Em menos de 12 horas, Gilmar mandar soltar Paulo Preto de novo

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Jornal GGN – Paulo Vieira de Souza, mais conhecido como Paulo Preto, suposto operador do PSDB, foi preso na manhã desta quarta (30) e, menos de 12 horas depois, já pode ser solto com um novo habeas corpus concedido, mais uma vez, pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
Paulo Preto havia sido preso pela Lava Jato em São Paulo no início de abril. Cerca de um mês depois, conseguiu um HC com Gilmar Mendes, mas voltou ao cárcere sob a alegação de que vem intimidando testemunhas do caso investigado.
A Lava Jato apura um esquema de corrupção na Dersa que desviou recursos públicos destinados de programas de habitação e indenizações a famílias que seriam afetadas por obras viárias do governo de São Paulo, comandado pelo PSDB nos últimos 20 anos.
Para levar Paulo Preto de volta à prisão, o Juízo aceitou argumento do Ministério Público Federal no sentido de que uma advogada da Dersa estaria participando de audiência de testemunhas com o objetivo de constrangê-las. Paulo Preto teria participação nessa tentativa de obstrução à Justiça.
Mas Gilmar Mendes não concordou com o argumento e ressaltou que ele servia apenas de pretexto para o “inconformismo” daqueles que foram contrariados com o habeas corpus.
“No caso concreto, está patente que o novo decreto de prisão revela inconformismo com a ordem de habeas corpus anteriormente deferida por este Tribunal”, escreveu Gilmar.
“O magistrado de origem justifica a nova prisão aduzindo que a defesa do paciente teria exercido influência no depoimento das testemunhas de acusação. Para tanto, aponta tão somente a presença da advogada da empresa DERSA na referida audiência. Contudo, não há fatos concretos a justificar o novo decreto cautelar.
A restrição da liberdade de um indivíduo não pode sofrer restrições amparada em hipóteses ou conjecturas”, argumentou.
Além de libertar Paulo Preto com urgência, Gilmar também estendeu o salvo conduto à filha do suposto operador do PSDB, que é investigada por ter sido beneficiada no esquema.
“Ausente, portanto, fundamento idôneo a justificar a prisão preventiva da ré TATIANA ARANA DE SOUZA CREMONINI. Desse modo, concedo habeas corpus de ofício em favor da filha do paciente, para suspender a eficácia do decreto preventivo de 29.5.2018, se por algum outro motivo não estiver presa.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Ufa, alívio!

    As coisas começam a voltar ao normal no Brasil. Estava apreensivo com o andamento dos acontecimentos, de que o país desandasse. As instituições voltaram a funcionar, felizmente. 

  • O STF negou o HC que eu pedi
    O STF negou o HC que eu pedi para Lula alegando a impossibilidade de supressão de instância. Paulo Preto não é Lula.

  • Ele também passou dos
    Ele também passou dos limites!
    Chega de palhaçada!
    Agora ele pode bater nas testemunhas!
    Ele tem as costas quente...

  • Ele também passou dos
    Ele também passou dos limites!
    Chega de palhaçada!
    Agora ele pode bater nas testemunhas!
    Ele tem as costas quente...

  • Paulo Preto

    é uma grande e constante ameaça aos tucanos paulistas. Ainda mais com a filha presa! Preso, ele abre a boca e manda Alckimin e Serra direto para a cadeia, e,  tantos outros tucanos candidatos ou não. Gilmar cumpre seu papel a perfeição!

     

  • O que importa se ele ameaça testemunhas? Tucano não vai em cana

    Ainda bem que ainda sobram em seus computadores de trabalho, palavras rebuscadas. Estes fariseus (hipócritas) são os mesmos do tempo de Jesus que usaram suas regras e moralidade imorais para lhe proferir pena. Jesus os chamava de sepulcros caiados por causa justamente de atitudes hipócritas. Eram senhores da lei, mas usavam-nas para encobrir suas maldades. Deveriam pintar o prédio do stf (minúsculo mesmo) de cal e ai nada faltará para que possamos chamar de sepulcro caiado. Branco e novo por fora e apodrecido e mofado por dentro.

  • Caro Nassif
    Golpistas

    Caro Nassif

    Golpistas unidos

    Jamais serão vencidos

    Golpistas unidos

    Jamais serão vencidos

    Mais veloz que o Flash para liberar os tucanos e seus comparsas. 

    Saudações

  • Não gosto do Gilmar ...

    Não gosto do Gilmar , mas foto fora de contexto ...

    Garantista.

    Depois se assustam com as pesquisas.

Recent Posts

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

18 minutos ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

18 minutos ago

A curiosa história do “cavalo de pau” na cassação do senador Seif, suspeito de favorecimento por Luciano Hang

Acusação diz que Hang colocou recursos à disposição da campanha de Seif, que acabou esmagando…

24 minutos ago

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

2 horas ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

2 horas ago

Lula: abandone a austeridade, por Paulo Kliass

Haddad adota o “bordão do trilhão”, imagem que se tornou moeda corrente nas falas de…

2 horas ago