Em entrevista, Gilmar acusa Lava Jato e “milícias institucionais”

Ministro diz que investigadores tentarem incluir a ele e outro ministro do STF em delações, e acusa Receita de fazer "pistolagem"

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Em entrevista à revista Época, divulgada nesta quinta-feira (21), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusou a força-tarefa da Operação Lava Jato de tentar incriminá-lo ao pressionar um delator a incluir o seu nome nas denúncias. “Ele exigiu que meu nome viesse na delação”, disse Gilmar Mendes, ao se referir a um procurador da Lava Jato, que não identificou o nome.

Além desta informação, o ministro fez outras graves acusações na entrevista dada à revista.

Aos jornalistas Guilherme Amado e Daniela Pinheiro, Gilmar também disse que além dele, outro ministro do Supremo estava sendo alvo de chantagens “por uma das grandes operações investigativas em curso no país”.

“A toda hora plantavam e plantaram que esse ministro estava delatado. Qual a intenção? Isso é uma forma de atemorizar, porque essa gente perdeu o limite. Este ministro ficou refém deles”, foi a sua declaração, após ser questionado pela revista se ele seria o único alvo dessas perseguições.

“Mendes sente-se perseguido”, diz um trecho da matéria. Porque, segundo ele, mesmo tendo sido “alvo de ataques” desde que chegou ao STF, “há 17 anos”, Gilmar considerava que essa última investigação, a que o coloca como alvo da Operação Calicute, da Receita, por suspeitas envolvendo o Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), passava “de todos os limites”.

Os auditores apontam que Gilmar pode ter cometido corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência como possíveis fraudes cometidas, juntamente com sua esposa, Guiomar Feitosa, sócia do escritório de advocacia Sérgio Bermudes.

A isso tudo, tanto a apuração da Receita, como as ofensivas da Lava Jato, ele chamou de “milícias institucionais”, que fazem “pistolagem” para outras instituições.

“Coisa como isso aqui [apontou os papéis da Receita nas mãos], para começar a venda de informações, para virar uma milícia, é um passo. Tenho certeza de que já há muitos empresários sendo achacados por fiscais que tocam investigações, que não se sabe por que nem para quê”, acusou.

Na longa entrevista da Época, Gilmar também critica o coordenador da Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol, que segundo ele estaria acuando a procuradora-geral, Raquel Dodge. “A Raquel está acuada pelos apoiadores do Sergio Moro lá na PGR, coitada”, disse.

Leia aqui a reportagem sobre a entrevista.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MARCOS VINICIUS

- 2019-02-23 07:35:22

Girmar de Diamantino, pode esperar...a tua hora vai chegar ! Tolinho...começou uma briga que já nao pode terminar ! O Dalanhol quer a tua cabeça para alavancar a candidatura dele para PGR do Bozo .....

Alexandre

- 2019-02-22 09:29:57

O inferno é aqui na terra aqui se faz aqui se paga, agora se fazer de vítima pelo amor Deus,toda verdade,um dia será esclarecida.

Vladimir

- 2019-02-22 08:40:42

O beiçola do STF não tem do que reclamar. Qualquer coisa ele pode entrar com um habeas corpus que,pelo sorteio do STF,cairá para ele mesmo julgar. Uma maravilha!

Rui Ribeiro

- 2019-02-22 07:23:38

Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Assim, o Gilmar Dantas só protestou contra as arbitrariedades, que ele virou alvo delas.

Ricardo JC

- 2019-02-22 07:09:29

Só tenho um comentário (me perdoe Nassif, pelos termos). Quero mais é que se f... É um dos grandes responsáveis pelo que está aí e agora vem posar de vítima?

Luciene

- 2019-02-21 23:54:20

Com petista pode, né?

Lucinei

- 2019-02-21 23:52:56

O meu destaque é para o "ministro chantageado". Tenho minhas suspeitas se é somente um.

Renato Lazzari

- 2019-02-21 20:42:06

Jogo de cena. Mendes é da turma golpista, tanto pela atividade como juiz quanto pelas outras todas, como empresário privado. "Estão me fritando, o que pode ser ótimo para mim."

Rafaegeks

- 2019-02-21 20:27:18

Caca as bruxas ou investigacao seria. A verdade eh que o Gilmar faria o mesmo escarceu independente do motivo

c p silva

- 2019-02-21 19:46:58

Seu gilmar, o senhor tem uma dose cavalar de culpa neste merda que virou o direito no brasil. O senhor está apenas colhendo o fruto do que plantou. Não se alimenta cobras, porque elas podem te picar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador