Conselho Nacional de Justiça esqueceu de processar juízes favoráveis ao impeachment

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto Justiça. Foto: Reprodução

Jornal GGN – Se manifestar qualquer opinião política for realmente proibido para juízes, então o Conselho Nacional de Justiça precisará de uma boa desculpa para não processar pelo menos mais três magistrados que já foram identificados em atos contrários à manutenção de Dilma Rousseff no poder. Entre eles, um membro do próprio CNJ.
Reportagem do El País deste sábado (4) lembrou que o Conselho Nacional de Justiça não abriu nenhum procedimento contra o desembargador Newton de Lucca, do Tribunal Regional Federal da Terceira Região, que participou dos atos em massa a favor do impeachment. Tampouco tomou qualquer medida contra o juiz Itagiba Catta Preta, que ficou nacionalmente conhecido por suspender a posse de Lula como ministro da Casa Civil.
O corregedor e ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha, que manifestou-se pela investigação do chamado “Quatro de Copacabana” (4 juízes que participaram de um ato organizado por movimentos populares contra o golpe) também demonstrou qual é o seu lado quando ofereceu um jantar em sua residência em homenagem ao então presidente em exercício, Michel Temer, com as presenças de Aécio Neves, José Serra e outros.
Embora agora diga que “juiz não é ser um cidadão comum. O juiz tem normas de comportamento próprio”, Noronha demarcou seu território político publicamente ao promover o jantar. Já os 4 juízes do Rio de Janeiro que discursaram contra o golpe em Dilma deixaram claro que não estavam defendendo um governo, mas a Constituição, questionando os motivos que desencadearam o processo.
“No último dia 24, por unanimidade, os conselheiros do CNJ autorizaram a abertura de um procedimento administrativo contra os magistrados André Nicolitt, Simone Nacif, Cristina Cordeiro e Rubens Casara. Os quatro discursaram em um protesto, em abril, na praia de Copacabana, no qual o impeachment de Rousseff foi chamado de golpe. O ato, foi promovido pelo Movimento Funk 2000. A partir de agora os magistrados são formalmente investigados. Não há data para o julgamento deste caso ser pautado pelo CNJ. Até lá, eles seguem trabalhando normalmente”, destacou El País.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • maioria

    então ficamos assim:

    de toda essa cambada de "come e dorme", só tem quatro que prestam.

    desconfio que precisamos dos "fusis da Sra. Carrar"

  • Comentário.

    Pois então, não houve quem dissesse que as perseguições devem se passar por atos jurídicos formalmente perfeitos?

     

  • Justiça !

    Onde andará ? Por quais terras ?

    " Andei , terras do meu reino em vão.

    Por Senhora que pedi ....."

    Penso que foi embora desiludida , já que não há nada para fazer nestas terras mesmo !

    • ley
      La ley es tela de araña
      Alfredo Zitarrosa
      exibições
      1.881

      (Milonga)

      Siempre había oído mentar
      que ante la ley era yo,
      igual a todo mortal.
      Pero hay su dificultad
      en cuanto a su ejecución.

      Roba un gaucho unas espuelas,
      o quitó algún mancarrón;
      lo prenden, me lo enchalecan,
      y de malo y salteador,
      lo tratan y hasta el presidio
      lo mandan con calzador.

      Vamos pues a un señorón:
      Tiene una casualidad;
      ya se ve, se remedió,
      un descuido
      que a cualquiera le sucede,
      sí señor.

      Al principio mucha bulla,
      embargos, causa, prisión;

      van y vienen, van y vienen,
      secretos, admiración.
      ¿Qué declara? Que es mentira,
      que él es un hombre de honor.
      ¿Y la mosca? No se sabe,
      el Estado la perdió;
      el preso sale a la calle
      y se acabó la función.

      Y esto se llama igualdad,
      ¡la perra que los tiró!
      Porque siempre oí mentar
      que ante la ley era yo,
      igual a todo mortal.
      Pero hay su dificultad
      en cuanto a su ejecución.

    • "Onde andará ? Por quais

      "Onde andará ? Por quais terras ?":

      No Reino de Laputa, como ja diziam os liliputianos.

      Nao sei se juiz brasileiro eh mais liliputiano ou so mais puta, francamente.

  • Esses acontecimentos, essas

    Esses acontecimentos, essas flagrantes injustiças, dois pesos e duas medidas, na Justiça e órgãos correlatos, somente comprovam que estamos num período de exceção no Brasil, com a Justiça do país atrelada a uma linha política, agindo em seu favor, com muitos membros, inclusive presidentes de tribunais superiores, tendo apoiando o golpe trasvestido de impeachment, desrespeitando leis e a constituição para perseguir políticos da hoje oposição, tentando impedir a possível candidatura do Presidente Lula e afastar todos os políticos do PT e aliados. No estado de exceção, não se tem a quem reclamar. As autoridades constituídas são os chefes do golpe. Nada se ganhará reclamando, apontando injustiças. Estamos indo para dois anos de golpe e o que se vê são os golpistas implantando seu programa, afastando o povo do centro dos acontecimentos, mantido isolado e acuado pelo desemprego, que atinge mais de doze milhões de trabalhadores e a baixa inflação, que não os leva ao desespero. No papo, pouco se resolverá, principalmente no Parlamento, onde há uma maioria também golpista, mesmo  porque a mídia, que é aliada do golpe, nada repercutirá. Sobra a tentativa de conscientizar a todos, inclusive muitos apoiadores do golpe, até os  pequenos empresários, que já estão sentindo em suas vidas as consequências maléficas desse estado de exceção.

  • Processo contra democracia

    Muito claro está que este processo visa apenas colocar sobre os investigados a dúvida a respeito de sua idoneidade. Mesmo que não sejam condenados, o tempo corre contra eles e elas. A esta hora por exemplo, já devem ter recebido orientação para evitar maior exposição, etc. Da mesma forma, o processo pode ter o condão de constranger outros e outras que quisessem fazer algo semelhante. Uma das consequências nefastas deste processo é obrigar as pessoas investigadas a se explicarem a todo o momento. 

    A ironia da história: estamos diante de duas ações políticas, uma legítima (manifestação individual pública não incidindo sobre processo que o magistrado esteja julgando) sendo censurada por outra, ilegítima (abertura de um processo de investigação contra pessoas que assumiram posições políticas contrárias às do julgador). Numa democracia séria, o julgador já teria se considerado suspeito para atuar no processo.

     

  •  
    Pior é que o CNJ não

     

    Pior é que o CNJ não esqueceu de nada não, o CNJ também apoiou o golpe, aliás, é sócio do golpe. 

  • 28 segundos
    JORNAL DO COMÉRCIO

    JUSTIÇA

    Juiz decidiu em 28 segundos pela suspensão da posse de Lula

    "A decisão do juiz federal de Brasília Itagiba Catta Preta Neto, concedendo a liminar que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ministro-chefe da Casa Civil, foi tomada em tempo recorde. Foram 28 segundos, segundo a movimentação que consta no site da Justiça Federal, entre o recebimento da ação popular assinada pelo advogado gaúcho Enio Meregalli Junior e o despacho. ..."

    http://jcrs.uol.com.br/mobile/index.php?materia=/_conteudo/2016/03/politica/488248-juiz-decidiu-em-28-segundos-pela-suspensao-da-posse-de-lula.html

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

13 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

17 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

18 horas ago