“Essa imprensa sabia de tudo e agora fica nessa demagogia”, diz Emílio Odebrecht

Jornal GGN – Em depoimento diante do procuradores da República, em Brasília, Emílio Odebrecht, patriarca da empreiteira alvo da Lava Jato, disse que fica “incomodado” com a cobertura jornalística que parte da grande mídia faz sobre a operação, tratando com doses exageradas de “surpresa” as revelações sobre esquemas que, na verdade, são praticados no País há pelo menos 30 anos.

“O que me surpreende é quando vejo todos esses poderes, até a imprensa, todos [agindo] realmente como se fosse uma surpresa. Me incomoda isso. Não exime em nada nossa responsabilidade. Não exime em nada nossa benevolência. Não exime em nada que nós praticamente passamos a olhar isso com normalidade. Porque em 30 anos, é difícil não ver isso como nornalidade.”

“O que me entristece (…) é que a imprensa toda sabia que efetivamente o que acontecia era isso. Por que agora estão fazendo tudo isso? Por que não fizeram há 10 ou 15 anos atrás? Porque tudo isso acontece há 30 anos!”, disse.

Emílio disse que compreende que os procuradores da Lava Jato, como são jovens, estão empolgados com as descobertas e que admira o trabalho e é o primeiro a querer colaborar com as investigações.

“Agora, os mais velhos, os das minha geração? Me perdoem, mas não aceitou essa omissão, de nenhuma área. É importante que haja compreensão disso, isso é realidade: A própria imprensa… Pode botar na conta, essa imprensa sabia de tudo e agora fica nessa demagogia. Eu acho que todos deveriam fazer uma lavagem de roupa nas suas casas”, disparou.

Os vídeos da delação de Emílio à PGR foram divulgados pelo Estadão. Eles tratam principalmente do Anexo 10 da delação premiada, sobre um encontro com Lula, em 2009, para tratar do chamado Refis da crise. 

No depoimento, Emílio diz que foi conversar com Lula para que o então presidente discutisse o projeto com Guido Mantega, titular da Fazenda, pois haveria impacto para as finanças da Braskem e empresas de diversos outros setores. Emílio disse ainda que Lula ficou de conversar com Mantega, numa resposta protocolar. O patriarca da Odebrecht disse que, assim, atendia a um pedido de Marcelo Odebrecht, e que não havia, pelo menos de acordo com o que conhecia, nenhuma propina envolvida.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=gsnZEiLP4Fk

Leia mais: Imprensa criou departamento de propina, repasses eram para todos, diz Emílio Odebrecht

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Deveria ter chutado o balde
    O ar Emilio deveria ter chutado o balde há trinta anos, e não aceitar conviver a corrupção.

    • Outro aceitaria

      Outro aceitaria e só mudaria o personagem. O enredo, a corrupação, é consequência natural da tentativa de convivência impossível entre democracia e capitalismo.

      É da essência da democracia igualdade entre os cidadãos, enquanto é da essência do capitalismo da desigualdade. Para o capitalismo triunfar é necessário corromper a democracia para mitigar o poder dos cidadãos que não têm dinheiro, destruindo a essência democrática da igualdade de poder. 

  • Ensaio da peça "A delação"
    Eu não sei se estou ficando velho ou intolerante a lactose mas vocês prestaram atenção a delação do Emílio? A todo momento ele baixava a cabeça para ler o script que entregaram a ele, parecia que eu estava assistindo aquela série dá Netflix Making a murderer, nesse caso se Making a corrupt, no fim dá leitura só faltou ele dizer assinado Sérgio Moro, vamos acorda!

  • Ensaio da peça "A delação"
    Eu não sei se estou ficando velho ou intolerante a lactose mas vocês prestaram atenção a delação do Emílio? A todo momento ele baixava a cabeça para ler o script que entregaram a ele, parecia que eu estava assistindo aquela série dá Netflix Making a murderer, nesse caso Making a corrupt, no fim dá leitura só faltou ele dizer assinado Sérgio Moro, vamos acorda!

  • Trinta anos o seu rabo

    Trinta anos o seu rabo emílio! Larga a mão de ser bunda móle e pelo menos fala a verdade seu marica! Conforme o compadre aqui, já no periodo da ditadura militar as madeireiras e demais fornecedores para construtoras e assemelhadas lançavam nos balanços e balancetes as propinas como 'PROPINA"... era práticamente normal pois "propina" não estava criminalizada como os golpistas criminalizaram agora para ferra o Lula e o PT. Queremos os nossos votos de volta! Roubaram 55 milhões de votos dos brasileiros democráticos de verdade! Queremos cana para o chefe testa de ferro fernando henrique cardoso, bem como para todos os demotucanos peemedebistas golpistas saqueadores e assassinos, diria o totalmente esquecido Teori!

  • relações promíscuas

    Por que ninguém fala das relações promíscuas da Rede Globo com os Srs. Cabral Filho e Eduardo Paes?

  • Não vou pregar o moralismo

    Não vou pregar o moralismo hipócrita e cínico que permeia essa nossa sociedade podre. Que isso sempre existiu qualquer um que consegue somar 1+1 sabia. Aceito, porque entendo que faz parte do jogo, ainda mais numa sociedade capitalista, frívola, tola e  como nossa. Não quero corrigir o mundo.

    O que não posso aceitar é o espanto imbecilizado de quem acha que a política é e deve ser feita por virgens imaculadas. Muito menos aceito os idiotas que veem a Lava Jato destruir o país e não faze nada.

     

  • Essa imprensa sabia de tudo

    Essa imprensa sabia de tudo só que não podia revelar pois o assunto estava sob segredo de INJUSTICA.

  • Então coloca a imprensa nessa roda também.

    Aproveita e entrega também os chefões da grande mídia. E põe o judiciário na roda também. Se não vai virar todo muindo refem desse pessoal da gerande midia e judiciário.

  • Todos sabiam: TODOS! Somos um

    Todos sabiam: TODOS! Somos um país de hipócritas! 

    Quem não sabia que nosso sistema político SEMPRE operou na base e no cume através de uma parceria promíscua com o mundo empresarial? Quem não sabia que ao fim e ao cabo o primeiro SEMPRE trabalhou em função do segundo ficando o eleitor, o cidadão comum, sempre em segundo plano?

    Quem não sabia que TODOS OS ORÇAMENTOS PÚBLICOS, ou seja, das três instâncias federativas e até dos três poderes sempre foram elaborados de modo a atender interesses que não só os públicos? 

    Quem não sabia que em TODAS AS ELEIÇÕES os financiadores, por óbvio, são os proprietários do Capital, e que portanto estes certamente nunca o fazem por diletantismo ou espírito público, e sim, como "investimento"?

    O que temos não é o despertar tardio de consciências, mas a irrupção do mais cristalino cinismo. 

     

    • todos...

      JB. não sei se que entendi direito, mas creio que seu texto foi de corcodância à citação de Emilio. Espero. Antes de tudo: Liberdade ao Marcelo !!! Ficou escrachado que vivemos numa farsa. que redemocratização e nova Constituição foi mudar tudo para continuar tudo igual. Que a Casa Grande é um conjunto de bandidos a extorquir um país, seu povo, sua economia, sua soberania, seus empresários e empresas. Estamos jogando os empregos e vidas de mais de 150.000 pessoas no lixo.  Pessoas que trabalham na Odebrecht e nada tem a ver com tamanha sujeira na Politica. Tal Casa Grande, agora com novos comodos, novas cores e novo moradores. Mas Coronéis, todos.  E a imprensa sempre conivente com isto. É a pura verdade. E entidades civis de todo país no mesmo balaio. OAB, por exemplo, sempre omissa e mancomunada com a bárbarie. Como? Com a manutenção de eleições indiretas dando poder à ditadura das federações e das carteirinhas. Democracia farsante. Não existe saúde pública, não existe escolas decentes, não existe transporte público com preços módicos e de qualidade, não existe segurança, não existe Justiça, não existe Estado...? Tudo está esclarecido. Nunca foram o propósito nem o objetivo. Nem em municípios, nem em estados, nem na Federação. Os objetivos e intestinos estão expostos. Como disse Emilio, sempre estiveram. Apenas o  cincismo os encobriam. 

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

14 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

15 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

18 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

18 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

19 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

20 horas ago