Domicílio eleitoral: Justiça recusa pedido de Moro para arquivar investigação

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O pré-candidato ao Senado e ex-juiz, pediu pra Justiça trancar inquérito que investiga possível fraude na sua transferência de domicílio eleitoral.

Foto Lula Marques/Agência PT

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo rejeitou um pedido do pré-candidato ao Senado e ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (União Brasil), para arquivar o inquérito que investiga possível crime na sua tentativa frustrada de transferência de domicílio eleitoral.

A ação de Moro se refere a uma notícia-crime feita pela pré-candidata a deputada Roberta Moreira Luchsinger (PT), que afirmou que mudança de domicílio eleitoral foi feita sob possível fraude e informação falsa no cadastro eleitoral.

A decisão tomada na Quinta Zona Eleitoral, por meio do juiz eleitoral Dimitrios Zarvos Varellis, aponta “insuficiência de elementos mínimos” no pedido de Moro, informou a colunista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo desta terça, 26.  

“Não se pode impedir a investigação criminal sobre os fatos na medida em que, por ora, vigora o princípio do in dubio pro societate [dúvida em favor da sociedade], e é necessário que sejam efetivadas diligências buscando a verdade real à formação da […] verificação da ocorrência ou não dos fatos delituosos”, afirmou o magistrado.

Varellis também acolheu um pedido do Ministério Público e devolveu os autos para a Polícia Federal, determinando o prosseguimento das investigações pelo prazo de 60 dias.

No mês passado, a corte considerou irregular a transferência do título de eleitor do ex-juiz para a capital paulista.

O Jornal GGN produzirá um documentário sobre o avanço da ultradireita mundial e a ameaça ao processo eleitoral. Saiba aqui como apoiarColabore!

Leia também:

As peças do Xadrez da Ultradireita

A atuação das mineradoras no financiamento da ultradireita

A formação das milícias bolsonaristas

Em perguntas ao TSE, militares estudaram caminhos para anulação das eleições

Como a Cibersegurança do Exército serviu para ataque de Bolsonaro às urnas

NRA, a Associação Nacional de Rifles, o aliado preferencial do bolsonarismo

Centro de Inteligência do governo atua longe de qualquer controle

Xadrez do homem que inventou o Cambridge Analytica

Xadrez da ultradireita mundial à ameaça eleitoral

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para os amigos. Tudo. Para os Inimigos. A Lei. 92 anos de Projeto de Poder da Cleptocracia Esquerdopata-Fascista. Vem aí Marina Silva e Eduardo Cunha por São Paulo. Paulistas e Paulistanos da gema. Lei ora Lei !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador