Justiça eleitoral condena Haddad por caixa dois; defesa irá recorrer

Jornal GGN – A Justiça Eleitoral proferiu sentença nesta segunda-feira (19) condenando o ex-prefeito de São Paulo e candidato pelo PT às eleições presidenciais de 2018, Fernando Haddad, pelo crime de caixa dois. As informações são da coluna Painel da Folha de S.Paulo.

O processo é sobre o suposto uso de recursos da empreiteira UTC na produção de materiais de campanha de Haddad para prefeito, em 2012. O juiz da primeira Vara Eleitoral, Francisco Carlos Inouye Shintate, absolveu o ex-prefeito de outras acusações, como formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, mas sentenciou Haddad a cumprir “quatro anos e seis meses de reclusão, e 18 dias-multa, cada um no valor de 1 salário-mínimo vigente na época do fato”, pelo crime de caixa dois.

O dono da gráfica, também envolvido no processo, foi condenado a nove anos e nove meses de prisão. O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto também foi condenado na ação por lavagem e ocultação de bens e sendo sentenciado a dez anos de reclusão.

Em nota, a defesa do petista afirma que irá recorrer. “Em primeiro lugar por falta de provas. A condenação apoiou-se apenas na delação premiada de Ricardo Pessoa, executivo prejudicado pelo então prefeito, que cancelou seus contratos com a Prefeitura de São Paulo”.

[O GGN prepara uma série no YouTube que vai mostrar a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar o projeto pelo interesse público? Clique aqui]

“Este delator relatou ‘ter ouvido dizer’ que os valores que pagou a pedido do tesoureiro nacional do PT seriam para a gráfica que teria produzido materiais para a campanha de Fernando Haddad. Testemunhas e documentos apresentados ao juiz demonstraram que o delator mentiu.”

Os advogados pontuam ainda que o dono da gráfica que teria recebido recursos não contabilizados da empreiteira “reconheceu que a campanha de Haddad não foi beneficiada com os materiais, que se destinavam a outros candidatos. Mais de dez pessoas atestaram o mesmo. Nenhuma testemunha de acusação demonstrou o contrário. O Ministério Público não conseguiu provar sua tese com nada além da palavra do inimigo do ex-prefeito”.

“O juiz absolveu Fernando Haddad de lavagem de dinheiro e corrupção, crimes dos quais ele não foi acusado. Condenou-o por centenas de falsidades quando a acusação mal conseguiu descreve uma. A lei estabelece que a sentença é nula quando condena o réu por crime do qual não foi acusado”, completa a defesa.

Redação

Redação

View Comments

  • Se a esquerda não for pra rua pra derrubar o governo, convocando manifestações "Fora Bolsonaro", essas caras vão prender toda a esquerda, matar e torturar gente.

    O negócio é sério! Tem que parar com essa idiotice de "tsunami (um termo forjado pelo Bolsonaro) da educação", de fazer cosplay de direita e se assumir na luta política. Isso mesmo, derrubar governo, ir pra cima da dreita.

    Se ficar na palermice, a esquerda vai ser derrotada.

    • 1. Até achei que te conhecia pelo seu incômodo.
      2. Isso se chama agitação política. É uma etapa diferente de ir pra rua. É a disputa e disseminação das ideias políticas.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago