Gebran nega desbloqueio em conta de Lula achando que ele tem “auxílio”, mas não tem

Foto: Divulgação/TRF4

Jornal GGN – O desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, negou, provisoriamente, o desbloqueio das contas do ex-presidente Lula determinado por Sergio Moro. Mas ao negar o pedido em caráter liminar, Gebran cometeu um erro, na visão da defesa: disse que é errado afirmar que a subsistência de Lula está comprometida a partir do sequestro de imóveis, veículos, dinheiro em conta e até previdência porque todo ex-presidente recebe um auxílio em virtude do cargo. Mas não recebe. Há 28 anos, essa aposentadoria foi revogada pela Constituição.

“Considerando que o deferimento da liminar impõe que se equilibre a necessidade sob a ótica do mínimo suficiente, não socorre o impetrante a alegação genérica de que a constrição é capaz de comprometer a subsistência do impetrante, ex-Presidente da República, recebendo o auxílio que lhe é devido em decorrência da ocupação do cargo. Ante o exposto, indefiro o pedido liminar”, disse Gebran.

“Luiz Inácio Lula da Silva não recebe nenhuma aposentadoria por ter sido presidente da República por dois mandatos”, explicou o advogado Cristiano Zanin Martins em nota à imprensa.

Por conta do decreto 6.381 de 2008, todos os ex-presidentes têm à disposição quatro servidores para atividades de segurança e apoio pessoal, dois veículos oficiais com motoristas e, ainda, outros dois assessores pessoais. Os salários e custo de manutenção são custeados pela União.

O defensor ainda observou que a decisão de Gebran – que costuma ratificar as decisões de Moro – não é uma derrota final. “Não houve análise do mérito do Mandado de Segurança, que será apreciado pela turma do TRF-4”, alertou.

Na decisão em liminar, Gebran ainda “reconheceu que há ‘argumentos ponderáveis sobre (in)validade da decisão de primeiro grau”.

“(…) por certo que não se desprezam os fundamentos invocados pela defesa na inicial. Ao contrário, traz a impetração argumentos ponderáveis sobre a (in)validade da decisão de primeiro grau que, todavia, devem ser examinados com maior acuidade e dentro dos limites do mandado de segurança pelo órgão Colegiado.”

Moro mandou sequestrar de Lula cerca de R$ 10 milhões, atendendo a um pedido feito pelo Ministério Público em outubro de 2016, mas que ficou engavetado até a sentença do triplex. O bloqueio foi determinado um dia após Lula se lançar candidato a presidente em 2018, em resposta à condenação de 9 anos e meio por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

O advogado Cristiano Zanin gravou um video mostrando otimismo em relação à turma do TRF-4.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • ISSO é gravíssimo  ..uma

    ISSO é gravíssimo  ..uma falta funcional que não pode passar batida

    Não bastasse os Moros e Agilmar Mentes  ..olha o nível dos nossos desembargadores que NÃO rubram nem se incomodam, uns em falar fora dos autos, outros em se declararem AMIGOS CEGOS e leais a outros colegas

    jesus  ..a que ponto o BRASIl chegou  ??!!

    E a mídia séria (existe ?) que deveria esclarecer, eu me pergunto ?!  ..pior que ele ainda se engana ao MANIPULAR a classe média ..a UNICA que vai pras ruas por MEDO e angustia

    ..mesmo pq o proletário, o fodid?,  ele esta sendo AMANSADO pela própria esquerda (os MST e OTST) que lhe dão falso amparo, abrigo e esconderijo em invasões de terras e por sobre córregos fétidos

     

     

     

  • Vejo que o banditismo togado

    Vejo que o banditismo togado é uma constante na "justiça" Brasileira. Ou juíz brasileiro é incrivelmente incompetente, o que na prática dá no mesmo.

  • Contra Lula, até corrente falsa de whatsapp está valendo

    O que está acontecendo com o Estado de Direito no Brasil? Até corrente falsa de whatsapp está valendo contra Lula.

  • Já era esperado.
    A esperança

    Já era esperado.

    A esperança de Lula e Leandro Palsen e Victor Laus.

    Isso se já não estiverem mexendo pauzinhos para trocarem alguem de turma.

     

  • Um juiz que não conseguiu

    Um juiz que não conseguiu passar na prova da OAB, por 5 vezes, é compreensivel desconhecer "LEIS", mas um desembargador desconhecer que um ex e futuro presidente da republica NÃO recebe aposentadoria pelo cargo é o fim da picada.

    A contaminação é geral, de juiz de primeira instância, reprovado pela OAB 5 VEZES ao STF, que condena porque a literatura lhe permite.

    Um dia a casa vai cair!

  • Esses caras não querem nem
    Esses caras não querem nem saber se está na constituição ou não. Se tem direito ou não.
    Se algo envolve o Lula, eles são contra.
    Ponto final.

  • O juiz já começou errando .
    O juiz já começou errando . Uma lei que não existe há 28 anos , serviu para esta decisão. Vale tudo mesmo para destruir o Lula. Pura utopia quem acredita na candidatura do Lula com uma justiça parcial.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

6 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

8 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

8 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

8 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

9 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

12 horas ago