Deputado pede desculpas por ofensas à OAB

Jornal GGN – O deputado federal pelo PT Wadih Damous enviou uma carta ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, pedindo desculpas por suas palavras, no último domingo (20), contra a entidade.

Na ocasião, Damous afirmou:

“O que deve acontecer na OAB é uma oxigenação democrática, a OAB deve ter eleições diretas, o conselho federal é eleito indiretamente, aí permite que esses caciquinhos de Estado, esses líderes paroquiais tomem conta de uma entidade que deveria representar a advocacia nacional. Infelizmente, a OAB entra no jogo político a favor do golpe e fica em silêncio diante das perseguições e das violações das prerrogativas dos advogados, não se manifesta”.

Em sua retratação, o deputado pediu “sinceras desculpas” pelas declarações. “Palavras que, no calor desse momento tão acirrado de paixões, soaram desrespeitosas e até mesmo grosseiras, destoando inclusive da lhaneza com que normalmente trato as questões atinentes à nossa categoria e suas entidades.”

Do Migalhas                              

Wadih Damous pede desculpas por ofensas à OAB

Deputado, ex-presidente da OAB/RJ, criticou posição do Conselho Federal de apoiar impeachment de Dilma.

O deputado Federal pelo PT Wadih Damous, ex-presidente da OAB/RJ, pediu desculpas ao presidente da OAB Claudio Lamachia por declarações em que criticou a posição do Conselho Federal em apoiar o impeachment de Dilma.

Ao afirmar no último domingo, 20, que pediria o impeachment do ministro Gilmar Mendes, Damous afirmou:

“O Conselho Federal da OAB adotou uma posição vergonhosa, golpista, em relação ao que acontece no Brasil hoje. Em 1964, também a OAB apoiou o golpe, só que naquela época havia grandes vultos da advocacia, como Sobral Pinto, Seabra Fagundes, Heleno Fragoso e outros que recolocaram a OAB no caminho da democracia. Neste momento, a OAB federal está resumida a mediocridades. O que deve acontecer na OAB é uma oxigenação democrática, a OAB deve ter eleições diretas, o conselho federal é eleito indiretamente, aí permite que esses caciquinhos de Estado, esses líderes paroquiais tomem conta de uma entidade que deveria representar a advocacia nacional. Então, é lamentável, é vergonhosa a posição da OAB. (…) Infelizmente, a OAB entra no jogo político a favor do golpe e fica em silêncio diante das perseguições e das violações das prerrogativas dos advogados, não se manifesta. Infelizmente essa não foi a OAB da qual eu fiz parte. Essa não é a OAB que lutou contra a ditadura militar.”

Em carta enviada nesta segunda-feira, 21, ao presidente Lamachia, Damous pediu “sinceras desculpas” pelas recentes declarações.

“Palavras que, no calor desse momento tão acirrado de paixões, soaram desrespeitosas e até mesmo grosseiras, destoando inclusive da lhaneza com que normalmente trato as questões atinentes à nossa categoria e suas entidades.”

Veja abaixo a íntegra da carta.

Redação

Redação

View Comments

  • Pode até ter "ezajerado"....
    ....mas, prestou até um serviço à entidade, alertando para o comportamento de manada....

  • Entao eu falo e nao peco desculpas:

    "Infelizmente, a OAB entra no jogo político a favor do golpe e fica em silêncio diante das perseguições e das violações das prerrogativas dos advogados, não se manifesta":

    • Damous manipulou para que a

      Damous manipulou para que a OAB/RJ colocasse o nome da filha do Fux na lista ttriplice, e agora vem falar de jogo político e golpe ?

      Tome tento Deputado, a história vai reservar o seu lugar dentre os hipócritas e golpistas

    • esse ato foi muito especial

      esse ato foi muito especial por ter sido realizado na ufpr, onde moro dá aula....

      sua imagem foi abalada, certamente...

  • O deputado falou a mais pura

    O deputado falou a mais pura verdade, a OAB é uma instituição que se tornou inútil, aos moldes da ABL só serve para servir o chá das 5 para ególatras.

    Uma instituição jurídica que não se digna nem a proteger a democracia do país, ao contrário, se alia ao golpismo aventureiro como em 64 serve para quê?

    Ademais, a forma de eleições para presidência da OAB do tipo sistema de colégio eleitoral com 81 membros é de uma ausência completa de legitimidade democrática... não deveria pedir desculpas.  

  • Francamente não entendi nada

    Francamente não entendi nada do nobre deputado, porque guinar tão rápido? Esse gesto não é de alguem com posições retas e sim demonstra alguem com medo e que não tem coragem de externar. O que foi dito é uma verdade absoluta, ligada aos fatos. Ora o que que há? Foi um ato da OAB ridículo, lamentável, que ajudou o lado golpista a se fortalecer e muito! Quem não gostaria de citar que a OAB está do nosso lado? Já tive o desprazer ontem de ver o Senador Moca vomitar isso, e ainda se dizia lider estudantil no passado, só se for junto com as vacas dele.

  • Caça Palavras.

    Ele, como advogado, pede desculpas a OAB pelas palvras mal ditas

    Eu, que não sou advogado nem nada

    Nem possuo qualquer fomação "superior"

    Assalto-lhe cada palavra, as faço minhas

    E as devolvo a quem de direito:

    O A B

  • Questão de Foro

      Só posso entender este pedido de desculpas por um questão de foro íntimo do deputado Wadih Damous, que o levou a reconsiderar uma declaração, passando a enxergá-la como "desrespeitosas e até mesmo grosseiras".

      Ora, nada do que foi dito, em sua primeira fala, foi desrespeitoso, grosseiro ou, até mesmo, equivocada. Apenas a realidade foi retratada, já que a postura da OAB, neste momento foi, sim, de apoiar um golpe que atinge a CF e a Democracia que, ela por representar agentes da justiça que têm sido desrespeitados continuadamente, nesta quadra do chamado "combate a corrupção", deveria defender acima de qualquer visão política pessoal de seu presidente e demais diretores.

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

1 hora ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

2 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

3 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

4 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

4 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

6 horas ago