Juiz usa blog de “lorotas políticas” para forçar reabertura de ação contra Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Jornal GGN – Um blog chamado “Lorotas Políticas e Verdades Efêmeras” foi utilizado pelo Juízo da 10ª Vara Federal de Brasília para fundamentar o pedido de reabertura de um inquérito contra o ex-presidente Lula. Em 2015, após dois anos de investigação, o procurador natural do caso, Frederico Paiva, tentou o arquivamento por falta de provas.
 
Na 10ª Vara Federal de Brasília tramitam investigações e ações penais contra Lula por causa da Lava Jato, sob a batuta do juiz Vallisney de Oliveira. O juiz substituto Ricardo Augusto Leite também já despachou nesses processos. Foi ele, inclusive, quem mandou fechar o Instituto Lula, abrindo divergência com o Ministério Público. A decisão foi revertida.
 
O caso reaberto teve como base uma delação de Marcos Valério, feita em 2012, que apontava que Lula e Antonio Palocci tinham conhecimento de repasses feitos pela Portugal Telecom ao PT, por meio de empresas de publicidade no exterior. O montante envolvido seria de R$ 7 milhões.
 
Ao longo de 2 anos, o procurador Frederico Paiva e a Polícia Federal investigaram a denúncia. Mas o membro da Procuradoria da República no Distrito Federal solicitou o arquivamento.
 
Em nota, a defesa de Lula diz que o “Juízo da 10ª Vara Federal” de Brasília decidiu rejeitar e determinou que a 2ª Câmara de Coordenação de Revisão do Ministério Público Federal arbitrasse a questão.
 
“Um dos fundamentos da decisão é que o magistrado, de ofício, extraiu notícia de um blog da internet (http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com.br/2015.07.25 archive.html) em 12/03/2016 e entendeu que seria necessário verificar a credibilidade das afirmações ali contidas.”
 
O link mencionado na nota da defesa de Lula não leva o internauta a uma postagem específica, mas deixa como pista a data de 25 julho de 2015. Naquele dia, o blog reproduziu uma reportagem da revista Época sobre a denúncia contra Lula e Palocci, que teria “conexão” com o julgamento do mensalão. O texto trata do inquérito da PF sobre a suposta conta usada pela Portugal Telecom para transferir recursos de interesse do PT, em meados de 2002. 
 
“(…) a investigação não se confunde com a Ação Penal nº 470, que ficou conhecida como “Mensalão”, já encerrada e na qual Lula jamais foi denunciado e, por consequência, réu, conforme atestou o então Procurador Geral da República Antônio Fernando de Souza ao juiz Sérgio Moro”, disse a defesa.
 
Na mesma nota, o advogado Cristiano Zanin reforçou que “já foram realizadas diversas diligências desde 2013 e a autoridade policial e o promotor natural do caso concluíram pela inexistência de qualquer indício da prática de um ato ilícito por parte de Lula.”
 
Além disso, “a decisão que rejeitou o arquivamento está lastreada em fundamentos frágeis, como a notícia de um blog.”
 
A Câmara de Revisão do MP decidiu que o inquérito deveria ser reaberto, em maio de 2016.
 
A imprensa divulgou que, somente no início de agosto deste ano, o procurador Ivan Marx seguiu a recomendação do órgão e retomou o inquérito. Leia mais aqui.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele quer ficar famoso, como o outro Marx? Ou como Dallagnol?

    Esse procurador está com uma tremenda brocha na mão. Jovem e vaidoso, ele mostra instabilidade em sua forma de atuar e nas declarações que dá. Por essa razão ele é altamente cooptável pelo PIG/PPV. Quando insinuou que “o chefe de uma organização criminosa” não deixa pistas, numa alusão ao Ex-Presdiente Lula, que foi objeto de uma investigação por ele conduzida, Ivan Marx ganhou holofotes e manchetes do PIG/PPV.

    Como não havia prova nenhuma, essa investigação foi arquivada. Contra a Presidenta dilma Rousseff ele não encontrou meios de incriminá-la, botou o galho dentro e pediu arquivamento do inquérito. Agora ele recebe de presente essa bomba de festim, já investigada por um colega dele, Frederico Paiva, que em dois anso NADA encontrou que corroborasse a frágil e infundada acusação nela contida. Se se esforçar um pouco, Ivan Marx pode alcançar a ‘notoriedade’ de Dallagnol; e por motvos semelhantes. A ver.

  2. LOROTAS POLÍTICAS & VERDADES EFÊMERAS??? Que porcaria!!!

    Esse blog é muito suspeito… basicamente é um imbecil que fica recolocando várias notícias anti-PT que saem nos jornais. Além de ser muito mal feito, o blog não tem nenhum seguidor e nenhum comentário.

    Mas esse idiota segue fazendo isso há quase 10 anos… dezenas de reportagens e raros textos irrelevantes… a troco de que???

    O perfil diz ser professor de Pós-Graduação… provavelmente ele recebe algum dinheiro ou trabalho com acessor de algum político e fica postando essas porcarias o dia todo. Está sendo usado de alguma forma nessa pasmaceira toda… talvez para proteger o nome da Época/Globo da crítica recorrente de ser usada para atacar Lula.

     

  3. Judiciário brasileiro: pura lorota

    Chamar o Judiciário brasileiro de Justiça é pura lorota. Um Judiciário que permite o afastamento de uma presidenta, sem crime de responsabilidade, e que não toma qualquer providência em relação às ilegalidades cometidas pelo medíocre Torquemada da Rede Globo não merece credibilidade ou respeito. Tenho a forte convicção de que a História haverá de registrar o papel que o Judiciário está desempenhando no golpe contra a democracia brasileira. 

  4. Juízo escroto

    Podia ao menos se escudar no “Sensacionalista”, “prof. Hariovaldo” Ou “Piauí Herald”. Agora lorotas políticas, é o fim da picada.

    Esses tres períodicos precisam se unir e emitir nota protestando contra o menoscabo do juíz em relação eles. Assim não pode, assim não dá.

  5. Zeitgeist neoliberal e neocolonialista

    Ah, vá… não é verdade que o ministério público e os juízes estão atravessando as leis assim, no geral. Eles estão atravessando as leis pontualmente, apenas para tentarem liquidar com Lula e com o PT. E a bem da verdade nem é o Lula ou o PT, haveria a mesma quebra pontual de leis contra qualquer político ou partido que tentasse – ou vier a tentar – conter as ações de empresas privadas, operadores do dólar, em suas infinitas e eternas fomes de recursos públicos.

    E não há como punir os operadores desse dólar, eles são como os indígenas nativos: inimputáveis. Eles simplesmente não conseguem compreender a noção de “público” ou de “coletivo”, essas noções são totalmente estranhas à essa turma, dos privatistas. Leis são da esfera coletiva, pública, não faz parte da concepção de mundo liberal. Por isso mesmo é que chama “liberal”: livre de leis, de amarras, de qualquer tentativa de reprimir algo que o capital deseje fazer!

    E tanto isso é verdade que o erário público, na visão deles, não tem dono, é de quem conseguir catar. Por isso, inclusive, eles são capazes de pensar que Fidel era dono de Cuba – e como tal, riquíssimo; da mesma forma não conseguem nem imaginar que Lula tendo sido presidente da república não tenha ficado milionário. Na visão sincera dessa turma Lula apenas conseguiu esconder bem o que, com absoluta convicção e certeza, roubou.

    Como diria Bela Lugosi, “são apenas crianças da noite”, se divertindo. Tem como punir essa gente tão inocente? E afinal tudo o que eles querem, todos querem: dinheiro, poder, celebridade, fama… Não dá nem para acusá-los, dá?

    Agora não é nada difícil acusar Lula: onde já se viu tentar levar pobre para a classe média? Onde já se viu tentar inclusão em lugar de manter o “clube” apenas para os sócios? Onde já se viu mandar dinheiro para Cuba, e o pior, para Cuba encher isso aqui de agentes secreto disfarçados de médicos? De onde a idéia de que casas populares são para atendimento a déficit habitacional? Casas populares, todo mundo sabe, é para promotor especular e enriquecer, oras… E esse negócio de espalhar educação gratuita a todos? Ora, quem quiser estudar que pague aos sócios! E o absurdo dos absurdos: ajudar Cuba, um país que deve ser mantido absolutamente isolado e embargado até definhar e morre por inanição, a contruir nada menos que um… porto! Sim, um porto é o oposto de isolamento! E ainda por cima, debaixo do nariz do nosso chefe-imperador, os EUA! Quem esse Lula pensa que somos? Somos colônia e assim devemos seguir sendo!

    Tem muitas outas afrontas que Lula e o PT cometeram contra os sócios do clube em que a gente não entra mas gosta de admirar. Tem que ir prá cadeia, oras. Né?

  6. Corre um notícia que a Folha de S. Paulo. . .

    Corre uma notícia que a Folha de S. Paulo teria promovido uma pesquisa nos últimos dias e que o Lula teria disparado nas intenções de voto para presidente em 2.1018 e em razão disso ela não teria publicado essa pesquisa. Concomitantemente os “rapazes de Curitiba” requentaram outra denúncia contra Lula , desta vez a do Mensalão e Temer, juntamente com Serra e Gilmar Mendes tramam implantar o parlamentarismo para manter o PMDB e PSDB no poder sem votos.

  7. O melhor sinal de que a

    O melhor sinal de que a direita está prestes a ruir é quando eles demonstram não se preocuparem com mais nada e a agirem como se tivessem poder absoluto. Eles tem muitas qualidades (em relação aos seus próprios objetivos), mas um grave defeito: não tem senso real sobre os limites do poder que eles tem. Estão abusando em relação ao Lula e eles se enganam se acham que o povo vai ficar olhando isso para sempre, sem reagir. A direita, neste momento, está sentada sobre um vulcão e nem suspeita disso. Quem anda por aí e conversa com o povo já nota as opiniões mudando em relação ao Lula e a percepção crescente de que é um perseguido político. Não tenho dúvida alguma de que o país irá reagir e que os golpistas terão uma curta estadia no poder. Lula é a História e é impossível barrá-la. 

  8. Não bastasse o MBL…

    Não bastasse o MBL que inventa e propaga as chamadas “Fake News”, agora esse blog, que pelo nome deveria ser desacreditado por parecer tão fútil. Mas quando se trata de fustigar a vida do Lula, vale como prova!!! Já disse em certa oportunidade que a qualquer momento vão dizer que o Título do Campeonato Paulista de 2017, ganho pelo Corinthians, será cancelado!!! Dirão que foi comprado para agradar o Lula!!! Lembra do Estádio do mesmo time, que seria um presente da Odebrecht? Veja como seria: “URGENTE!!! TITULO DO CAMPEONATO PAULISTA SERÁ CANCELADO! Força Tarefa da Lava Jato através dos Procuradores Federais acusam Lula de subornar os jogadores da Ponte Preta para facilitar conquista do Campeonato Paulista de 2017 pelo Corinthians, título tão sonhado pelo ex-presidente. A “estória” e a seguinte: Um vizinho do Lula ouviu falar que um primo de um vendedor de cachorro quente que trabalha em frente ao Estádio do Corinthians ouviu dizer que uma pessoa parecida com o Lula conversou minutos antes da primeira partida com o presidente da Ponte Preta e, que antes, havia visto esta pessoa sair de um carro-forte da Protege com vários malotes de dinheiro tendo a ajuda de uma mulher muito parecida também com a dona Marisa Letícia. Lula teria prometido a cada jogador da Ponte US$ 5.000.000,00, dinheiro de propina, para cada jogador da Ponte facilitar as duas partidas finais…Conclusão: O Corinthians foi campeão com título comprado com dinheiro de corrupção, o Lula deve ser preso com urgência, os Procuradores devem afastar a diretoria do Corinthians e investigá-la por possível crime de formação de quadrilha (cúmplice com Lula nesta maracutaia) e nomear o Procurador Dalagnol como presidente do clube interinamente até novas eleições indiretas para uma nova diretoria do clube no prazo a ser estudado e, finalmente, a maior de todas as conclusões: dona Marisa ESTÁ VIVA e aquela que morreu era uma sósia IMPOSTORA!!!! Fonte: Fake News do MBL.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador