Globo deflagra estratégia para manter Cardozo na Justiça

Cardozo e Daniello: a garantia de que os vazamentos não serão  coibidos.
 
 
Reportagem de O Globo de hoje sustenta que o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o delegado geral da Polícia Federal Leandro Daniello deverão ser mantidos nos respectivos cargos por Dilma Rousseff.
 
As alegações são risíveis. 
 
“Dilma também teria decidido manter Cardozo no cargo porque o ministro tem tido papel importante na linha de defesa do governo contra denúncias que surgem na Lava-Jato. O ministro foi o primeiro a contestar publicamente a suspeita de que parte do dinheiro de um dos empreiteiros investigados abasteceu a campanha da presidente em 2010. Em meio a críticas da oposição, o ministro alegou que a doação foi devidamente registrada. Disse também que o dinheiro foi para o PT, e não para a campanha da presidente”.
 
Cardozo  não tomou nenhuma atitude em relação aos vazamentos da Lava Jato, sequer daquele que resultou da capa falsa de Veja e que poderia ter decidido as eleições; não mantém nenhuma influência sobre a Polícia Federal, nenhuma interlocução com o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal. Deixou o governo sem defesa em inúmeros episódios, sob a alegação de sua falta de iniciativa devia-se ao espírito “republicano”. Nas poucas vezes em que saiu em defesa do governo, precisou ser empurrado para o centro do ringue – em uma delas, pela própria Dilma.
 
Há quase consenso no Palácio sobre o papel inócuo de Cardozo, não apenas na defesa do governo como no dia-a-dia da pasta, mesmo por parte de auxiliares que o tratam com carinho.
 
Por seu turno, Daniello é um delegado discreto, mas ferozmente crítico em relação ao abandono da PF pelo governo federal e, especialmente, pelo Ministro da Justiça
 
Para se preservar no cargo e não entrar em dividida, Cardozo adotou uma estratégia dúbia. Não leva para a presidente nenhuma demanda da PF porque sabe que Dilma, assoberbada por uma infinidade de problemas, não gosta de auxiliares que lhe tragam mais um.
 
Para compensar essa falta de iniciativa, Cardozo entrega à PF o que ela não necessita: palavras, elogios, retórica, declarações de apoio inócuas e liberdade absoluta para vazar dados, mesmo de de depoimentos sob sigilo judicial, alimentar o noticiário contra seu governo. Para os agentes – e para a mídia – é jogo sem riscos.
 
O grande projeto de uma Polícia Federal de primeiro mundo implodiu quando, pressionando pelos grupos de mídia e pelo Ministro Gilmar Mendes, Lula tirou o delegado Paulo Lacerda do comando e colocou o substituto Luiz Fernando com a incumbência de esvaziar a Satiagraha. Vazamentos, empenho da PF em buscar provas contra Dilma e Lula têm como espoleta a maneira como o governo desmoralizou as investigações da Satiagraha e o abandono a que a PF foi relegada na gestão Cardozo.
 
A volta de Lacerda para o comando da PF poderia ser um ato de ousadia do governo Dilma. Mas é tão improvável quanto qualquer iniciativa de regulação de mídia.
 
De qualquer modo, mantidos Cardozo e Daniello, o cenário da Lava Jato será o mais adequado para a oposição, deixando o governo sem sua última linha de defesa.
 
http://oglobo.globo.com/brasil/operacao-lava-jato-levara-dilma-manter-cardozo-daiello-14888892
Luis Nassif

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Duas coisas

    Duas coisas a mim ficou claro lendo este artigo. Primeiro: a Dilma é masoquista e sofre da Síndrome de Estocolmo. Até ai tudo bem, é problema de ordem pessoal, sendo assim…Agora Ela não tem o direito, devido a sua inanicão política, de colocar em risco a jovem democracia brasileira. Segundo: A Dilma tem a CERTEZA ABSOLUTA que os blogues progessistas/liberais vão fazer o que o governo dela e o PT não fazem, defender o governo Dilma e a jovem democracia brasileira. Durma com este barulho.

  2. Orra Dilma

    Será que a Presidenta sofreu isquemia? Nós que a apoiamos contra tudo e contra todos, inclusive contra as idiotices de seu “ministro”, incompetente, desleixado, sempre visando seu cargo no Supremo, e para isso nao querendo desagradar Gilmar Mendes, Fux, Toffoli.

    É cansativo, desestimulador, ver um ministro tão ausente, tão inoperante, em crises e mais crises que o PT foi mergulhado, sem defesa, como um lutador que ja perdeu a consciencia, e continua levando socos.

    O prejuizo que sua inação tem causado ao país é brutal. Agora agridem a  Petrobras, como se fosse a maior fonte de roubalheira do pais. E a lista de Furnas? aonde so tem tucanos? Porque nao anda, nao vai a julgamento, fica na gaveta, o que deixa a petrobras no chinelo? 

    Que ministro da justiça é esse?

    Dilma, por favor, acorda.

     

  3. Quando 1+1 é menos que dois

    Quando a soma do que seriam dois valores produz um resultado menor que dois, é sinal da existência de zero à esquerda em algum dos valores ou em ambos. É quase unanimidade, que a avaliação do ministro da justiça seja para um zero à esquerda. Logo, ou temos dois zeros à esquerda ou apenas um e se esse fato já os tornam indignos para a permanência, que dirá após a pressão de uma outra parte inconfiável e, também, zero à esquerda.  

  4. Cabelo e barba

    É a globo querendo fazer cabelo e barba prá cima do governo, só pode.

    Já deve ter garantido a permanencia de Paulo Bernardo nas comunicações, naquele encontro secreto que o Nassif narrou aqui.

    Agora com a manutenção desse Zé Ruella na Justiça, tá tratando de dar um empurrãozinho para ajudar a oposição.

    O que sobrar de ministério, o sobejo,a Dilma chama o PT e entrga as pastas/pepinos.

    Muito boa minha presidenta! 

     

  5. Cópia

    Peço licença a Antônio – Minas Gerais: “Dilma é masoquista e sofre da Síndrome de Estocolmo”. Mesmo assim, manter os dois da foto no governo é inexplicável e incaceitável. Não foi para isso que ela foi eleita. Não conheço ninguém que, como eu, votou nela que aceite a sua falta de reação e a submissão, que se desenha, a quem perdeu a eleição e a quem ataca o governo e o PT, diuturnamente.

  6. Não adianta, por mais que eu

    Não adianta, por mais que eu pense, por mais que eu tente,   não consigo entender a manutenção do Cardozo…..E do Paulo Benardo!

     

     

    1. São o X e o Y da questão, não

      São o X e o Y da questão, não é a toa que voce instintivamente juntou as duas coisas e fez um comentário tão sucinto, o caminho é esse, e você quase chegou lá. Não posso responder a sua pergunta, mas vou dar uma pista para voce conduzir o seu raciocínio. Você não está conseguindo evoluir o seu pensamento porque no teu texto tem verbo, predicado, adjuntos, enfim quase tudo, mas falta um dos sujeitos, o mais importante. Uma pergunta boa para se descobrir um sujeito em uma frase é a pergunta “Quem?” . . . . . . eu só não entendo o “pra que” e “porque” . . . . Pode ver que a queixa recorrente a exatamente quanto aos dois citados são idênticas, ausência, inoperância, falta de iniciativa, e até de certa forma um certo colaboracionismo com o adversário . . . . . Quem, porque, e pra que . . . . .

  7. Dilma está completamente

    Dilma está completamente certa em ficar com Cardozo na justiça e colocar a direita no governo.

    Se Cardoso levantasse a questão de um país sem corrupção ninguém iria pensar em  valorizar isso.

    Estiiiiiiiiiica o prazo Dilma, deixa o país nas gavetas da mesa, porque as pessoas buscam só distração.

  8.  
    Esse sujeito ser mantido no

     

    Esse sujeito ser mantido no Ministério da Justiça é a mais atrevida desconsideração com os eleitores do atual governo. Não creio que a presidenta Dilma cometa tamanha insanidade.

    Quanto a PF, já passou da hora de se resgatar o delegado que foi injustamente retirado por Lula. Quando afrontado de maneira incivilizada pelo tosco gilmar mendes. Naquele bafafá vergonhoso, fruto da trapaça engendrada em conluio, pelos: empresário do comércio de educação e de gado de corte, além de juiz do STF. Com a participação do amigo e contraventor, o ex-senador demóstenes torres, e da revista veja. Empresa, em cujo socavão, produziram a ridícula gravação, à guisa de grampo efetuado por supostos temíveis espiões. Fuçadores da vida alheia que, passados mais de 4 anos e nada foi comprovado. E não se ouve por parte desse mequetrefe ministro da justiça, nem um piu.

     

    Orlando

  9. Nassif, não sei se vc disse,

    Nassif, não sei se vc disse, e eu esqueci, mas quais seriam as razões de se manter esses 2 ministros nas pastas? Por mais que me esforce, meus 2 neurônios não conseguem fazer com que eu entenda.

  10. Polícia Federal

    Em mais um artigo o Nassif compra a tese de que os vazamentos das ações da polícia federal contra os governos do PT são em razão de um abandono a qual foi relegada.

    Qual era a situação da PF no governo do FHC. Era menor o abandono que vivia a PF durante os oitos anos do governo tucano. Os ministros da Justiça de FHC valorizaram a PF em algum momento? E não existia a sistemática de vazamentos contra o governo tucano. 

    A questão é ideológica. Não só a PF como o MP e o Judiciário são e sempre foram contra qualquer governo popular. Encostado no poder sempre tiveram privilégios e temem perdê-los num governo popular que pode avançar na inclusão social. O privilégio  se mantem na exclusão.

    Jamais se incomodaram com a corrupção; a não ser que se aceite a tese de que a mesma nasceu com o PT, mas se encomodaram com o PT no poder.

    1. Nada disso

      O problema aqui não é comparar com a PF do governo FHC, mas com a PF do Paulo Lacerda no governo Lula. Ou você não lembra do que foi feito, da mudança radical que houve? Basta isso para derrubar seus argumentos. 

      Defender o governo a qualquer preço, amigo, é tão errado, ou até mais, do que atacar o governo a qualquer preço.

  11. Bilhete para a presidenta

    Prezada presidenta,

    Nestas eleições recentes eu acabei embarcando na onda de defeder todos os avanços sociais dos útlimos anos, a despeito de sua (da senhora, quero dizer) total alienação (ou seria alguma força “maior”?) a respeito do que é um Ministério da Justiça e da manutenção da bolsa-mídia-velha cujos níveis foram amplamente divulgados recentemente.

    Por diversas vezes dediquei tempo a explicar a estudantes jovens como era a época dos tucanos no poder. Coloquei até adesivo no carro, algo que eu não fazia há 12 anos.

    Sinto-me enganado. Governo novo, idéias novas foi apenas slogam de campanha para seus adversários. Não foi para seus eleitores, aqueles que deram a vitória à senhora.

    Nada de novo que seja coerente com o que seus eleitores esperavam está sendo anunciado. A senhora virou refém de sua alienação (ou de forças “maiores”?) e das más escolhas sobre quem está por perto da senhora.

    É impossível que a senhora continue a ter meu apoio e até meu respeito por sua história.

    Até quando a senhora irá ceder aos grupos de poder?

    Fico a pensar que aquela famosa foto da senhora durante o julgamento na ditadura era expressão de alienação ao invés de altivez.

    Se a informação desta postagem e outras parecidas se confirmarem e em seguida a situação política piorar, quero que a senhora que não poderá contar conosco (eu e minha família).

    1. Caro, levamos a presidencia

      Caro, levamos a presidencia mas nao o congresso, infelizmente, muitos comemoraram a vitoria da Dilma, porem nao levamos, temos que nos concientizarmos, que o congresso foi mais a direita, e tem que se ter jogo de corpo, para governar dessa forma, temos que continuar acreditando, nas proximas eleicoes, temos que eleger um congresso mais progressista para coneguirmos avancar mais, se a Dilma nao fizer isso eles tiram ela de la, infelizmente essa eh a verdade e foi isso que eles colocaram na balanca, eh mais facil revertermos o jogo no futuro com a presidenta estando la dentro do que com ela fora de la, entao temos que engolir tudo isso e continuar apoiando!!!! e nos unirmos para virar o jogo no futuro pel ocongresso…

  12. Mantê-los no cargo seria erro

    Mantê-los no cargo seria erro crasso de Dilma e Lula.

    Cardozo opera para Dantas no governo.

    Detonou a Satiagraha a serviço do banqueiro.

    A não ser que ele, Cardozo, esteja fazendo chantagem a Dilma e Lula para manter-se no governo, não vejo logica em mantâ-lo no segundo mandato. Ainda que sob chantagem, Dilma deveria enfrentá-lo e extirpá-lo da equipe, pois joga contra o governo.

    Tenho fontes na PF que dizem exatamente isso, que Cardozo é a raposa no galinheiro.

    Os vazamentos seletivos ao repórter Fausto Macedo não é mera coincidência, pois este é muito próximo às lideranças dos delegados. Leia-se ADPF.

    Somente uma tese justificaria o descontrole “controlado” do governo na questão dos vazamentos. Que tais vazamentos são de conhecimento prévio e aprovado por Dilma, visando detonar nomes ministeriáveis, que exercem pressão nesse momento. Mas aí o custo seria muito alto,nao?

  13. O Nassif insiste em advogar
    O Nassif insiste em advogar que os vazamentos estão saindo da PF. MInisterio Público e Judiciário, para o Nassif, é formado por pessoas acima de qualquer suspeita, sem interesses políticos… haja pedra na Geni então…

    1. Em maior ou menor

      Em maior ou menor intensidade, quem governa o país de fato, comprovadamente desde o episódio das pedras preciosas e Abi-Ackel, em plena “Ditadura Militar”, POR CIMA do general GEISEL são os Marinho. Justiça, Congresso e quase todo o Executivo Federal na mão. Deita e rola; fazem o que bem querem. E se alguém se mete a besta, uma reportagem ou série delas resolvem o problema. Com a internet perdeu um pouco, muito pouco do poderio graças a canais de reais contestações; mas ainda é quem dita e vai continuar a ditar.

  14. ”  Para se preservar no cargo

    ”  Para se preservar no cargo e não entrar em dividida, Cardozo adotou uma estratégia dúbia. Não leva para a presidente nenhuma demanda da PF porque sabe que Dilma, assoberbada por uma infinidade de problemas, não gosta de auxiliares que lhe tragam mais um.”

     

    Ora, Cardozo e Dilma têm que saber que dentro da infinidade dos problemas há os mais sérios como esse que trata da segurança nacional.

     

     

  15. Dilma e a PF

    Eu acho que vocês podem se surpreender. O Aécio e´mineiro, mas, parece franga quando quer pôr: Cacareja, esperneia, grita, etc.

    A Dilma também é mineira UAI, e, eu acho, que ela é daquelas que dão corda ao sujeito, para ele se enforcar.

    Sei não. Mas, algo me diz, que alguém, ou alguéns, será, ou serão surpreendidos!

    Aguardem passar o dia da posse.

  16. Bons ventos começam a soprar.

    Eu já começo a olhar os ministros Petistas com outros olhos,acredito que o trabalho dos mesmos no proxímo mandato será deveras muito positivo.Saravá!

  17. Caro Nassif.
    Também li esta

    Caro Nassif.

    Também li esta reportagem hoje de manhã. E também fiquei pensando, embasado em que as afirmações? Fatos ou conjecturas. Espero que entenda a questão levantada po causa do post sobre o Fux.

  18. Nassif, que maldade hein!!!!

    Nassif, que maldade hein!!!! assim não dá, assim não pode, deixa de veneno, deixa o Zé em Paz, ele sabe o que faz.

  19. Zé Eduardo e Diretor da PF mantidos.

          Ora, ora. Os senadores a partir de RENAN queria que o governo controlassem mais a POLITICIA FEDERAL, para evitar os vazamentos… Não entendo porque dos vazamento se prejdicar o governo. Ora, a irritação do PMDB com a governo, principalmente, com a PF é notavel, dai o Sen. RENAN ter dito que a indicação de Zé Cardoso não passaria na sabatina do Senado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador