Comissão do Senado aprova cassação de presidente por eleitores

Atualizada em 22/06, às 10h30

Jornal GGN – A Comissão de Constituição de Justiça do Senado aprovou e enviou ao plenário um projeto de lei conhecido como “recall”, que possibilita que o presidente da República seja cassado, nos segundo e terceiros anos de mandato, exclusivamente, por iniciativa de 10% dos eleitores. O pedido de deposição deve ser analisado na Câmara e Senado e receber apoio da maioria simples dos parlamentares das duas Casas. Só após essa etapa é que um referendo popular é convocado para decidir o futuro do presidente. O projeto ainda impede que o recall seja usado mais de uma vez durante o mandato.

Por Karine Melo

Da Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o substitutivo do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 21/2015, que prevê um recall (um referendo popular) para o mandato de presidente da República.

De iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o texto original estendia a medida a governadores, prefeitos, senadores, deputados (federais, estaduais e distritais) e vereadores após dois anos de exercício no cargo. No entanto, o substitutivo de Anastasia limitou essa possibilidade ao chefe do Executivo, que poderá ter seu mandato revogado por proposta assinada por, pelo menos, 10% do número de eleitores que compareceram à última eleição presidencial, que devem representar 14 unidades da Federação com pelo menos 5% dos eleitores de cada uma delas.

Com a aprovação na CCJ, tanto a proposta original quanto o substitutivo seguem para dois turnos de votação no plenário da Casa, ainda sem data prevista. Para ser aprovada, é necessário o apoio de dois terços dos senadores. Se aprovado, o texto segue para a Câmara dos Deputados, onde também são necessárias duas votações, também com a aprovação de dois terços dos deputados.

Se a proposta for aprovada pelo Parlamento, o recall é convocado para a população ratificar ou rejeitar a revogação.

Pelo texto, caso a população decida pela revogação do mandato de presidente da República, por exemplo, o cargo fica vago até que o vice-presidente assuma. Se este também estiver vago, assume o presidente da Câmara dos Deputados, que deverá convocar eleições diretas ou indiretas, dependendo do momento em que a revogação ocorrer.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • O Brasil já teve a ideia de

    O Brasil já teve a ideia de jerico de se votar em presidente e em vice separadamente. E isso deu em 61 a eleição de Janio presidente e de Jango vice. Por isso Jânio fez aquela palhaçada, achando que os deputados não aceitariam sua renúncia e lhe dariam poder total em troca de Jango não assumir. Seria o mesmo que hoje via eleição se elegesse Lula presidnete e Alkmiin vice. Essa ideal de recall vai tornar o país ingovernável. É melhor, ao invés dessa ideia de jerico, propor logo que cada estado se torne um país e assim aconteça com a américa portuguesa o que houve com a américa espanhola há quase 200 anos = fragmentação em vários países. Enfim, é melhor propor o fim do país Brasil - até porque, pensando bem, um dia fomos uma nação de verdade, como é uma Alemanha, um EUA, uma França ? 

     

     

    • Vão oficializar o poder da

      Vão oficializar o poder da REDE GLOBO em criar escandalos para derrubar presidentes.

      Aí fica mais facil e não precisa de "GOLPE" tudo é feito legamente bastando para isso apenas 10% dos eleitores?

      Como assim? Com o TSE vai saber que os 10% dos eleitores votaram naquele presidente ou bastam também os votos dos que não votaram? Ou seja... 10% dos eleitores aptos, mesmo os que votara em branco, nulo ou faltaram?

      No caso de Dilma... bastaria 10% dos eleitores de Aécio para derrubarem Dilma?

      Em 2014 foram aproximadamente 142 milhões de eleitores aptos. Desses, 54 milhões  votaram em Dilma, e 51 milhões votaram em Aécio. Ora.. 10% de 142 é de 14 milhões. Ou seja: bastam 14 milhões dos eleitores de Aécio para derrubarem a Dilma sem precisar de Golpe... é isso mesmo ou estou enganado?

      Isso depois de 2 anos de intensa campanha contra o governo do PT e mais um Eduardo Cunha sabotando a governabilidade da presidenta eleita...

      Novamente e de novo, decisões importantes sendo votadas na calada da madrugada entre 4 paredes...

      • E pesquisando não há recall

        E pesquisando não há recall pra presidente em sistema presidencialista. Ou seja, seria coisa nossa (rs). Se pudesse poder, a reforma que eu imporia seria mandato de 5 anos pra presidente e ele nunca mais poderia se candidatar a presidência. E o vice tinha que ser do mesmo partido, por motivos óbvios (rs) 

  • E o STF?

    Algum senador para fazer uma emenda incluindo os ministros do STF.

    Mesmo não sendo eleitos, poderia adotar o mesmo critério para cassar ou não o mandato deles depois de dois anos no exercicio do cargo.

    Para tanto um abaixo assinado qualificado poderia indicar quais dos ministros enfretaria o recall.

    Em caso de vacancia do cargo a vaga seria preenchida mediante candidatura e votação de todos os magistrados em todos os níveis.

  • Ja perceberam que Lula vai ganhar

    Anastasia? Valadares? Sei! Eles ja perceberam que Lula leva a próxima eleição se não for preso e estão procurando se garantir de poder tirá-lo do cargo em seguida; fazem uma campanhazinha sórdida como sabem fazer, em coluio com a Globo e conseguem os 10% junto aos patos. Até estranhei assim que li os %, acheiu baixo, mas em seguida entendi a jogada!

     

  • Beleza! Se tal absurdo se

    Beleza! Se tal absurdo se concretizar a instabilidade será a tônica, doravante. Os mandatos na realidade só serão de dois anos. 

    Ou alguém imagina que a cisão que atualmente vigora no país permitirá algum tipo de concessão para o lado vitorioso? O lado perdedor, seja qual for, no dia seguinte à derrota já estará nas ruas e mídias clamando pelo recall.

    Estão brincando de Democracia. Não temos maturidade para tal avanço.

    • Não é uma questão de maturidade

      Isso não funcionaria em nenhum país, por mais maduros que fossem os eleitores. Para escapar do processo do recall o governante teria de ter a aprovação de 90% + 1 do eleitorado, o que raramente aconteceria. E por que excluir governadores e prefeitos, senadores, deputados etc. do recall? Essa proposta tem nome: patifaria.

    • Bom a lei parece ser boa,
      Bom a lei parece ser boa, porém o percentual que valide o recal de 10% é um estratagema para futuros golpes. deveria ser superior a quantidade de votos válidos que uma legislatura receberá e obrigatória mente convocada por iniciativa popular anualmente a contar apartir da posse. Isso deveria extendersse a todos os parlamentares, principalmente na câmara e no senado.

  • Isso é uma aberração.Agora

    Isso é uma aberração.Agora todo presidente eleito que for progressista,sera cassado.Essa emenda pode ser chamada de emenda Lula!

  • A ser votado em nov/2018, a depender do resultado da eleição

    A ser votado em nov/2018, a depender do resultado da eleição

    Ocasião em que, quase certamente, estará ainda em ação a atual "Assembleia Geral de Bandidos" do Congresso (como diz a imprensa internacional). É um projeto assim como uma AIJE nas mãos do Gilmar. Falar nisso a frase do Marcelo Neves sobre o sujeito foi definitivamente definitiva: "Gilmar Mendes está para o Judiciário assim como Eduardo Cunha está para o Legislativo". Podia ter acrescentado: "... assim como Michel Temer está para o Executivo".

  • Por favor,

    não contem em Portugal que um presidente nosso que tenha 89,9% de votos favoráveis e 10,1% de contrários vai ser afastado do Poder. Eles não vão acreditar...

  • 10% de eleitores é

    10% de eleitores é brincadeira, estao querendo avacalhar de vez com esse país.  Onde ja se viu 10% de eleitores falar mais alto do que  54%  poor  exemplo. Tudo é feito  para  no  futuro ser oportunista. coisa  de gente sem noçao .Nao entendo como ]um sujeito desse  chegou a ser deputado. 

    • Também não consigo entender.
      Também não consigo entender. Quer dizer que se Lula, por exemplo, é eleito com 54% dos votos e se apenas 10% da direita quiser depor o presidente vai poder?

  • ESSE CONGRESSO MERECE SER

    ESSE CONGRESSO MERECE SER TODO DECAPITADO E INCINERADO,NADA DE BOM SAI DESSA DESGRAÇA,A CCJ APROVAR ESSE ABSURDO RECALL ALGO INEXISTENTE NO MUNDO TODO TRANSFORMA O BRASIL EM UM CALDEIRÃO FERVENTE DE INSTABILIDADE ,UM CIRCO DE HORRORES E OS PALHAÇOS SOMOS NÓS DE QUEM O MUNDO RI.ALGUÉM PELO AMOR DE DEUS DE UM TIRO NA CARA DE ANASTAZIA,QUANTAS DESGRAÇAS VEM MAIS DE MINAS?

Recent Posts

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

11 minutos ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

3 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

4 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

4 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

5 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

5 horas ago