Deputado pede desculpas por ofensas à OAB

Jornal GGN – O deputado federal pelo PT Wadih Damous enviou uma carta ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, pedindo desculpas por suas palavras, no último domingo (20), contra a entidade.

Na ocasião, Damous afirmou:

“O que deve acontecer na OAB é uma oxigenação democrática, a OAB deve ter eleições diretas, o conselho federal é eleito indiretamente, aí permite que esses caciquinhos de Estado, esses líderes paroquiais tomem conta de uma entidade que deveria representar a advocacia nacional. Infelizmente, a OAB entra no jogo político a favor do golpe e fica em silêncio diante das perseguições e das violações das prerrogativas dos advogados, não se manifesta”.

Em sua retratação, o deputado pediu “sinceras desculpas” pelas declarações. “Palavras que, no calor desse momento tão acirrado de paixões, soaram desrespeitosas e até mesmo grosseiras, destoando inclusive da lhaneza com que normalmente trato as questões atinentes à nossa categoria e suas entidades.”

Do Migalhas                              

Wadih Damous pede desculpas por ofensas à OAB

Deputado, ex-presidente da OAB/RJ, criticou posição do Conselho Federal de apoiar impeachment de Dilma.

O deputado Federal pelo PT Wadih Damous, ex-presidente da OAB/RJ, pediu desculpas ao presidente da OAB Claudio Lamachia por declarações em que criticou a posição do Conselho Federal em apoiar o impeachment de Dilma.

Ao afirmar no último domingo, 20, que pediria o impeachment do ministro Gilmar Mendes, Damous afirmou:

“O Conselho Federal da OAB adotou uma posição vergonhosa, golpista, em relação ao que acontece no Brasil hoje. Em 1964, também a OAB apoiou o golpe, só que naquela época havia grandes vultos da advocacia, como Sobral Pinto, Seabra Fagundes, Heleno Fragoso e outros que recolocaram a OAB no caminho da democracia. Neste momento, a OAB federal está resumida a mediocridades. O que deve acontecer na OAB é uma oxigenação democrática, a OAB deve ter eleições diretas, o conselho federal é eleito indiretamente, aí permite que esses caciquinhos de Estado, esses líderes paroquiais tomem conta de uma entidade que deveria representar a advocacia nacional. Então, é lamentável, é vergonhosa a posição da OAB. (…) Infelizmente, a OAB entra no jogo político a favor do golpe e fica em silêncio diante das perseguições e das violações das prerrogativas dos advogados, não se manifesta. Infelizmente essa não foi a OAB da qual eu fiz parte. Essa não é a OAB que lutou contra a ditadura militar.”

Em carta enviada nesta segunda-feira, 21, ao presidente Lamachia, Damous pediu “sinceras desculpas” pelas recentes declarações.

“Palavras que, no calor desse momento tão acirrado de paixões, soaram desrespeitosas e até mesmo grosseiras, destoando inclusive da lhaneza com que normalmente trato as questões atinentes à nossa categoria e suas entidades.”

Veja abaixo a íntegra da carta.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entao eu falo e nao peco desculpas:

    “Infelizmente, a OAB entra no jogo político a favor do golpe e fica em silêncio diante das perseguições e das violações das prerrogativas dos advogados, não se manifesta”:

    1. Damous manipulou para que a

      Damous manipulou para que a OAB/RJ colocasse o nome da filha do Fux na lista ttriplice, e agora vem falar de jogo político e golpe ?

      Tome tento Deputado, a história vai reservar o seu lugar dentre os hipócritas e golpistas

    1. esse ato foi muito especial

      esse ato foi muito especial por ter sido realizado na ufpr, onde moro dá aula….

      sua imagem foi abalada, certamente…

  2. O deputado falou a mais pura

    O deputado falou a mais pura verdade, a OAB é uma instituição que se tornou inútil, aos moldes da ABL só serve para servir o chá das 5 para ególatras.

    Uma instituição jurídica que não se digna nem a proteger a democracia do país, ao contrário, se alia ao golpismo aventureiro como em 64 serve para quê?

    Ademais, a forma de eleições para presidência da OAB do tipo sistema de colégio eleitoral com 81 membros é de uma ausência completa de legitimidade democrática… não deveria pedir desculpas.  

  3. Francamente não entendi nada

    Francamente não entendi nada do nobre deputado, porque guinar tão rápido? Esse gesto não é de alguem com posições retas e sim demonstra alguem com medo e que não tem coragem de externar. O que foi dito é uma verdade absoluta, ligada aos fatos. Ora o que que há? Foi um ato da OAB ridículo, lamentável, que ajudou o lado golpista a se fortalecer e muito! Quem não gostaria de citar que a OAB está do nosso lado? Já tive o desprazer ontem de ver o Senador Moca vomitar isso, e ainda se dizia lider estudantil no passado, só se for junto com as vacas dele.

  4. Caça Palavras.

    Ele, como advogado, pede desculpas a OAB pelas palvras mal ditas

    Eu, que não sou advogado nem nada

    Nem possuo qualquer fomação “superior”

    Assalto-lhe cada palavra, as faço minhas

    E as devolvo a quem de direito:

    O A B

  5. Questão de Foro

      Só posso entender este pedido de desculpas por um questão de foro íntimo do deputado Wadih Damous, que o levou a reconsiderar uma declaração, passando a enxergá-la como “desrespeitosas e até mesmo grosseiras”.

      Ora, nada do que foi dito, em sua primeira fala, foi desrespeitoso, grosseiro ou, até mesmo, equivocada. Apenas a realidade foi retratada, já que a postura da OAB, neste momento foi, sim, de apoiar um golpe que atinge a CF e a Democracia que, ela por representar agentes da justiça que têm sido desrespeitados continuadamente, nesta quadra do chamado “combate a corrupção”, deveria defender acima de qualquer visão política pessoal de seu presidente e demais diretores.

  6. oab se acha né….agora

    oab se acha né….agora gerida por um direitista de carteirinha vai ao fundo do posso, passou da hora de fundar outra entidade para representar os advogados

  7. damous disse a verdade, mas


    damous disse a verdade, mas precisamos de todos para combater

    o golpe, inclusive da oab, que pode rever sua posição, se for coerente

    com suia história na luta pela redemocratização….

  8. Damous covarde.

    Quando você fica animado com a reação de alguém tentando barrar o golpe e apontando o dedo para o golpista Lamachia, logo o valentão caga nas colças e retira o que disse. Eita gente covarde e cagona. Falta hombridade para os deputados do PT. Tudo lulu.

     

  9. Verdade Verdadeira

    Nassif: se cabe pedido de desculpas estas deveriam partir do novo presidente da Ordem. É ele quem, abertamente, desde o discurso de posse,  vem apoiando o golpe, fazendo da instituição palanque da oposição, inclusive, com declarada solidariedade aos guris da PRG e dos Magistrados da Lava Jato, seja da instância singular, seja do grupo politiqueiro que alberga no STF.

    Ao deputado Wadih Damuos, a este sim é quem devemos dirigir desculpas, nos que contribuimos com nossas taxas absurdas para a manutenção da Republica da Coxia, imitação barata daquela de Curitiba e do Galeão.

    Isto, na verdade verdadeira e o resultado daquela “unanimidade burra”, para lembrar Nelson Rodrigues.

    Deputado, receba nosso sincero pedido de desculpas por, mesmo que indiretamente (e contrariados), permitir que um dos baluartes da liberdade seja conduzido com intuitos baixos da politicagem, em prol desse partido e em detrimento daqueles a quem o grupo palaciano não gosta. 

    As instituições tem seu apogeu e decadência. Neste último, lamentavelmente, nos encontramos, toda a classe dos advogados brasileiros. Abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador