cometidas pela PF, especialmente nos locais onde ela é mais partidarizada, como em Minas Gerais.

A segunda votação é o da prisão após sentença em segunda instância. Há confusão sobre a primeira decisão do Supremo – a favor da prisão. Foi uma decisão liminar, que não obrigava ninguém a segui-la.

O Ministro Marco Aurélio já entregou seu voto. Está nas mãos de Carmen Lúcia levar a questão a plenário.

Um terceiro ponto importante é a tentativa de se acabar com o foro privilegiado. Seria o caos, a implantação definitiva do fascismo, com legiões de juízes de primeira instância podendo parar a República ou, então, tribunais estaduais sendo manobrados pelos coronéis locais.

Imagine-se o Comandante do Exército sendo julgado por um jovem juiz de 1ª instância. Ou um Ministro do Supremo. Ou então, outro juiz sendo julgado pelo próprio colega, em uma realidade em que o sonho de grande parte dos juízes é conseguir seu lugar ao sol do noticiário da Globo? É só conferir o sentimento de onipotência que acomete juízes que têm, diante de si, a possibilidade de mostrar seu poder ante autoridades maiores.

Há uma lógica para o foro privilegiado, que é não expor autoridades federais a um juiz de 1ª instância. E é bobagem achar que todo foro privilegiado significa privilégio. Em muitos casos, é a maneira de expor o réu a um tribunal superior, infenso às pressões estaduais e aos compadrios municipais.

Aliás, a juíza Raquel Vasconcelos Alves de Lima que autorizou as conduções coercitivas, é a mesma que em 2013 fugiu da raia no julgamento da Chacina de Unaí. O que levou a subprocuradora da República Raquel Dodge, coordenadora da Câmara Criminal do MPF, a criticar a demora da juíza em apreciar o caso e, depois, em tirar o corpo transferindo o caso para Unaí.

A subprocuradora geral da República Raquel Dodge, coordenadora da Câmara Criminal do MPF, afirmou na ocasião que a decisão da juíza era um retrocesso. “Estamos convictos de que esse julgamento já poderia ter acontecido há bastante tempo, em Belo Horizonte, no âmbito da 9ª Vara Federal”, declarou.

Não esperava admitir isso, mas a derradeira esperança contra a selvageria avassaladora que vem por aí é o Ministro Gilmar Mendes.

Luis Nassif

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse país ficou tão

    Esse país ficou tão irracional, uma República de Weimar tropical, que temos agora que ter esperanças de um mínimo de civilidade através da açaõ de Gilmar Mentes. Estamos fodidos mesmo. 

  2. Napoleão

    Para esse caos institucional criado para destruir o PT e os programas sociais, só terá fim com o subida ao poder de um Napoleão. Essa previsão foi do Nassif e compartilho com ele. Lula e o PT não terão condições de fazerem esse transição, por isso teremos que aceitar um crescimento o crescimento do caos. Lula, preso, o Pt levado destruido, os movimentos sociais tratados como terroristas  e etc. Qdo esse “poder” direcionar para os militares esse ciclo deve terminar.

  3. Há de se cobrar a conta

    O que sofremos hoje é tudo, tudo culpa do PT, que nomeou estes nomes deploráveis para o STF, e hoje se finge de injustiçado.

      1. E esse aí de cima a cada dia

        E esse aí de cima a cada dia se esmera mais em produzir imbecilidades. Pode até ser engano, mais esse é o típico simpatizante do Psol.

    1. #

      É… como se Lula e Dilma pudessem prever o comportamento humano e as reações dessa gente frente à mídia golpista e a pressão popular com opinião formada pela própria mídia corrupta e golpista.

      Eles tinham que nomear alguém. O que te faz acreditar que entre os que lá estavam haveria algum nome que se recusasse a ceder à mídia e à opinião pública formada por essa mesma mídia canalha e partidária?

      Esse seu pensamento é típico de místicos.

       

  4. Corajosa, a juíza

    Então a Raquel Vasconcelos Alves de Lima é muito corajosa contra os perigosos professores universitários e se borra de medo dos afáveis jagunços… Ora, ora….

  5. Então, pode-se acrescentar

    Então, pode-se acrescentar outra excrescência à dona carmencita-dos-pruridos: não há maneira dela mandar o anoronhado, desde sempre criatura gilmariana, efetivamente pautar a suspeição do desMoronado no finado (quer dizer, “morto” para o que interessa) cnj (comissão nada justa).

  6. Uma correção

     

    Carmen Lúcia jamais foi da UFMG,  seja como aluna ou professora. Toda carreira desse senhora foi construída na Universidade Católica de Minas.

  7. Supremos covardes. Suprema injustiça. Suprema falência

    De onde se pode esperar melhora, se os seniores do judiciário preferem render-se à mediocridade? Da geração violenta e desumana que vem a seguir?

  8. Ainda há juizes no brasil? E

    Ainda há juizes no brasil? E se os há, onde estão? Desculpem a sinceridade, mas daqui do meio do povo eu não vejo nenhum. Deve ser porque todos vocês, excelentíssimas autoridades, estão escondidas atrás deste que se fez o deus de vocês, o tal de moro.  Se houvessem outros juizes além do citado soberano, eles não deixariam um presidente com tantos feitos gloriosos a favor do povo sofrido deste país ser esculhambado todos os dias pelo soberano da toga.Se houvesse outros juizes no brasil, eles notariam que aquela coisa escrita que condenou o presidente do povo não contém uma única justificativa palplável para que a condenação se fizesse. Se houvesse outros juízes neste pobre país, eles se levantariam a cada barbaridade cometida contra a constituição por aquele amado pelos fascistas e seriam unânimes em condenar a divulgação das conversa privadas do presidente do povo e de seus advogados. Se houvessem outros juizes no brasil eles ficariam extremamentes revoltados com as  divulgações de delações sem prova usadas claramente pra derrubar uma presidenta honesta, que pagou o preço amargo de amar um país ao respeitar as leis..AS vezes, me pergunto: Quem vocês mais admiram? Gilmar, o que faz a jurisprudência de acordo com o réu? O fux que antecipa votos  dando shouzinhos a micofones amigos? O barroso, homem das profundidades rasas ou das rasas profundidades? A veber que usa literatura pra punir?  A cármen que atua como adolescente no Face toda vez que a coisa esquenta? Fica difícil acreditar que chegamos onde estamos no judiciário mais caro do mundo, principalmente pela inação ou açaõ do próprio judiciário. Se alguém tem dúvida é só ver o tratamento dado a andréa neves em comparação ao Lula, ou ao que aconteceu com o Lula ministro e com o angorá, amigo do temer. Ou no descalabro que é questão do stf não se pronunciar de jeito nenhum em relação ao golpe. Vocês estão escondidinhos e quietinhos, mas existe O grande juiz, e Este sabe fazer justiça. Houve  uma vez que disse “Aí dos insossos, aqueles que não são quentes nem frio. Porque eu os vomitarei”. É o que todo o brasileiro de verdade está sentindo pelos magistrados que não se pronunciam neste momento que julgo ser o mais escuro da nossa história.

  9. beleza, Nassif…

    situação retratada também mostra claramente que sempre desejamos tão pouco,

    apenas zelo e atenção aos abusos praticados……………………..

    mas destinar zelo e atenção deve cansar muito

    Se ela tivesse colocado a visão à frente, hoje certamente não estaria a vislumbrar as consequências práticas de seu cansaço mental, permitindo esta afronta à dignidade das pessoas envolvidas ou vítimas do momento………………….

    e digo do momento porque outras afrontas virão e não vai demorar muito, justamente pelo cansaço mental

  10. Concordo
    Pessoas de um certo nível e posição não podem ser julgados por juizecos de primeira instância.
    É um absurdo o Lula estar sendo julgado pelo Moro.
    Existem pessoas e pessoas.
    Juiz de primeira instância é para pessoas comuns.
    Temos tantas situações que diferenciam os indivíduos, como aqueles que têm acesso somente a saúde e educação pública e outros particular. Porque agora vamos querer fazer uma justiça igual para todos.
    O tratamento diferenciado é marca registrada do Brasil

  11. A foto e o tempo


    É primorosa a escolha da foto que ilustra a matéria. A insinuação ajusta-se como uma luva à atuação da fotografada no cargo atual. Por isso o curto período de dois anos  nos parece durar tanto . . .

  12. Escárnio e deboche….

    Batizar a operação  de ” Esperança  Equilibrista  ” é  um acinte. Mostra quem manda e dá as cartas. Pelo andar da carroça,  logo começam as execuções  sumárias e as covas clandestinas.  Carmen faz jus ao prêmio  que os Metralhas Marinho lhe concederam….

  13. Escárnio e deboche….

    Batizar a operação  de ” Esperança  Equilibrista  ” é  um acinte. Mostra quem manda e dá as cartas. Pelo andar da carroça,  logo começam as execuções  sumárias e as covas clandestinas.  Carmen faz jus ao prêmio  que os Metralhas Marinho lhe concederam….

  14. Que “segurar selvageria”

    Que “segurar selvageria” seria esse, Nassif?!  A absoluta burrice dessa muieh ja eh uma selvageria homerica enfiada no cu dos brasileiros.

  15. Infelizmente,

     sou obrigado a concordar com o Nassif sobre o Gilmar Mendes como freio na selvageria. Já o Ricardo Lewandowski, na minha opinião, é pusilânime e um covarde.

  16. Espelho, espelho meu…
    Tomara que sua provocação ao brio dos opositores de GM – Lewandowski, Marco Aurelio Mello, Barroso – produza efeitos. Não que com isso haja a menor possibilidade de o STF de repente cumprir sua função de defesa da constituição – não duvido que algum PF valentino resolva fazer uma visita coercitiva matutina pra conferir os modelitos de camisola e cueca da alta corte, se conveniente ao golpe, o que, entre outros motivos, invalidaria a inútil quimera – mas poderia produzir insuspeitável avanço jurídico por motivos pessoais e privados – essa a situação de nossa vida pública, depender do choque de vaidades pessoais para sair um pouco da areia (i)movediça.
    Veremos depois com o Totófoli, seu sucessor, quem leva o troféu Manipulare/Esquivare/Espe(ta)culare – será que na reforma constitucional necessária para redimensionar algumas instituições poderá o STF entrar na pauta de prioridades? Pergunte-se ao povo em referendo se o modelo de judiciário nacional é satisfatório ou precisa ser repensado e remodelado para estar à altura dos princípios constitucionais da carta cidadã de 1988.

    SP, 06/12/2017 – 23:59

  17. Escória

    Eles promovem a violência, a humilhação, a vingança, como um esquadrão da morte. Um bando de traficantes de drogas não chega a nível tão baixo. Representam a escória da sociedade e precisam ser sumariamente excluídos de qualquer instituição pública e proibidos de exercer qualquer cargo público no futuro. Mas praticam, e vão continuar praticando estes crimes porquê são acobertados pelo mp e pelas instâncias “superiores” do judiciário (mp e judiciário em minúsculas mesmo) completamente acovardadas e acumpliciadas com os que golpearam nossa jovem democracia. Todos estes bandidos incrustados em instituições que deveriam, mas não são, republicanas terão que pagar pelos seus crimes quando a Democracia for restaurada e a História comprova que, mais dia, menos dia, o Estado Democrático de Direito volta a prevalecer.

  18. se o reitor estava de toalha

    que fosse então pelado e se recusasse a colocar as roupas. isso ridicularizaria a operação e iria gerar repercussão no mundo todo, da ditadura que estamos vivendo. seria um ato de resistência, só que pelado.

  19. Estão achando….

    Estão achando que o “povo” gosta disso. O povo manipulado pela mídia. Por isso os “selfies”

    Eles não fariam nada disso se tivessem a percepção de que não possuem apoio popular.

    Por isso é importante a mobilização nas ruas.

  20. UAI  ..pq não encarar os

    UAI  ..pq não encarar os fatos  ..medo do espelho Quazimodo ?

    Evidente que o ÇTF só é o que é pq os ultimos presidentes fizeram sim opções deploráveis (dentre eles THC, LULA e DILMA)

    Claro que os “cagões” daqui jamais falarão do GOLPE DA BENGALA e do papel das FORÇAS ARMADAS neste GOLPE sorrateiro, cinico e silencioso  ..um golpe, convenhamos, pelos padrões da boiada mansa, um golpe “primoroso” que tem só a cara de Temer pro povo, deixando inclusive de fora da foto os EUA por exemplo

    Quem diria que hoje veríamos TIRIRICA, aquele ANALFABETO  apoiado por muito pogreÇista, malandro oportunista, posando de vítima e de virgem (isso depois de mamar 8 anos) e, provável, sequer ter conseguido ler um projeto de lei completo (e entendido, o que é bem pior)

    Olha, apoio LULA com a toda Força que carrego  ..criei atrito com parentes, conhecidos e desconhecidos pra tentar esclarecer suas conquistas, diferenças e prioridades JUSTAS do seu governo..

    ..mas nem por isso sou tacanha e TATU pra não entender que ele tb cometeu erros e omissões que precisam ser remediados e que, em parte, explicam certa animozidade que hoje vemos presente no nosso dia a dia (como as cotas racistas por exemplo  ..ou apelar pra vitimismo e discriminações sexistras e regionalistas pra nos explicar de maus complexos ..ou ao dar ouvidos a minorias BARULHENTAS  ..renegar a 2o plano uma política de SEGURANÇA PÚBLICA,  de combatee a violencia contra a vida ..e a tomada de 3 pinos, claro)

     

  21. Quando a Carmem Lúcia reagir, poderá ser tarde demais

    Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei.

    Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei.

    Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei.

    Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei.

    Então, quando vieram me buscar… Já não restava ninguém para protestar.

    Martin Niemoller

     

    Quando a Ministreca Carmem Lúcia reagir, caso ela reaja, poderá ser tarde demais.

  22. Alguns pequenos eventos

    Alguns pequenos eventos muitas vezes revelam o despreparo emocional, intelectual e a falta de seriedade e noção histórica de seu cargo de algumas autoridades.   No caso da ministra, sua expressão corporal e seu olhar infantil de alegria e vaidade quando recebeu o prêmio da Globo já falavam muito de sua personalidade frágil, sua carência de reconhecimento, sua insegurança absoluta!

    Logo depois veio o episódio patético, vexaminoso, de sua tentativa de debochar da presidente Dilma ao dizer que queria ser chamada “do modo correto, como presidente so STF” – apenas para agradar as elites sociais do país e mostrar o quanto era “antipetista”.

    Finalmente, as diversas vezes em que tentou mostrar uma intelectualidade que lhe falta, em frases de efeito paupérrimas.

    Omitir-se dessas decisões é portanto concernente ao que ela é, nada virá de melhor do que o que já revelou de si mesma.

    1. É para rir???

      Depois de preso e humilhado vai recorrer contra a decisão???

      “condução coercitiva somente tem cabimento quando a TESTEMUNHA, PREVIAMENTE E REGULARMENTE NOTIFICADA, deixar de comparecer para prestar seu depoimento. O Cod.Proc.Penal é claro e expresso neste sentido”
       

    2. Quosque tandem…

      Cidadão, vai ler a declaração de independência dos Estados Unidos, vai.

      Quando uma autoridade é opressora, cabe ao cidadão livre, ESTÁ LÁ, não apenas discutir suas decisões, mas inclusive – in extremis – pegar em armas contra a opressão.

      Numa sociedade livre, tudo é discutível. Recorrer de sentença é só UMA das faces da discussão, e não há juiz neste mundo que me vá por uma mordaça, primeiro porque não sou cachorro, sou CIDADÃO, tanto quanto eles, e segundo porque, a despeito de hereticamente crerem em seu coração que são deuses, juízes não o são, e mesmo os deuses são discutíveis, basta ver quantas religiões há neste mundo.

       

    3.   Você DE FATO está fazendo a

        Você DE FATO está fazendo a sugestão PALERMA de recorrer ao poder institucional quando o poder institucional se põe a agir fora da lei?

    1. Medíocre e partidária

      Que a Carmen Lúcia é medíocre, está mais do que comprovado. Mas não é essa mediocridade a explicação de suas ações e inações. Ela se entregou de corpo e alma para a insanidade e a covardia que domina os 3 poderes, em particular o que ela preside. Na melhor das hipóteses, trata-se de uma cumplicidade criminosa. 

  23. No caso do helicoca eles não

    No caso do helicoca eles não tiveram nenhuma vontade de apurarem com rigor. O país pós golpe virou uma bagunça na mão dos golpistas. Cadê os paneleiros?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador