Apreensão mira Lula e Dilma, mas planilhas da Odebrecht não os citam

Jornal GGN – A Operação Lava Jato encontrou documentos na residência do presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Junior, no Rio de Janeiro, com uma extensa relação de políticos associada a pagamentos da empreiteira. Não há nenhum indicativo que os repasses tenham sido irregulares, sem declaração à Receita, em doações oficiais, ou provenientes de caixa 2.
Entretanto, a busca foi uma das ações da 23ª fase da Lava Jato, a Acarajé, que prendeu o casal de marqueteiros de campanhas petistas, João Santana e Monica Moura. Ambos atuaram nas campanhas de Lula em 2006 e de Dilma em 2010 e 2014. E, independentemente se legais ou ilegais, não há nenhuma menção aos dois petistas na planilha apreendida da Odebrecht.
Por outro lado, há citações a políticos do PT, como o senador Lindbergh Farias (PT-RJ); do PMDB, como o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o governador do Rio Luiz Fernando Pezão; do PSDB, com a menção direta a José Serra (PSDB-SP) e nominalmente Aécio Neves (PSDB-MG). Além do nome direto do senador e candidato derrotado à campanha presidencial de 2014, referências como “Candidato Neves/MG” também são encontradas.
Todos os documentos foram disponibilizados, a seguir:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Retaliação ao Corinthians

    A Lava jato agora vai mirar o Corinthians.

    Os corinthianos cometeram um erro: desafiaram o ministério público com as faixas do merendão (o MP de SP está metido até o pescoço na propina da merenda) e a Globo.

    A Globo deu a ordem para não levarem mais as faixas, mas eles desobedeceram.

    Agora é retaliação das duas organizações mafiosas mais poderosas do País.

  • Clarificou!...

    A reação do PT e aliados, das Forças Progressitas do nosso País, a crescência da Rede da Legalidade que se agiganta desde as manifestações do dia 18/03 forçou o desnude da Operação Lava Jato.

    Os acontecimento que se sucederam mostraram claramente a sua seletivade no sentido de abater o PT, Lula e Dilma. Mas, dada a pressão das ruas, tiveram que abrir a caixa preta. O que se ver são todos os moralistas sem moral atolados até o pescoço no Caixa 2!...Todos!...

    O moblização não pode parar!...Às ruas, contra os golpista liderdos pela Globo e a carcomida Fiesp!...

  • Analisando as intenções do Moro

    Creio que a lista seja um recado de Sérgio Moro aos nossos congressistas da oposição: nada de acordo visando salvar Dilma do impeachment. Não existe nenhuma evidência de que a lista seja verdadeira. Passado o impeachment e Dilma destituída, esta lista seria desconsiderada. Alguns políticos como Aécio teriam que ser sacrificados. Pode também se configurar  num erro estratégico de Moro; a oposição agora está também acuada. Podem optar por forçar a queda de Moro. Aí o país pega fogo. Só se for esta a real intenção de Moro e PGR, acabar com o sistema político do Brasil.

  • Apertaram demais até que espanou...

    Apertaram, apertaram juntos, apertaram com força, apertaram até não poder mais... e exageraram, superando todos os limites.

    Forçaram como puderam, na vâ esperança que conseguiriam.

    Aí então, eis que espanou...

    Em sua arrogância e soberba jamais respeitaram as leis naturais, se esquecendo que para toda ação há uma reação - igual e contrária.

    É notório que desde a noite de ontem eles estão girando em falso.

    Talvez, este seja o momento que tanto ansiávamos para poder utilizar as nossas ferramentas, consertar o mecanismo, restabelecer as condições normais de temperatura e pressão e, enfim, restaurar a normalidade.

    Morô?

     

  • Deduração com tucano dentro não vale.Pode isso?

    EM NOTA, MPF DIZ NÃO QUERER DELAÇÃO DA ODEBRECHT

    Anúncio foi feito no dia em que vazou uma lista com nomes de 200 políticos que supostamente receberam propina da construtora - a grande maioria da oposição; em nota, o Ministério Público Federal diz que o fato de a Odebrecht ter divulgado a intenção de fazer o acordo fere diretamente a lei que trata das delações premiadas, que exige sigilo, e que a suposta intenção da empresa não é suficiente para apagar os indícios de obstrução da Justiça observados pelos procuradores durante as investigações; listão da Odebrecht tem nomes como Aécio Neves, Eduardo Cunha, Cássio Cunha Lima, Antônio Imbassahy e Agripino Maia

    • Caso essa informação se

      Caso essa informação se confirme, a palavra vergonha não define bem o Ministério Público, seria necessário um neologismo, #$*"##

    • Realmente, essa nota do MPF é

      Realmente, essa nota do MPF é muito estranha. A Odebrecht tornou pública a sua intenção de detalhar o esquema de doações a partidos e o MPF alega violação de sigilo para não negociar delação.  Não entendi. Dá pra explicar, Nassif?  

      Pelo que lembro, a imprensa divulgava com antecedência a ocorrência de delações. Depois da confissão (acho que até antes), o conteúdo era vazado. Estava tudo certo e os delatores saiam da prisão, inclusive com acerto com os corruptos pra devolver ao erário parte da propina.  Qual sigilo foi quebrado pela Odebrecht? Na nota da empresa não havia referência à delação. 

  • FAKE?

    "O Ministério Público Federal, diante da nota emitida pelo Grupo Odebrecht em 22 de março de 2016, bem como da sua repercussão na imprensa, vem esclarecer:

    1. não existe sequer negociação iniciada sobre acordos de colaboração com executivos ou leniência com o Grupo Odebrecht;"

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/03/23/procuradoria-nega-haver-negociacao-de-delacao-com-odebrecht-e-ataca-comunicado.htm

  • A lista de Hitler

    O MPF pode até não querer, mas que já espalhou, espalhou para os quatro canto e todos sabem de tudo.  Agora vão dizer que o dinheiro era legal, e assim de novo escapar a turma dos golpitas. 

Recent Posts

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

1 hora ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

1 hora ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

2 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

14 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

15 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

15 horas ago