Gilmar diz que Brasil vive “aprendizado” com delações premiadas

Jornal GGN – O ministro Gilmar Mendes disse na noite de segunda-feira (10) que o País “está vivendo um aprendizado” com as delações premiadas acordadas no âmbito da Operação Lava Jato entre os investigados e o Ministério Público Federal. Sem mencionar diretamente os vazamentos seletivos emplacados na mídia, desde o início criticados por alguns advogados, Gilmar disse que “certamente, vão se detectar deficiências e elas serão devidamente aperfeiçoadas, como já ocorreu em outros sistemas.”

Segundo informações do Estadão, o magistrado ainda apontou que “os resultados (das delações) até agora são satisfatórios.” Ele indicou “problemas como a possibilidade de coação, de a vontade não ser livre, de se estar valorando demais o próprio conteúdo da declaração”, mas não fez referência a autoridades da força-tarefa da Lava Jato que tenham recebido críticas em relação a essas condutas.

O juiz federal Sergio Moro, por exemplo, recebeu cutucadas indiretas até mesmo do ministro do Teori Zavascki, também do Supremo, que chamou de medievalesca a decretação de prisão preventiva para coagir investigados a optarem pelo acordo de colaboração premiada na Lava Jato.

“Acredito que nós vamos ter a possiblidade de discutir isso até mesmo no Supremo Tribunal Federal e, a partir daí, vamos construir soluções adequadas e compatíveis com o Estado de Direito, como já ocorreu com outros institutos. De qualquer forma, acredito que (a delação premiada) é um instituto que vem dando bons resultados no combate à impunidade, à criminalidade”, apontou Gilmar.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Devolve, Gilmar!

     

    Alguém tem óculos para emprestar ao Gilmar Mendes? Ele pediu vistas a um processo cuja votação já está decidida, proibindo empresas (como as presas, em Curitiba) de doar dinheiro (como são generosas!) aos políticos (vários presos também). Já faz mais de um ano e o Gilmar não devolve o processo. Prometeu devolver até o final de junho, mas não cumpriu. Devolve, Gilmar!

     

    Eleição no Brasil 
    é um processo exemplar:
    ganha quem mais pediu
    e quem perdeu quer ganhar.
    Contra tal arrepio,
    todos, menos o Gilmar.
    Pediu vistas, nada viu,
    mas segue a procurar.
    "O dinheiro sumiu?
    Vamos investigar!
    Em primeiro de abril,
    doe a quem doar!"

    • E veja só o tamanho da velhacaria

      E VEJA SÓ O TAMANHO DA VELHACARIA

      Sentou há 1 ano e meio na ação sobre financiamento empresarial dizendo que o Supremo não pode decidir sobre assuntos de reforma política, que são atribuição do congresso.

      Em 27/05/2015, por sua vez, o STF (b) decidiu, por 9 a 0 (*), que senadores, presidente, governadores e prefeitos, podem deixar o partido pelo qual se elegeram e mudar para qualquer outro, quando bem entenderem, sem perder o mandato. Com o voto de Gilmar Mendes, aquele que diz que o STF não deve decidir em assuntos de reforma política e deve aguardar o Congresso. Neste assunto, fidelidade partidária, Gilmar "estranhamente"  não pediu vistas nem sentou em cima, pois a decisão do STF, solicitada pela PGR, tratava, disfarçadamente, de garantir a perda de mandatos do PT, o da traíra Marta Suplicy e de quem mais quiser.

      E assim o Senado virou uma zona, em que qualquer senador pode sair, a qualquer momento, de um partido e entrar em outro. E no dia seguinte, repetir a dose, até ficar entediado. É uma putaria, decidida por uma velhacaria do Supremo, com o voto do senhor Gilmar Mendes.

      ------------

      (*) http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/05/stf-decide-que-senador-que-mudar-de-partido-podera-manter-o-mandato.html

       

  • O que se confirma na Lava

    O que se confirma na Lava Jato é que a justiça tem lado.

    Não é aprendizado, é constatação.

    E fica tudo por isso mesmo.

  • Aprendizado? O que estamos

    Aprendizado? O que estamos vendo é a imposição de um direito bárbaro, exótico e incompatível com a tradição erudita e com a cultura nacional. O juiz Moro fez ontem uma palestra no curso intitulado “Direito Comparado – corrupção e processo penal: experiência nos Estados Unidos e no Brasil”, promovido pela Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Esta palestra propiciou ao mundo jurídico e aos brasileiros em geral um pouco mais de intimidade com suas ideias – revolucionárias para alguns, ou simplesmente fruto de estreita visão de colonizado ao extremo, para outros. Além de defender intransigentemente a co-participação da mídia ao longo do processo de investigação transformado em julgamento aberto de acusados de crimes, em sua palestra, o juiz revelou-se um americanófilo radical.  A tradição jurídica do país, segundo ele, deveria ir para a lata do lixo. Para que o país fique purificado da corrupção, o nosso Direito Romano deverá ser substituído pela barbárie do Direito Anglo-Saxão americano. Os escândalos de injustiça daquele país, não existem para o Moro. Segundo ele, este é o único tipo de direito que funciona. Paulada na moleira, aqui e agora. Para assombro de quem ainda pode se assombrar, ele explica que a operação Mãos Limpas, na Itália, a qual se julgava que fosse sua inspiração, foi um redondo fracasso. E foi um fracasso porque, segundo ele, devido ao Direito Romano italiano, a operação deixou de prender 40% dos que deveriam ser presos.  Esta afirmação dá o que pensar, mas é preciso pensar depressa, porque o Moro ainda está com muita gasolina no tanque.

  • Não vou comentar por não ser

    Não vou comentar por não ser possível desqualificar alguém que não possui qualificação alguma.

  • O ministro Gilmar Mendes tem

    O ministro Gilmar Mendes tem duas personalidades ou pelo menos se manifesta de duas maneiras a depender do que está na berlinda: : a jurídica e a política. 

    Gilmar Mendes o jurista da linha garantista:

    “Não posso desconhecer que se logrou um número substancial de delações premiadas e se logrou pela inversão de valores, prendendo para, fragilizado o preso, alcançasse a delação. [Isso] não implica avanço, mas retrocesso cultural. Imagina-se que de início [a delação premiada] seja espontânea e surja no campo do direito como exceção e não regra. Alguma coisa está errada neste contexto”.

    http://www.tribunadainternet.com.br/ministro-do-supremo-critica-o-juiz-moro-pelas-delacoes-premiadas/

    Gilmar Mendes o político indicado por FHC para o STF após os serviços prestados na AGU:

    “Acredito que nós vamos ter a possiblidade de discutir isso até mesmo no Supremo Tribunal Federal e, a partir daí, vamos construir soluções adequadas e compatíveis com o Estado de Direito, como já ocorreu com outros institutos. De qualquer forma, acredito que (a delação premiada) é um instituto que vem dando bons resultados no combate à impunidade, à criminalidade", apontou Gilmar.

    Escolham um dos dois para dizerem que é só seu. 

     

     

     

     

     

     

     

    • Eu gosto de puta eh declarada

      Eu gosto de puta eh declarada mesmo.  Puta enrustida nao eh do meu lado da grama.  O "recado"

      "certamente, vão se detectar deficiências e elas serão devidamente aperfeiçoadas, como já ocorreu em outros sistemas"

      Foi pra outros inimigos do "sistema" dele.  E te desafio a achar qualquer outro contexto aonde isso poderia caber em um canalha desses.   Tambem te desafio a desfiar qualquer um desses "sistemas" previos aonde as deficiencias do fifi de madame ocorreram e foram "aperfeicoadas".  TODAS as que ele se atrevesse a desfiar seriam contra petistas ou governistas, e somente nos ultimos 9 anos.

      A "fala" de gilmar mentes eh um pouco meio muito dubia em excesso.

  • Aprendizado?

    Para mim não passou de uma trama envolvendo promoção pessoal, agressão a cidadãos aleatoriamente alcançados pela vontade de membros de um mpf partidário, desrespeito a dispositivos básicos do direito e transmutação de juiz em justiceiro vingador

  • Andrea Paulo Pedroso Wonsoky - 19 anos, vítima dos capangas.

    Gilmar dos capangas, também conhecido como Gilmar Dantas, é um duas caras, supremo punho de seda encardido com a mancha do sangue que jorrou do assassinato da jovem de 19 anos Andrea Paulo Pedroso Wonsosky, que pagou com a vida, entecedida de estupro, a denuncia da irmã mais velha, numa rádio de Diamantino de que o irmão do Gilmar Mendes  comprou votos para vencer a eleição para prefeitura de Diamantino distribuindo cestas básicas, ela prestou queixa ao delegado dizendo que foi ameaçada pelos cupinchas/capangas dos Mendes, está TUDO NA INTERNET.  A família da menina levou mais de 2 anos para conseguir na justiça de Diamantino, terra do Gilmar, o direito de fazer um exame de DNA numa ossada encontrada, para saber se era da filha mais nova desaparecida, Gilmar tem duas carantonhas medonhas.  

    • Informacao demais!

      Se uma ossada foi encontrada nao haveria maneira de saber se houve ou nao estupro a nao ser que voce estivesse la!

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

3 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

3 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

6 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

7 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

7 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

8 horas ago