Cúpula da Andrade Gutierrez torcia por Aécio, revela Whatsapp

Jornal GGN – Mensagens trocadas em um grupo de Whatsapp que incluía diversos executivos da cúpula da Andrade Gutierrez, segunda maior empreiteira do país e investigada pela Operação Lava Jato, revelam a torcida dos empreiteiros pelo senador e ex-candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves. 

As informações estavam no telefone de Elton Negrão de Azevedo Júnior, que foi preso na 14ª fase da Lava Jato e é denunciado por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. No aparelho, foi localizado um grupo no aplicativo de mensagens chamado “presidentes AG”. Em meio a piadas e boatos e informações falsas compartilhadas entre eles, os executivos criticavam a presidente com mensagens como “É agora… O tema corrupção….A mulher está nervosa demais….Agora o homem moeu a gorda de perna aberta”, escrita por Anuar Caram, presidente da AG Público Brasil, divisão que trata com o setor público.

Dos executivos pertencentes ao grupo, apenas Elton Negrão e Flavio Barra são investigados pela Operação Lava Jato.

Do Estadão

Whatsapp de cúpula da Andrade revela torcida por Aécio nas eleições

POR MATEUS COUTINHO, JULIA AFFONSO E FAUSTO MACEDO
 
Mensagens de celular de executivo da empreiteira foram resgatadas pela PF na Lava Jato e mostram a preferência por candidato tucano
 
Troca de mensagens de Whatsapp de executivos da cúpula da Andrade Gutierrez, a segunda maior empreiteira do País e que está na mira da Lava Jato, durante as eleições no ano passado revelam a torcida dos empreiteiros e até a decepção com a derrota do então candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. “Bora Brasil!! Bora Aécio!!!”, disse Ricardo Sá, presidente global da AG Private, divisão da empresa que cuida de clientes do setor privado em todo o mundo, quando a apuração dos votos no segundo turno mostrava o tucano à frente.
 
As informações constam do iphone de Elton Negrão de Azevedo Júnior, que deixou a empresa após ser preso na 14ª fase da operação e ser denunciado por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Em seu aparelho foi localizado um grupo de conversas no aplicativo intitulado “presidentes AG”.

 
Deste grupo participavam presidentes de várias divisões do Grupo Andrade Gutierrez como:
 
Flávio David Barra, ex-presidente da AG Energia preso na Lava Jato; Clorivaldo Bisinoto, presidente da AG Engenharia; Ricardo Sena, presidente de Engenharia e Construção da AG Engenharia; Anuar Caram, presidente da AG Público Brasil, que trata dos negócios com o setor público; Ricardo Sá, presidente da AG Private; José Nicomedes, presidente da AG AEA – África, Europa e Ásia- e João Martins, presidente global da AG Negócios Estruturados. Do grupo, apenas Elton Negrão e Flavio Barra são investigados pela Operação Lava Jato.

Em meio a notícias, piadas, correntes e petições online contra a presidente e até boatos e informações falsas compartilhadas entre eles, o grupo de executivos não poupava Dilma nem seu partido de críticas. Às vésperas do segundo turno, os ânimos dos interlocutores ficaram mais exaltados. No dia 25 de outubro, o sábado antes da votação, eles comentaram o último debate entre os então candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves transmitido pela TV Globo.

“É agora… O tema corrupção….A mulher está nervosa demais….Agora o homem moeu a gorda de perna aberta”, disse Anuar Caram, que foi logo respondido por Ricardo Sá: “Fora sapa com cara do satanás!!!”.

“Hahahaha”, respondeu Caram. Já Elton, atualmente preso e réu na Lava Jato, observou: “Aqui em BH (Belo Horizonte), muita gente está gritando dos aptos: Fora Dilma!!!”. “Aqui tb!!”, comentou Ricardo Sá.

msgandrade1

“Legal. Taca-lê pau Aécio”, segue Anuar Caram. As ofensas e piadas à presidente seguem durante o debate transmitido pela TV Globo. No dia seguinte, após a votação do segundo turno, o grupo começa a comentar as expectativas e a torcer pelo candidato tucano, citando inclusive informações que seriam da campanha dele.

msgandrade3

“Os números dos candidatos ligados ao Aécio estão muito bem. Goiás, DF e RS estão fechando acima da média. Esperança”, diz Anuar Caram. “Vamo que vamo”, responde João Martins.

Em outro momento, os executivos do grupo começam a comentar sobre o boato de que o candidato tucano teria vencido e que seus aliados estariam indo para Belo Horizonte. “Acho que vai dar. Acabei de saber que FHC está indo a BH”, comenta Caram. Em seguida, ele diz que “está todo mundo vindo para BH”. Na ocasião, Aécio acompanhou a apuração dos votos na capital mineira.

msgandrade5

“Vamos lá, o momento é este!!”, torce Bisinoto. Pouco tempo depois, Caram repassa uma mensagem que recebeu de outro grupo de que a vitória do tucano estaria certa. “Salim Mattar, dono da localiza escreveu agora no grupo dele. Está na mesma casa do Aécio em MG. Dono do Ibope ligou para o Aécio para dar parabéns! FHC já foi de helicóptero para lá”.

Em seguida, Caram afirma ter sido informado por uma fonte de dentro do comitê do PSDB. “Aécio acaba de receber telefone e gritaria foi geral na casa da irmã. Notícia vinda do Rio (equipe do Aécio) tá eleito”. A mensagem é seguida por fotos de dentro do comitê tucano com as comemorações de Aécio.

msgandrade6

Os outros membros do grupo, então, seguem na torcida. “É Aécio!!!”, diz Clorivaldo Bisinoto. “Bora Brasil!! Bora Aécio!!” responde Ricardo Sá, por volta das 10h da noite. Neste momento, as apurações começavam a mostrar a vitória da petista por uma pequena margem de diferença e, a partir daí, a torcida dos executivos dá lugar ao desânimo.

“F….”, diz Bisinoto, seguido por Flávio Barra “vida vai ser dura…..”. Menos de um ano depois, Barra foi preso na Lava Jato acusado de participar do cartel de empreiteiras que teria pago propina nas obras da usina de Angra 3. “Falta apurar o NE e N”, comenta Barra que é logo respondido por João Martins “Vai piorar!”.

Os executivos comentam ainda a vitória da petista em Minas Gerais e o bom desempenho de Aécio em São Paulo. “Vergonha de ser mineiro!”, reclama Ricardo Sena. Flávio Barra, por sua vez, afirma “nem sou mais… voto em SP, que me deu orgulho!”. “Aguentar essa dentuça por mais 4 anos vai ser foda”, reclama Caram. “A miséria e a ignorância elegeu a Dilma!(sic)”, segue João Martins.

msgandrade7

 

COM A PALAVRA A ANDRADE GUTIERREZ:
 
A empreiteira informou que não iria comentar o teor do material
Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual o motivo desse vazamento/reportagem nesta data?

    Um dia após o TSE aceitar a ação de investigação contra a campanha da Dilma me vem esse vazamento cirúrgico mostrando que esses malandros queriam o Aécio… Pra mim a PF/Estadão querem fundamentar a tese “jardim de infância” de que doação pra Dilma era por coação e pro Aécio por opção.

    Alegação sem nexo, aliás, porque eles doaram pra todos que concorriam, assim como eles tem contratos com estados/prefeituras/empresas públicas controlados por outros partidos.

    1. Faz todo sentido. Pra esse
      Faz todo sentido. Pra esse consórcio golpista eh “pau na máquina” até o final. Tenho dito há tempos que já passaram do ponto de retorno há muito.
      Chega a ser engracado ver por um lado o Delfim dizendo que o governo insiste em “tabelar” os lucros dos “empresarios” e por outro esses criancoes do judiciario embarcando nessa de um sinistro projeto de poder exclusivo do PT.
      Está cada vez mais na cara que tudo que essa oposição acusa nos outros eh o que ela propria faz; e que o discurso de odio ao PT eh pura tatica cínica de sacrificar o bode expiatório.
      Cara de pau eh pouco. Depois da lição que o povo mineiro deu nessa turma da cidade administrativa fica evidente a dificuldade deles pra aceitarem o resultado das eleições.

  2. Mas isso não é uma informação!

    Eu não preciso de “estadão” nem de twitter para saber que:

    – Andrade Guttierez tem uma ligação umbilical com os esquemas mineiros cujo herdeiro atual é um tal de Aécio Neves. Quem tem um pouco de cultura econômica e memória se lembra da evolução acionária da CEMIG…

    – Camargo Correia é a base empresarial dos projetos paulistas ultra-conservadores (para não dizer reacionários) que hoje tem a etiqueta PSDB…

    – Odebrecht se entendeu muito bem com o projeto de nação do Lula, que foi abandonado por incompetência política e administrativa pela atual presidenta. Por isso pulou do barco petista.

    Qual é a novidade neste post?

  3. Alguém, ainda duvida, que fariam de tudo para eleger Aécio?

     

    Vejam como são as coisas, os corruptos das empreiteiras torciam por Aécio, pouco antes de alguns deles serem presos por corrupção e, note-se que um deles se gaba de ter “tentáculos” (dentro do meio político) e completa dizendo “recebi de um grupo de políticos influentes” (a notícia de que Aécio ganharia), claro que era um grupo da oposição, provavelmente do PSDB dentro do qual o cara teria seus “tentáculos”. Com tudo isso, pelo ódio demonstrado contra Dilma, alguém duvida da possibilidade desse grupo doar “por fora” para a campanha de Aécio/PSDB? Mas, ESTRANHAMENTE, apenas o dinheiro para o PT é considerado “sujo”, mas o dinheiro das mesmíssimas empresas para o PSDB é considerado “limpinho e cheiroso”.

     

  4. Não sei se notaram

    Um deles por ali assume o tucanismo de Merval Pereira. Sendo um executivo da cúpula, é provável que conheça pessoalmente o tal jornalista.

  5. Claro que preferiam Aécio,

    Claro que preferiam Aécio, não só por interesses de classe afins, mas porque os tucanos abafariam tudo que aflorou nos governos de Dilma.

  6. comentários de executivos da AG

              Um “alto executivo” da Andrade Gutierrez,  como esse João Martins,  dizer que “A miséria e a ignorância elegeu a Dilma” já dá uma ideia da qualidade dos quadros da segunda maior empreiteira do Brasil. Não se esperava que fossem alguma brilhatura. Esperava-se, ao menos, que não fossem analfabetos.

  7. lava a jato ag-presidentes

    lendo as mensagens parece estarem à vontade, sem qualquer constrangimento. então por que não fazem nenhuma menção a corrupção, por que não a chamam de corrupta 

  8. LENIÊNCIA NÃO E NÃO E NÃO PARA AS EMPREITEIRAS.

    Cadêia nessa turma toda. São corruptores e corromper também é roubar.  Cadê o comentário Nassif? Vocês dos blogs progs deveriam ser os primeiros a não aceitar LENIÊNCIA, LENIÊNCIA seria falta de vergonha da justiça. Os empresários dessas empreiteiras eram manipuladores, que manipulavam a Polícia, a justiçam, o governo, o congresso e alimenta essa mídia tão bandida quanto eles…LENIÊCIA NÃO E NÃO, CADEIA para todos e que fechem todas essas empreiteiras.

    1. calma

      Leniência é para as EMPRESAS.

      Acordo de leniência só pode ser feito nas esferas cível e administrativa.

      Acordo de leniência não afeta a área CRIMINAL (pessoas cometem crimes, não empresas).

       

      Os empresários podem (e devem) ser processados criminalmente.

  9. Se disserem algo será que

    Se disserem algo será que torciam pelo Aecio porque não aguentavam mais ser achacados pelo PT, esse partido onde só tem corrupção.

    1. Só se inventarem gravação mostrando isto

      Gravações mostrando o PT coagindo os empresários a doarem ao PT. As gravações, nenhuma por enquanto, mostra qualquer interferencia do PT com estes salafrários. Mostram apenas que eles torciam abertamente para o Aécio. E isto pode ajudar o PT sim. Expor estas gravações é prova que se houve corrupção, foi para o lado do PSDB.

      1. acho que a Nilva não está

        acho que a Nilva não está atacando o pt, está antecipando a desculpa que a cúpula da empreitera dará ao ser questionada pela defesa ao Aécio. 

    2. Será mesmo?
      Engraçado não

      Será mesmo?

      Engraçado não apareceu nenhuma conta na Suíça de algum petista, ou os petistas foram campeões em citações na LAVA JATO…

      Imagine… Aécio não é nem governo e o PSDB ta na LAVA JATO… imagine se eles estivessem fechando contrato diretamente.

      Lembro ao TROLL que foi FHC (PSDB) quem liberou a PETROBRAS das amarras da Lei 8.666, Lei de Licitações…

      Aí virou mangue… Ou o TROLL acha mesmo que a roubalheira na Petrobras começou na era do PT?

      Quem foi preso do PT? Somente Vaccari… e assim mesmo sem provas!

      Simplesmente por que o juiz tucano acha que as doações ao PT foram originadas pela propinas…

      E as doações ao PSDB? Foi caridade!

      São todos frades beneditinos… caridosos com as doações ao PSDB..

      Ultimo questionamento TROLL… quem é contra o fim das doações privadas?

      PT?

      Não TROLL, é o PSDB junto com os corruptos do PMDB que são contra o fim das doações privadas.

      Por que será TROLL?

      AH!!! Quanto vc recebe do Alckmin? R$ 70.000 ????

      1. acho que vc tá batendo na

        acho que vc tá batendo na pessoa errada. Lê de novo o que ela escreveu, mas agora colocando aspas no lugar certo pra entender: 

        Se disserem algo será: “que torciam pelo Aecio porque não aguentavam mais ser achacados pelo PT, esse partido onde só tem corrupção.”

         

         

         

         

         

         

         

         

         

         

         

         

         

         

  10. O nivel é esse ai mesmo

    Empresario brasileiro so muda de endereço. A maioria sempre foi isso ai muito bem descrito por eles mesmos. E ha muita gente tonta para acreditar que a propina ia para um so partido. O Judiciario esta todo contaminado nesse partidarismo adoidado que abraçaram.

  11. A Andrade Gutierrez “deu”

    A Andrade Gutierrez “deu” muito mais dinheiro para a campanha do Aécio.

    Fica evidente que os empreiteiros tinham absoluto conhecimento que caso Aécio ganhasse as eleições, a Lava-Jato já teria sido encerrada em 2014 mesmo.

    Talvez nem em 25 anos saberiamos o que acontece no presente momento.

    Esse é o tipo de noticia que tem que ser repercutida massivamente pela blogosfera, mesmo porque a mídia amiga vai tratar de abafar esses diálogos.

  12. E o bloqueio na Justiça do Trensalão Tucano?

    Passei batido ou o Nassif não postou nada sobre esta barbaridade do Alckmim colocar como segredo de estado toda a falcatrua tucana do trensalão?

  13. tem outras…

    bem mais comprometedoras

    …Dilma não é boa para os nossos negócios…

    com lava jato descobrindo tudo que aprontaram, imagina se fosse

    e, por associação, podemos entender a dificuldade que a força tarefa terá para colocar Lula e Dilma como se fazendo parte das práticas desses pilantras, incluindo delatores

  14. Lendo essa matéria consigo

    Lendo essa matéria consigo entender porque o lord mineiro até agora não se conformou com a derrota. 

  15. Um bando de canalhas,

    Um bando de canalhas, corruptos, safados, covardes, viciados iam querer quem mesmo? O Narco, claro. Assim o superfaturamento, a propina, as comissões e a cocaína correriam soltas, como nos tempos do FHnistão e a mídia e justiça tucanas não os incomodariam. Não haveria mais operações da PF, manchetes nos jornais, MP no seus encalços. Eles estão doidos pra voltar os tempos de mamata.

  16. FHC ja foi de helicoptero para la

    O velhaco entreguista sempre na parada ,ordinarios covardes

    Estou com a Presidente Dilma dentucha com muito orgulho.

     

     

     

  17. “Os Coitados eram vítimas da

    “Os Coitados eram vítimas da exploração do PT. Daí a torcida pelo aécio”. E tem gente que acredita nisso.

    Pelo conteúdo das mensagens, achaques e pixulecos são as menores preocupações dos empreiteiros. Tudo gente de bem, que trabalha por um país menos desigual, livre da pobreza, miséria e… corrupção.

  18. Felicidade é …

    Ver esta cambada na cadeia e , se possível, para que voltem da masmorra e se tornem bons maridos porque terão descoberto, atrás das grades, o que é ser uma mulher …

  19. .

    Ser insultada e agredida por vermes machistas, criminosos e reacionários como eles é um elogio para a presidente. Vê-se de forma transparente e incontestável a qualidade humana e de caráter dos que apoiam Aécio Neves & Cia.

    Dá-lhe Dilma!

  20. não podiam esperar nada diferente, torciam pela impunidade!

    deram azar(deles, não nosso), a mulher reelegeu-se. agora preparem o tobinha com uma dose generosa de gel.

    1. Interessante que tucano tem

      Interessante que tucano tem mania de comemorar antes da hora né?

      E o FHC? Primeiro senta na cadeira de prefeito de SP, depois viaja de helicóptero (será que tinha pó nesse?) para comemorar a vitória de Aécio, que não aconteceu…

  21. Nassif, o texto do estadão está horrível, quem paga por isso?

    o relatório das mensagens registra o UTC +0, o nosso fuso é UTC -3, ou seja no nosso fuso as mensagens foram enviadas 3 horas antes. as 19:00 horas aécio ainda estava na frente, o que justifica o otimismo(deles). as 22:00 como eles afirmam dilma já abria vantagem pro playboy do leblon, e os foguetes explodiam pra ela. veja grafico com os horários abaixo

    o que me intrigou foi a afirmação do anuar caram, no momento onde comemoravam a vitória do playboy, em que ele diz que “com certeza será ruim, pois a régua do homem é muito alta”(grifo meu), isso não mereceu nenhum comentário.

    http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/blog/eleicao-em-numeros/post/dilma-superou-votacao-de-aecio-19p2-veja-grafico.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador