Hoje meu coração sangrou de novo lembrando como a vida é injusta, diz filha de Genoíno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Por Miruna Kayano

No Facebook

Há quase 4 anos essa foto foi tirada. 15 de novembro de 2013, meu pai na Polícia Federal. De lá para cá, morando em São Paulo, obviamente vi a sede da PF várias vezes, mas nunca tinha ido para lá de novo… hoje tive que ir. Eu estava mentalizando isso há tempos, desde que não consegui outro lugar para agendar o passaporte, mas mesmo assim, foi muito, muito duro. Eu cheguei lá, com a Paulinha na mão, e na hora que olhei para aquela escada eu só pensava no meu pai, nessa imagem, nele do lado de lá da grade e eu do lado de fora, na calçada. Eu fiquei muito angustiada achando que não ia conseguir nem andar, parecia que eu não podia nem respirar. Mas e a minha filha?

Estava lá comigo.

Não dava para fraquejar. Ela percebeu, claro, não teve muito jeito, mas eu fui falando com minha alma de filha-mãe, dizendo de algumas coisas que eu estava lembrando, e ela só me observava com aqueles olhinhos lindos, mas tão, tão expressivos! Encaramos a escada, encarei a portaria, subi, fiz o que tinha que fazer, mas para onde eu olhava, pensava… foi aqui o primeiro lugar do confinamento injusto do meu pai. Foi aqui que ele entrou. Foi aqui que o pesadelo começou.

Não ficamos mais de uma hora por lá, mas ainda estou, mais de 7 horas depois, com o coração apertado. Fico só aqui lembrando da injustiça, de como foi lá que tudo começou, de como tanta gente se calou diante do nosso sofrimento, de como tantos pensaram que poderia ser algo que ficasse “só com o Genoino”. E fiquei ainda mais triste por ter vivido isso hoje, um dia depois da indignação com a não investigação do Golpista. Meu pai não foi gravado pedindo nem oferecendo dinheiro, não foi visto com mala, não pediu para matar ninguém. “Ele só podia saber” foi o que o condenou, e hoje meu coração sangrou de novo um pouquinho lembrando de como a vida é injusta.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou solidário.

    Miruna sou totalmente solidário com seus sentimentos. Considero Genoino autêntico herói brasilero injustamente condenado por fato nunca provado e inexistente.

    1. Genoíno

      O único erro do PT em seus governos foi continuar fazendo discursos demagógicos favoráveis a esse judiciariozinho mafioso que temos no Brasil, que foi montado em cima do “direito burguês”, ao invés de tentar reformá-lo, assim como as demais instituições que servem fielmente os interesses imperialistas estrangeiros. Agora não há mais como reformá-los, só nos resta destruí-los por meios revolucionários. A institucionalidade brasileira sempre foi uma farsa. 

      De agora em em diante a palavra de ordem deve ser: “Soltem José Genoíno, soltem José Dirceu, soltem os demais companheiros revolucionários, soltem o Almirante Othon, fora golpistas e imperialistas, abaixo à recolonização do Brasil, soberania nacional já!

       

  2. Miruna, milhões de corações estão como o seu.

    “Meu pai não foi gravado pedindo nem oferecendo dinheiro, não foi visto com mala, não pediu para matar ninguém. “Ele só podia saber” foi o que o condenou…”

    Essa frase resume como esse país é um país onde crápulas podem tudo, dar golpes, perseguir quem está ao lado do povão – (teve um deputado imbecil que bradou: “contra o populismo”, e votou a favor  do traíra golpista ) – e até condenar inocentes por os considerarem “inimigos” políticos.

    2018 vem aí.

     

  3. Mais um solidário aqui.

    José Genoíno é um autêntico herói brasileiro.

    As perseguições políticas que se instauraram a partir do mentirão – não há a menor dúvida de que o estado de exceção começou ali – fizeram inúmeras vítimas. Uma das maiores delas foi José Genoíno.

    Espero que um dia possamos reparar essa enorme injustiça e fazer com que os responsáveis paguem MUITO CARO pelos crimes que cometeram e continuam cometendo.

  4. Miruna lamento a sua dor e

    Miruna lamento a sua dor e sei que a sua revolta é absolutamente legítima, vivemos num ´país que perdeu a noção de tudo já há algum tempo e é dominado por bandidos disfarçados de governantes e juízes. Seu pai é um herói, infelizmente nosso país ainda produz e precisa de heróis, orgulhe-se dele, esqueça essa cena de injustiça, tristeza e dor. Teremos que lutar muito ainda para termos de volta patamares mínimos de dignidade e justiça. Abraços.

  5. Seu pai tem meu respeito e

    Seu pai tem meu respeito e admiração. Genoíno é um cidadão digno e honrado. O GGN deveria fazer uma entrevista com ele. 

  6. Querida Miruna,

    Saiba que são muitos os corações que sangram por todas as injustiças que continuam a nos assombrar. Mas, sem dúvida alguma, doeu demais para mim particularmente, ver seu pai ser conduzido algemado após 4 meses da cururgia cardíaca!  Que o destino reserve a esses seres diabólicos o pior dos castigos!!!   VIVA GENOÍNO!!! 

  7. Genoino é o autêntico heroi

    Meu pai sempre me diz “A justiça dos homens é falha, filha…” Ele diz isso com tristeza por que nos sempre prezamos tanto pela Justiça. Mas também meu pai ensina desde pequena que quando se cai, levanta-se e de cabeça erguida. Vamos em frente, então, lutar por mais justiça neste mundo. Muita paz e felicidade para você e sua familia.

  8. Miruna, pode-se dizer que o

    Miruna, pode-se dizer que o diabo anda dando as cartas por aqui e inverteu toda a lógica da premiação/punição: o canalha travestiu-se de cidadão honesto e o justo é sentenciado!

  9. corruptos, … julgando os homens íntegros,

    juízes, procuradores, auditores, fiscais, ….  todos colocando os próprios filhos dentro do serviço público, … que por sua vez colocam os filhos também dentro do serviço público, ….  e a podridão fica hereditária…

    Pessoas do calibre de um Genuíno, perseguidas pelo que existe de mais podre e corrupto no nosso país, …  o serviço público .

    triste, …

  10. A história do mundo – os bons na forca, nas masmorras e na cruz

    Canção

    Bertold Brecht

    Eles tem códigos e decretos.
    Eles tem prisões e fortalezas.
    (sem contar seus reformatórios!)
    Eles tem carcereiros e juizes
    que fazem o que mandam por trinta dinheiros.
    Sim, e para que?
    Será que e;es pensam que nós, como eles,
    seremos destruídos?
    Seu fim será breve e eles hão de notar
    que nada poderá ajudá-los.

    Eles tem jornais e impressoras
    para nos combater e amordaçar.
    (sem contar seus estadistas!)
    Eles tem professores e sacerdotes
    que fazem o que mandam por trinta dinheiros.
    Sim, e para que?
    Será que precisam a verdade temer?
    Seu fim será breve e eles hão de notar
    que nada poderá ajudá-los.

    Eles tem tanques e canhões,
    granadas e metralhadoras
    (sem contar seus cassetetes!)
    Eles tem policia e soldados,
    que por pouco dinheiro estão prontos a tudo.
    Sim, e para que?
    Terão inimigos tão fortes?
    Eles pensam que podem parar,
    a sua queda, na queda, impedir.
    Um dia, e será para breve
    verão que anda poderá ajudá-los.
    E de novo bem alto gritarão: Parem!
    Pois nem dinheiro nem canhões
    poderão mais salvá-los.

    1. a…

      Não é porque outros bandidos não foram presos e condenados ainda,que devemos diminuir a importância de termos defenestrado alguns da vida politica nacional.  Este citado juntamente com Dirceu, João Paulo, eoutros canalhas já nos ivramos.Pena que a cadeia foi muito curta. Mas sabemos como no Brasil é a vida de criminosos com amigo importante. Ainda faltam muio da Esuerdopatia Tupiniquim. Faltará presidio. 

      1. Esse juiz que prende sem
        Esse juiz que prende sem provas, por PERSEGUIÇÃO vai pagar muito caro. Já os desprovidos de ler e conhecer a verdade(coxas), vao amargar a suas ignoracia.

  11. PERDÃO MIRUNA
    Sinceramente, peço perdão…sofri com as prisões, com o silêncio do PT…Sempre votei em seu pai…sempre me representou. Beijo no coração e um forte abraço em seu pai.

    1. resposta

      Não acuse o PT de omissão pois, o PT é tambem uma vítima, a principal vítima. 

      Todos estamos no mesmo barco, o barco em que eles tentam de todas as forma afunda- lo. 

      Desde o inicio de todo esse processo, que temos sofrido muito. Não cabe mais acusarmos esse ou aquele pois, nossos 

      inimgos é a direita assacina, cruel e desumuna. ó temos que continuar lutando com coragem e determinação e acreditando

      que um dia a vitória chegará. O Brasil precisa de nossa luta, do nosso esforço, de nassa sabedoria, de nossa determinação. Não vamos abandonar o Brasil, nem nosso povo tão sofrido, e muitas vezes sem consciência política, as é povo, é brasileiro! 

  12. (IN)justiça brasileira
    Pode ter certeza que a maioria dos brasileiros sabe e por saber, sangra e luta. Mas o podre poder esconde e ignora toda manifestação do povo. Porém, o grito se perde na lama e o nosso coração vermelho , sangra. E como sangra!

  13. O Cidadão

    Um exemplo do que representa o peso do Estado. Numa ditadura de direita, numa ditadura de esquerda, numa democracia do 3º mundo ou de uma nação desenvolvida , o Estado muitas vezes torna o cidadão impotente e o esmaga adotando critérios discricionários. Aqueles que desafiam mesmo que involuntariamente esta força avassaladora correm o risco óbvio de sofrerem o angustiante processo  kafkiano. 

     

  14. Miruna, protestei no

    Miruna, protestei no facebook. Não temos poder pra fazer mais nada além disso! Sabe quantos foram protestar ante o novo julgamento de Temer na Câmara? UM indivíduo. Sim, um. As instituções brasileiras estão completamente desmoralizadas: o povo, alienado. Entre os esclarecidos, todos sabem que a bandidagem domina. A questão é: quem vai lá limpar? Temeram que seu pai iniciasse esse processo. Assim como o Lula… assim como o Jango… essa prisão, Miruna, é o prêmio mais alto que alguém pode receber nesse país. A prisão por incomodar os donos do poder. Não, eu não quero nem desejo isso pra ninguém. Não deixa de ser uma prisão. Mas é, sim, um reconhecimento. 

  15. Genuíno
    Ainda me lembro com muita clareza juízes do supremo blandindo suas espadas contra os condenados do que foi chamado o mais escândalo da história do Brasil. Espadas e vozes hoje silentes, vozes antes tão eloquentes, hoje completamente emudecifas. Não que hajam morrido, mudadas de país, estão todas aí. Silentes e, sem cerimônia, tristemente acovardadas diante de um presidente flagrado roubando o país e a dignidade do cargo que ocupa, secundado por um daqueles inclementes juízes que condenaram sem provas que hoje absolvem com todas as provas.

  16. Miruna… como está a saúde
    Miruna… como está a saúde do meu xará… como está a família… espero ter noas noticias de Genoíno em breve… continuo a rezar por ele e pelo Brasil… o

  17. Querida,
    Compreendo seus
    Querida,

    Compreendo seus sentimentos.
    Saiba que não está só. Somos solidários…é a vida do seu pai, com toda sua história, é celebrada entre nós!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador