Gilmar diz que Brasil vive “aprendizado” com delações premiadas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Gilmar Mendes disse na noite de segunda-feira (10) que o País “está vivendo um aprendizado” com as delações premiadas acordadas no âmbito da Operação Lava Jato entre os investigados e o Ministério Público Federal. Sem mencionar diretamente os vazamentos seletivos emplacados na mídia, desde o início criticados por alguns advogados, Gilmar disse que “certamente, vão se detectar deficiências e elas serão devidamente aperfeiçoadas, como já ocorreu em outros sistemas.”

Segundo informações do Estadão, o magistrado ainda apontou que “os resultados (das delações) até agora são satisfatórios.” Ele indicou “problemas como a possibilidade de coação, de a vontade não ser livre, de se estar valorando demais o próprio conteúdo da declaração”, mas não fez referência a autoridades da força-tarefa da Lava Jato que tenham recebido críticas em relação a essas condutas.

O juiz federal Sergio Moro, por exemplo, recebeu cutucadas indiretas até mesmo do ministro do Teori Zavascki, também do Supremo, que chamou de medievalesca a decretação de prisão preventiva para coagir investigados a optarem pelo acordo de colaboração premiada na Lava Jato.

“Acredito que nós vamos ter a possiblidade de discutir isso até mesmo no Supremo Tribunal Federal e, a partir daí, vamos construir soluções adequadas e compatíveis com o Estado de Direito, como já ocorreu com outros institutos. De qualquer forma, acredito que (a delação premiada) é um instituto que vem dando bons resultados no combate à impunidade, à criminalidade”, apontou Gilmar.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Devolve, Gilmar!

     

    Alguém tem óculos para emprestar ao Gilmar Mendes? Ele pediu vistas a um processo cuja votação já está decidida, proibindo empresas (como as presas, em Curitiba) de doar dinheiro (como são generosas!) aos políticos (vários presos também). Já faz mais de um ano e o Gilmar não devolve o processo. Prometeu devolver até o final de junho, mas não cumpriu. Devolve, Gilmar!

     

    Eleição no Brasil 
    é um processo exemplar:
    ganha quem mais pediu
    e quem perdeu quer ganhar.
    Contra tal arrepio,
    todos, menos o Gilmar.
    Pediu vistas, nada viu,
    mas segue a procurar.
    “O dinheiro sumiu?
    Vamos investigar!
    Em primeiro de abril,
    doe a quem doar!”

    1. E veja só o tamanho da velhacaria

      E VEJA SÓ O TAMANHO DA VELHACARIA

      Sentou há 1 ano e meio na ação sobre financiamento empresarial dizendo que o Supremo não pode decidir sobre assuntos de reforma política, que são atribuição do congresso.

      Em 27/05/2015, por sua vez, o STF (b) decidiu, por 9 a 0 (*), que senadores, presidente, governadores e prefeitos, podem deixar o partido pelo qual se elegeram e mudar para qualquer outro, quando bem entenderem, sem perder o mandato. Com o voto de Gilmar Mendes, aquele que diz que o STF não deve decidir em assuntos de reforma política e deve aguardar o Congresso. Neste assunto, fidelidade partidária, Gilmar “estranhamente”  não pediu vistas nem sentou em cima, pois a decisão do STF, solicitada pela PGR, tratava, disfarçadamente, de garantir a perda de mandatos do PT, o da traíra Marta Suplicy e de quem mais quiser.

      E assim o Senado virou uma zona, em que qualquer senador pode sair, a qualquer momento, de um partido e entrar em outro. E no dia seguinte, repetir a dose, até ficar entediado. É uma putaria, decidida por uma velhacaria do Supremo, com o voto do senhor Gilmar Mendes.

      ————

      (*) http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/05/stf-decide-que-senador-que-mudar-de-partido-podera-manter-o-mandato.html

       

  2. O que se confirma na Lava

    O que se confirma na Lava Jato é que a justiça tem lado.

    Não é aprendizado, é constatação.

    E fica tudo por isso mesmo.

  3. Aprendizado? O que estamos

    Aprendizado? O que estamos vendo é a imposição de um direito bárbaro, exótico e incompatível com a tradição erudita e com a cultura nacional. O juiz Moro fez ontem uma palestra no curso intitulado “Direito Comparado – corrupção e processo penal: experiência nos Estados Unidos e no Brasil”, promovido pela Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Esta palestra propiciou ao mundo jurídico e aos brasileiros em geral um pouco mais de intimidade com suas ideias – revolucionárias para alguns, ou simplesmente fruto de estreita visão de colonizado ao extremo, para outros. Além de defender intransigentemente a co-participação da mídia ao longo do processo de investigação transformado em julgamento aberto de acusados de crimes, em sua palestra, o juiz revelou-se um americanófilo radical.  A tradição jurídica do país, segundo ele, deveria ir para a lata do lixo. Para que o país fique purificado da corrupção, o nosso Direito Romano deverá ser substituído pela barbárie do Direito Anglo-Saxão americano. Os escândalos de injustiça daquele país, não existem para o Moro. Segundo ele, este é o único tipo de direito que funciona. Paulada na moleira, aqui e agora. Para assombro de quem ainda pode se assombrar, ele explica que a operação Mãos Limpas, na Itália, a qual se julgava que fosse sua inspiração, foi um redondo fracasso. E foi um fracasso porque, segundo ele, devido ao Direito Romano italiano, a operação deixou de prender 40% dos que deveriam ser presos.  Esta afirmação dá o que pensar, mas é preciso pensar depressa, porque o Moro ainda está com muita gasolina no tanque.

  4. O ministro Gilmar Mendes tem

    O ministro Gilmar Mendes tem duas personalidades ou pelo menos se manifesta de duas maneiras a depender do que está na berlinda: : a jurídica e a política. 

    Gilmar Mendes o jurista da linha garantista:

    “Não posso desconhecer que se logrou um número substancial de delações premiadas e se logrou pela inversão de valores, prendendo para, fragilizado o preso, alcançasse a delação. [Isso] não implica avanço, mas retrocesso cultural. Imagina-se que de início [a delação premiada] seja espontânea e surja no campo do direito como exceção e não regra. Alguma coisa está errada neste contexto”.

    http://www.tribunadainternet.com.br/ministro-do-supremo-critica-o-juiz-moro-pelas-delacoes-premiadas/

    Gilmar Mendes o político indicado por FHC para o STF após os serviços prestados na AGU:

    “Acredito que nós vamos ter a possiblidade de discutir isso até mesmo no Supremo Tribunal Federal e, a partir daí, vamos construir soluções adequadas e compatíveis com o Estado de Direito, como já ocorreu com outros institutos. De qualquer forma, acredito que (a delação premiada) é um instituto que vem dando bons resultados no combate à impunidade, à criminalidade”, apontou Gilmar.

    Escolham um dos dois para dizerem que é só seu. 

     

     

     

     

     

     

     

    1. Eu gosto de puta eh declarada

      Eu gosto de puta eh declarada mesmo.  Puta enrustida nao eh do meu lado da grama.  O “recado”

      “certamente, vão se detectar deficiências e elas serão devidamente aperfeiçoadas, como já ocorreu em outros sistemas”

      Foi pra outros inimigos do “sistema” dele.  E te desafio a achar qualquer outro contexto aonde isso poderia caber em um canalha desses.   Tambem te desafio a desfiar qualquer um desses “sistemas” previos aonde as deficiencias do fifi de madame ocorreram e foram “aperfeicoadas”.  TODAS as que ele se atrevesse a desfiar seriam contra petistas ou governistas, e somente nos ultimos 9 anos.

      A “fala” de gilmar mentes eh um pouco meio muito dubia em excesso.

  5. Aprendizado?

    Para mim não passou de uma trama envolvendo promoção pessoal, agressão a cidadãos aleatoriamente alcançados pela vontade de membros de um mpf partidário, desrespeito a dispositivos básicos do direito e transmutação de juiz em justiceiro vingador

  6. Andrea Paulo Pedroso Wonsoky – 19 anos, vítima dos capangas.

    Gilmar dos capangas, também conhecido como Gilmar Dantas, é um duas caras, supremo punho de seda encardido com a mancha do sangue que jorrou do assassinato da jovem de 19 anos Andrea Paulo Pedroso Wonsosky, que pagou com a vida, entecedida de estupro, a denuncia da irmã mais velha, numa rádio de Diamantino de que o irmão do Gilmar Mendes  comprou votos para vencer a eleição para prefeitura de Diamantino distribuindo cestas básicas, ela prestou queixa ao delegado dizendo que foi ameaçada pelos cupinchas/capangas dos Mendes, está TUDO NA INTERNET.  A família da menina levou mais de 2 anos para conseguir na justiça de Diamantino, terra do Gilmar, o direito de fazer um exame de DNA numa ossada encontrada, para saber se era da filha mais nova desaparecida, Gilmar tem duas carantonhas medonhas.  

  7. O maior aprendizado

    O maior aprendizado que nossa sociedade tem experimentado, não está sendo feito por atuação e força do nosso Judiciário, mas sim pela livre troca de informações neste nosso novos tempos.

    Não tão longe, 64, poucos eram aqueles que podiam bem se informar e conhecer outras opiniões. Eram tempos onde poucos dominavam a informação e podiam mantê-las a seu serviço. Hoje, tudo é diferente.

    Hoje, canalhices são expostas e a obra de cada um passa a fazer parte de uma infindável e incansável coletânea de visões passadas para a História, por pessoas comuns da sociedade, toda ela compartilhada em uma nuvem de onde qualquer um pode colher, ainda que pouca, uma só gota.

    Típico exemplo nos chega por meio do governo de  FHC, que cada vez mais e pouco a pouco, em um processo contínuo do conhecimento compartilhado, a sociedade toma conhecimento.

    Também estranho nestes novos tempos, é a ansiedade de se ver parte da História, usando para tal e de modo narcisistico, redes sociais e fotos, tudo a propagar auto-biografias e realizações. No caso de muitos de nossos corruptos, existe ainda a temeridade de como serão narrados pela História e, ansiosos, buscam reescrevê-la.

    Lamentável para muitos deles, é que as canalhices hoje são facilmente conectadas aos agentes; a História não pode mais ser reescrita sem que todos e de imediato, saibam quem as praticou e quem a quis reescrever.

    1. Bem antes…

      Bem antes….Cristo foi delatado por 30 dinheiros..,,hoje quem está no cadafalso é premiado com 30 milhões de reais para delatar a quem o Reino da Delação quer que se delate. Sem provas. Com base no domínio da mentira que chamam de fato. Bando de safado emperdenidos. POis saibam que o Reino da Delação tem os dias contados, mesmo que cantem vitória por um breve momento, no final da história serão derrotados. O lixo vos espera.

       

       

       

  8. Tem toda razão. É um

    Tem toda razão. É um excelente aprendizado de como a megalomania, o jogo rasteiro e a inexperiência, juntas, estão por quebrar o país. De um lado um juiz de primeira instância plagiando a operações mão limpas, de outro lado um bando de procuradores “guiados por Deus”, assessorado por uma parte da Polícia Federal, que ignora a quem deve explicações.

    Não deixei a mídia nativa de lado, não. Simplismente não há o que comentar, dada a tradição desse grupo.

     

  9. Por favor, alguém avise esse

    Por favor, alguém avise esse jagunço de voz empostada que para se fazer justiça bastam juízes, promotores e advogados que, independentemente da posição ou opinião política que tenham, ajam com a isenção necessária.

    Não é o caso deste senhor e do juíz do Paraná, mais afeto a salamaleques da Rede Globo.

  10. Só vamos desaprender com o Gilmar

    Como o Cunha, este é mais uma que precisa ser deletado da vida pública nacional. Se fosse contra o PSDB já teria condenado o Moro a todas as penas possíveis. Totalmente parcial, sem noção do real interesse público.

  11. Nenhuma novidade. Desde

    Nenhuma novidade. Desde sempre a instância superior critica as inferiores, e o de Sanctis é quem bem sabe disso.

  12. ;vai

    Esse delator safado com essa cara de vampiro,,..vai delatar a puta que o pariu, que ver vc aplaudir quem tece algumas verdades sobre ti, como por exemplo, os milhoes de reais surrupiados do TJ- Ba através do seu IDP, e ai, o seu IDP já foi fechado como ocorre com a engenharia nacional. Bai te catar boca imunda.

     

     

     

  13. Acho que já foi dado o

    Acho que já foi dado o recado. Kkkkkk…penso que é um dos MINISTROS MAIS LÚCIDOS DO STF…fica o recado…pra bom entendedor um pingo é letra. Kikikiki

  14. A interpretação é livre, mas

    A interpretação é livre, mas acho que o pessoal ta com tanta raiva que não consegue entender o que está escrito. E o que eu entendi e que se algum processo cair na mão dele, simplesmente ele vai rasgar e jogar no lixo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador