Dirceu se apresenta para cumprir pena de 30 anos na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
Por Pedro Peduzzi e Paulo Victor Chagas 
 
Dirceu se entrega e vai para a Penitenciária da Papuda
 
Da Agência Brasil
 
O ex-ministro José Dirceu se entregou nesta sexta-feira (18) à Justiça para iniciar o cumprimento da pena de 30 anos e nove meses de prisão. Ele deixou sua casa, na região central de Brasília, por volta das 13h45, em um carro prata em direção ao Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames. Ele está sendo levado agora para a Penitenciária da Papuda.
 
O advogado de Dirceu, Roberto Podval, disse à Agência Brasil que o ex-ministro deverá ficar os próximos dias na penitenciária do Distrito Federal. Conforme o advogado, ainda hoje deve ser definido onde ele irá cumprir a pena, pois a decisão judicial prevê que ele fique preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). 
 
Dirceu tinha até as 17h de hoje para se apresentar à Polícia Federal (PF) por determinação da juíza substituta de Sérgio Moro na 13ª Vara Federal em Curitiba, Gabriela Hardt. Na expectativa de que Dirceu fosse para a Superintendência da PF, um grupo de 80 pessoas se reuniu em frente ao prédio pedindo a libertação do petista.  
 
A juíza ordenou a execução provisória da condenação de Dirceu a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Operação Lava Jato.
 
A prisão do ex-ministro foi decidida após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) rejeitar, no início da tarde dessa quinta-feira (17), o último recurso de Dirceu contra a condenação na segunda instância da Justiça. Ainda cabe recurso às instâncias superiores.
 
Além de negar o recurso, a Quarta Seção do TRF4 determinou a imediata comunicação à 13ª Vara Federal para que fosse determinada a prisão, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal que autoriza a execução da pena após o fim dos recursos na segunda instância.
 
Condenação
 
Dirceu foi condenado por Moro a 20 anos e 10 meses de prisão em maio de 2016. Em setembro do ano passado, o TRF4 aumentou a pena para 30 anos e nove meses. A pena foi agravada devido ao fato de o ex-ministro já ter sido condenado por corrupção na Ação Penal 470, o processo do mensalão.
 
“Absolutamente sereno”
 
A poucas horas de se entregar à Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, o ex-ministro José Dirceu está “absolutamente sereno”, porém “indignado”, segundo o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), que tomou café da manhã com ele nesta sexta-feira (18). O deputado informou ainda que a maior preocupação de Dirceu é como explicar a situação para a filha mais nova, Maria Antônia , de 7 anos. O ex-ministro aproveitou o início da manhã para revisar alguns capítulos do livro que está finalizando.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dirceu é um leão de força

    Dirceu é um leão de força moral e convicção política!

    Sei que isto pouco importa ao poder discricionário prepotente, mas sei que sua determinação lhe dá força física e mental!

    É como Lula!

    Poucos homens são assim!

    Me dá energia pra defendê-los aqui fora!

  2. Dirceu!
    Entregou-se antecipadamente e com a cabeça erguida denotando dignidade e destemor! Assim agem os grandes homens! Quanta diferença entre Dirceu e esses mauricinhos deslumbrados e os velhos senhores viciados na injustiça que envolve o que seria a justiça de nosso país! Dirceu, receba nossa solidariedade e nossa admiração! Sua serenidade e seu saber nos consola!

  3. O Dirceu deixou qualquer

    O Dirceu deixou qualquer cargo público em 2005. De lá para cá nunca mais exerceu qualquer cargo eou função públicos. Então, que raios de corrupção pode ele fazer estando fora? Se no dito mensalão ele só foi condenado (já pelo desMoronado, diga-se) pelo voto-golpista da rosinha sem valença: não tenho provas, mas, condeno assim mesmo, porque a literatura jurídica me permite… Ou seja, condeno sem provas porque o desMoronado, por detrás de mim assim determinou, como iria o desMoronado, agora, buscar delatores que digam ser o Dirceu corruptor eou corrupto depois de 13 anos fora? E o que dizer dos desembargas-gravatinhas-com-lencinhos, que seriam mais criminosos do que o juizeco-de-sob-o-piso? Aliás, seria o desMoronado um juizeco de catacumbas e porões, tais os da ditadura-dos-generalecos-agrião? Se o Dirceu, como pessoa física, colaborou para que algum funcionário público fosse corrompido, prenda-se o funcionário que assim agiu, afinal, podia ter mandado o Dirceu plantar batatas no araguaia? Ou o Dirceu fora de qualquer cargo/função corrompeu algum empresário/empreiteiro-santinho-dos-alquimitas? Ou o Dirceu andou trocando grana com os yousses-in-pectoris-desMoronado? Será que nesse injudiciário brasileño não sobra nenhum juiz, desembargador, ministreco com um mínimo de decência ética? Seriam todos bandidos? Diga, dona carmencita: qual é mesmo a razão para não fazer o cnjotazinho julgar o suspeito desMoronado? É medo da opinião-publicada-globosta? Haja saco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador