Empresário da OAS mente sobre triplex, diz Vaccari

Ex-tesoureiro do PT afirma que nunca tratou com Léo Pinheiro questões sobre apartamento no Guarujá; carta com firma reconhecida foi entregue ao TRF-4 
 
vaccari_foto_abr.jpg
(Foto ABr)
 
Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu uma carta escrita e com firma registrada onde o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, afirma que o sócio da OAS Léo Pinheiro mentiu quando declarou em depoimento que Vaccari intermediou o recebimento do apartamento no Guarujá para Lula.
 
O documento, com data de 7 de fevereiro e firma reconhecida dia 22, foi apresentado pelos advogados de Lula nesta segunda-feira (26) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
 
“Não é verdade o que declarou o Léo Pinheiro em depoimento e delação premiada, que as doações feitas pela empresa OAS ao PT estariam ligadas a supostos pagamentos de propinas relacionadas ao contrato desta empresa com a Petrobras. Nunca tive qualquer tratativa ou conversa com Léo Pinheiro para tratar de questões ilegais envolvendo o recebimento de propina”, pontua Vaccari, preso em Curitiba desde março de 2015 condenado a 6 anos e 8 meses de prisão em três ações penais e absolvido em duas. 
 
“Também não é verdade o que diz Léo Pinheiro, que eu teria intermediado, em nome do ex-presidente Lula, o recebimento do triplex do Guarujá como pagamento de vantagens indevidas”, completou. 
 
O depoimento de Léo Pinheiro é o principal argumento utilizado pelo juiz federal Sérgio Moro e pelos desembargadores do TRF-4 para condenar o ex-presidente Lula. Mas, na verdade, nem sempre o empresário contou a mesma versão dos fatos para os investigadores da Lava Jato, como mostra a cronologia dos fatos.
 
Cronologia e acertos 
 
Pinheiro foi preso em novembro de 2014, mas apenas cinco meses depois, em abril de 2015, o Supremo Tribunal Federal aceitou o pedido da defesa de colocá-lo em prisão domiciliar. 
 
Em junho de 2016, o empresário pediu um acordo de delação premiada, apresentando informações sobre o esquema de propinas da Petrobras, entretanto sem incriminar Lula, segundo uma matéria publicada na Folha de S.Paulo, na época. A discussão para o acordo de delação segue até agosto, quando a Procuradoria-Geral da República decide encerrar as negociações com Léo Pinheiro e a OAS.
 
Em setembro daquele mesmo ano Pinheiro é preso novamente para “garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal e segurança da aplicação da lei penal”, escreveu Moro no despacho. Em novembro é condenado a 10 anos e oito de prisão.
 
Em novembro, a 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) confirmou a condenação de Moro e aumentou a pena de Pinheiro para 26 anos e sete meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema de propinas instalado na Petrobras. 
 
Em abril de 2017, o empresário troca de advogados e faz um novo depoimento para procuradores, desta vez incriminando Lula pontuando que seria o único responsável dentro da construtora pelo triplex e que não teria provas materiais do suposto acerto. Na ocasião a defesa da OAS disse:
 
“O apartamento era do presidente Lula desde o dia que me passaram para estudar os empreendimentos da Bancoop, já foi me dito que era do presidente Lula e sua família, que eu não comercializasse e tratasse aquilo como uma coisa de propriedade do presidente”. 
 
Em janeiro o TRF-4 reduziu a pena de Léo Pinheiro para três anos e seis meses, no mesmo inquérito que manteve absolvição do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, e dos ex-executivos da OAS Paulo Gordilho, Fábio Yonamine, Roberto Moreira Ferreira.. 
 
Os advogados do ex-presidente Lula argumentam que, ao recusar ouvir Vaccari, o juiz Sérgio Moro e os desembargadores do TRF-4 cometem “grave cerceamento de defesa”. 
 

10 comentários

  1. Dentre dois testemunhos

    Dentre dois testemunhos conflitantes, ambos sem lastro em provas materiais, qual deles merece mais crédito: o de um homem que muda o depoimento para se livrar da cadeia ou o de outro que condenado a severas penas e sem nenhum benefício à vista, declara a sua verdade dos fatos? Um condenado que não recebeu nenhuma condescendência do sistema repressivo por não aderir às delações prêt-à-porter mesmo tendo ciência que poderia ser hoje um homem livre caso agisse de modo contrário?

    Eis aí mais uma prova do caráter do ex-tesoureiro Vaccari. Mesmo sabendo que com essa declaração afasta qualquer possibilidade de melhoria na sua condição de persona non grata ao sistema, não se omite quanto ao dever de esclarecer fatos que são cruciais para a condenação de um inocente. 

    Se quisesse, o ex-tesoureiro hoje estaria livre, leve, solto e fagueiro por aí, como estão todos que de alguma maneira colaboraram para a consecução do que sempre foi o objetivo dessa farsa denominada Lava a Jato: a destruição do PT, de suas lideranças e da breve experiência de um governo progressista que ousou ir longe demais. 
     

  2. um prêmio pra quem souber, quem disse isso ao léo!

    não consigo entender que o cara faça essa declaração, e o juizeco nem pergunta quem disse isso?

    já a causa do juizeco não querer ouvir vacari, é cristalina.

  3. Vaccari está sendo injustiçado para que Lula também o seja

    https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/juiza-de-sp-absolve-vaccari-leo-pinheiro-e-mais-10-suspeitos-do-caso-bancoop-em-que-promotoria-pediu-prisao-de-lula.ghtml

    Vaccari está sendo injustiçado para que Lula também o  seja….esse processo que é uma grande fraude para detornar a esquerda nessa guerra 2.0 levada a cabo pelo imperialismo em conluio com vira-latas locais, como Moros, Dalanhóis, Globo e Insitituições convertidas em organizações criminosas atuando nesse golpe com STF dentro….tão logo esse golpe seja derrotado, faz-se necessário uma Comissão da Verdade para que os criminosos abusadores dessa guerra 2.0 sejam julgados e as vitimas de perseguição política anistiadas.

    Vaccari é preso politico, está preso por ser petista, contra Tucanos há contas na Suiça, vide caso Paulo Preto, mas o que fez algum juiz ladrão diante dessa falta dos tucanos: deu cartão vermelho…para o time petista, claro….invadiram a casa de Jacques Wagner sem que houvesse motivo para isso, a Justiça Eleitoral havia acabado de provar suas contas, ai o conluio midiático-penal saca da cartola um processo sem sentido para fazer seu show midiático eleitoral, doutra forma a direita não elege seus candidatos….o PSDB recebeu muito mais recursos para suas campanhas do que o PT, e mais: o PSDB desviou recursos e os depositou em contas no exterior…tucanos se enriqueceram ilicitamente, mas não vem ao caso, certo…

    Esse processo contra Lula é uma farsa inventada pelos Estados Unidos, sendo que a intervenção é um esquema para decretar toque de recolher quando da sua prisão, uma vez que lhe é negado direito de recurso, a Carmem Lucia sentou o bundão em cima do pedido de HC, suspenderam o direito de recorrer conforme a CF, petistas só podem recorrer a Suprema Corte da Republica da Lava Jato, o TRF4 um puxadinho da Globo. Quanto ao caso do tal “triplex” isso não tem nada a ver com Moro e muito menos com Petrobrás, inclusive o caso já foi transitado em julgado na Justiça de SP com a absolvição de Vaccari e outros réus. Que tristeza ver isso que estão fazendo com Lula e seu partido. Não gosto de dar link para essa praga de Globo mas até os jornazistas dessa máfia da Fifa publicou sobre a a sentença absolvendo Vaccari https://oglobo.globo.com/brasil/vaccari-absolvido-pela-justica-de-sp-no-caso-bancoop-20441813

     

  4. Até Moro sabe que o triplex não é do Lula
     Até Moro sabe que o triplex não é do Lula….por isso ele Moro tratou rapidinho de vender o apto como forma de apagar as provas do crime cometido por ele Moro… E mais: Moro não é juiz natural desta causa, tendo avocado para si um processo que não era da sua jurisdição e, se faz isso sem que seja impedido, é porque tem proteção dos EUA, interessado em dar o golpe do qual no momento se beneficiam, basta ver que a importação de produtos refinados aumentou de 40 para 90% após o golpe, isso porque graças a Lava Jato as refinarias brasileiras foram paralisadas e milhões de trabalhadores foram colocados no olho da rua, o que resultou nesse caos no RJ, onde a Lava Jato desempregou mais de 500 mil pessoas, sendo que isso se repete noutros Estados, o que resulta no seguinte quadro: milhões de desempregados pelo golpe.  

     

  5. HÁ SAÍDA INSTITUCIONAL PARA TODA ESTA SACANAGEM ?

    Que os que criticaram os rebeldes que entraram na “aventura” da resistência armada(guerrilha) ao golpe de 64 .

    FAÇAM  MEA-CULPA  !

  6. Vaccari: um dos grandes injustiçados da Lava Jato

    Espero que um dia, ainda em vida, seja feita justiça para o caso Vaccari tendo em vista que é um dos mais injustiçados dentre todos esses condenados pela Lava Jato. Todos sabem que Vaccari foi julgado com bases em delações e falsas planilhas e condenado severamente porque era pavimento para se chegar a Lula. E a imprensa que poderia fazer perguntas e investigar um pouco mais esse caso, se cala e empodera um juiz que comete tais arbitrariedades.

  7. Renuncia do stf

    Por todas estas barbaridades é que peço e acho que o pt e demais deviam pedir a RENÚNCIA COLETIVA DO STF  por descumprimento do seu dever de resguardar a constituição e os direitos humanos.

    Citaria dezenas de casos de omissão grave do stf: prisões coercitivas humilhantes e violentas, delação premiada que não cumpre nada do que devia e é bandida, prisão de reitores, o próprio golpe, o sujo processo LULA, … etc até o acorrentamento de um preso. E não se pode deixar de citar, tem tantas, a criminosa e inaceitável gravação, envio a globo e divulgação da  conversa da presidenta DILMA.

    É a primeira coisas a fazer para tentar redemocratizar o pais: RENÚNCIA COLETIVA DO STF, maior responsável por toda a desgraça que assola o país.

  8. PF e togados as saúvas do Brasil.

    Quando Chaves expurgou uma porrada de togados do judiciário lá na Venezuela, a famigerada globo e o PIG papagaio só não o chamaram de santo. Quando cassou a  concessão da emissora golpista de lá, a famigerada globo mais uma vez, manipulando os fatos  como sempre fez, disse que era “censura”  logo ela que é useira e vezeira de tal expediente.Os golpistas norte americanos,de olho no petróleo como sempre, então partiram pra cima do Brasil. E a Dilma e o Lula paz e amor, acreditaram que as “nossas instituições fortes ” são dignas de confiança. Como diria aquela personagem :”ô coitados”. E o Brasil  caiu na esparrela porque por aqui, não corre nas veias da maioria dos brasileiros, um pouco do sangue dos venezuelanos.

  9. Verdade

    Todo o mundo, inclusive o “juiz” e os procuradores, sabe que o tal Leo Pinheiro mentiu, para obter reducao de pena, dos 39 anos que serviam para pressiona-lo aos incriveis 2 anos que sobraram apos o servico, digo, a mentira feita. Tanto que, para presevar a mentira, de tanta utilidade, o “juiz” nao aceitou que se ouvisse o outro lado, Vaccari. Se o processo nao fosse uma farsa seria motivo mais do que suficiente para a sua anulacao. P.S. desculpem a falta de acentos e cedilha.

  10. SE O STF FOSSE UM CAVALO. TAL

    SE O STF FOSSE UM CAVALO. TAL É O ESTADO QUE APRESENTA, QUALQUER ESTUDADNTE DE VETERINÁRIA NÃO VACILARIA ORDENAR ABATÈ-LO IMEDIATAMENTE.

    O juiz moro é uma peça podre dessa arapuca descarada montada pelos agentes USA. Esse rapaz no entanto, é pequeno, não é a mais nociva ameba a contaminar o país, que o bando de protosoários velhacos do STF. São estes os maiores responsáveis pela degradação geral e irrestrita que tomou conta da nação, ao se omitirem covardemente, cuidam de destruir por dentro, uma das principais Insttuições do país.

    Atuam esses indivíduos, tal qual celulas cancerosas. Suspeito, seja necessário cirurgia radical. Não deve-se descartar, ser necessário a  amputação de membros, como fazem médicos e especialistas ao defrontarem-se com corpos já em adiantado estado de necrose.

    Orlando

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome