General diz que pressionou Supremo porque Lula solto faria “coisa fugir do controle”

Jornal GGN – O general Eduardo Villas Boas, comandante do Exército brasileiro, admitiu em entrevista publicada pela Folha de S. Paulo neste domingo (11) que chegou ao “limite” ao pressionar publicamente o Supremo Tribunal Federal a rejeitar o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. Segundo o militar, ele decidiu se manifestar para evitar que a “coisa” pudesse “fugir” do “controle” caso Lula fosse solto. Ele indicou que havia temor acerca da reação de “pessoas, militares da reserva e civis identificados conosco”.
“Eu reconheço que houve um episódio em que nós estivemos realmente no limite, que foi aquele tuíte da véspera do votação no Supremo da questão do Lula. Ali, nós conscientemente trabalhamos sabendo que estávamos no limite. Mas sentimos que a coisa poderia fugir ao nosso controle se eu não me expressasse. Porque outras pessoas, militares da reserva e civis identificados conosco, estavam se pronunciando de maneira mais enfática. Me lembro, a gente soltou [postagem no Twitter às] 20h20, no fim do Jornal Nacional, o William Bonner leu a nossa nota”, recorda o militar, em entrevista ao jornalista Igor Gielow, do jornal Folha de S.Paulo.
Villas Boas entendeu que o episódio lhe rendeu críticas severas do “pessoal de sempre”, mas “a relação custo-benefício foi positiva.”
“Alguns me acusaram… de os militares estarem interferindo numa área que não lhes dizia respeito. Mas aí temos a preocupação com a estabilidade, porque o agravamento da situação depois cai no nosso colo. É melhor prevenir do que remediar”, acrescentou.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Fugir do controle é cumprir a

    Fugir do controle é cumprir a constituição?Se é, quem dera as coisas estivesem todas descontroladas, mas como há controle, tudo está uma maravilha.

  • "Reação dos identificados
    "Reação dos identificados conosco", os "identificados conosco", então, tomaram o último poder, que a rigor já estava tomado: o stf. O twitti foi a senha lida por William Bonner.

  • Ou seja:
    Ao negar o HC por pressäo e não por convicção, atestou o STF, a inocência de Lula. LULA LIVRE não ě só um bordăo. É o que se espera apos esta confissăo.

    • Vastos campos de cavalgar

      E a pergunta certa:

      Qual cidadão precisaria se preocupar com a Lei e a Ordem se Lula estivesse solto?

      Nenhum, porque haveria lei e ordem social estabelecida, a despeito do entendimento de alguns pouco esclarecidos.

       

    • Para as nações que não participaram do golpe e,

       para os brasileiros conscientes, não resta mais nemhuma dúvida..

  • Cinismo sem fim...

    O discurso de "repúdio a corrupção" é o mesmo e talvez compartilhe com o raciocínio do Moro a cerca do Caixa dois do ônix...

    Pediu desculpas, está limpo...

    Nosso país é um país cínico!

    Estamos todos vendo "os dois pesos e duas medidas das ações contra corrupção"!

    Só os muito trouxas não enxergam isso!

    Os telespectadores do SIlvio Santos muitos são idosos e serão as maiores vítimas do golpe e com este pós-golpe eleitoral!

    O bolsonaro prometeu uma "Limpa geral" na vida pública do país, ao contrário do PT que iria governar preservando as instituições cheias de vícios e muitos penduricalhos...

    Ninguem aguenta isso mais...

    Se o general pensou que resolveu o problema naquele momento escolhendo a favor da rede globo e sua caça ao PT, pode ficar pior pois o bolsonaro com o volume de eleitos com capacidade duvidosa ao seu reboque, com certeza mais confus vai ficar nossa sociedade...

  • ...E quem lhe deu o direito de decidir pelo país, general?...
    "E quem lhe deu o direito de decidir pelo país, general Villas Boas?" - é a pergunta que cabe fazer diante das graves distorções de pensamento demonstradas pelo general em seus tuítes e justificativas.
    .
    Começa errando ao colaborar enfaticamente com a FRATURA havida na sociedade, criada pela grande mídia, entre "os cidadãos de bem" (sic...) e "o resto..." - entendendo-se como "o resto", essencialmente os dirigentes, militantes e simpatizantes do PT, ou mesmo todo aquele que, mesmo não tendo ligação alguma com o partido, defenda radicalmente o Estado de Direito, as garantias individuais consagradas na Constituição, o respeito às leis. Pela fala do general, Bresser Pereira e Cláudio Lembo, só para ficar nesses exemplos, dois homens públicos ligados por toda uma vida a partidos como o PSDB e o DEM, estariam fora desse rol de "homens de bem", por falarem ambos com toda a clareza que os processos abertos contra Lula, especificamente este que o levou à condenação, "são uma farsa absoluta, uma perseguição política deslavada...."
    .
    Foi característica do nazismo, como é de todos os movimentos sociais de cunho autoritário e EXCLUDENTE DO OUTRO, a criação e o reforço ideológico dessa DICOTOMIA: "nós contra eles", ou "o bem X o mal..." - dessa forma, o sujeito "não tem escolha", não pode acreditar mais "em um lado", ACEITANDO CONVIVER COM O OUTRO DEMOCRATICAMENTE, já que "o outro, passa a ser designado como o mal absoluto". - Todo discurso fascista e autoritário traz em seu cerne a coisa do "os homens de bem..."
    .
    A segunda distorção da VERDADE pelo general Villas Boas, está associada à primeira - mais uma vez ele coloca valores como Democracia, estar ao lado da Constituição, luta pelo fim da corrupção e da impunidade, e até a "paz social", como algo VINCULADO às ideologias dos grupos de direita que controlam hoje o Brasil quase que na sua totalidade, DENTRO DAS DIVERSAS INSTITUIÇÕES.
    .
    Assim, magistrados "do bem", os que queiram a "paz social", estariam fechados com Sérgio Moro e todas as violências que ele cometeu contra a Constituição Federal, contra as leis, contra as garantias do cidadão Luís Inácio Lula da Silva, de um julgamento justo. Ora, se partimos do pressuposto que Lula é a síntese de tudo o que é contrário à democracia, à justiça, à paz da nação, fecharemos nossos olhos a todas as arbitrariedades cometidas contra ele, a presidente Dilma e o PT. Não é só uma forma grosseira de manipulação, é, literalmente, tanger a sociedade como um rebanho (des)humano, um rebanho que tem que acolher o discurso monocórdico e maniqueísta do general Villas Boas, Moro, e seus assemelhados.
    .
    Termino citando o inacreditável segundo tuíte do senhor Villas Boas:

    "Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?"
    .
    Respeitosamente lhe devolvo a pergunta, general Villas Boas: "Quem está pensando no bem do País e das gerações futuras? Com que exemplo de democracia, sr. general? Esta em que "´pitacos" do Exército são lidos pelo Jornal nacional, como o senhor mesmo confessa, com o intuito de pressionar o Supremo Tribunal do Brasil...? Apontando com um autoritarismo perverso quem representa "o bem" e quem representa "o mal"...?. É isso mesmo que o senhor enxerga como não colocar os interesses PESSOAIS ou de um grupo, à frente da democracia e da pluralidade de ideias, general Villas Boas...?"
    .
    Lembrando ao senhor, respeitosamente, que a última vez em que generais se outorgaram esse "direito", nem faz tanto tempo assim... Foi em 1964, e até hoje, nossas feridas não cicatrizaram, como demonstra todo o horror e violências diversas, do processo social que estamos vivendo hoje, principalmente por causa dos "homens de bem" que o senhor tanto defende, juízes como Sérgio Moro, e o seu candidato, tragicamente eleito, com a inestimável ajuda da propagação criminosa de Fake News, em evidente quebra das leis vigentes no país.
    .
    Qual o seu conceito afinal do que seja "O BEM", senhor general Villas Boas...? Que tal deixar a sociedade, com todas as suas diferenças e pluralidade de pensamentos e ideologias, DECIDIR ISSO sem as pressões das nossas Forças armadas?

  • General,

    quanto mais o senhor falta, mais fica claro que paras as Forças Armadas, a Constituição Brasileira é meramente uma lista de sugestões.

  • vitupério

    Se alguém me chamar de "cidadão de bem" eu parto para a briga!

    -Cidadão de bem é o seu pai de lambreta e a sua mãe de bicicleta!

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

8 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

8 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

11 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

12 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

12 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

13 horas ago