Ex-governadora Yeda Crusius responderá por fraude administrativa

Jornal GGN – A segunda turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu, por unanimidade, que a ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB) poderá responder a processo com base na Lei de Improbidade Administrativa, na Justiça Federal de Santa Maria (RS).

A ex-governadora foi acusada de desviar R$ 44 milhões no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) gaúcho entre 2003 e 2007. Outras oito pessoas também estão envolvidas no desvio e respondem a ação na Justiça Federal.

A ex-governadora alegava que, como agente político, não poderia ser acusada de improbidade administrativa. Além disso, argumentava que os juízes de primeira instância não teriam competência para processar e julgar governadores por atos de fraude.

O subprocurador-geral da República Aurélio Rios, responsável pelo parecer do MPF (Ministério Público Federal) acolhido pelo STJ, disse que, em julgamento anterior, a Corte Especial do STJ decidiu que “os agentes políticos – com exceção do Presidente da República, não estão imunes à responsabilização por atos de improbidade administrativa, estando submetidos à Lei nº 8.429/92”, afirmou.

O procurador lembrou que Yeda Crusius não ocupa mais o cargo de governadora, sendo assim, o STJ não teria competência para processar e julgar ação de improbidade apresentada contra ex-ocupante do cargo.

Por esse motivo, o subprocurador solicitou o retorno do processo para primeira instância, na cidade de Santa Maria para dar andamento na ação.

Com informações do STJ

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa eu quero ver! Em se

    Essa eu quero ver! Em se tratando de tucanos e assemelhados, nunca se tem notícia da Polícia Federal nem do Ministério Público. Seria muito bom se pudéssemos acompanhar todos os desdobramentos desse caso.

  2.  
            A defesa dela em

     

            A defesa dela em tempos idos:

        ”Só porque sou bonita,elegante,inteligente me acusam.Isso é pura inveja do meu corpo maravilhoso e da minha beleza já citada”

               É SÉRIO MESMO QUE ELA DISSE ISSO PRA SE DEFENDER.

               

  3. PSDB volta sempre a primeira instância!

    Ao contrário do PT que sempre vai ao STF e se possível, sem embargos, o PSDB sempre vai a primeira instância, por que?

  4. Uma das figuras lamentaveis

    Uma das figuras lamentaveis da politica brasileira, invenção do pranteado e endeusado Itamar Franco, sem qualificação, preparo ou estatutra intelectual, impressionou Itamar pelo seu porte e beleza, não podia dar certo.

  5. Uma das figuras lamentáveis

    Uma das figuras lamentáveis do Blog, para variar é o sr. André, vulgo O Sabichão, ou o Tio Rei do Blog. Ele parece não gostar mesmo de pessoas honestas, como o Itamar Franco, que somente errou qdo convidou o FHC p/ implantar o Plano Real, e foi até “deportado” p/ a Itália p/ não “abrir a boca”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador