Categories: Justiça

Gilmar e o caso Mário Calixto

Na série “O Caso de Veja” narro a cumplicidade da revista com o governador de Rondônia Ivo Cassol (clique aqui), mesmo depois do “Fantástico” ter revelado suspeitas de envolvimento com o crime organizado.

Acompanhe, agora, no mesmo período, as aventuras de Gilmar Mendes com um cúmplice do sobrinho de Cassol, Mário Calixto.

Por Maria

… uma sequencia que começa nas férias

HC :

Sexta-feira, 18 de Julho de 2008

Ex-senador Mário Calixto consegue liminar no STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, concedeu liminar em Habeas Corpus (HC 95324) para que o ex-senador Mario Calixto Filho (PMDB-RO) responda em liberdade a acusação de tráfico de influência.

Empresário e dono de um jornal em Rondônia, Calixto Filho é acusado de supostamente usar de sua influência para beneficiar uma quadrilha especializada em importação fraudulenta de mercadorias de luxo.

Para Gilmar Mendes, a prisão preventiva de Calixto Filho não foi devidamente fundamentada e o ex-senador sofre, “salvo melhor juízo, patente situação de constrangimento ilegal”.

Por isso, o ministro afastou a Súmula 691, que impede o STF de julgar pedido de habeas corpus impetrado contra decisão liminar de tribunal superior.

“Não estão presentes fundamentos suficientes para autorizar a constrição provisória da liberdade [do ex-senador]”, afirma o ministro na decisão, após citar trecho do decreto de prisão preventiva.

Na sequência:

STF decide que ex-senador Mario Calixto deve voltar à prisão

Ele é acusado de tráfico de influência para beneficiar uma quadrilha especializada em importação fraudulenta

Agência Brasil

BRASÍLIA – Liminar concedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, durante o recesso forense, que libertou o ex-senador Mario Calixto Filho (PMDB-RO) da prisão, após 95 dias detido, foi revogada nesta terça-feira, 28, por decisão da Segunda Turma da Corte. A prisão de Calixto foi decretada pela Justiça Federal Criminal de Vitória, no Espírito Santo. Ele é acusado de tráfico de influência para beneficiar uma quadrilha especializada em importação fraudulenta de mercadorias de luxo.

Mário Calixto agora é procurado pela Interpol em 181 países

Dono do jornal O Estadão do Norte havia sido preso junto com o filho do governador Ivo Cassol, Ivo Júnior Cassol. Solto por ordem do ministro Gilmar Mendes, do STF, Calixto desapareceu

Porto Velho, Rondônia – O juiz federal Pablo Coelho Charles Gomes, de Vitória, Espírito Santo, determinou, no último dia 9, que a fuga do empresário e ex-senador Mário Calixto Filho, dono do jornal O Estadão do Norte, fosse comunicada ao Departamento de Polícia Federal responsável pela representação junto à Interpol – polícia internacional encarregada de crimes que não se restringem às fronteiras de um só país.

O magistrado determinou, ainda, que a PF proceda o registro, no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos – SINPI, do mandado de prisão expedido contra Calixto, que agora é procurado em nada menos do que em 181 países.
Dono do maior jornal de Rondônia, Mário Calixto é acusado, juntamente com o filho do governador Ivo Cassol, Ivo Júnior Cassol, de envolvimento com a máfia capixaba que atuava no ramo de importação de veículos de luxo superfaturados e que contava com isenção fiscal de até 85% concedida pelo Governo de Rondônia. O próprio governador Ivo Cassol é alvo das investigações, juntamente com um sobrinho, Alessandro Cassol Zabot, vulgo Cebola
.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Isto me lembra um HC sui
    Isto me lembra um HC sui generis, Salvatore Cacciola! Hummm......
    Quem deu também era presidente a época do Supremo, um certo Marco A. Mello. O mesmo afirmou que todo cidadão tinha o direito de fugir....
    Será incumbência do cargo dar HC para BANDIDÕES? Aé me lembra também que na mesma época do Calixto, saiu outros 2 HC pro Banqueiro Bandido Daniel Dantas, vulgo BBDD. Esse só não fugiu porque se fugir prendem ele por crimes financeiros em outros países ( lá fora banqueiro Bandido vai em cana e com algemas!).

  • Quantas leis um veículo de
    Quantas leis um veículo de comunicação está infligindo com essa prática?
    E quando sofrerão alguma conseqüência?

  • Aí não.

    esse troféu
    Aí não.

    esse troféu de soltar bandido,ninguém ganha de M.A.M.( O contra)

    Nem GM consegue.

    Um ps importante:MAM é lunático e não tem nenhum interesse financeiro ou político.Já GM...coloco minha barba de molho....

  • Se escarafuncharem bem as
    Se escarafuncharem bem as decisões de GM vão aparecer muitas outras aventuras como esta. O mesmo vale para o MAM.
    Agora resta torcer para o tal Calixto marcar uma bobeira e dar um passeio em Mônaco.

  • Este Sr tem uma ficha enorme
    Este Sr tem uma ficha enorme de delitos,
    não entendi a concessão do HC. Ainda bem que o cassaram politicamente o o HC concedido.

    O ex-senador Mário Calixto Filho (PMDB), 61, responde a pelo menos 146 processos na Justiça de Rondônia. Calixto chegou a ficar 45 dias preso no quartel da Polícia Militar, em Porto Velho, após ser condenado em primeira instância, sob a acusação de desvio de verbas públicas do Estado.

    Dos 128 processos a que responde em Porto Velho, 50 são penais (todos referentes a crimes contra a ordem tributária). No interior do Estado, Calixto Filho está envolvido em outros 18 processos.

    Já na Justiça Eleitoral, Calixto foi condenado por ter publicado em seu jornal, O Estadão do Norte, reportagens julgadas como "caluniosas" contra o candidato Mauro Nazif (PSB) em 2002.

    O nome de Calixto também apareceu na lista elaborada pela Polícia Federal para a CPI do Banestado. Calixto é citado como o responsável por quatro remessas para o exterior, em 1997, que totalizaram US$ 585 mil (cerca de R$ 1,17 milhão em valores atuais).

    fonte:
    http://www.jornalpequeno.com.br/2008/4/8/Pagina76352.htm

  • Deveria se proibir, de uma
    Deveria se proibir, de uma vez por todas, esse absurdo de políticos, parentes de políticos e qualquer um que ocupe cargo público poderem possuir veículos de comunicação. Fora a concentração da grande mídia nas mãos de meia dúzia, essa promiscuidade entre poder e detentores de meios disseminadores de informação é a maior afronta à democracia que pode haver.

    Isso sim promove o cerceamento à livre imprensa, não o enquadramento legal de jornalistas desonestos e que ajam de má fé contra o interesse público.

  • Cada vez que vejo qualquer
    Cada vez que vejo qualquer coisa ligada ao presidente do supremo só consigo me lembrar desta frase de Rui Barbosa:

    "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus. O homem chega a desanimar-se da virtude, a rir da honra, e ter vergonha de ser honesto".
    Rui Barbosa

  • Nassif, quando nos agraciará
    Nassif, quando nos agraciará com um livro sobre essa porcalhada midiática, em especial à Veja, nos moldes de seu dossiê. Espero por esse dia.!

    abraços

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

14 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

15 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

18 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

18 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

19 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

20 horas ago