Fernando Collor e as críticas a Joaquim Barbosa

Por Nilva de Souza

Fernando Collor e as críticas a Joaquim Barbosa

O ex-presidente da república fala sobre “posturas desrespeitosas” e dos lamentáveis episódios envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal.

Collor lembra, durante seu discurso no Senado, de episódios de autoritarismo, que podem desaguar em crise entre os poderes brasileiros.

 

Redação

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Como assim?!

         

        Como assim, dizer muito e não falar nada ?!

        É a primeira vez que vejo um texto vazio do que diz virar post aqui.

        Também pudera, é carnaval!

    1.  
      Collor já se redimiu.

       

      Collor já se redimiu. Joaquim Barbosa está recebendo a grande medalha da inconfidência mineira por indicação de Aécio e Anastasia. 

  1. Para quem acha boa coisa

    Para quem acha boa coisa aquele simulacro de eleição para presidente do tribunal que o STF faz,  de modo a que haja um rodízio entre todos eles na presideência, está aí o resultado. Uma farsa terminando em tragédia. Existem vários que poderiam a chegar a ministro, mas nunca a presidente da corte. O Brasil é um lugar tão esquisitamente acostumado a jeitinho e gambiarra, que até a eleição na corte mais alta é uma simulação para compor interesse de todos em serem presidentes, em vez de eleger o mais preparado.

  2. Eu achei boas, contundentes,

    Eu achei boas, contundentes, as críticas que Collor fez ao PGR Gurgel. Inclusive, foi ele quem lhe moveu ação quando engavetou as denúncias contra Cachoeira, e depois passou-as para sua esposa fazer o mesmo. Está faltando o texto do discurso, que seria o objeto de comentários. Creio que não se possa confundir Collor-presidente com Collor-senador, ele não tem sido mau senador não.

    1. O teu critério é limitado

      Resume-se a quem defende os interesses políticos do PT enquanto partido. Se ele ataca Joaquim Barbosa, que condenou os réus petistas do mensalão, ele é um bom senador. Reducionismo e tanto. Daqui a pouco, até o FHC vai ser bom se atacar Joaquim Barbosa, coisa que, aliás, ele já ensaiou fazer, quando disse que a candidatura dele seria uma “aventura”. Daqui a pouco veremos petistas defendendo FHC.

      1. Acho que o seu que é. Porque

        Acho que o seu que é. Porque o afastamento do que Collor chamou de entulho autoritário e a punição do bandido Cachoeira e da revista que chamou coito dos bandidos não era causa só do PT não, era, e é, uma questão de saneamento nas instituições todas. Todos deveriam querer, não só petistas, pelo menos, todos honestos querem.

      2. Condenou quem?

        O projeto de déspota esclarecido chamado Joaquim Barbosa não “condenou os réus petistas do mensalão”. Condenou, sim, em seus discursos politiqueiros e irresponsáveis, a democracia e todas as suas instituições, incluindo o próprio STF nas poucas vezes em que este, por maioria, “ousou” posicionar-se contra sua sanha inquisitória. Não se trata, pois, de defender este ou aquele partido, tampouco de defender esta ou aquela pessoa, mas sim de defender a própria democracia. Portanto, podes ter certeza que qualquer um com coragem e poder suficientes para enfrentar e desmascarar o falastrão golpista poderá contar com minha total defesa .

  3. Muito Bom

    O Collor foi, como sempre, claro e conciso.

    Isso contrasta – lamentavelmente para alguns de nós – com a figura caricata e senil do ex-Senador em exercício: Suplicy, o qual tem sido escalado (Quem escalou?) para confrontar ao STF.

    Foi ótimo senador, durante algum tempo, mas, neste caso gritante, o PT perdeu a sua capacidade de renovação. O PT merece, nestes tempos, alguém melhor para o Senado.

    O Senador Suplicy não deveria negar aos petistas o direito de ficar com uma boa lembrança dele. Ele e o PT merecem. Existe hora para pendurar as chuteiras.

  4. Pesquisa compara Eduardo com Collor

    do portalpe10

    Em pesquisa Eduardo é visto como jovem e comparado com Collor

    O PSB avalia, no entanto, que a referência é apenas “residual” e que pode ser até positiva

    As pesquisas qualitativas realizadas pelo PSB revelam que uma das qualidades identificadas com o governador Eduardo Campos (PSB) é que ele é jovem, revela a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo desta sexta-feira (28). Boa parte dos entrevistados, porém, identifica ele com o ex-presidente Fernando Collor (PTB).

    Também governador de um estado do Nordeste, Collor deixou Alagoas para se eleger presidente em 1989 e foi deposto três anos depois após o confisco das cadernetas de poupança.

    O PSB avalia, no entanto, que a referência é apenas “residual” e que pode ser até positiva, já que Collor teve uma importante votação em São Paulo; maior colégio eleitoral do País.

    Entre as características positivas, o governador pernambucano também é citado como uma pessoa que tem energia e disposição. Mesmo eleitores que não conhecem Campos têm essa avaliação.

    1. Obrigada, Emerson

      Só posso dizer mais uma vez: brilhante. Sim, foi brilhante também este discurso do senador Collor, o outro foi o que fez, pedindo afastamento do PGR Gurgel. Bem fundamentado na CF, ele esclareceu o compromisso legal lavrado entre os 3 poderes, que JB está infringindo diariamente. Também, muito bem fundamentou a origem do poder deste infrator, no Executivo e no Lelislativo, que o beneficado não se cansa de vilipendiar, constituindo base para desestabilização do governo democrático que o alçou ao posto que ocupa. Temos que admitir que Collor, embora outrora tenha se deixado envolver, como presidente, agora, como senador é brilhante, com um brilho de causar inveja aos petistas, inclusive eu.

      1. Nulidade total

        Em termos de congresso nacional o PT é uma nulidade só. Não tem ninguém que se pode chamar de tribuno em qualquer das casas, e quanto aos do PT que estão lá têm apenas uma finalidade: votar nos projetos do governo

    2. Esse discurso é antigo.

      Não foi feito por esses dias não. Creio que teve como referências algumas declarações de Joaquim Barbosa dadas numa palestra em que ele criticou o parlamento brasileiro, os partidos políticos. Salvo engano, a palestra foi numa uiniversidade, não sei se na UnB. Foi algo neste sentido. Já tinha visto esse vídeo. Ele não é um discurso recente.

  5. O passado de Collor passou.

    O passado de Collor passou. Sua  história e vitória ,estão intimamente ligadas à Globo,particularmente ao fundador  das Organizações,Roberto  Marinho.

    Contudo, sua inexperiências,deslumbramento e os vícios de classe(não aqueles…),fizeram-no desperdiçar oportunidade revolucionária de mudar o país. Talvez pagasse com a própria vida se ousasse  demasiado.

    O provincianismo não permitiu ir  além. A ousadia moderada  custou-lhe o mandato  com  desonra.

    Todavia, reconheça-se sua coragem,para uns ,  extenção da porralouquice juvenil mal curada,porém,   há contundência 

    e  conteúdo nas sua  denúncias  e  acusações, em que pese ausência  de convicção nas  suas  ações  parlamentares.

  6. Interessante

    Não tenho nenhuma dúvida que todos que aqui detratam FCM foram extamente os que votaram nele, na sanha de 1989 para derrubar o Lula. Agora vem aqui criticar seus comentários quando são absolutamente corretos sobre esta armação, verdadeira tentativa de golpe, armada previamente e montada sem escrúpulos, promovida pela Rede Globo e demais mídias porcas deste país e tendo como corrompidos juizes do STF que divulgaram um circo dos horrores sobre a população brasileira. 

    1. É verdade, Ulisses. Nós, que

      É verdade, Ulisses. Nós, que nos sentimos traidos por ele ter feito papel do anti-Lula da hora, vibramos, irrefletidamente, ante sua deposição. Mas os fatos subsequentes fizeram alterar esse impacto. Collor foi deposto pelos mesmos que o ungiram ao poder, e os que o fizeram não se mostraram, ao longo do tempo, mais dignos que ele. Agora se recupera, confessou arrependimento, disse que era muito jovem e inexperiente. E, de fato, tudo que tem feito como senador tem sido pelo aperfeiçoamento das instituições políticas e da democracia. Só os que votaram nele como um anti-Lula, insistem, novamente, em desmoralizá-lo porque se descaracterizou como um anti-Lula, não pelos fatos passados, dos quais só se aproveitam.

    2. Collor

      O que me parece é que é exatamente o contrário. O PT nasceu como crítico do populismo getulista. Durante o governo do caçador de marajás capitaneou a campanha pelo seu impeachment enquanto Brizola aliou-se a Collor. Hoje o PT foi tomado pelos petebistas. É isto que parece explicar tanto a guinada para a direita, a corrupção, as alianças, a proximidade com os brizolistas bem como a posição com relação a Collor. Isto sim, faz sentido.

      1. Cite a corrupção por favor?

        Escreva aqui uma corrupção promovida pelo governo Lula ou Dilma! Senão tu é um mentiroso! CVomo todos que aqui citam o PT corrupto mas não citam exemplos. Há não vale este mentirão! Já está caindo a armação golpista da mídia com o judiciário! As alianças infelizmente é a tal democracia presidencialista prlamentarista brasileira. Nenhum presidente governa sem maioria, A queda de Collor foi promovida pela própria rede Globo quando viu a criatura não querer obedecer o criador. Sem maioria no congresso impeachment foi fácil, não sua falácia de dizer que PT captaniou a derrubada de Collor. Quem era PT em 1992 para derrubar um presidente? Sua lorota é mais risível que Irmãos Max! Collor sabe quem deu o golpe, mas agora apenas falou a verdade assim como muitos outros não PTistas como juristas que nunca você diria associado ao PT e viram a teoria de domínio do fato como a armação que era. Assim como viu a corrupção grossa do Cachoeira com a revista Veja, outro do seu algoz no impeachment. A direita e você não o engolem por que ele quase quebrou vocês no congelamento das poupanças, não baixou a crina para vocês, mas burro e ingênuo, não fez maioria no congresso e cokmo não havia internet foi derrubado pela mídia. Há, isto é a verdade, não é fazer sentido jistórias da carochina como a sua! 

        1. DISCURSO ÚNICO

          Ulisses, é verdade, a oposição tem como discurso somente o mentirão, enquanto PSDB e seus aliados têm: o mensalão da reeleição de FHC; o mensalão do DEMO de Brasília; a roubalheira do metrô e da CMTP de São Paulo; o ISS e o IPTU paulistano; a privataria tucana; o escândalo do PROER; a roubalheira do SIVAM; etc. etc. etc e põe etc nisto.

          Somando tudo isto, há quem calcule que a roubalheira ultrapasse R$ 100.000.000.000, 00, isto mesmo: cem BILHÕES de reais.

      2. Nunca vi o PT criticando o

        Nunca vi o PT criticando o populismo getulista, nem nos seus primórdios, nem ao longo de toda sua história. O 1º que vi falando pejorativamente do populismo ligado a GV, na decada de 90, foi FHC ainda no 1º governo, e continua falando isso até agora.  

  7. O PT , com seus senadores em

    O PT , com seus senadores em estado de catatonia , deve estar confuso com a participação ativa e determinada do Collor . no parlamento . Belo discurso…

  8. E daí?

    O Senador Collor apontou as falhas da conduta do presidente do STF, mas e daí? Alguma coisa acontecerá? Ou o batman vai continuar fazendo pipi na cabeça de alguns políticos nacionais?

  9. Collor foi um sociopata político na Presidência da República.

    Quem viveu e sofreu os efeitos políticos e econômicos da era Collor sabe que qualquer crítica proveniente deste sociopata político é um elogio. O post caiu em cntradição se a intenção era fazer uma crítica negativa a Joaquim Barbosa. Collor sempre será um lixo político,sem condição nenhuma de regeneração ou reciclagem. Só lamento o pensamento reducionista dos petistas que se manifestam, aqui, considerando Collor, hoje, como um politico regenerado. Só falta fazê-lo canditado a vice na  chapa da Dilma??!!!!!

  10. Discurso sem curso

    Alguém aqui leva a sério o que Collor fala em seu discurso?. Alguém aqui lembra de PC farias, como ficou popularmente conhecido? Talvez não seja possível mudar esse país, em curto prazo para melhor, por seus meios normais. É preciso coragem para fazer o que Joaquim Barbosa faz. Barbosa faz o que a maioria do povo quer fazer.

    Quem apoia um discurso deste, ou não conhece nada da historia brasileira, ou conhece e ainda assim não é capaz de entender a complexidade que envolve as duras críticas de Barbosa a alguns ministros, principalmente na ação penal 470.

    O que precisamos é de mais Barbosas nos poderes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador