Inquérito do Triplex no Guarujá foi concluído pela Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O inquérito policial sobre o caso do triplex no Guarujá, envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi concluído. O registro do documento final das apurações da Polícia Federal consta no sistema da Justiça Federal do Paraná, no inquérito 5003496-90.2016.4.04.7000, que investiga os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa pela empresa Mossack Fonseca. 
 
Nos próximos dias, o inquérito deve ser encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), que o transforma em denúncia, então apresentada ao juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. O documento é resultado das diligências realizadas pela polícia desde 28 de janeiro deste ano, um dia após a deflagração da 22ª fase da Operação Lava Jato, a Triplo X, com mira no ex-presidente e na suposta compra de um apartamento triplex no edifício Solaris, no Guarujá.
 
Nos autos do inquérito nº 5003496-90.2016.4.04.7000, nem o nome do ex-presidente Lula ou da Mossack aparecem como partes do processo. No lugar dos nomes investigados, a PF preferiu restringir-se a informar: “Indiciado: A Apurar”, a exemplo de todos os outros processos em investigação contra Lula, como o do sítio em Atibaia, que também não traz o seu nome entre os indiciados.
 
Inicialmente sob a mira exclusiva na Mossack, que teve uma de suas offshores figurando como detentora de outro dos apartamentos triplex no edifício Solaris, e a possível relação da aquisição desse imóvel com recursos ilícitos obtidos a partir de corrupção da Petrobras, a investigação foi, aos poucos, desviando seu foco de uma das maiores lavadoras de dinheiro no mundo, para redefinir o alvo sobre o ex-presidente.
 
Em documento assinado pelo MPF, em 3 de agosto deste ano, sobre um pedido da defesa de Lula para que Sérgio Moro se declare impedido de comandar as investigações, os procuradores detalharam em 25 do total de 70 páginas os motivos levantados para enxergar conexão entre os três inquéritos que envolvem hoje o ex-presidente Lula: o caso do Triplex, o do sítio em Atibaia e as palestras realizadas pela empresa LILS.
 
“Desmembrar esse caso em inúmeros subcasos seria o mesmo que dividir o retrato de uma pessoa em inúmeras partes e depois esperar que o julgador, vendo apenas um pedaço da
face de alguém (como uma orelha), diga a quem pertence”, disseram os procuradores, em analogia.
 
E mais: a manifestação do MPF adianta textualmente qual será a interpretação e análise do órgão – que deveria atuar de forma independente da PF, mas que no caso da Lava Jato, agem em cooperação -, no momento em que receber o inquérito já concluído, conforme revela o GGN.
 
Não por coincidência, dos três casos hoje que incidem sobre Lula na Lava Jato, o do imóvel no litoral paulista foi o que mais obteve argumentos expostos pelos procuradores nessa manifestação recente.
 
Nela, defendem que o caso apresenta “conexão evidente” com a Lava Jato, com “a participação João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, réu e condenado em ações propostas e ex-presidente da BANCOOP, responsável inicial pelo empreendimento que teve seus dirigentes denunciados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo” e “executivos da OAS, empresa membro do cartel de empreiteiras atuante no seio e em desfavor da Petrobras”.
 
“Em razão dessas inconsistências e do relacionamento de JOÃO VACCARI NETO (ex-tesoureiro do PT), e da empreiteira OAS com o CONDOMÍNIO SOLARIS, o MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL requisitou ao Registro de Imóveis de Guarujá cópia de todas as matrículas do empreendimento outrora denominado “Mar Cantábrico”, atual CONDOMÍNIO SOLARIS, situado na Av. Gal. Monteiro de Barros, nº 638, Guarujá/SP. Com a resposta à requisição, identificaram-se unidades ainda registradas no nome da OAS, o que poderia representar expediente para ocultação de patrimônio”, seguiram os procuradores.
 
Ainda na lógica de conectar os casos:
 
 
Com essas considerações, fica explícito o posicionamento do MPF, que deverá aceitar o inquérito dos delegados referente ao caso do imóvel no Guarujá e transformá-lo em denúncia ao juiz Sérgio Moro. Enquanto isso, o relatório final da PF, que foi concluído nesta sexta-feira (12), pode ser vazado a qualquer momento, para a imprensa cumprir seu papel na continuidade das estratégias da Lava Jato.
 
Leia a íntegra da manifestação do MPF favorável às investigações contra Lula permanecerem nas mãos de Sérgio Moro:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Crítica
    Faz a anos que chafurdam a vida do homem. E se só encontraram aquela especulunca que nem mesmo tem o nome dele. Da para antecipar o que virá..

  2. Questão partidária…

    Não há NENHUM JUIZ QUE ACREDITE NISSO QUE ESTÁ SENDO FEITO!

    Agora, gostar e desgostar é outra coisa…

    Prato bom para a ONU degustar…

    Algum juiz já foi condenado pela ONU?

  3. Pode-se dizer que era um

    Pode-se dizer que era um presente que seria dado a Lula mas que Lula pensando bem não aceitou.

    Onde está o crime?

  4. Num aguento mais essa estória

    Sem hipocrisia……o apê era um agrado da OAS ao Lula…..o caso vazou….Lula prudentemente recuou….não está em nome dele….. PF está perdendo tempo…..vai dar em nada……bobagem…….há evidências de que o sítio de Atibaia seja de sua proipriedade……Lula deveria “comprar” o sitio do Bitar e sócio pra deixar a PF com a brocha na mão…….encerrando esse papo furadfo………não sou petista e nem admirador do Lula……mas é tudo bobagem…no máxiimo uma questão ética ou fiscal.

      1. Sim, quais “evidências”,
         
        e

        Sim, quais “evidências”,

         

        e melhor, qual a ligação com a vaza a jato? Para o processo estar sob os cuidados do síndico do Brasil??

    1. Falta de conhecimento

      A partir de que prova vc concluiu que o apto é do Lula? Que o Lula tinha cotas do imóvel todo mundo já sabe. Inclusive ele declarou no IR. Se vamos dizer que o Lula é corrupto por causa do apto que ele diz que não é dele e a PF não provou que é, então podemos dizer que qualquer pessoa é corrupta. Inclusive vc. Esperaremos que a pessoa  apresente provas de que é honesta. Vc acha isto razoável? Para que o Lula esconderia a propriedade de imóveis que ele teria condições legais de comprar? Por que se gastar tempo investigando o Lula por causa destas  propriedades, que não se tem provas de que seja dele, ao invés de se investigar outros políticos denunciados, tais como, Aécio, Serra etc, que são milionários, apesar de terem a sua remuneração como políticos?

  5. Eu tenho muita curiosidade de saber…

    Eu tenho muita curiosidade de saber quem é o verdadeiro dono do outro apartamento; o que é da offshore de prateleira, encubada pela Mossack Fonseca.

    Esse triplex é muito abaixo do padrão dos bens daqueles que usariam esse tipo sofisticado de blindagem de patrimônio.

    Será que ninguém mais ficou intrigado com isso?

  6. Imprensa medíocre. MP

    Imprensa medíocre. MP medíocre. PF medíocre. JudiciáriA medíocre. Com tantos helicocas, Mossacks, Cunhas, Serras e megadelatados de Liechtenstein por aí a porra dos fdp ficam brincando de investigar uma bostinha de um triplexinho de 200 m2 sem dono, um sitiozinho mequetrefe com dono registrado em cartório e dois pedalinhos. MEDÍOCRES! Passaram atestado de incompetência para os coxinhas que com certeza esperavam muito, mas muito mais deles. 

    Os que confiam no Lula hoje têm a certeza que ele não levou nenhuma vantagem pessoal ilegal durante e depois de seu governo. Os que não confiam, agora desconfiam também de todos eles pois esperavam provas concretas de propina, como depósitos efetuados em contas  em paraísos fiscais, dinheiro investido na FriBoi, na mega fazenda, no jato e no iate do FasciBurro ou na Br Oi.

     

  7. Amy e Nina estão muito preocupadas com esse precedente…

    Mas o triplex é meu e empresto para quem eu quiser, ora essa! 

    Fiquem tranquilas, meninas! Podem usufruir à vontade do Triplo FELIX.

    PS: È tudo tão surreal, que só rindo!

  8. Hipóteses

    Suponhamos que essa justiça mori-i-bunda conclua que o apartamento é do Lula.  Muito bem, é dele. Mas se eu tenho a propriedade de um imóvel,cabe-me o direito de vender o dito cujo.  Será que a justiça vai mandar um cartório lavrar escritura em nome do Lula?  Que valor será atribuido à compra? É importante esse pormenor, pois incide imposto de renda sobre a diferença nas duas operações. Por fim, o objeto do inquérito é um suposto crime: uma construtora teria dado de presente ao Lula o tal apartamento.  Repararam que quem está dando o apartamento é a justiça? Se isto acontecesse em Portugal…

  9. Como na guatánamo de Curiba é

    Como na guatánamo de Curiba é proibido divergência entre MPF, Judiciáiro, Midia, PF e etc, já sabemos o desfecho disso. Nesse pais quem se opões a essa elite prá lá de burra, opulenta e sovina, só tem uma saida: suicidar-se ou ser suicidado…

  10. E o tríplex dos Marinho em Paraty, não aparece o inquérito?

    Prezados,

    Pergunto aos integrantes da ORCRIM da Farsa a Jato (composta por PF, MP e PJ, sobreetudo na figura de sérgio moro): e o tríplex da família Marinho, dona das organizações globo, situado numa área de preservação ambiental, na Praia de Santa Rita, em Paraty(RJ), descoberto na mesma operação de caça ao Lula, faz parte desse inquérito? Ou quando envolve a famíglia Marinho, de quem sérgio moro recebe e aceita homenagens, rapapés e bajulações , não vem ao caso? Bando de criminosos esses integrantes da Farsa a Jato.

  11. Senso de humor na Lava-Jato

    Agora entendo o nome de batismo “Triplo X” para a operação. Muito além de referir-se apenas ao condomínio, é também o nome dado a uma série de filmes blockbuster, mais interessada em atrair bilheteria, recheada de efeitos especiais e cenas de ação para nos manter distraídos do seu enredo pobre e maniqueísta. Seu personagem principal nos mantem entretidos até o fim, pois além de sua superficialidade gritante, é um espião contratado pela NSA! Qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência.

     

    A Lava-Jato tem um apurado senso de humor. Ri de si mesma e do povo.

     

  12. PERGUNTA

    Sera que os milhoes de brasileiros que votaram em Lula – e que votariam novamente nele se tivessem a oportunidade – irao aceitar que ele seja punido por um crime que nao cometeu?

    Pergunto isso porque de uma coisa estou certa:  TODOS os brasileiros irao comentar essa injustica, irao comparar com a impunidade dada a Aecio, Cunha, Temer, FHC, e todos os outros corruptos verdadeiros do Brasil.

  13. Perseguição implacável
    O que a “justiça”, do Brasisilsilsil está fazendo com o lula é algo cruel e inaceitável. Trata-se de uma perseguição implacável com único objetivo de escraxa-lo perante à opinião pública e também através dessa farsa de investigação que não encontra provas de crimes, torná-lo ficha suja e com isso alcançar o principal objetivo que é impedir que ele seja candidato em 2018. Temer ou melhor temem que ele volte e prossiga com o projeto de Brasil para os mais pobres, que essa elite sovinha tanto odeia! Porque ainda estão com o pensamento lá na época da escravidão e querem o retorno das senzalas e da cada grande! Se essa perseguição for levafa acabo só resta ao lula pedir asilo político….

  14. LULA CONTINUA SENDO INVESTIGADO NO CASO DO TRIPLEX!!!!

    A Operação que investiga Lula sobre o triplex não é a Operação Triplo X –
    esse é outro inquérito relacionado a Nelci Warken – sob suspeita de
    possuir um triplex vizinho!!! A OPERAÇÃO QUE INVESTIGA LULA SOBRE O
    TRIPLEX É A OPERAÇÃO ALETHEIA – que não tem nada a ver com essa operação
    aí – é outro inquérito totalmente diferente – ou seja Lula não foi
    inocentado – porque não faz parte desse inquérito!!!!! As informações
    precisam ser repassadas dentro da verdade!!!!

  15. LULA CONTINUA SENDO INVESTIGADO NO CASO DO TRIPLEX!!!!

    A Operação que investiga Lula sobre o triplex não é a Operação Triplo X – esse é outro inquérito relacionado a Nelci Warken – sob suspeita de possuir um triplex vizinho!!! A OPERAÇÃO QUE INVESTIGA LULA SOBRE O TRIPLEX É A OPERAÇÃO ALETHEIA – que não tem nada a ver com essa operação aí – é outro inquérito totalmente diferente – ou seja Lula não foi
    inocentado – porque não faz parte desse inquérito!!!!! As informações precisam ser repassadas dentro da verdade!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador